05/11/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Sebrae oferece 165 horas de capacitação intensa em novembro

Na reta final para encerrar o ano, os empreendedores podem aproveitar o mês de novembro para se capacitar antes do pico de vendas do ciclo natalino. O Sebrae no Rio Grande do Norte reserva para novembro cursos e palestras para aquelas pessoas que querem planejar a abertura de um negócio e também para quem já é empreendedor mas precisa aperfeiçoar o posicionamento da empresa no mercado. Ao todo, são 165 horas de capacitações, parte delas gratuita, como é o caso das palestras gerenciais. Informações sobre a grade de capacitação pode obtida pelo 0800 570 0800.

Para quem vai empreender, a proposta é participar do curso Análise de Mercado + Plano de Negócio para Começar Bem. O primeiro módulo tem ênfase na análise de mercado, ocorre entre os dia 6 e 7 e vai abordar os elementos que compõem o microambiente de negócio para propiciar a análise do mercado mais precisa. A capacitação será realizada a partir das 18h.

No segundo encontro, previsto para os dias 8 e 9, o tema é planejamento, um item essencial para o sucesso de qualquer empresa. O participante vai aprender a elaborar um plano de negócio e como utilizar essa ferramenta no planejamento e consolidação da empresa. A ideia é fazer o empreendedor compreender o plano de negócio como uma ferrementa que ajuda na sobrevivência e o crescimento do negócio.

Já para aqueles que almejam ampliar clientela e, consequentemente, as vendas, usar a internet pode ser uma saída. Para ajudar esses empreendedores a melhor se posicionar no mundo digital, o Sebrae oferece o curso Internet para Pequenos Negócios. Ao longo de quatro dias, o empresário passa a entender a relação entre a internet e as vendas dos produtos e serviços. Essa capacitação também ensina como construir a presença digital da empresa e a elaborar um plano de digital. O curso está previsto para começar no dia 27, às 18h.

Se o interesse é em se relacionar com os consumidores, o Sebrae também tem uma solução para isso e oferece o curso de Atendimento ao Cliente, que ajuda a identificar os aspectos que contribuem para a satisfação do cliente. O intuito da capacitação é munir o empresário de conhecimento para planejar ações que garantam a satisfação dos clientes e possam gerar um impacto positivo nos resultados. O curso ocorre no período de 27 de novembro a primeiro de dezembro.

Oficinas

Para os Microempreendedores Individuais (MEI), será realizada a solução SEI Tocar a Minha Empresa, um conjuntos de oficinas SEI [SEI Palnejar, SEI Comprar, SEI Controlar o Meu Dinheiro, SEI Empreender e SEI Vender ], desenvolvidas especialmente para esse público. Com uma metodologia de fácil assimilação, cada módulo, sendo uma oficina por dia, aborda situações práticas vividas pelos MEIs nas mais diversas áreas. O início da turma está previsto também para o dia 27.

Neste mês também será aberta a última turma do ano do Empretec. O seminário será realizado em Natal e programado para ocorrer entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro. Conhecido como uma das capacitações mais transformadoras e intensas oferecidas pela instituição, o seminário a o período de entrevistas a partir do dia 13 de novembro.

Ao todo, serão 60 horas de capacitação com atividades práticas, que ajudam o participante a identificar oportunidades, ter maior segurança nas tomadas de decisões e melhorar o desempenho profissional. O Empretec identifica, estimula e desenvolve o comportamento empreendedor, tendo como mote dinâmicas que ajudam os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos.

Além disso, ao longo de todo o mês, serão oferecidas palestras gerenciais. Com duração de uma hora, essa capacitação é inteiramente gratuita e aborda temas importantes para o dia a dia do negócio. Para verificar os horários e os temas de cada palestra, basta acessar o portal do Sebrae, através do endereço www.rn.sebrae.com.br.

Agência Sebrae

05/11/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Daladier Cunha Lima toma posse na ANL no dia 7

Daladier Cunha Lima toma posse na ANL no dia 7

Eleito em abril para ocupar a cadeira de nº 3 na Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), o professor, médico, escritor e reitor do Centro Universitário UNI-RN, Daladier Pessoa Cunha Lima, toma posse no próximo dia 7 de novembro. A sessão solene de posse terá início às 19h30, na sede da ANL, na rua Mipibu, 443, bairro Petrópolis.

Médico por formação, tendo sido, inclusive, contemporâneo do professor Onofre Lopes, primeiro reitor da UFRN, com quem atuou no âmbito universitário, Daladier Cunha Lima, natural de Nova Cruz (RN), é amante das Letras e da Literatura.

É autor dos livros Noilde Ramalho – uma história de amor à educação e Retratos da Vida, além de outras publicações. Este último livro reúne diversas crônicas do autor, publicadas entre 2009 e 2014, no jornal Tribuna do Norte – para o qual escreve desde 2003 –, abordando temáticas diversas, com referências e homenagens a pessoas, lugares e histórias.

Desde 1999, ocupa o cargo de reitor do Centro Universitário do Rio Grande Do Norte (UNI-RN). Em sua trajetória acadêmica foi, também, o primeiro reitor da UFRN eleito democraticamente, cargo que exerceu de 1987 a 1991.

A cadeira nº 3 tem como patrono o conselheiro Brito Guerra; seu fundador e primeiro ocupante foi o professor Otto de Brito Guerra, e até o ano passado era ocupada pelo acadêmico José de Anchieta Ferreira, falecido em novembro de 2016.

Via Portal no Ar

05/11/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

RN tem quase 160 mil inscritos no Enem 2017

G1 RN

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado para quase 160 mil pessoas no Rio Grande do Norte em 2017, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas começam neste domingo (5) e seguem no próximo, dia 12 de novembro, em 40 cidades potiguares. Os participantes no estado representam 2,3% do total de 6.731.203 inscritos em todo o país.

No Rio Grande do Norte, os portões fecham às 12h. Somente na capital potiguar, as provas serão aplicadas a 54.553 pessoas. Em Mossoró, segunda maior cidade do estado, são 18.960 inscrições. Pouco mais de 8,6 mil farão provas em Parnamirim, terceiro maior município do RN, localizado na região metropolitana de Natal.

No geral, o Rio Grande do Norte contou com 159.484 inscrições – número 18,5% menor que no ano passado, quando o estado teve 195.726 candidatos. De acordo com a instituiçao, o motivo da redução é uma mudança no perfil da prova.

“A queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)”, considerou o Inep.

A grande maioria dos candidatos potiguares (66.542) tem entre 16 e 20 anos. Mas há inscritos de todas as idades: 1.576 têm menos de 16 anos; 233 têm 60 ou mais.

23,7% dos participantes no RN são pagantes, 61,9% foram isentos da taxa de inscrição por meio de lei ou decreto e 14,4% conseguiram a gratuidade automática, por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017.

Do total de candidatos, 73,6% já terminou o Ensino Médio e 17,8% é concluinte em 2017. Ainda de acordo com Inep, 7,6% concluirá após 2017. A maioria (57%) é mulher.

05/11/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Mais de 6,7 milhões fazem primeira prova do Enem hoje

Hoje (5) é o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os 6,73 milhões de candidatos inscritos vão fazer provas de redação, linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais). O exame começa a ser aplicado às 13h30, no horário de Brasília, e os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para concluir a prova. Além da redação, a prova terá 90 questões objetivas.

05/11/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Aumento de 4,5% no gás de cozinha passa a valer hoje

As refinarias aumentaram a partir da 0h de hoje (5) os preços do gás de cozinha para uso residencial em botijões de até 13 kg (GLP P-13). O aumento é de 4,5%, em média.

Segundo a Petrobras, que anunciou o aumento na sexta-feira (3), a causa principal do reajuste é a “alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisfério norte”. Ainda conforme a companhia, a variação do câmbio também contribuiu para a necessidade do aumento.

O valor de elevação anunciado é o aplicado sobre os preços praticados nas refinarias, sem incidência de tributos. Como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, o preço para o consumidor dependerá de cada distribuidora e revendedora.

Se o reajuste for repassado integralmente ao consumidor final, o botijão pode chegar a aumentar em média 2%, uma alta de R$ 1,21, segundo os cálculos da companhia – mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

*Com informações de Cristina Indio do Brasil, repórter da Agência Brasil

04/11/2017
Por Danilo Evaristo em Política

Superação de divergências políticas marca solenidade de centenário de São José do Seridó

Cem anos após sua fundação, ocorrida em 4 de novembro de 1917, o município de São José do Seridó celebrou na noite dessa sexta-feira (3), em sessão solene da Assembleia Legislativa, seu centenário, homenageando quem contribuiu para a construção da cidade e olhando para os desafios do futuro.

“É um orgulho tremendo ver aqui nesta plateia quem ajudou a construir São José do Seridó em diversas áreas, como desenvolvimento social, agricultura, gastronomia, saúde, política. Mas, orgulha-nos a todos, acima de qualquer coisa, vermos superados entreveros do passado, pois aqui se encontram aqueles que deixaram no passado a disputa política”, registrou o propositor da solenidade, deputado Nelter Queiroz.

Com pouco mais de 4.500 habitantes, São José do Seridó remonta a 4 de novembro de 1917, quando foi criado o povoado que, tendo sido elevado a distrito em 1938, se emancipou politicamente em 1962. Com a expansão de sua atividade industrial, graças às facções têxteis, o município consegue gerar emprego, renda e tributos que voltam à comunidade, condição que faz a cidade frequentar o topo dos rankings de desenvolvimento humano.

“Somos referência em todo o Estado. Todo prefeito do Rio Grande do Norte sente certa inveja. Aqui temos emprego e renda. Temos um dos melhores indicadores sociais do Estado. É muito bom ainda vermos que divergências políticas foram superadas e estamos todos de mãos dadas pela cidade”, celebrou o ex-prefeito Jakson Dantas, que foi um dos 30 homenageados da noite.

Atual prefeita da cidade, Maria Dalva, registrou que os índices alcançados por São José do Seridó só foram possíveis em razão da união. “As ideias que se opunham se agregaram com o propósito da melhoria de todos”.

04/11/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Jácome realiza procedimentos cirúrgicos em Jardim do Seridó

Jácome realiza procedimentos cirúrgicos em Jardim do Seridó

O deputado federal Antônio Jácome (PODEMOS), visitou o município de Jardim do Seridó na tarde desta sexta-feira (03), onde realizou mais de 40 procedimentos cirúrgicos através do projeto “Cidadania Cristã: Saúde Sem Preço”. O projeto chega em Jardim do Seridó através de uma parceria do deputado junto ao mandato do vereador Ronaltty Neri e do suplente de vereador Sérgio de Puruca.

A unidade móvel (um micro-ônibus) do projeto Cidadania Cristã – realizado por todas as regiões do Rio Grande do Norte há mais de 15 anos – ficou estacionada em frente ao auditório mestre galinho. O deputado federal estava acompanhado do seu filho, deputado estadual Jacó Jácome (PSD), e de correligionários políticos de Ouro Branco e Cruzeta.

Ronaltty Neri destacou que o deputado Antônio Jácome será um parceiro importante para o município e que suas ações vêm beneficiar a população jardinense. Na oportunidade, o vereador  elencou assuntos pertinentes ao município, como por exemplo a destinação de emenda parlamentar para Jardim, medidas de soluções para a grave crise hídrica enfrentada por todos e a luta por uma ambulância.

Segundo Ronaltty, o deputado se demonstrou inteiramente disponível em ajudar o município, principalmente na área da saúde, onde o mesmo é médico e conhece a realidade da saúde pública. O evento também foi prestigiado pelo vereador Dormiro Geraldo (PSD) e pela secretária municipal de saúde Maria Cirne.

04/11/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Felipe Massa anuncia aposentadoria da Fórmula 1

Foto: Diego Azubel / EFE

O piloto Felipe Massa anunciou neste sábado sua aposentadoria da Fórmula 1 e disse que agora é para valer. No ano passado, ele chegou a se despedir da categoria, mas voltou atrás e correu a atual temporada pela Williams.

Desta vez, Massa utilizou o Instagram para postar um vídeo sobre a decisão e avisou que deixará a categoria após as últimas duas provas desta temporada, em Interlagos, no Brasil, no dia 12, e em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no dia 26.

“Fala, pessoal. Bom, como vocês sabem, ano passado eu anunciei que iria encerrar minha carreira na Fórmula 1, e a Williams pediu para eu continuar mais uma temporada. Eu continuei. Mas desta vez é verdade, vai ser minha última corrida em Interlagos, no Brasil, e em Abu Dhabi. Queria agradecer toda a torcida e todo o carinho, todo o suporte da minha família, dos meus amigos e patrocinadores, todo o carinho de todos vocês que torceram por mim durante todo esse tempo e que continuem torcendo em outras categorias, em outros campeonatos pela frente. E nos vemos no Brasil e em Abu Dhabi. Um beijo em todos vocês e valeu!”, anunciou.

A Williams confirmou a informação e divulgou nota em seu site oficial. A escuderia falou sobre a importância de Massa para a equipe. Ele chegou na Williams em 2014 e ajudou a alcançar o terceiro lugar no Mundial de Construtores de 2014 e 2015 e em quinto lugar, em 2016.

Estadão Conteúdo

04/11/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Jovem morta ao dar carona economizava dinheiro para casamento

Foto: Reprodução/ Facebook ‘Kelly Cadamuro’

A jovem Kelly Cristina Cadamuro, de 22 anos, morta ao dar carona para um desconhecido, entrou no grupo de caronas para reduzir os gastos com viagens e economizar dinheiro para o casamento, segundo seus familiares.

Ela viajava com frequência de Guapiaçu, na região de São José do Rio Preto, onde morava, para Itapagipe, em Minas Gerais, onde reside o namorado, o engenheiro Marcos Antônio da Silva, de 28 anos. Para dividir as despesas, a jovem compartilhava as viagens com pessoas do grupo formado por meio do aplicativo WhatsApp.

De acordo com um tio, Adriano Barcelos Augusto, a jovem era dedicada ao trabalho e fazia economia porque planejava ter filhos e formar família. Ela trabalhava numa loja de óculos e fazia estágio como técnica em radiologia, sua área de formação. Segundo ele, a jovem era muito apegada à família, que está “arrasada” com o crime.

O namorado confirmou que o plano do casal era financiar uma casa, por isso os dois guardavam dinheiro. Alguns móveis já haviam sido comprados.

Kelly desapareceu na noite de quinta-feira, 02, depois de combinar pelo aplicativo WhatsApp uma carona com um casal de Rio Preto – na hora da partida, só apareceu o rapaz, depois identificado como Jonathan Pereira do Prado, de 33 anos. Prado cumpria pena por vários crimes e foi beneficiado com a saída temporária da Páscoa, mas não retornou à prisão e foi considerado foragido.

O corpo de Kelly foi encontrado no dia seguinte, seminu, com as mãos amarradas e sinais de estrangulamento, e com a cabeça mergulhada num córrego, entre Frutal e Itapagipe, em Minas. Câmeras de uma praça de pedágio mostraram Prado voltando sozinho com o carro. O veículo foi achado depenado, próximo de Mirassol.

A Polícia Civil de Frutal trabalha com a hipótese de latrocínio – roubo seguido de morte. Exames preliminares não confirmaram violência sexual. De acordo com a confissão do matador, a jovem resistiu e lutou, obrigando-o a amarrá-la. Ele negou o estupro e disse que a calça dela saiu quando ele a arrastava pelo mato até o córrego.

Exames confirmaram que ela foi agredida e estrangulada. Prado teria dito que pretendia apenas roubar e escolheu a vítima aleatoriamente, mas a polícia acha que ele premeditou o crime.

Outros dois suspeitos de participação no assassinato, Wander Luís Cunha, de 34 anos, e Daniel Teodoro da Silva, de 24, teriam sido apenas receptadores dos objetos furtados da jovem. A advogada de Daniel, Patrícia Ferreira Barbosa, pediu sua soltura para que responda em liberdade, mas a justiça ainda não decidiu. Wander e Prado não tinham advogados constituídos até a manhã deste sábado, 04.

04/11/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

STF: Enem não pode zerar prova de quem ofender direitos humanos

Veja

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de manter decisão de segunda instância que havia proibido o Ministério da Educação de zerar a prova do aluno que desrespeitasse os direitos humanos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O exame, que será aplicado nos domingos dias 5 e 12 de novembro, aplicava essa regra desde a edição de 2013, mas neste ano a regra foi contestada pela Associação Escola Sem Partido, que obteve uma decisão favorável no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília.

Cármen Lúcia negou pedidos de liminares feitos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela Advocacia-Geral da União (AGU). O Inep, órgão do MEC que organiza o exame, também havia recorrido da decisão. A prova de redação será aplicada neste domingo, 5.

Em 2016, 4.804 redações do Enem receberam nota zero por desrespeito aos direitos humanos – o tema daquela edição foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Ao pedir a manutenção da regra que pune com zero o aluno que desrespeitar os direitos humanos, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, alegou que os alunos já tinham conhecimento da sanção, prevista no edital do exame.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros