21/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Meteorologistas prevêem chuvas próximas do normal no RN
O resultado da II Reunião de Análise e Previsão Climática para a Região Nordeste do Brasil, encerrada nesta terça-feira (21) na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), prevê a tendência de que as chuvas apresentem um comportamento próximo da normalidade climatológica em grande parte do norte do Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte.
De acordo com o Gerente de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, “as chuvas serão mais intensas em regiões como o Alto Oeste e Vale do Assu. Já em áreas como o Seridó, Agreste e Litoral as precipitações devem ser mais escassas. A média de chuvas no semiárido para os próximos três meses deve girar em torno de 500mm, o que não será suficiente para encher os grandes reservatórios, mas garante uma boa recarga de água nas pequenas bacias”, afirma.
Os meteorologistas utilizaram uma imagem com base no mapa do Nordeste, sinalizando de cor verde a área que terá chuvas, a cor amarela para chuvas abaixo do normal e a cor cinza para definir a área de baixa visibilidade. A previsão é para a quadra chuvosa de março a maio. A elaboração do documento contou com a participação dos meteorologistas de instituições estaduais, além do INPE/INMET e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
ANÁLISE
Com mapas ilustrando o documento final, os meteorologistas apresentaram a análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais, assim como de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil (como a FUNCEME, INMET, CPTEC/INPE) e do exterior, o que acabou indicando o prognóstico climático para o período de março, abril e maio de 2017 na Região Nordeste do Brasil.
Na análise das condições oceânicas e atmosféricas, os meteorologistas concluíram que “no oceano Pacífico equatorial, observou-se uma condição de neutralidade, com algumas pequenas áreas na parte central ainda apresentando anomalias negativas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) alcançando até -1ºC. O enfraquecimento do Fenômeno La Niña ocorreu de acordo com os resultados dos modelos de previsão de anomalia de TSM, e a condição de neutralidade deverá prevalecer no Oceano Pacifico equatorial nos meses de março, abril e maio”.
Destacaram também que “no Oceano Atlântico, as águas estão mais aquecidas do que o normal em toda a bacia tropical, porém, com aquecimento ligeiramente mais pronunciado em termos de abrangência de áreas aquecidas na bacia norte, de forma que o dipolo do Atlântico apresentou, em janeiro, índice de +0,31, indicativo de uma condição ainda não favorável ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical, (ZCIT), sobre o setor norte do Nordeste”. Lembraram que “essa condição indica que as áreas mais ao norte da região serão beneficiadas com as chuvas provenientes da atuação da ZCIT, enquanto que as áreas mais ao sul da região serão pouco influenciadas pelas chuvas deste sistema meteorológico.
Em função de algumas variabilidades (cobertura vegetal, proximidade do oceano e efeitos topográficos), os especialistas recomendam o acompanhamento das previsões diárias de tempo, análises e tendências climáticas semanais, divulgadas pelos Núcleos de Meteorologia dos Estados do Nordeste. No mês de março a reunião dos especialistas acontecerá em Pernambuco, quando será divulgado o prognóstico para a quadra chuvosa de abril a junho, para o Nordeste, evidenciando principalmente a região leste.
O jornalista Heitor Gregório informa em seu Blog que o servidor municipal de Mossoró vai passar o feriado de carnaval com o salário na conta. A prefeitura confirmou a antecipação do pagamento da folha salarial para o dia 24, sexta-feira. A programação inicial seria 02 de março, mas a prefeita Rosalba Ciarlini pretende pagar o funcionalismo no último dia útil antes do feriado.

Robson recebeu Rennan em sua residência
Nesta segunda feira (20/02), o blogue Jucurutu 24hs esteve na casa do locutor Robson Oliveira. Em entrevista, o radialista falou sobre sua carreira no mundo da comunicação. Robson iniciou sua caminhada profissional em 1992, na Rádio Rural de Natal, na época, trabalhou voluntariamente.
Robson contou que desde 12 anos de idade sentia o desejo de fazer locução e apresentou seu primeiro programa na Rádio Cabugi do Seridó, em Jardim do Seridó/RN. Em um recente passado o radialista foi à voz padrão da Rádio 98 FM de Natal. Robson tem registro profissional o que lhe dar o acesso de trabalhar em qualquer emissora de rádio do Brasil.
Na conversa com o jovem blogueiro Rennan Barão – editor do Jucurutu 24hs -, Robson relatou que passou pelas Rádios 96 de Catolé do Rocha, FM de São Bento, Zona Norte FM, entre outras. Natural de São Paulo (SP), Robson Costa de Oliveira tem 45 anos de idade e está de volta a Rádio Cidade FM de Jucurutu, onde atuou em 2006.
Falando sobre política, o radialista que atuou como locutor oficial da campanha do atual prefeito de Jucurutu, afirmou que não teve seu trabalho reconhecido: “Faltou reconhecimento pelo prefeito, cada profissional tem seu valor”, afirmou. Robson contou que não teve mais contato com o prefeito. “Passou a campanha, ele deu gelo em todo mundo. Pregou uma coisa na campanha e agora tá fazendo outra, mas respeito ele como autoridade”, concluiu.
Robson Oliveira comandará um programa informativo na FM Cidade de Jucurutu, a partir do dia 06 de março, que irá ao ar de segunda à sexta-feira, das 11h às 13h. “Serei um porta voz do povo, meu projeto é fazer um programa acima de tudo com responsabilidade, ouvindo as pessoas, aceitando sugestões e aberto a conversas”, comentou Robson. O comunicador deixou seu contato para quem tiver interesse em falar com ele: (84) 9 9976 – 5731.
21/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Não deixe de se hidratar
Para manter-se saudável e afastar o risco de mal estar durante e depois das festas de Carnaval, o folião não deve se esquecer de cuidados básicos com a saúde. Alimentação leve, uso de roupas frescas, de protetor solar, consumo de água frequente são as principais dicas indispensáveis para aproveitar o feriado. Confira como garantir a diversão na folia:
Não deixe de se hidratar
O consumo de água e de alimentos leves e seguros deve ser prioridade para aquelas que vão curtir o Carnaval atrás dos blocos, na praia ou em lugares com muito sol. O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de líquidos por dia, podendo variar dependendo do organismo de cada pessoa. Grávidas e mulheres que estão amamentando, por exemplo, precisam aumentar a ingestão. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura. O cuidado também deve ser redobrado na época da seca e em dias quentes.
Proteja-se do sol…
Além da água, o protetor solar é o outro produto que precisa acompanhar os foliões durante a festa. De acordo com especialistas, o protetor solar deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada 2 horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. Também é importante usar roupas que não incomodem e não esquentem.
e das doenças sexualmente transmissíveis
O procedimento mais indicado para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é o uso de camisinha nas relações sexuais. O Ministério da Saúde distribui nas festas de rua e também em postos de saúde de todo o País preservativos masculinos e femininos.
Prepare a viagem!
Organizar-se com antecedência é a principal dica para quem vai viajar durante o Carnaval. No checklist, é importante o viajante conferir se está com a vacinação em dia, caso vá viajar para alguma área de risco. A orientação do Ministério do Turismo é ter atenção na hora de contratar os prestadores de serviços turísticos, como agências de viagem, guias de turismo, empresas de transporte e meios de hospedagem.
21/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Ministério da Educação divulgou, nesta segunda-feira (20), os resultados da segunda chamada do Programa universidade para Todos (Prouni), para este primeiro semestre. Os estudantes têm até sexta-feira (24) para comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A lista dos pré-selecionados foi publicada na página do programa na internet.
Para concluir o processo de seleção, o candidato a bolsas de estudos deve apresentar, na instituição para a qual foi aprovado, documentos originais de identificação (próprios e de membros da família), comprovantes de residência, de conclusão do ensino médio, de rendimentos e, quando for o caso, de separação, divórcio ou morte dos pais, pagamento de pensão alimentícia, de professor da educação básica e de deficiência. A lista de documentos pode ser consultada na página do Prouni.
Ao receber a documentação do candidato, a instituição deve, obrigatoriamente, entregar o protocolo de recebimento. O MEC orienta ao estudante que fique atento, mesmo após todo o procedimento, já que o coordenador do programa na instituição pode exigir documentos adicionais caso julgue necessário.
21/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasCerca de 7 milhões de trabalhadores não tiveram depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), incluindo contas ativas e inativas, feitos corretamente por seus empregadores. São 198,7 mil empresas devedoras de depósitos de FGTS, segundo informações da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
Com isso, muitos trabalhadores que quiserem sacar o saldo do FGTS de uma conta inativa podem ter problemas. Só em São Paulo, são 52,8 mil empresas devendo depósitos no FGTS de seus empregados e ex-empregados, em um total de R$ 8,69 bilhões em débitos. No Rio de Janeiro, as dívidas chegam a R$ 4,1 bilhões, distribuídos entre 27,7 mil empresas inadimplentes.
De acordo com a procuradoria, só em inscrições de empresas na dívida ativa, existe um débito de R$ 24,5 bilhões. Contudo, nem todas as empresas listadas entre as devedoras estão inscritas na dívida ativa, ou seja, o valor desse débito é maior. Uma empresa só é inscrita na dívida ativa quando não faz acordo com o Ministério do Trabalho, ou fazer o acordo, mas não o cumpre.
O rombo nas contas dos trabalhadores poderia ser ainda maior. Entre 2013 e 2016, a Procuradoria da Fazenda conseguiu recuperar R$ 466,9 milhões, efetuando a cobrança junto às empresas. Caso o trabalhador verifique que a empresa para a qual trabalha ou trabalhou não fez os depósitos corretamente, ele deve procurar a própria empresa. Outra dica é ir a uma Superintendência Regional do Trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho. O ministério é o órgão responsável pela fiscalização dos depósitos nas contas do FGTS dos trabalhadores. As informações são da Agência Brasil.
21/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO Sine-RN oferece, nesta terça-feira (21), mais de 12 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.
Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.
21/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza a partir desta terça-feira, 21, o cadastramento dos aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As datas de atendimento variam de acordo com o campus para o qual seja destinada a vaga do aluno, distribuídas da seguinte forma: campi Natal e Macaíba nos dias 21, 22, 23 e 24; campus Caicó ou curso multicampi de Medicina (Caicó, Currais Novos e Santa Cruz) nos dias 22, 23 e 24; campi de Currais Novos e Santa Cruz nos dias 23 e 24.
A pró-reitora de Graduação, Maria das Vitórias Vieira Almeida de Sá, recomenda aos estudantes acessar o edital disponível em sisu.ufrn.br, onde poderão consultar dia e local do cadastramento, além dos documentos e declarações necessários. O horário de atendimento será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, em todos os pontos de cadastramento.
Os aprovados nos campi de Natal e Macaíba serão atendidos na Escola de Ciência e Tecnologia (ECT), no campus central da UFRN, já os novos estudantes do campus Caicó ou do curso multicampi de Medicina devem comparecer ao Centro Regional de Ensino Superior (Ceres), em Caicó. O cadastramento dos aprovados nos campi Currais Novos e Santa Cruz acontece, respectivamente, no Ceres Currais Novos e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz.
21/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasAgência Brasil – O governo federal reconheceu situação de emergência em 64 cidades devido ao surto de febre amarela. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União de ontem (20) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração Nacional.
Embora situadas em regiões afetadas pelo surto, três das cidades mineiras beneficiadas pela medida, e que são sedes regionais de saúde, não têm nenhum caso confirmado de febre amarela. Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, divulgado na sexta-feira (17), Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Manhumirim contabilizam juntas sete casos em investigação e três foram descartados.
Também não há mortes suspeitas entre os moradores destas cidades. Por outro lado, como são municípios mais estruturados, suas unidades de saúde estão recebendo pacientes de cidades vizinhas. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, entre os critérios para reconhecimento da situação de emergência, estão a dificuldade no controle da doença, a existência de danos humanos consideráveis e a possibilidade de se normalizar a situação a partir do apoio complementar dos governos estaduais ou federal. No início do mês passado, o governador mineiro Fernando Pimentel também havia decretado situação de emergência em saúde pública em uma área que abrange 152 municípios.

Foto: Ale Vianna
Thiago Cara, do ESPN.com.br – Rogério Micale não é mais o técnico da seleção brasileira sub-20. Nesta segunda-feira, dia em que o ouro no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 completa seis meses, o treinador não resistiu ao fracasso no Sul-Americano da categoria e foi demitido pela CBF.
Micale, que comandou a seleção sub-23 que conquistou a inédita medalha olímpica, esteve a frente também da campanha decepcionante no Sul-Americano sub-20, encerrado na última semana, com o Brasil não conseguindo sequer classificação para o Mundial da categoria.
O vexame protagonizado no Equador, com a seleção brasileira terminando na quinto lugar no hexagonal final, já havia custado o emprego de Erasmo Damiani, que era coordenador das categorias de base da CBF. Caberá a Edu Gaspar, coordenador da seleção principal, indicar os substitutos.
Antes de chegar á seleção, Micale comandava a equipe sub-20 do Atlético-MG. Assumiu o cargo na CBF em 2015, com a queda Alexandre Gallo. Já a chance de treinar o time olímpico veio com a demissão da equipe principal de Dunga, que era quem ficaria com a incumbência na Rio 2016.