21/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasEvento reúne secretários de saúde de todo estado do RN

Com um percentual de 90% de renovação dos nomes à frente das secretarias municipais de saúde de todo o Rio Grande Norte, acontece durante esta terça-feira (21) a solenidade de acolhimento aos secretários municipais de saúde que foram empossados em 2017.
O evento é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
“A Sesap está aqui oferecendo seu apoio técnico aos novos gestores e mostrando também o lado bom da saúde, que muitas vidas estão sendo salvas, para que eles se sintam estimulados para avançar cada vez mais. Precisamos unir esforços”, afirmou o secretário de Estado da Saúde Pública, George Antunes.
Para a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Débora Costa Santos, apesar das fragilidades e escassez de recursos em todos os municípios, o Cosems vem trabalhando para atualizar e capacitar os gestores. “Essa é a nossa principal missão, apoiar e acolher a todos de forma igualitária e com o mesmo poder de voz”. O presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Benes Leocádio, afirmou que é preciso incentivar a missão tripartite, como preconiza o SUS, com cada ente assumindo suas responsabilidades e trabalhando como parceiros.
Com a promessa de regularizar os pagamentos da Farmácia Básica aos municípios, o secretário estadual reforçou a importância da descentralização da assistência dos serviços de saúde. “Estamos começando com a regionalização pelo Seridó, vamos ampliar leitos de UTI em Caicó e continuar esse processo em Mossoró e Pau dos Ferros. Talvez ainda tenhamos algumas falhas, mas estamos promovendo a contrapartida em vários outros pontos”, ponderou George Antunes.
0 Comentários