15/12/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

MPF denuncia Lula na Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

FOTO: EFE/ANTONIO LACERDA

Jovem Pan – O Ministério Público Federal ofereceu denúncia contra o ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia agora vem em razão dos contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht.

Segundo a força-tarefa da Lava Jato, Lula é o “responsável por comandar uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar, assentada na distribuição de cargos públicos na administração federal”.

A denúncia oferecida pelo MPF aponta que R$ 75.434.399,44 foram repassados a partidos e políticos que sustentavam o Governo do petista – PT, PP e PMDB.

O valor milionário também foi repassado a “agentes públicos da Petrobras envolvidos no esquema e aos responsáveis pela distribuição das vantagens ilícitas”. O MPF alega que a distribuição ocorria em operações de lavagem de dinheiro, de modo a “dissimular” a origem criminosa do montante.

O valor de R$ 75.434.399,44 é equivalente a 2% a 3% dos oito contratos firmados entre a estatal e a empreiteira.

Nos requerimentos finais, o MPF pede, além da condenação dos denunciados, que o ex-presidente Lula reverta à Petrobras o valor de R$ 75,4 milhões. O montante se refere ao que teria sido pago em propina pela Odebrecht em relação aos contratos citados na denúncia.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros