13/05/2016
Por Danilo Evaristo em
NotasGilmar Mendes assume presidência do TSE
Os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux tomaram posse ontem (12) como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ficarão nos cargos até fevereiro de 2018. Mendes assume o lugar do ministro Dias Toffoli e comandará pela segunda vez a Justiça Eleitoral, a primeira foi em 2006.
O presidente interino Michel Temer participou da cerimônia, com visíveis sinais de cansaço. Temer assumiu nesta quinta-feira, o Palácio do Planalto no lugar da presidenta afastada Dilma Rousseff e deu posse a seus 23 ministros.
No discurso de posse, Gilmar Mendes defendeu o fortalecimento das instituições e disse que o sistema eleitoral brasileiro é falho, pois favorece “coligações ilegítimas” que corroem “a legitimidade da representatividade popular e estimula crimes”. O ministro elogiou a população que foi às ruas nos últimos meses para cobrar transparência na política. “Não permanece qualquer dúvida de que o país se reorientou”. As informações são da Agência Brasil.
0 Comentários