25/12/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Dois municípios do Ceará registraram chuva de granizo

chuva-granizo-ubajara-4-600x500

Moradores registram fenômeno – FOTO: Reprodução

Tribuna do Ceará  – A cidade de Ubajara, na serra da Ibiapaba, registrou chuva de granizo na tarde de quinta-feira (24). Os moradores compartilharam fotos nas redes sociais admirados com o fenômeno. Os bairros do Centro, Nossa Senhora de Lourdes, Domício Pereira e Monte Castelo foram citados com a chuva. O município está a 304 quilômetros de Fortaleza e há vários meses sofre com a falta de chuvas.

A Fundação Cearense Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explicou que a atuação de um sistema meteorológico conhecido como vórtice ciclônico de altos níveis trouxe chuvas de forte intensidade ao Ceará, especialmente onde fica o município de Ubajara e Tianguá.

O monitoramento atmosférico realizado pela Funceme mostrou que a atuação do Vórtice de fato trouxe chuvas para o estado na véspera de Natal, com maior intensidade na região Noroeste e serra da Ibiapaba. Em tal área, os satélites mostraram, às 17h15, nuvens de grande desenvolvimento vertical, do tipo cumulunimbus, que explicam os registros de temporais e até chuva de granizo, como ocorreu em Ubajara.

Até as 9h30 da manhã desta sexta-feira (25), a Funceme registrou chuvas em 23 municípios cearenses. Os maiores índices foram em Ubajara (70mm), Viçosa do Ceará (51mm) e Orós (41mm). Fortaleza teve chuva de 10mm. Ainda segundo a Funceme, a previsão do tempo para esta sexta e para o sábado (26) é de permanência da atuação do Vórtice, com nebulosidade variável e possibilidade de chuva em todas as regiões cearenses.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros