28/12/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasCeará: Município de Barbalha registra chuva de granizo
Tribuna do Ceará – A cidade de Barbalha, localizada no sul do estado do Ceará, registrou chuva de granizo na tarde da última sexta-feira (25). Moradores compartilharam um vídeo surpresos com o fenômeno. “Eu tô com medo é de quebrar o carro”, “Chuva de gelo. Nunca vi na minha vida”, dizem as pessoas. O fenômeno também aconteceu no dia 24 de dezembro nas cidades de Ubajara e Tianguá. A Fundação Cearense Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explicou que a atuação de um sistema meteorológico conhecido como vórtice ciclônico de altos níveis trouxe chuvas de forte intensidade ao Ceará, especialmente onde fica o município de Ubajara e Tianguá.
De acordo com meteorologista da Funceme, Davi Ferran, a causa são as nuvens cumulus nimbus. Essas nuvens têm formato de torre, são bem escuras e possuem grande tensão vertical. A área de formação desse tipo de nuvem ocorre em grandes altitudes. No Ceará, a altitude é de 5 km. “As cumulus nimbus sempre possuem as pedras de gelo, mas nem sempre elas resistem até a superfície sem derreter, por isso é tão raro o fenômeno”, explica Davi. No caso das cidades com chuva de granizo, as pedras de gelo, juntamente com a força dos ventos, resistiram até a superfície. Existe a possibilidade de mais chuva de granizo nos próximos dias. “Com a expectativa de chuva, existe a possibilidade, mas não é possível prever onde. Essas nuvens sempre têm granizo, mas se ele vai chegar ou não, não é possível dizer”, explica o meteorologista.
0 Comentários