23/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Ministro Henrique Alves recebe pleitos de Mossoró/RN

181115_DiretorHospitalemMossoró_DrBernardoMiranda_GM_DSC_9089

Foto: Gustavo Messina

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, se reuniu, em Brasília, com os diretores do Hospital Wilson Rosado, de Mossoró. Eles conversaram sobre a ampliação dos serviços médicos de salta complexidade, conveniados ao SUS, oferecidos pela unidade de saúde à população do oeste do Rio Grande do Norte.

Os diretores Bernardo Miranda, Marcos Antônio e George Antunes explicaram ao ministro que a capacidade de atendimento do hospital supera a atual prestação de serviços. Segundo eles, o hospital poderia ampliar o atendimento em serviços com demanda reprimida como cardiologia e neurocirurgia, duas das especialidades do hospital.

Por sugestão do ministro, a proposta do hospital foi apresentada à equipe técnica do Ministério da Saúde que cuida do credenciamento de serviços médicos. Se aprovado, o projeto implica em mais recursos federais para o Rio Grande do Norte e precisa ser pactuado com as secretarias de Saúde do estado e do município.

23/11/2015
Por Danilo Evaristo em Economia

28 milhões de pessoas vão receber a 2ª parcela do 13º

Quase 30 milhões de pessoas entre aposentados e pensionistas começam a receber a segunda parcela do 13º salário entre esta terça-feira (24) e o dia 7 de dezembro. São cerca de R$ 16 bilhões que serão movimentados nos próximos dias, ajudando a aquecer a microeconomia de mais de 3 mil municípios que dependem desses benefícios, reforçando os preparativos do Natal de milhares de famílias brasileiras. Os aposentados e pensionistas já receberam a primeira parcela do abono natalino em setembro e outubro. E, com os valores que serão transferidos nos próximos dias, o décimo-terceiro total pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atingirá este ano o recorde de 32 bilhões de reais.

23/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

RN registra terceiro final de semana mais violento do ano

Tribuna do Norte – O Rio Grande do Norte registrou o terceiro final de semana mais violento do ano, com um espaço de pouco menos de 90 dias entre eles. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), foram 25 homicídios registrados em todo o estado entre a sexta-feira (20) e o domingo (22), sendo 12 deles na Grande Natal.

Segundo a Sesed, somente na capital potiguar foram sete assassinatos, sendo dois na sexta-feira, três no sábado e mais dois no domingo, que foram a morte de Geraldo de Sousa e de seu filho, Alirio Cavalieri Nobre de Sousa, ambos policiais civis, vítimas de criminosos em uma casa no bairro da Redinha, na zona Norte. Nas demais cidades da Grande Natal, foram registrados crimes em Extremoz (três casos), Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante (um em cada).

Além da Grande Natal, outro caso que chamou a atenção neste final de semana foi uma chacina ocorrida no município de João Câmara, na região do Mato Grande. As vítimas foram identificadas como Wilson Ricardo de França, de 24 anos; Raniere Santos de Almeida, de 26 anos e Jônathas Luan Tico da Silva, de 22 anos. O trio foi executado dentro de uma casa por homens encapuzados que invadiram o local. A Sesed registrou ainda um quarto homicídio no município, contudo, a vítima não foi identificada.

No interior, o caso que mais chamou a atenção ocorreu na cidade de Jaçanã, distante 150 quilômetros de Natal. Dois irmãos foram executados a tiros dentro de uma casa no conjunto das Flores II. Eles foram identificados como Francisco Adailson Silva Nascimento, de 28 anos, e José Aderson da Silva Nascimento, de 26 anos.

As demais mortes foram registradas nas cidades de Apodi, Marcelino Vieira, São Miguel, Passa e Fica, Jandaíra, Baraúna, e Caicó. De acordo com Ivenio Hermes, coordenador da Câmara Técnica de Mapeamento dos Crimes Violentos Letais Intencionais, o número pode subir. “Ainda falta a confirmação de uma morte por parte do hospital”, disse. O segundo final de semana violento foi entre os dias 13 e 15 deste mês, quando 26 pessoas foram mortas em todo o RN. O primeiro ocorreu em setembro, quando 32 casos de assassinato foram registrados entre os dias 25 e 27.

23/11/2015
Por Danilo Evaristo em Esporte

6 a 1: Corinthians humilha São Paulo na festa pelo título

1448227671920

Corinthians humilha São Paulo na festa pelo título

Agência Estado – O torcedor corintiano foi neste domingo ao estádio Itaquerão, em São Paulo, sem grandes pretensões. Queria só fazer festa e levantar a taça de campeão brasileiro. A festa, no entanto, acabou virando baile em cima do São Paulo. Mesmo com um time cheio de reservas, o Corinthians humilhou o rival e goleou por 6 a 1, pela 36.ª rodada. Foi a maior vitória da equipe na história do clássico – nunca havia feito seis gols em cima da equipe tricolor.

Foi um show alvinegro. A equipe liquidou a partida antes do intervalo. Com apenas 30 minutos, a torcida já gritava “olé” a cada toque na bola. No segundo tempo, os gritos foram de “nosso freguês voltou”. Envergonhados, os torcedores do São Paulo pediram para a Polícia Militar liberar a saída do estádio no início do segundo tempo. Como a autorização da PM só saiu aos 35 minutos, foram obrigados a assistir ao massacre da equipe. Com 56 pontos, o time tricolor segue na briga pelo G4 – grupo de classificação à Copa Libertadores.

A vitória deste domingo confirmou a força do elenco corintiano. Hoje, a equipe do Parque São Jorge não tem rivais à altura no País. O time é muito superior em relação aos seus adversários. Não por acaso garantiu o título com três rodadas de antecedência e até quando joga em clima de festa, descontraído, ganha com facilidade. Neste domingo, por exemplo, o técnico Tite resolveu dar descanso para oito titulares. Apenas Cássio, Felipe e Ralf começaram jogando. Mesmo assim, os reservas conseguiram manter o padrão que levou o time ao título. A defesa mostrou-se sólida e o ataque eficiente para aproveitar os erros do adversário, sobretudo nas jogadas de bola parada.

Com o triunfo deste domingo, o Corinthians chegou aos 80 pontos e igualou a marca do Cruzeiro de 2014, dono da melhor campanha dos pontos corridos desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado por 20 equipes. Restando duas rodadas para o fim do Brasileirão, o time pode chegar a 86 e aumentar o recorde. O show corintiano começou aos 26 minutos. Felipe cabeceou no canto direito e, no rebote de Denis, Bruno Henrique completou para o gol. Dois minutos depois, Romero aproveitou cobrança de escanteio e cabeceou sem chance para o goleiro são-paulino. Antes do intervalo, aos 44, Edu Dracena fez o terceiro após cruzamento de Danilo.

O baile continuou no segundo tempo. Aos 15 minutos, Romero fez linda jogada, passou para Bruno Henrique, que rolou para Danilo. O meia deu belo toque letra para Lucca bater na saída o goleiro. Desnorteado, o São Paulo levou o quinto gol três minutos depois. Hudson desviou o toque de Romero e fez contra. A equipe tricolor ainda diminuiu com Carlinhos, a reação não passou de um lance isolado. Aos 30 minutos, Cristian fez o sexto de pênalti. Para a festa ficar completa, faltava Cássio brilhar. E o goleiro defendeu pênalti de Alan Kardec aos 34. A torcida comemorou como se fosse um gol e gritou “é campeão” mais forte.

23/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Provas para o INSS serão aplicadas já no início de 2016

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que as provas do próximo concurso do órgão ocorrerão no início de 2016, e os aprovados serão contratados até o segundo semestre do ano que vem. O edital completo do certame tem 37 dias para ser divulgado, a partir desta segunda-feira. “A nossa expectativa é de realização do concurso no primeiro semestre e ainda no primeiro semestre, ou no máximo, no início do segundo semestre de 2016 a gente já possa fazer a contratação, a nomeação dos nossos servidores. Estamos revendo também as solicitações de interesse de remoção interna, que definirá as vagas do concurso”, disse o diretor de Gestão de Pessoas do INSS, José Nunes Filho, em entrevista à Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps).

Outro ponto a ser definido é a assinatura do contrato de prestação de serviços com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A entidade será a responsável por organizar o processo seletivo. Além disso, em 2016 os profissionais do órgão terão um reajuste salarial. Os salários chegarão a R$ 5.436,27 para técnico e R$ 8.081,42 para analista. O último concurso para analista do seguro social foi realizado em 2013. Na ocasião, foram 300 vagas para o cargo, disputadas por 148 mil candidatos – uma concorrência média de 547 por vaga.

O concurso foi organizado pela Funrio e contou apenas com prova objetiva sobre língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, de administração, de direito administrativo, constitucional e previdenciário e conhecimentos específicos. O salário, na época, foi de R$ 7.147,12. Já no caso do cargo de técnico, o último concurso ocorreu em 2011. Desta vez, foi a Fundação Carlos Chagas (FCC) que organizou o concurso. Foram 1.500 vagas com salário de R$ 4.496,89. Nesta seleção, também foram oferecidas 375 vagas para peritos médicos previdenciários. Ao todo, mais de 916 mil inscritos participaram das provas.

Via Diário de Pernambuco

23/11/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Jucurutu: Prefeito George Queiroz comemora a retomada do abastecimento de água da zona urbana do município

IMG_4946

George visitou na sexta-feira o local onde o Booster está instalado em trecho da adutora

“A notícia não poderia ser melhor: Foi retomado ainda na noite de ontem (22) o abastecimento de água da zona urbana do nosso município. Agradeço a direção estadual da CAERN, na pessoa do presidente Marcelo Toscano, que atendeu a nossa solicitação, pondo sua equipe em ação, instalando e colocando em funcionamento o Booster na adutora de engate rápido, para aumentar o bombeamento de água e atender satisfatoriamente a população! A luta pela retomada do abastecimento também é dos vereadores, do deputado Nelter Queiroz e do chefe do escritório da CAERN de Jucurutu, Carlos Magno Soares”, comemorou o prefeito em referência a retomada do abastecimento da zona urbana de Jucurutu.

23/11/2015
Por Danilo Evaristo em Natal

Pai e filho policiais civis são mortos em assalto em Natal

650x400_26357ImMD8ox2DY66P94

Pai e filho policiais civis são mortos em assalto em Natal

Tribuna do Norte – Um policial civil aposentado e seu filho, também policial, foram mortos na noite deste domingo (22), no bairro da Redinha, zona Norte de Natal. Os dois estavam em casa, quando uma quadrilha tentou assaltar o local. As vítimas reagiram, mataram um criminoso, mas também foram alvejadas e acabaram morrendo.

De acordo com informações de policiais civis, pai e filho, identificados preliminarmente como Geraldo e Alírio, respectivamente, foram surpreendidos pelos criminosos e não há confirmação se ambos estavam armados. Porém, antes de serem atingidos, eles conseguiram matar um dos bandidos. Não se sabe quantas pessoas participaram da ação.

Depois do crime, os bandidos fugiram e o socorro médico chegou a ser chamado para o local, onde encontrou o filho do policial civil ainda vivo. No entanto, ele morreu a caminho do hospital devido ao ferimento a bala na cabeça. No fim da noite, oito mulheres e três homens foram detidos pela Polícia, mas não há a confirmação se eles tiveram envolvimento no crime. A Degepol vai se pronunciar sobre o caso na manhã desta segunda-feira (23).

23/11/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Abastecimento da zona urbana de Jucurutu é retomado

Água

Em Jucurutu, a semana começa com uma excelente informação. O abastecimento de água da zona urbana do município começa a ser normalizado. A informação foi confirmada neste domingo (22) em entrevista ao Blog do Danilo Evaristo e a Rádio Cidade FM, por Carlos Magno Soares, chefe do escritório local da CAERN. “O booster, que estava em teste, graças a Deus está atendendo as expectativas. A gente ligou no domingo, passamos o dia todinho com ele ligado, dando a descarga da rede que a água estava há muito tempo dentro da tubulação, e ele chegou a um ponto de 110 metros cúbicos por hora, o que é muito satisfatório! A gente está satisfeito com essa quantidade de água. Vai dar pra suprir a cidade todinha de ponta a ponta”, anunciou.

O abastecimento que vinha sendo realizado sob rodízio, foi suspenso na última quarta-feira (18) para realização de serviço técnico da CAERN, necessário para o funcionamento do Booster (equipamento de suporte de bombeamento de água), instalado em trecho da adutora de engate rápido. Porém quando o Booster foi ligado na última sexta-feira (20), observou-se a necessidade de realizar um trabalho de ancoragem, pois a base da adutora não suportava a pressão da água, dada a potência da bomba. A concretagem da tubulação próxima à bomba do Booster foi concluída no fim de semana. “Foi feita a ancoragem, a ancoragem muito boa por sinal”, disse Carlos.

Carlos reafirmou que a intenção é promover a normalidade no abastecimento, deixando o sistema ligado permanentemente: “A gente vem atendendo o Freitas, depois a gente vem pro Centro, e assim sucessivamente, até a gente abastecer 100% esse rodízio. O próximo à gente já vai ligar para aquele bairro e já vai ficar ligado, abrindo para o próximo e recuperando 100%. Com a ajuda da população economizando, acredito que a gente não vai mais desligar, ficando ligado assim permanentemente. Eu só peço paciência porque que a gente está abastecendo o Freitas, depois abre pro Centro e assim sucessivamente”, concluiu.

Escute a íntegra da entrevista concedida ao Blog do Danilo Evaristo e a Rádio Cidade FM:

23/11/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Prefeitura de Jucurutu/RN irá lançar o Projeto FUTTOUR

garoto bom de bola

Na foto, os garotos da seleção sub-14 deste em visita ao Arena das Dunas no mês de maio

Prioridades da gestão atual, a Educação, o Esporte, a Cultura, o Turismo e a Cidadania serão contemplados com um projeto social que integra todas as 5 áreas, chamado de FUTTOUR, e que atenderá mais de 1.000 jovens de Jucurutu ao longo dos próximos meses, proporcionando, além de tudo, lazer e qualidade de vida a centenas de jovens com idades entre 13 e 20 anos.

O prefeito George Queiroz (PMDB), entusiasta da ideia, detalha o projeto: “Nós concebemos o FUTTOUR, que é um projeto que envolve educação, futebol, cultura, turismo, dentre outros, para dar ainda mais cidadania aos nossos jovens. O FUTTOUR consistirá de visitas mensais à Arena das Dunas e ao Forte dos Reis Magos, em Natal, pelos estudantes de toda a rede municipal de ensino, custeado pela prefeitura de Jucurutu”, conclui o Chefe do Executivo.

O FUTTOUR seguirá o calendário letivo das escolas, levando cerca de 100 estudantes por mês à capital do estado para que eles possam ter acesso aos equipamentos esportivos, turísticos e culturais do Rio Grande do Norte, fomentando assim que essa significativa parcela da população mantenha-se ocupada, evitando o contato com o mundo das drogas e dando a elas a possibilidade de interagir com outros povos. Nas próximas semanas o prefeito George Queiroz estará divulgando todo o cronograma do FUTTOUR, constando as escolas participantes, turmas, quantidades de alunos por escola, calendário de visitas, entre outras coisas relacionadas ao funcionamento do projeto no âmbito do município.

22/11/2015
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

Auxílio moradia do TJ e MP custa R$ 22 milhões por ano

MINISTÉRIO PÚBLICO -PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA/FOTO/ANA SILVA

Foto: Ana Silva

Tribuna do Norte – No ano em que os órgãos públicos adotaram o corte de gastos como mantra, o Tribunal de Justiça (TJRN) e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) irão gastar, aproximadamente, R$ 22,2 milhões no pagamento do auxílio-moradia aos seus membros. Nos dois órgãos, o benefício é pago em seu valor máximo – R$ 4.377,73 – e tem como finalidade ser uma “ajuda de custo para fins de moradia” nas localidades em que não houver residência oficial à disposição dos juízes, desembargadores, promotores e procuradores de Justiça. Em outubro, com o auxilio-moradia, o TJRN gastou R$ 879.923,73. No Ministério Público estadual, foram pagos  R$ 971 mil. Para 2016, a expectativa é de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) inicie o mesmo tipo de pagamento e os membros da Procuradoria Geral do Estado (PGE) também requeiram o benefício.

Somados todos os benefícios, o TJRN e o Ministério Público estadual vão gastar, este ano, acima de R$ 91 milhões com a rubrica “indenizações”. Os ganhos incluídos dessa forma nos vencimentos dos magistrados, promotores e procuradores não entram no cálculo para o teto remuneratório constitucional e na declaração de Imposto de Renda. A vantagem é dupla: somente em outubro, um desembargador recebeu líquido, como “indenizações”, R$ 7.406,00. O valor corresponde a aproximadamente um quarto do salário bruto mensal que lhe foi pago e que terá descontos do imposto de renda: R$ 30.471,11.

No TJRN, 96,63% dos juízes e desembargadores recebem o auxílio-moradia e têm direito a outros seis tipos de benefícios. Na ativa, existem atualmente 208 magistrados no Rio Grande do Norte. Destes, apenas sete não solicitaram o pagamento do auxílio-moradia, mas percebem outros benefícios que acabam por complementar a remuneração mensal. Em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE, a assessoria de imprensa do TJRN esclareceu que são pagos três tipos de auxílios aos servidores e magistrados. O alimentação, que é comum a magistrados e servidores ativos; o moradia, restrito aos juízes e desembargadores; e o auxílio-saúde, pago aos servidores ativos e inativos. Por mês, cada um deles recebe R$ 1.200,00 pelo auxílio alimentação; os que tem direito ao auxílio-moradia recebem R$ 4.377,73; e os que tem direito ao auxílio-saúde  R$ 120,00.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros