
Prefeitura iniciará vacinação antirrábica para cães e gatos em Jucurutu – Imagem ilustrativa
A prefeitura municipal de Jucurutu, através do setor de vigilância sanitária iniciará nesta terça-feira (24) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. As equipes estarão nos pontos de vacinação no horário das 07h30 às 10h40. O roteiro seguirá da seguinte maneira: No dia 24 de novembro (terça-feira), haverá vacinação para cães e gatos no bairro DNOCS e no Severina Lopes. Dia 25/11, o bairro a ser visitado é o Novo Horizonte.
Já no dia 26 de novembro será no Novo Rumo, setor II, o local de vacinação. No dia seguinte a vacina estará disponível no Bela Vista. No dia 30/11, no bairro Abraão Lopes. Iniciando o mês de dezembro, no dia 01, será a vez do bairro Freitas, setores I e II. Já no dia seguinte, os locais de vacinação serão Centro de Eventos Autran Lopes e Praça Newman Queiroz. Enquanto que dia 03/12, a vacina estará disponível em frente ao Centro de Saúde e ainda ao lado da Praça dos Correios. “O amor ao animal de estimação está condicionado ao cuidado, por isso a população deve está atenta ao roteiro da vacinação antirrábica”, comenta o prefeito George Queiroz.
24/11/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Gustavo Messina
O deputado federal Beto Rosado (PP), esteve com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, para discutir a liberação de recursos apresentados ao Orçamento Geral da União através de emendas parlamentares. No encontro eles conversaram sobre a liberação de R$ 700 mil da Pasta do turismo. Os recursos serão utilizados na construção de duas praças públicas no município de Mossoró. Uma no Alto do Sumaré, na zona urbana, e outra no assentamento Osiel Alves, na zona rural. O ministro disse que o empenho, que garante a liberação de recursos, deverá ser feito até o final deste ano.
24/11/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Projeto regulamenta atividade do Guia de Turismo no RN
O turismo constitui uma das mais importantes atividades da economia do Rio Grande do Norte. Foi sob essa justificativa que o deputado Ricardo Motta (PROS) apresentou Projeto de Lei que pretende regulamentar a atividade de Guia de Turismo no Estado. “É muito importante assegurar a qualidade e profissionalização dos serviços prestados na área. Segundo informações do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado, estima-se a existência de quase 800 profissionais. A atividade dos guias regionais de turismo é regulamentada por Lei Federal. No entanto, não há a aplicação da referida legislação”, argumenta o parlamentar no encaminhamento do Projeto de sua autoria.
De acordo com Ricardo Motta, apesar de ser a única profissão regulamentada no turismo brasileiro, há dificuldade de fiscalizar e coibir ações clandestinas nesse setor. Por isso, é necessário regulamentar a atividade dos guias de turismo no âmbito dos estados, para que a fiscalização fique a cargo do Executivo Estadual. “O atual cenário no Rio Grande do Norte, segundo o Sindicato da categoria, é, infelizmente, um dos piores possíveis. Profissionais que investiram em suas formações estão descrentes tanto do segmento quanto dos gestores públicos, diante do crescimento de prestação de serviços por pessoas inabilitadas e não credenciadas”, reforça Ricardo.
24/11/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasPortal no Ar – Os atentados em Paris no dia 13 de novembro impactaram a procura dos potiguares por pacotes turísticos para a cidade luz. O presidente da Associação Brasileira das Agência de Viagens do Rio Grande do Norte (Abav/RN), Abdon Gosson, comentou que houve de imediato uma desistência dos passageiros a capital da França após os ataques terroristas. “De imediato houve impacto, mas os clientes não deixaram de ir para a Europa. Invés de fazer Lisboa-Paris-Londres, escolhem Lisboa-Londres-Amsterdam, escolheram outro destino, mas dentro da Europa”, disse Gosson.
O presidente da entidade acredita que a procura pela cidade irá acontecer assim que a situação de segurança se normalizar. Por ano, Paris recebe cerca de 80 milhões de turistas. Abdon Gosson comparou a cidade com Nova York, após os atentados do dia 11 de setembro de 2001. “Paris é a cidade mais visitada do mundo, é uma cidade desejo para os turistas. O Governo tem o interesse de normalizar tudo, pelo dinheiro que os turistas deixam na cidade. Nova York teve 16 hotéis inaugurados em 2014. Tenho clientes chegam em Paris e vão passear e aproveitar”, encerrou.

Queijeira Santa Rita, Freitas e Boi Selado se classificam para 3ª fase do Jucurutuzão
Queijeira Santa Rita, Freitas e Boi Selado venceram os duelos disputados no último final de semana e se juntam a Fluminense, São Bento e São Braz para a disputa da terceira fase do Campeonato de Futebol Masculino de Jucurutu, iniciado no final do mês de agosto, realizado pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.
A Queijeira Santa Rita avançou para próxima etapa do Jucurutuzão com uma vitória sobre a Serra de João do Vale, na tarde de sábado (21), pelo placar de 2 a 1. Já a classificação do time do bairro Freitas veio depois de uma suada vitória por 1 a 0, diante do América, na manhã de domingo (22).
E na tarde do mesmo domingo, a equipe de Boi Selado eliminou a Aroeira, fazendo 1 a 0. “Agora apenas seis equipes continuam na competição que terá sua terceira fase iniciada já no próximo fim de semana”, diz o prefeito George Queiroz. O sorteio da 3ª fase da competição ocorre amanhã (24), às 19 horas no prédio onde funcionava o antigo do Pro-Jovem.
Os secretários estaduais de saúde do Nordeste, sob coordenação do vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se reuniram na última sexta-feira (20), em Salvador, a fim de construir uma estratégia agressiva de combate ao mosquito e controle dos agravos. Há cerca de 30 anos o país convive com o mosquito aedes aegypti e os ciclos de dengue sem que haja resultados efetivos.
Ao acrescentar a transmissão de outras doenças pelo mesmo vetor, como chikungunya e zika virus, bem como a suposta associação com o aumento do número de casos relacionados à microcefalia e síndrome de Guillain-Barré, constata-se que o país, sobretudo a região Nordeste, enfrenta uma séria ameaça à saúde pública. Na pauta com o ministro da saúde, Marcelo Castro, foi entregue um documento com as necessidades conjuntas dos estados e, entre os destaques, o pleito de que o ministério reconheça o mosquito aedes aegypti como a principal ameaça a saúde pública do país (leia íntegra abaixo).
“Precisamos de ações enérgicas e estratégias de combate inovadoras, além de uma estrutura de financiamento própria para combater o mosquito e a consequente transmissão das arboviroses e o controle de suas complicações”, destaca Fábio Vilas-Boas. Quem compartilha essa opinião é o secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Jurandi Frutuoso. “Essa não é uma missão restrita à área da saúde, mas uma missão para governos, com a liderança de governadores, prefeitos e até da presidência”, pontua.
O documento, além de conclamar um maior envolvimento do Estado brasileiro com a integração das três esferas de governo e participação efetiva da sociedade civil, propõe envolver setores governamentais, por vezes, alheios à situação, tais como Meio Ambiente, Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Fazenda, Educação, Comunicação e Assistência Social.
23/11/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasPortal Correio – Um agente penitenciário foi flagrado com um carregamento de celular dentro do Presídio Silvio Porto, em João Pessoa, no início da manhã desta segunda-feira (23). Ele confessou os nove celulares seriam entregues a presos da unidade, segundo informou o major Sérgio Fonseca, gerente do sistema penitenciário da Paraíba. Os aparelhos estavam envoltos em um papel filme prontos para serem repassados para os apenados.
A suspeita foi levantada depois que o agente foi flagrado pelo sistema de monitoramento da unidade em atitude suspeita. “Há um mês a inteligência do Sistema Penitenciário estava investigando o desvio de conduta do agente. Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que ele repassava algum objeto para os presos”, falou o major.
Ainda de acordo com Fonseca, os celulares, fones de ouvido e carregadores estavam no armário do agente. Os equipamentos foram recolhidos e o suspeito levado para a Central de Flagrantes de João Pessoa. Ele assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. “O agente confessou que já tinha repassado outros materiais para os presos e que os celulares também seriam entregues aos apenados. Ele vai ficar afastado das funções até a conclusão do procedimento administrativo, que deverá durar 120 dias”, disse o major Sérgio Fonseca.

Prefeitura desenvolve ações do Novembro Azul
Desde o início do mês, a prefeitura municipal de Jucurutu, desenvolve ações de saúde voltadas ao público masculino, dentro da campanha Novembro Azul, enfatizando a importância da prevenção e do combate ao câncer de próstata. E nesta terça-feira (24), a programação da campanha Novembro Azul contará com palestra do conceituado urologista Saint-Clair Torres, membro da Sociedade Brasileira de Urologia.
A palestra será realizada às 19 horas no Centro de Eventos Autran Lopes. “Com certeza será um momento de aprendizado muito especial para a saúde dos homens de Jucurutu, nessa palestra de amanhã, que será ministrada pelo médico Saint-Clair Torres, dentro da agenda de atividades da campanha Novembro Azul, promovida pela prefeitura”, disse o prefeito George Queiroz (PMDB), lembrando que na quarta-feira (25), haverá a continuidade da campanha com evento na Unidade de Saúde do bairro Novo Horizonte, às 08 horas da manhã.
PLACAR – Faltando duas rodadas para o término da série A do Campeonato Brasileiro, restam cinco vagas para serem definidas. Duas no G4 e três no Z4. A briga contra o rebaixamento será entre cinco equipes. São três vagas restantes para a indesejada série B de 2016. O Goiás é o que está mais perto de cair. Vasco e Avaí estão na zona, mas dependem de suas forças. Figueirense e Coritiba estão fora, mas ainda estão amaçados.
Já a briga pelo G4 fica entre seis equipes por duas vagas restantes. Uma delas é praticamente do Grêmio, que precisa de apenas um empate nas duas rodadas restantes, podendo ficar com a vaga mesmo que não marque ponto algum. São Paulo e Internacional vêm na sequência, com maiores chances de ficar com a última vaga. O Santos ainda tem grandes chances, mas aparece um passo atrás dos dois. Por fim, Sport e Cruzeiro tem chances mínimas de chegarem à competição, com apenas 1%.
Luta contra o rebaixamento
Joinville – 100%
Goiás – 95%
Vasco – 87%
Avaí – 70%
Figueirense e Coritiba – 24%
Luta pela vaga na Libertadores
Corinthians e Atlético-MG – 100%
Grêmio – 99%
São Paulo – 51%
Internacional – 33%
Santos – 15%
Sport e Cruzeiro – 1%

Nelter – Foto: Danilo Evaristo
O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) e o prefeito George Queiroz (PMDB) iniciaram a semana comemorando a normalização do abastecimento d’água no município de Jucurutu, proporcionado pela instalação e funcionamento do Booster, que duplicou a vazão d’água na Adutora de Engate Rápido. “O abastecimento d’água estava sendo realizado através de rodízio, porém, através da atuação incansável de nosso mandato parlamentar, do prefeito George Queiroz e dos vereadores de Jucurutu, conseguimos mobilizar a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Companhia Energética do RN (Cosern) para que o abastecimento fosse normalizado no município, através da instalação de um Booster”, frisou Nelter.
Segundo o deputado, os primeiros testes com o equipamento ligado foram realizados na última sexta-feira (20), porém, existia a possibilidade real da tubulação ceder devido à pressão da água. “Para solucionar o problema foi necessário realizar a ancoragem da encanação, ou seja, estabilizar com concreto a estrutura próxima ao Booster”. De acordo com o prefeito George Queiroz, após os serviços de ancoragem finalizados, o Booster foi religado neste domingo (22) e a distribuição reiniciada. “Ao longo da semana todo o município de Jucurutu terá o abastecimento d’água normalizado. É importante destacar que mais à frente talvez se façam necessárias algumas rápidas paradas – na distribuição d’água – para adentrar com os canos da adutora de engate rápido na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, para proporcionar uma melhor captação d’água para adutora”, destacou.