10/11/2015
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Semana terá 3 sorteios da Mega-Sena! O primeiro é hoje

Último Segundo – A Caixa Econômica Federal realizará três sorteios da Mega-Sena nesta semana, em vez dos tradicionais dois, em comemoração à Proclamação da República, comemorada no próximo domingo (15).  Com isso, a primeira extração do concurso mais popular do banco é na terça-feira (10), e não na quarta-feira (11), como ocorre normalmente. Os outros dois serão realizados na quinta-feira (12) e no sábado (14).

Para o sorteio de terça-feira, que tem o número 1759, a estimativa de prêmio é de R$ 55 milhões. Os valores dos concursos 1760, que acontece na quinta-feira, e 1761, de sábado, ainda não são conhecidos, pois dependem dos resultados dos anteriores.

As apostas podem ser feitas nas loterias da Caixa durante todo horário de funcionamento, exceto no dia do sorteio, quando vai até as 19h. Apostas realizadas depois desse horário só valem para o concurso seguinte. A aposta mais barata, de 6 números, custa R$ 3,50. Quanto mais números forem escolhidos, maiores as chances. Além do prêmio principal para quem acerta as 6 dezenas, a Mega-Sena paga a quina, para os acertadores de 5, e a quadra, para os de 4.

10/11/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Licitação para conclusão das obras do saneamento básico de Jucurutu/RN será aberta na quinta-feira, dia 12

IMG_4568

Licitação para conclusão das obras do saneamento básico de Jucurutu será aberta no dia 12

A Prefeitura Municipal de Jucurutu, através da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria de Planejamento e Controle Orçamentário, realizará na próxima quinta-feira (12), na sala de licitações, às 08 horas da manhã, Concorrência Pública para a contratação de empresa para execução das obras complementares de implantação do esgotamento sanitário (saneamento básico) da sede do município.

De acordo com a secretária de Planejamento e Controle Orçamentário, Joelma de Fátima Lopes de Medeiros, 11 empresas contrataram o edital, publicado em 22 de setembro deste ano no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte, no Dário Oficial da União e na Tribuna do Norte. “Quinta-feira ocorre o início da licitação que se dará com a entrega dos envelopes por parte das empresas participantes”, informou Joelma.

“O saneamento básico é outra importante obra que travamos uma grande luta para viabilizar a liberação da retomada dos serviços junto a FUNASA. Tivemos que realizar algumas mudanças e readequar o projeto, até mesmo para inserir várias residências que não seriam contempladas, mas graças a Deus o processo de licitação será iniciado esta semana para concluirmos mais um investimento e prol da população de Jucurutu”, destacou o prefeito George Queiroz.

10/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Governo cortará R$ 800 milhões da folha, diz Robinson

170223

Foto: Alex Régis

Tribuna do Norte – Para combater a crise econômica e melhorar a qualificação dos gastos, o Governo do Estado fará uma economia de cerca de R$ 800 milhões na folha do funcionalismo. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Robinson Faria, durante a abertura do seminário Motores do Desenvolvimento, na manhã de ontem (09). No pronunciamento, o governador detalhou ações do Governo do Estado para recuperar a economia e incentivar a classe produtiva. De acordo com Farias, uma das primeiras ações será a economia da folha do funcionalismo, justificada pela auditoria na folha, contratada em janeiro, e pelo início do censo de servidores estaduais. A estimativa é que sejam economizados R$ 800 milhões da folha. Atualmente, o gasto com pessoal é o maior custo da folha: R$ 400 milhões por mês.

“Recebemos o estado em um nível delicado, a nível RN e Brasil. Recebemos o RN com débitos vencidos de quase R$ 1 bilhão, algo grande para um estado pequeno; além de questões reprimidas, como sistema prisional; a maior crise hídrica da história do nosso estado. Tudo isso de uma só vez. Mas a primeira medida para que pudéssemos enfrentar a jornada de dificuldades, foi manter o otimismo e motivação”, pontuou o chefe do Executivo. De acordo com Robinson Faria, o governo também contratou o Instituto Publix para criar um novo modelo de governança para o RN, com foco em 20 anos, que garantirá, também, uma nova carteira de investimentos para o Estado. “Será um planejamento para os próximos 20 ou 30 anos, ações para diminuir o tamanho do Estado e fortalecer o setor produtivo”, avisou Faria. Além disso, o Estado também iniciou a elaboração de Plano Plurianual (PPA) participativo.

10/11/2015
Por Danilo Evaristo em Caicó

Casa do Empresário distribui redutores de vazão de água

redutor de água caicó

Casa do Empresário distribui gratuitamente redutores de vazão de água

Como ação da campanha Consumo Consciente, as entidades empresariais de Caicó começaram a distribuir no último sábado (07) kits redutores de vazão de água. “A distribuição é gratuita e o objetivo é a conscientização do uso racional da água, como colaboração para a minimização da atual crise hídrica no município”, explica o presidente da CDL de Caicó, Erick Gomes.

Ao todo serão distribuídos seis mil kits com quatro anéis de plástico redutores de vazão de água para torneiras de meia polegada. O uso desse redutor pode diminuir em até 50% a vazão de água, em média, no ponto instalado. Os redutores de vazão foram desenvolvidos por alunos da Escola Senai Mario Amato e foram doados pela FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Os caicoenses interessados também poderão receber o kit gratuitamente na Casa do Empresário, vizinho ao Banco do Brasil.

10/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

1ª cota do FPM de novembro apresenta redução de 19%

O primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de novembro será cerca de 19% menor, segundo previsão da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Seguindo o calendário, a verba de R$ 3.055.039.776,67 entra nas contas das prefeituras nesta terça-feira (10). O montante considera o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), pois sem a retenção constitucional o valor chega a R$ 3.818.799.720,84. De acordo com o levantamento da Confederação, no mesmo período do ano passado, o Fundo foi de R$ 4,737 bilhões. Ao comparar as cifras, em termos reais, esse decêndio será 19,34% menor.

Ainda, conforme dados da CNM, do início do ano até agora, a FPM foi inferior ao do ano passado em oitos meses em termos reais. Apenas em março, abril e julho o Fundo foi positivo. Ao somar todas as transferências de 2015, o acumulado é de R$ 71,134 bilhões – redução de 3,80% em termos reais, em comparação com ano anterior. No mesmo período de 2014, o acumulado era de R$ 73,944 bilhões. O levantamento da área de Estudos Técnicos da CNM foi divulgado na tarde da última sexta-feira, 6 de novembro. Para a Confederação, se o primeiro repasse já apresentou redução a estimativa de crescimento fica prejudicada. Diante dos números e da realidade econômica do País, a entidade municipalista aconselha que os gestores se mantenham em alerta, tendo prudência e cautela na execução de suas despesas.

10/11/2015
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

Programa do Leite: Cadastrado registra 2.593 inscrições

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), concluiu na última sexta-feira (06), o cadastramento de agricultores familiares, médios e grandes produtores interessados em fornecer leite “in natura” para o Programa Leite Potiguar. Foram registradas 2.593 inscrições em 117 municípios. Este é o primeiro cadastro público para fornecedores de leite no estado.

Atualmente, o governo estadual investe R$ 30 milhões para aquisição do leite em estado natural. Hoje, o programa conta com 197 fornecedores. De acordo com o diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, foram cadastrados no programa 1.846 na categoria agricultor familiar e 693 médios e grandes produtores, em todas as regiões do Rio Grande do Norte. O maior número de inscrições foi registrado nas regiões administrativas de Assu, Currais Novos e Mossoró.

A capacidade de fornecimento do leite, no estado, de acordo com o cadastramento, é de 173.500 litros ao dia. Desse total, os agricultores familiares são responsáveis por 91.500 litros, enquanto os médios e grandes produtores por 85 mil no mesmo período. Seguindo as normas do edital, previstas para o cadastramento, a partir de hoje, 9, extensionistas rurais da Emater-RN realizarão visitas às propriedades para cruzar a documentação e outras informações fornecidas pelos agricultores familiares.

10/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Lula: “Grande medo da oposição é que eu volte em 2018”

Estadão Conteúdo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 9, em entrevista a uma rádio da Colômbia, que o grande medo da oposição brasileira atualmente é com a possibilidade de ele voltar à Presidência da República em 2018. Embora já tenha admitido na semana passada em Brasília que poderá ser candidato novamente, Lula evitou dizer na entrevista se será candidato. Ele destacou que estará “muito feliz apoiando um companheiro”.

“Agora o grande medo deles é a possibilidade de Lula voltar em 2018. Uma coisa que eu acho loucura, porque ainda faltam três anos”, afirmou. Na avaliação do ex-presidente, a oposição está inconformada com a derrota nas eleições de 2014 e, por isso, tem feito tudo para obstruir qualquer possibilidade de a presidente Dilma Rousseff governar com “tranquilidade” e de o PT conquistar a Presidência da República pela quinta vez consecutiva.

Questionado se será candidato, Lula pregou cautela. “Vamos aguardar. Durante três anos, muitas coisas podem mudar. Sou um político muito prático, prefiro deixar que a sociedade se mova. Vai chegar o momento de ver quem poderá ser candidato”, afirmou. “Te digo de coração: irei contra qualquer candidatura que signifique um retrocesso nas conquistas sociais do povo brasileiro. Estarei no campo de batalha de novo para manter as conquistas”, acrescentou.

09/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Polícia Mirim realiza acampamento na cidade de Florânia

policia mirim

Projeto Polícia Mirim realiza acampamento na cidade de Florânia

Policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) realizaram nesse sábado (7) e domingo (8) um acampamento com crianças e adolescentes que participam no Projeto Polícia Mirim, na cidade de Florânia, distante 216 km da capital potiguar. O acampamento contou com atividades lúdicas e a participação de mais de 50 crianças que receberam instruções no Povoado Jucuri, na zona Rural do município. O projeto Polícia Mirim atende 135 crianças e adolescentes das escolas públicas e municipais com faixa etária de 10 aos 16 anos, sendo 50 na cidade de Jucurutu e 85 em Florânia. A ação deverá ser ampliada por meio de parcerias com outras cidades ligadas ao 6º BPM.

09/11/2015
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

Mais de mil veículos serão leiloados pelo Detran

IMG000000000094728

FOTO: DETRAN/RN

O Detran leiloa nesta terça e quarta-feira (10 e 11) 1.089 veículos divididos em 702 lotes. O leilão vai acontecer partir das 9h, no Espaço de Eventos Gilson Buffett, situado na Avenida dos Ipês,  no bairro de Neópolis, em Natal. A relação compreende veículos que devem permanecer em circulação, além de outros destinados exclusivamente à sucata.

Os interessados devem comparecer ao local da hasta pública levando a documentação exigida, sendo pessoal física, deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, e sendo pessoa jurídica, o contrato social e CNPJ da empresa. A participação também pode ser feita de forma online, bastando que o interessado obedeça às exigências cadastrais especificadas no site: www.lancecertoleiloes.com.br.

O candidato que for responsável pelo arremate de qualquer bem deve assinar um comprovante de arrematação contendo número, valor e descrição do lote, como também efetuar o pagamento de sinal correspondente a 20% do valor do lote adquirido e após a data do pregão, em até três dias úteis, concluir a compra quitando os 80% que restarão. O custo de cada lote arrematado deve ser acrescido de 5%, referente à comissão do leiloeiro, além de 0,85% de ICMS, se o veículo for de circulação, ou 17% se o lote for destinado à sucata.

09/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Negras são as maiores vítimas de homicídio de mulheres

Agência Brasil – Os homicídios de mulheres negras aumentaram 54% em dez anos no Brasil, passando de 1.864, em 2003, para 2.875, em 2013. Enquanto, no mesmo período, o número de homicídios de mulheres brancas caiu 9,8%, saindo de 1.747 em 2003 para 1.576 em 2013. É o que aponta o Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil, estudo elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), divulgado hoje (09). Em 2013, 13 mulheres foram mortas por dia no país, em média, um total de 4.762 homicídios. Nesta edição, segundo a Flacso, o estudo foca a violência de gênero e revela que, no Brasil, 55,3% desses crimes aconteceram no ambiente doméstico, sendo 33,2% cometidos pelos parceiros ou ex-parceiros das vítimas. Com base em dados de 2013 do Ministério da Saúde, ele aponta ainda que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares.

Sobre a idade das vítimas, o Mapa da Violência aponta baixa incidência até os 10 anos de idade, crescimento até os 18 e 19 anos, e a partir dessa idade, uma tendência de lento declínio até a velhice. O país tem taxa de 4,8 homicídios para cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde que avaliaram um grupo de 83 países, informou a Flacso. O Mapa da Violência é um trabalho desenvolvido pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz que, desde 1998, já divulgou 27 estudos. Todos eles, segundo a Flacso, trabalharam a distribuição por sexo das violências, sejam suicídios, homicídios ou acidentes de transporte, mas em 2012, dada a relevância do tema e as diversas solicitações nesse sentido, foi elaborado o primeiro mapa especificamente focado nas questões de gênero.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros