O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) utilizou suas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (12), para informar sobre a instalação de um booster na adutora de engate rápido em Jucurutu, que será concretizada no próximo sábado (14), a partir da troca de um dos transformadores da adutora.
“O equipamento triplicará o bombeamento d’água para o município de Jucurutu. Esse foi um pleito nosso, dos vereadores e do prefeito George Queiroz, em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), através de seu presidente, Marcelo Toscano”, frisou.
Ainda segundo o deputado, o booster estava no projeto inicial da Adutora de engate rápido que o Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs) executou, porém não foi instalado. “Diante da necessidade de aumento da vazão d’água para abastecer o município, buscamos o presidente da Caern que de pronto atendeu nossa solicitação”, disse Nelter Queiroz.
Dnocs se compromete em perfurar poços em Equador/RN
A crise no abastecimento de água no município de Equador (RN) foi o tema da reunião com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, nesta quarta-feira (11). Juntamente com a prefeita da cidade, Noeide Sabino, o deputado federal Felipe Maia (DEM) pediu a intervenção do ministro junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para aumentar o número de carros-pipa destinados à cidade e para perfurar poços para a implantação do sistema simplificado de abastecimento de água. Esse sistema consiste na captação de água a partir de um manancial subterrâneo ou superficial, como poços ou açudes, e na distribuição por meio de uma rede adutora, levando essa água a pontos de fácil acesso da população, beneficiando também as comunidades rurais.
O deputado destacou que o Dnocs se comprometeu a perfurar cinco poços de imediato no município e, para isso, deve mandar nos próximos dias uma equipe para fazer estudos de viabilidade na cidade. “A situação de Equador é dramática e ficamos esperançosos com a possibilidade de minimizar, no curto prazo, o problema da falta de água no município. Vamos acompanhar e cobrar a atuação do Dnocs para amenizar o sofrimento da população de forma urgente”, disse. De acordo com a prefeita Noeide, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou sobre a suspensão no abastecimento de água no município até o final de novembro. “Vim a Brasília em busca de solução emergencial para a crise de abastecimento no município. A situação é gravíssima e buscamos ações para que a população não sofra, ainda mais, com a falta de água”, afirmou.
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara aprovou o projeto de lei (PL) 2024/2011, do deputado Felipe Maia (RN), que admite a assinatura digital certificada nos projetos de lei de iniciativa popular. Segundo Felipe, a aprovação na CCJC é uma conquista da democracia participativa. “É importante pensarmos maneiras de envolver mais a sociedade, sobretudo a juventude, no contexto político. E acredito que a maneira mais eficiente é usar da tecnologia para isso”, afirmou.
De acordo com a legislação atual, regida pela lei 9.709/98, projetos da sociedade civil precisam ser subscritos por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional. Além disso, estas assinaturas precisam vir de pelo menos cinco estados e três décimos dos eleitores em cada um deles. “A proposta pretende facilitar a representatividade dos eleitores, conciliando a democracia participativa com a modernidade tecnológica, viabilizando maior envolvimento dos cidadãos, por meio da assinatura digital devidamente certificada”, justificou o parlamentar potiguar. “Utilizamos a internet para trabalho, pesquisas, lazer e porque não usarmos para trazer os anseios da população para o Congresso Nacional?”, argumentou.
Felipe lembrou que a população ainda utiliza pouco essa ferramenta de participação legislativa e até o ano de 2010 apenas quatro projetos de lei de iniciativa popular foram efetivamente aprovados e sancionados. “É importante salientar que o presente projeto, não apenas estimula a cidadania e fortalece a democracia participativa, mas incentiva a participação de jovens no processo legislativo, que têm maior acesso a internet e às novas tecnologias”, destacou. O deputado sublinha também que a certificação digital, já regulamentada, é uma garantia da validade da assinatura online. “A certificação serve para garantir a autenticidade, a integridade e validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, além de assegurar a realização de transações eletrônicas”, finalizou.
Junta de Serviço Militar: O município de Jucurutu passou a ser tributário
O município de Jucurutu/RN, a partir de janeiro deste ano passou a ser tributário, portanto considerado pelo Ministério da Defesa contribuinte para prestação do Serviço Militar Inicial. De acordo com o Major Marcos Antônio,“a novidade é que a partir de janeiro de 2015, o município de Jucurutu passou a ser tributário! O que isso significa? A partir dessa data, o jovem pode se alistar em Jucurutu, na Junta de Serviço Militar e servir ao Exército no 1º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) em Caicó”. Se alistando na Junta de Jucurutu, o jovem agora participará de todo o processo da seleção para ingressar no Serviço Militar.
Major Marcos Antônio mencionou os benefícios adquiridos pelo jovem ao ingressar no Serviço Militar: “O ingresso nesses trabalhos de um ano no Serviço Militar, vai agregar conhecimento ao jovem, uma vez que ele vai fazer curso lá dentro do Batalhão. Durante esse ano ele vai ter uma remuneração, vai fazer a parte prática de engenharia de construção, vai aprender a trabalhar com obras de asfaltamento de estradas, de perfuração de poços, de operação de máquinas, com certeza isso vai ser uma qualificação que o jovem quando voltar pra Jucurutu depois do serviço militar inicial ele vai estar muito mais qualificado para trabalhar para sociedade do município”, finalizou.
Francisco Filho, representante da Junta do Serviço Militar de Jucurutu e o Tenente J. Gonçalves, delegado do Serviço Militar em Caicó, também participaram da reunião. Para o secretário Pablo Cassiano, que representou o prefeito George Queiroz no encontro, a reunião teve objetivo de estreitar o contato e o diálogo entre o Executivo de Jucurutu e o Exército.“Essa mudança mostra o desenvolvimento que Jucurutu vem ganhando ao longo dos anos, antes os jovens tinham que ir até Caicó para assegurar participação no Serviço Militar, o que agora ocorre em nosso município”, afirma Cassiano.
Dr Leonardo atuando, juntamente com o MP, na acusação ao réu – Foto: Blog Damião Oliveira
Julgado nesta quarta-feira (11/11/2015), em Jucurutu, Francimar Catunda de Sousa , 45 anos, foi condenado pelo tribunal do júri a cumprir 13 anos de prisão em regime fechado. A sentença foi proferida pela juíza Dr. Marina Melo, que deu o direito do acusado ficar em liberdade aguardando um novo julgamento. Os sete jurados foram na maioria homens, ao todo seis, sendo apenas uma mulher.
Francimar Catunda é acusado pela morte do Agricultor Valcimar Batista de Medeiros, que foi assassinado no dia 22 de Abril 2014, quando seguia para a sua residência no sitio Saco dos cavalos. Valcimar foi surpreendido pelo acusado, que desferiu disparos de arma de fogo contra ele, que caiu sem vida. O acusado, que tem endereço no sítio Barro Branco, em Jucurutu, esteve preso preventivamente durante 7 meses, e, mesmo sendo condenado a 13 anos de prisão, ganhou o direito de aguardar outro julgamento em liberdade.
G1 – O sorteio do concurso 1.760 da Mega-Sena, que será realizado nesta quinta-feira (12), poderá pagar o prêmio de R$ 80 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Parque do Ingá, Centro, em Manacapuru (AM). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), esse será o maior prêmio sorteado em 2015.
Esse é o segundo sorteio da edição especial Mega Semana da República, que alterou o calendário dos demais nesta semana: o concurso 1.759 foi sorteado na terça-feira (10) e o 1.761 será no sábado (14). De acordo com a Caixa, se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá mais de R$ 540 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 30 imóveis de R$ 1,4 milhão cada ou ainda uma frota de 30 carros esportivos de luxo.
Governo repassará R$ 2 milhões para programa do leite no RN
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, informou que o governo federal deverá desembolsar, até o final da próxima semana, R$ 2 milhões para o pagamento de duas parcelas do Programa de Aquisição de Alimentos – modalidade leite (PAA-Leite). Os senadores Garibaldi Filho e Fátima Bezerra acompanharam representantes do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados (SINDLEITE/RN), em audiência nesta quarta-feira (11), no MDS.
Em nome dos produtores de laticínios, a comitiva potiguar expôs à ministra a precária situação que atinge o setor. Além das dificuldades provocadas pela estiagem que já dura quatro anos, eles estão sofrendo com o atraso do repasse federal. O dinheiro não chega desde junho. Tereza Campello justificou que somente na semana passada, no dia 5 de novembro, a Emater-RN finalizou a entrega dos documentos necessários para o Ministério liberar a parcela de R$ 2 milhões, que já estava reservada e assegurada pelo Ministério para o RN.
“Essas ações são importantes para a segurança alimentar no Estado e para a promoção da cadeia produtiva do leite e da agricultura familiar”, observou a senadora Fátima Bezerra, durante a audiência com a ministra Tereza Campello. Por sua vez, o senador Garibaldi Filho alertou que a pecuária leiteira é a principal fonte de renda para os criadores instalados nas regiões onde a agricultura se torna inviável nos anos de estiagem.
A ministra Tereza Campello lembrou que o convênio com o Rio Grande do Norte está prorrogado até o final do próximo ano. Porém, em virtude da escassez orçamentária, ela não garantiu que a próxima parcela a ser paga – estipulada em R$ 5 milhões – será quitada ainda em 2015. Mas, garantiu que a Emater fazendo a prestação de conta dos R$ 2 milhões, fará esforços para liberar parte desses recursos. “Estamos raspando o fundo do tacho, mas se houver um desembaraço burocrático e a Emater agilizar a prestação de contas, vamos tentar pagar até dezembro um percentual razoável do próximo repasse previsto”, destacou a ministra. Participaram da reunião: Dalton Barbosa Cunha Filho, Francisco Belarmino de Macedo e Francisco Neri.
Blog do BG – O deputado José Adécio, que integra os quadros do DEM, desde que ele ainda era Arena, confirmou ao blog que foi pego de surpresa com a saída da Executiva estadual do partido sem qualquer comunicação prévia. Correligionário há 38 anos e aliado de todas as horas do senador José Agripino, presidente nacional do DEM, José Adécio disse que terá uma conversa franca com o companheiro de legenda para saber os reais motivos de sua exclusão. “Não tenho nada de mágoa o que vou ter é uma conversa franca com ele para saber”, afirmou. Apesar de ter ficado de fora da Executiva,o deputado garantiu que não pretende trocar de legenda.
Ele lembrou que há uma insegurança jurídica na manutenção do mandato caso opte pela troca. “Se eu sair, por mais que tenha o aval do partido, no outro dia meu suplente vai lá entrar com uma ação atrás do mandato. Vou ficar no partido mesmo”, confirmou. Mesmo estando sempre alinhado com José Agripino e fiel ao partido, Adécio adotou uma postura divergente a do DEM nas eleições passadas. Ele esteve no palanque de Robinson Faria, quando o partido oficialmente apoiava a candidatura do então deputado federal Henrique Eduardo Alves.
“E não me arrependo. Tenho certeza que fiz a escolha certa”, completou. Por outro lado, o parlamentar também confirmou que vai encerrar a carreira política em 2018. Mesmo com o lado empresarial dedicado a criação de animais, Adécio tem uma carreira invejável: deputado por oito mandatos, ele chegou a presidente da Assembleia Legislativa do RN, foi governador interino por cinco vezes e foi prefeito de Pedro Avelino. “Em 2018, vou deixar a vida pública”, garantiu.
Natal sediará no dia 27 audiência pública do Senado para discutir a Seca
Está confirmada para o dia 27 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal, audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura com o objetivo de debater a infraestrutura hídrica da região Nordeste. A reunião, requerida pelo presidente da CI, senador Garibaldi Filho, vai debater o agravamento da crise hídrica na região Nordeste, especialmente nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
A Comissão de Infraestrutura aprovou que sejam expedidos convites para participar da reunião ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, ao diretor de gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella, e ao presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídrico (FUNCEME), Eduardo Sávio Martins. Os governadores dos estados nordestinos também serão convidados. “O problema da escassez hídrica no Nordeste vem se agravando. A região já enfrenta uma situação de calamidade, depois de quatro anos de seca. Essa crise pode se prolongar, segundo previsões que dizem respeito ao fenômeno de aquecimento das águas do Pacífico e provoca mudanças no clima”, declarou o senador Garibaldi Filho.
A suspeita de que uma criança possa estar sendo sexualmente abusada deve sempre ser investigada cuidadosamente, pois isto certamente vai afetar em muito a vida da criança e da família como um todo. Observamos que a violência sexual contra a criança, infelizmente, ocorre em todos os grupos sociais e se caracteriza quando uma criança ou adolescente é usado como gratificação sexual por um adulto ou adolescente mais velho, através do uso da violência física, coação ou abuso da confiança.
Frequentemente, o agressor é um membro da família ou responsável pela criança, alguém que ela conhece, no qual confia e com quem, muitas vezes, tem uma estreita relação afetiva. Normalmente, este abuso fica cercado de um complô de silêncio, pois este é um ato que envolve medo, vergonha, culpa e desafia tabus culturais (a sexualidade, incluindo a da criança) e aspectos de interdependência. O silêncio é uma tentativa de preservar a família, evitando se dar conta da contradição existente entre o papel de proteção esperado da família e a violência que nela se dá. Em muitos casos, o silêncio e a negação caminham juntos.
Comportamentos mais frequentemente observados em crianças que foram ou são abusadas sexualmente:
1 – Crianças extremamente submissas
2 – Crianças extremamente agressivas e antissociais
3 – Crianças pseudo-maduras
4 – Crianças com brincadeiras sexuais persistentes, exageradas e inadequadas
5 – Crianças que frequentemente chegam muito cedo à escola e dela saem tarde (num esforço inútil de escapar da situação do lar)
6 – Crianças com fraco ou nenhum relacionamento com seus pares e com imensa dificuldade de estabelecer vínculos de amizade e com falta de participação nas atividades escolares e sociais
7 – Crianças com dificuldade de concentração na escola
8 – Crianças com queda repentina no desempenho escolar
9 – Crianças com total falta de confiança nas pessoas, em especial nas pessoas com autoridade
10 – Crianças com medo de adultos do sexo oposto ao seu
11 – Crianças com comportamento aparentemente sedutor com pessoas adultas do sexo oposto ao seu
12 – Crianças que fogem de casa
13 – Crianças com sérias alterações do sono (como em geral os abusos são feitos na cama, se estabelece o medo de dormir e sofrer o ataque )
14 – Crianças com depressão clínica
15 – Crianças com ideias suicidas
16 – Crianças com comportamentos de automutilação
17 – Crianças com imensos sentimentos de culpa em relação a tudo
Quando o abuso sexual é feito por meio do incesto, ele é bem mais profundo e traumático, pois de forma mais contundente ficam marcados o abandono e a traição, porque à criança foi negado um direito inerente: o amor e a confiança. As consequências disso são o emocional devastado, uma autoimagem destruída e uma profunda dificuldade em estabelecer relações de respeito, admiração e confiança no futuro com as pessoas.
Geralmente, os homens que cometem incestos tiveram uma infância marcada por privações emocionais sérias (causada por morte materna, doenças graves ou abandono de um ou de ambos os pais). Crianças mais velhas são menos facilmente abusadas, pois são mais fortes, maiores e podem revelar ao mundo tais abusos. Pessoas que foram abusadas na infância chegam à idade adulta sem os benefícios da infância. Muitas delas se tornam mulheres que acabam por repetir o padrão de suas mães (casando com homens violentos e abusivos) e, em geral, se tornam pessoas cronicamente deprimidas.
As estratégias do abuso sexual de crianças podem ser divididas em cinco fases:
1 – Fase do envolvimento
2 – Fase da interação sexual
3 – Fase do sigilo
4 – Fase da revelação
5 – Fase da repressão
O agressor, geralmente, faz com que a criança participe do abuso, fazendo-a acreditar que aquilo nada mais é do que um jogo divertido. Ele, frequentemente, sabe o que agrada as crianças e as recompensa ou suborna. Em muitos casos, o agressor abusa sexualmente da criança a fim de satisfazer necessidades não sexuais suas, tais como: desejo de sentir importante, poderoso, dominador, admirado e desejado. Infelizmente, na maioria das vezes, a criança guarda segredo de tais abusos. E o agressor consegue dela isso, usando das seguintes estratégias:
1 – Mencionando a irritação de outra pessoa (se você contar isso à mamãe, ela vai ficar muito irritada ou brava com você)
2 – Mencionando a separação (se você contar isso para alguém vão te mandar embora de casa)
3 – Mencionando o auto prejuízo (se você contar isso a alguém eu vou te matar)
4 – Mencionando fazer mal a alguém (se você contar isso eu mato a sua mãe)
A revelação do abuso pode acontecer acidental ou propositadamente. De uma forma ou de outra, representa o fim de um calvário para a vítima e uma possível punição para o agressor. Crianças abusadas sexualmente, em especial as menores, não entendem o que de verdade está acontecendo e ficam sem saber COMO reagir nem SE DEVEM reagir. Em geral, elas fingem ignorar o fato e sofrem, muitas vezes, anos caladas. E lamentavelmente, quando o fato é revelado, muitas ainda têm que enfrentar o descrédito da própria família e da sociedade, o que as dilacera ainda mais por dentro.