17/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Trabalhador nascido neste mês pode sacar PIS a partir de quinta-feira

20150713_conogramaabonosalarial

BD

Os trabalhadores nascidos em novembro poderão sacar o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) a partir desta quinta-feira (19). O saque do benefício pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou por meio do Cartão do Cidadão nos canais de autoatendimento do banco, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 4/10/1988.

Para saber se tem direito a receber o benefício de um salário mínimo, o trabalhador pode ligar no 0800 726 0207, opção 1, ou consultar o site da Caixa. O recurso pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2016. Os benefícios não retirados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Correntistas da Caixa recebem o crédito do pagamento diretamente nas suas contas.

Os pagamentos do próximo mês estarão liberados a partir do dia 15 de dezembro, conforme calendário abaixo. O abono do PIS é pago ao trabalhador que tem cinco anos de cadastro no PIS/PASEP, recebeu uma média mensal de dois salários mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2014. Os dados do trabalhador precisam ter sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2014.

17/11/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN, Saúde

Hospital de Jucurutu realizou 7 cirurgias nesta segunda

IMG_4893

Hospital de Jucurutu realizou sete cirurgias nesta segunda-feira (16)‏

A direção do Hospital e Maternidade Terezinha Lula de Queiroz Santos informa que a segunda-feira (16) foi de intenso trabalho para os profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) que atuaram no centro cirúrgico e no plantão daquela casa de saúde, em Jucurutu.

“A equipe coordenada por Dr. Luciano Araújo Lopes, realizou sete cirurgias – sendo cinco cesárias e dois procedimentos de laqueadura, no dia de ontem (16)”, informou Andriério Lopes, diretor do Hospital. “A semana está apenas no começo, mas já se inicia com muito trabalho para os profissionais do Hospital de Jucurutu e resolutividade de casos por meio de serviços de saúde de qualidade ofertados a população do nosso município”, comentou o prefeito George Queiroz (PMDB).

17/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

RN: Quadrilha explode carro-forte no interior do estado

IMG_8010

Quadrilha explode carro-forte no interior do RN

G1 RN – Criminosos explodiram um carro-forte da empresa Prosegur na noite desta segunda-feira (16) no município de Serra Negra do Norte, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu na BR-427, próximo da divisa do estado com a Paraíba. De acordo com a Polícia Militar, de 10 a 15 homens fortemente armados ainda fizeram vários disparos contra o veículo.

Um dos seguranças foi atingido, mas passa bem. A quantia roubada não foi divulgada. Ainda de acordo com a polícia, o carro-forte havia abastecido um banco da cidade fazia pouco tempo e seguia para a Paraíba. O bando atirou e forçou a parada do veículo. O segurança baleado foi atingido de raspão. Em seguida, a quadrilha usou dinamite.

Com a força da explosão, o carro-forte ficou completamente destruído. Os criminosos estavam em pelo menos três carros. Na fuga, eles abandonaram e queimaram um dos veículos. Segundo a PM, o carro queimado tinha estrutura reforçada e estava revestido por chapas de aço. Os policiais encontraram cápsulas de calibre ponto cinquenta, capaz de derrubar uma aeronave. A quadrilha conseguiu levar o dinheiro que estava no carro-forte, mas o valor não foi divulgado.

17/11/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Jucurutu: Crise tem levado prefeitura a otimizar recursos

5FFFF

Diferentemente de anos atrás, atualmente os pequenos municípios do interior do Brasil sofrem de forma mais impactante os efeitos da crise no funcionamento administrativo, por vezes sendo forçados a promover cortes de custos e otimização dos recursos disponíveis.

Em cada município os prefeitos têm lançado mão de medidas austeras e muitas vezes têm apelado à criatividade para fazer render o dinheiro público de que dispõe como é o caso de Jucurutu, que para conseguir efetuar gastos de forma eficiente, tem promovido ações como a adaptação do cardápio da merenda escolar, a fim, por exemplo, de diminuir o impacto causado pela seca na alimentação dos estudantes, optando por uma variedade de ingredientes que consomem pouca água e que possibilitam o pleno atendimento às quantidades calóricas e nutricionais diárias estabelecidas para os alunos.

Ademais, a redução de horário de expediente em parte dos órgãos municipais, bem como o uso racionado de água e de materiais de expediente, somados às reduções nos gastos com diárias e aluguéis, fazem com que a prefeitura mantenha o controle das suas obrigações constitucionais e, dessa forma, seja capaz de proporcionar a oferta de serviços públicos de maneira satisfatória à população.

17/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Advogado Paulo Coutinho é eleito presidente da OAB-RN

170604

Votos no interior definiu vitória de Paulo Coutinho – Foto: Ana Silva

Tribuna do Norte – Paulo Coutinho foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no RN (OAB-RN) nesta segunda-feira (16). Antes da apuração ser totalizada, o número de votos já dava a vitória para Coutinho. Ao fim da apuração, ele tinha 53% dos votos, contra 47% de Magna Letícia. “Essa foi a vitória dos advogados, não de um grupo, mas de toda advocacia potiguar que se mostrou unida e engajada por propostas que fortalecem a nossa Ordem”, disse Coutinho após a vitória ser confirmada.

Paulo Coutinho já foi eleito secretário-geral da OAB duas vezes, em 2004 e 2009, e desde 2012 ocupava a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (CAARN). “O compromisso da chapa “Experiência & Trabalho”, que conduzirá a próxima gestão da OAB-RN, é de manter grandes programas, oxigenado por novas ideias. Os próximos três anos serão de muito trabalho pautado pela prioridade para a defesa das prerrogativas”, disse, em artigo publicado na edição da Tribuna do Norte do dia 8 de novembro.

Entre seus projetos estão a criação da Comissão Especial de Honorários; a Comissão do Advogado Empregado; e do Fundo de Valorização, Aparelhamento e Defesa da Advocacia. Para Nilo Ferreira, presidente da Comissão Eleitoral, as eleições aconteceram em clima de tranquilidade em todo o estado. “Foi tudo tranquilo, inclusive em Mossoró, o que nos surpreendeu”, disse.

17/11/2015
Por Danilo Evaristo em Mossoró

Mossoró: PM recupera 349 veículos e apreende armas

IMG000000000096661

SESED/ASSECOM

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) tem intensificado o policiamento em Mossoró e Região Oeste do Rio Grande do Norte, como forma de diminuir os índices de criminalidade. Além dos veículos recuperados, drogas e armas apreendidas e prisões, as ações das Polícias Civil e Militar conseguiram reduzir, nos dez primeiros meses de 2015 – se comparado com o mesmo período do ano passado – em 17,9% o número de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) na cidade. De janeiro a outubro, a Polícia Militar, por meio do 2º e 12º Batalhões de Polícia Militar (BPM), conseguiu recuperar 349 veículos, sendo 291 motos e 58 carros.

Além disso, a PM encaminhou 404 pessoas à Delegacia de Polícia por diversos crimes, com destaque para porte ilegal de arma (97 pessoas), furto e roubo (182), consumo e tráfico de drogas (29), além da captura de 29 foragidos da Justiça. No mesmo período, a PM conseguiu apreender 105 armas, sendo 54 revólveres calibre 38, 18 revólveres calibre 32, 13 espingardas de fabricação caseira, sete garruchas, seis espingardas calibre 12, dentre outros modelos. Como forma de combater o tráfico de drogas na região, a PM conseguiu apreender uma grande quantidade de entorpecentes no período de janeiro a outubro de 2015. Ao todo foram 472 pedras de crack apreendidas, 1,195 kg de crack, 251 trouxinhas de maconha, 72 tabletes de maconha, 14,7 kg de maconha, 0,623 gramas de cocaína, 60 papelotes de cocaína e 35 frascos de loló.

16/11/2015
Por Danilo Evaristo em Esporte, Jucurutu/RN

Fluminense, São Bento e São Braz se classificam para 3ª fase do Jucurutuzão 2015‏

IMG_4860

BD

Fluminense, São Bento e São Braz são as três primeiras equipes classificadas para a terceira fase do Campeonato de Futebol Masculino de Jucurutu. A classificação dos times ocorreu no último fim de semana em duelos travados no campo do bairro Santa Isabel.

No sábado (14) o Fluminense garantiu continuidade na competição após vencer a equipe GTA por 4 x 1; na manhã do domingo (15), o São Bento despachou o Retiro ao vencer o adversário pelo placar de 2 a 1 e na tarde do mesmo dia, o time da comunidade São Braz goleou o sítio Santana por 5 a 0, garantindo presença na terceira fase do Jucurutuzão.

No próximo final de semana, mais três partidas serão disputadas encerrando a segunda fase do certame. No sábado (21/11), às 15 horas, a Queijeira Santa Rita enfrenta a Serra de João do Vale. No dia seguinte, as 7 e 30 da manhã, jogam Freitas e América, já às 15 horas, Boi Selado e Aroeira decidem quem permanece na luta pelo título do torneio. O evento esportivo é uma promoção da prefeitura municipal, sob a administração do prefeito George Queiroz, junto a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de Jucurutu.

16/11/2015
Por Danilo Evaristo em Esporte

Jogos Escolares: Dupla do RN é campeã do vôlei de praia

170586

Washington Alves/Exemplus/COB

Uma dupla potiguar garantiu o ouro no vôlei de praia na edição 2015 dos Jogos Escolares da Juventude. Kyce Micaele e Milena Pâmela, ambas de 17 anos, venceram sergipanas Ana Carolina e Rita de Cássia por 2 sets a 1 (18/21, 21/18 e 15/8) e ficaram com o título do torneio, que acontece nas cidades de Londrina e Maringá, no Paraná. Kyce e Milena competem pelo Expansivo Colégio e Curso, na zona Norte de Natal, e tiveram como a adversárias as atuais da campeãs da etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares. As potiguares começaram a partida perdendo o primeiro set por 21 a 18, o que obrigou a dupla a buscar o resultado na etapa seguinte.

Com a vitória por 21 a 18 no segundo set, as atletas do RN levaram a decisão para o tie-break, onde definiram a partida em 15 a 8. “Treinamos de segunda a sábado, três horas por dia, sempre com foco em nossos objetivos. Esta vitória é resultado de três anos de treino”, explica Kyce. O terceiro lugar ficou com a dupla Giovana Gonçalves e Roberta Ribeiro, do Centro Educacional da Lagoa – CEL (RJ), após vitória em cima da dupla  Renata dos Santos e Thainara Alves, do Colégio Darwin (CE). As cariocas foram as adversárias das potiguares na semifinal.

As campeãs

Kyce Mikaele, 17 anos e 1,80m de altura, começou no vôlei de praia aos 14 anos, justamente para formar dupla com a amiga Milena. Antes, ela nunca havia tido contato com o esporte. “Eu não sabia de nada. Foi com a ajuda de Milena e os ensinamentos do nosso treinador Francimackson Adriano que eu aprendi a jogar vôlei, direto na areia, sem passar pela quadra. Comecei do básico mesmo, aprendendo a dar manchete e a sacar por baixo”, lembra, aos risos, a mais nova campeã escolar.

Já Milena Pâmela, também de 17 anos e com 1,70m de altura, começou na quadra aos 10 anos, onde ficou até os 14. Por não conseguir se adaptar, ela continuou no esporte, mas num piso diferente: a areia. “Busquei algo que fosse melhor para mim e para o grupo. Não me dei bem no vôlei de quadra, então, há três anos, Kyce e eu formamos nossa dupla. Com os bons resultados, vimos que estamos no caminho certo. O foco, agora, é rodar os nacionais”.

Kyce e Milena terminaram o Campeonato Brasileiro sub-19 de vôlei de praia 2015 na 4ª colocação, vencendo a última etapa, realizada em Palmas (TO). Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Via Tribuna do Norte

16/11/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Ibama destrói fornos ilegais de carvão no estado do RN

IMG_0815

Ibama destrói fornos ilegais de carvão no estado do RN

Uma ação conjunta entre Ibama, INCRA e a polícia ambiental do Rio Grande do Norte neutralizou na última sexta-feira, dia 13/11, uma área de produção ilegal de carvão no município de Lajes, a 130 quilômetros de Natal. Na área, que estava dentro do Projeto de Assentamento Boa Vista, foram encontrados 18 fornos e três caieiras (fornos primitivos para calcinação de minérios), todos alimentados com lenha nativa da caatinga. Os fornos foram destruídos e as caieiras, embargadas. Também foram apreendidos 79 sacos de carvão.

Segundo a chefe da fiscalização do Ibama no RN, Cláudia Zagaglia, há mais de um ano o INCRA vinha realizando reuniões com os assentados para que houvesse a regularização das atividades de fabricação de carvão, das caieiras e da extração de rochas, porém sem sucesso. Agora, os assentados que forem identificados como responsáveis pelas atividades irregulares serão multados por danificar vegetação nativa, extrair minérios sem autorização e fazer funcionar atividade poluidora sem licença ambiental. Os valores ainda estão sendo calculados.

Além das multas os assentados ainda podem perder o direito à concessão dos lotes, pois cada assentado assina um termo de responsabilidade se comprometendo a respeitar a legislação ambiental. O Projeto de Assentamento Boa Vista é considerado um dos piores do Rio Grande do Norte com relação ao respeito ao meio ambiente. Ali vivem cerca de 150 famílias.

16/11/2015
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Apostas para Mega da Virada começam nesta segunda

mega_virada

Foto: Reprodução/ EPTV

G1 – Começaram nesta segunda-feira (16) as apostas para a Mega da Virada, jogo sorteado no último dia do ano. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), a estimativa do prêmio deste ano supera a marca dos R$ 280 milhões.

A Mega da Virada será sorteada no dia 31 de dezembro, às 20h (no horário de Brasília). Neste sorteio, o prêmio não acumula. Caso não haja ganhador com as seis dezenas sorteadas, o valor será dividido entre os que acertarem cinco números, e assim por diante.

As apostas para a Mega da Virada podem ser feitas em qualquer lotérica do país até às 14h do dia 31 de dezembro e custam o mesmo valor dos demais sorteios da Mega-Sena, R$ 3,50. A Mega da Virada é considerada a mais popular das loterias especiais da Caixa e teve sua primeira edição em 2009. Na ocasião, dois ganhadores dividiram o prêmio de R$ 144,9 milhões.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros