26/10/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasDeputados querem barrar Estatuto da Família no plenário

Foto: Divulgação
O Globo – Um grupo de deputados protocolou nesta segunda-feira na Câmara pedido ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que o Estatuto da Família seja submetido à votação dos parlamentares da casa. O projeto foi aprovado na comissão especial recentemente e prevê que a união familiar é aquela composta apenas por um homem e uma mulher. O texto iria direto ao Senado, mas, com o recurso apresentado pelos deputados, deve ser votado na Câmara. Para uma matéria ser submetida ao plenário bastam 51 assinaturas, ou 10% da composição de 513 deputados. Os autores da iniciativa coletaram 120 assinaturas.
Foram protocolados dois pedidos: um, de autoria de Érika Kokay (PT-DF), para levar a votação ao plenário, e, outro, de Jean Wyllys (PSOL-RJ), para suspender a tramitação do estatuto. A deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra dos Direitos Humanos no governo Dilma Rousseff, defendeu a votação do texto no plenário. — Esse projeto é discriminatório e joga no limbo 20% das famílias que não são compostas por essa formação. É uma violência contra crianças e jovens que vivem em abrigos e que não tem pai nem mãe e somente os irmãos. Eles não são uma família?! — disse Rosário. — Todas as expressões de família devem ser consideradas, e os direitos de seus membros, respeitados, uma vez que o que baliza uma família é o afeto, o amor – disse Erika Kokay.
0 Comentários