24/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Bolsa Família aumenta permanência de jovens na escola

A cada dois meses, gestores municipais alimentam um sistema de informações do Ministério da Educação (MEC) que possibilita acompanhar e avaliar, entre outros dados, a frequência de alunos no ensino público no Brasil. Segundo essas informações, a população mais carente tem estudado mais nos últimos anos. Um dos motivos para a permanência na escola é o Bolsa Família. Frequentar as aulas regularmente é um dos compromissos que os beneficiados devem cumprir para continuar participando do programa.

Um levantamento dos meses de junho e julho de 2015 acompanhou a frequência escolar de mais de 14,7 milhões de estudantes que recebem a complementação de renda. Desses, 95,7% alcançaram o mínimo de presença exigida em sala de aula: 85% para alunos dos seis aos 15 anos e 75% para adolescentes com idades entre 16 e 17 anos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que o tempo de permanência na escola entre os mais pobres com até 21 anos aumentou em 36% entre 2003 e 2013. Também cresceu o número de alunos com 15 anos de idade estudando na rede pública na série adequada. A quantidade dos alunos mais pobres no nível escolar correto foi de 24,4% para 63% entre 2001 e 2011.

24/09/2015
Por Danilo Evaristo em Eventos, Jucurutu/RN

Prefeitura promoveu “A Mais Bela Voz” em Jucurutu/RN

Dalila Salustiano, que em 2014 fez a segunda melhor apresentação no concurso de “A Mais Bela Voz” jucurutuense, conseguiu vencer a disputa este ano, concorrendo com outros 18 candidatos, na noite de ontem (23), na Praça da Matriz. O evento promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da administração do prefeito George Queiroz (PMDB), junto a Secretaria de Assistência Social, fez parte da programação sociocultural da Festa de São Miguel Arcanjo, co-padroeiro de Jucurutu. Os três melhores colocados no concurso foram premiados. A dupla “Yam Ximenes e Joyce Bezerra” ficou em segundo lugar, Ednilson Santos completou o grupo das três melhores apresentações da noite. Fotos: Danilo Evaristo.

IMG_3097

Os três melhores calouros da noite

IMG_3075

Prefeitura promoveu na noite de ontem “A Mais Bela Voz” em Jucurutu/RN

IMG_3070

Grande público assistiu o evento

IMG_3064

19 candidatos se apresentaram

IMG_3060

Mesa julgadora

24/09/2015
Por Danilo Evaristo em Economia

Aposentados recebem antecipação do 13º nesta quinta

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a antecipação do 13º salário nesta quinta-feira, 24. Serão efetuados os pagamentos dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, juntamente com os benefícios correspondentes ao mês de setembro. No Brasil, mais de 28 milhões de segurados receberão o adiantamento.

No Rio Grande do Norte, só com o 13º, serão pagos R$ 214 milhões, beneficiando 467.950 segurados. Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício e o pagamento acompanhará o calendário mensal que prossegue até o dia 7 de outubro. Esta, será a décima vez consecutiva que a antecipação é garantida e nesta primeira parcela, não haverá desconto de imposto de renda

24/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Oportunidade de Negócio… Caminhão caçamba à venda!

Oportunidade de negócio!

Caminhão caçamba da Chevrolet, ano 79 à venda. Confira outras informações no número (084) 9 9619 – 1331. Ideal para quem trabalha com construções.

01 02 03 04

24/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Robinson garante recursos para construção de cisternas

IMG000000000090852

FOTO: ASSECOM/RN

O governador Robinson Faria recebeu um grupo formado por instituições do campo, liderado pela Articulação do Semiárido (ASA), para discutir a continuidade da execução do programa de cisternas, voltado para famílias situadas em regiões com desabastecimento de água e que enfrentam os efeitos da pior seca dos últimos 60 anos no estado. A reunião da tarde desta quarta-feira (23) teve a participação ainda de membros do Serviço de Apoio a Projetos Alternativos (Seapac), Terra Verde, Diaconia, Chapéu de Couro e Techne. O governador garantiu agilidade no repasse para que o programa seja continuado no estado em cumprimento ao convênio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

A reunião contou ainda com o diretor presidente da Caern, Marcelo Toscano, e do diretor geral do Instituto de Gestão das Águas do RN, Josivan Cardoso. Outro anúncio na reunião é que um técnico do MDS já foi designado para fazer a capacitação técnica dos fiscais da Sethas que acompanharão a execução dos 40% restantes das 3.357 cisternas contempladas no programa. O governador Robinson Faria reafirmou que o programa continuará a ser executado em todo o estado, garantindo água para a população. “Nós estamos passando por um período muito complicado de seca, mas não podemos parar programas essenciais como esse, que chegam na ponta e atendem pessoas nos lugares mais remotos do estado. Vamos acompanhar de perto a execução das cisternas para universalizar a água”.

O chefe do Executivo Estadual lembrou ainda que uma sugestão dada a presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, durante a entrega da primeira Estação de Bombeamento do eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco, em agosto deste ano, teve boa receptividade por parte dos gestores federais. Trata-se de um canal de 6 km que possibilitará a antecipação em dois anos da chegada das águas do Rio São Francisco ao RN que vai sair da barragem de Caiçara, no município de São José de Piranhas (PB), até o leito do rio Piranha-Açu, já no Rio Grande do Norte. Dom Jaime Vieira Rocha, representante da ASA, pediu que governo e instituições continuem trabalhando em consonância. “Temos muita esperança que a seca no nosso estado vai ser superada com programas como esse das cisternas. Estamos trabalhando com agilidade para solucionar o mais rápido possível os problemas pendentes”, encerrou.

24/09/2015
Por Danilo Evaristo em Esporte

Vasco joga mal e perde para o São Paulo no Morumbi

vasco

Foto: Agência O Globo

O Globo – Aquele Vasco que ressuscita no Brasileiro, em que não perde há quatro jogos, não teve forças para enfrentar o São Paulo pela Copa do Brasil. No Morumbi, o mandante venceu por 3 a 0 no primeiro jogo do confronto válido pelas quartas, na noite de ontem (23). Na quarta-feira que vem, o time de São Januário precisará vencer por quatro gols de diferença para se classificar à semifinal.

24/09/2015
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 30 milhões

Ninguém acertou os números doo concurso 1.744 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (23), na cidade de Itaocara (RJ). O prêmio estimado para o próximo concurso é de R$ 30 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 09 – 12 – 14 – 29 – 42 – 56. A quina teve 96 apostas ganhadores e cada uma delas levará um prêmio de R$ 23.463,68. Outros 5.272 bilhetes acertaram a quadra e irão levar R$ 610,37 cada.

24/09/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN, Notas

Prefeitura de Jucurutu antecipa Feira Livre do dia 26/09

feira Jucurutu

Prefeitura de Jucurutu antecipa Feira Livre do dia 26/09

Por meio do decreto 1.120 de 17 de setembro de 2015, o prefeito de Jucurutu, George Queiroz (PMDB) decretou a antecipação da Feira Livre Semanal do município, que aconteceria no dia 26 (sábado) de setembro para o dia 25 (sexta-feira). A alteração da data da Feira se deve a realização de evento referente às festividades do có-padroeiro da cidade, São Miguel Arcanjo.

24/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Nelter articulou encontro entre comissão da Estrada da Produção e governador Robinson

IMG-20150923-WA0129

Nelter articulou encontro entre comissão da Estrada da Produção e governador Robinson

Após receber integrantes da comissão da Estrada da Produção, formada por vereadores das regiões do Potengi e Seridó, na manhã desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa (AL), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) articulou encontro do grupo com o governador Robinson Faria (PSD) para aprofundar as discussões sobre a retomada e conclusão da obra que ligará os municípios de Tenente Laurentino Cruz a São Tomé.

“Robinson foi muito receptivo e parabenizou o grupo pela organização. No encontro, ficou acertado que caso o empréstimo feito pelo governo do estado em janeiro de 2015 não se viabilize rapidamente, iniciaremos 2016 com uma parceria entre AL e Governo Estadual, conforme ideia que apresentamos durante a sessão ordinária de hoje”, frisou Queiroz.

Ainda segundo o deputado, esta parceria entre AL e Governo consiste na destinação de emendas individuais no valor de R$ 250 mil – por parte dos 24 deputados – ao Orçamento Geral do Estado em 2016. Assim, a Assembleia destinaria a quantia de R$ 6 milhões que seriam somados a outros R$ 6 milhões do Estado, resultando no montante de R$ 12 milhões. “Repetiríamos esta matemática em 2017 e chegaríamos à quantia de R$ 24 milhões, ou seja, quase o valor final para a conclusão da obra”, finalizou Nelter.

24/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Jardim do Seridó deve ter água nas torneiras até meados de outubro

agua_jardim

Jardim do Seridó deverá ter água nas torneiras até meados de outubro

O abastecimento d’água realizado pela CAERN em Jardim do Seridó deverá ser feito até meados do próximo mês de outubro. Essa é a previsão do chefe do escritório local, José Vital. Segundo informou, apesar do baixíssimo nível da Barragem Passagem das Traíras e do açude Zangarelhas, a cidade vendo sendo abastecida num sistema de rodízio, o que leva a crer que mesmo assim, ainda terá água nas torneiras até esse prazo previsto. Para prolongar o abastecimento na zona urbana, a prefeitura de Jardim do Seridó realizou recentemente, um trabalho de aprofundamento no Açude Zangarelhas, utilizando uma máquina escavadeira, onde se encontrava a bomba de captação de água, aumento assim, o tempo de abastecimento, através deste manancial. O açude tem capacidade para 7 milhões, 916 mil e 250 metros cúbicos d’água.

No entanto, de acordo com a última medição feita pela secretaria estadual dos Recursos Hídricos no dia 14/09, o açude estava com apenas 50 mil m³, o que representa apenas 0,65% de sua capacidade total. O Zangarelhas, também conhecido como Poço Doce foi muito por anos, o principal reservatório a abastecer a cidade de Jardim do Seridó. Já a barragem Passagem das Traíras com capacidade total para 49.702.394 m³, atualmente, o reservatório encontra-se com 128.267 m³, segundo medição feita nesta terça-feira (22), pela SEMARH, representando somente 0,26% de seu armazenamento total. O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Jarbas Silva também já assegurou que trabalho semelhante realizado no Zangarelhas será feito no maior reservatório que abastece o município.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros