09/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Lei garante conscientização sobre hepatites virais no RN

nelter

Lei garante conscientização sobre hepatites virais no RN

De autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) e sancionada pelo governador Robinson Faria (PSD), a Lei 9.969 de 28 de julho de 2015 incluiu o “Julho Amarelo” no calendário oficial do estado. O projeto visa a conscientização da população potiguar sobre os riscos de contaminação das Hepatites Virais B e C que, anualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), leva a óbito cerca de 1 milhão de pessoas no mundo.

De acordo com o doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) Igor Thiago Queiroz que também é infectologista do Hospital Giselda Trigueiro e professor de medicina da Universidade Potiguar (UnP), o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente o tratamento contra estas enfermidades e a chance de cura varia de acordo com o vírus, genótipo ou subtipo, carga viral, grau de fibrose hepática e o medicamento escolhido para o tratamento.

“Escolhemos o mês de julho para alertar a sociedade, porque a OMS comemora no dia 28 do referido mês, o dia mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Esperamos que a partir de 2016 o governo do estado através da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) desenvolva campanhas visando a conscientização dos potiguares, como é feito durante o Setembro Dourado, o Outubro Rosa e o Novembro Azul”, frisou o deputado Nelter.

09/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Fátima se solidariza com professores e técnicos da UERN

fátima

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A senadora Fátima Bezerra apelou ao governo do estado para que aumente seus esforços no sentido de encontrar uma rápida solução, que coloque um fim à greve dos servidores da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (Uern),  em greve há mais de cem dias. Desde o início do movimento, Fátima tem mediado as negociações. Diversas reuniões já foram feitas em busca de se resolver o impasse, com a presença de representantes dos professores, dos servidores, do reitor da Uern, do governo estadual e do Ministério Público. Professores e técnicos da Uern reivindicam cumprimento de acordo firmado durante governo anterior, que prevê  reajuste de salários e a implementação do  plano de carreira do magistério.

Nesta semana, foi feita mais uma tentativa de acordo, desta vez com a presença de representantes do Tribunal de Contas Eleitoral do estado. Nesta quinta-feira (10), está previsto novo encontro com o governo. “Aqui fica o meu apelo para que mais esforços sejam feitos. Temos que encontrar uma solução para essa greve. É evidente que não só os professores, não só os estudantes, mas toda a sociedade norte-rio-grandense acompanha com muita expectativa o desenrolar desse processo de negociação que já deixa os estudantes sem aulas há mais de 100 dias“, ressaltou Fátima, no plenário do Senado, nesta quarta-feira (09). A senadora também fez referência à greve dos servidores públicos federais do INSS e das universidades. “Temos acompanhado, com muita atenção, o desenrolar dessas negociações. Também apelamos ao governo federal para uma solução às justas reivindicações dos servidores públicos federais”.

09/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Jornalista é demitida após chutar refugiados sírios

jornalista

Jornalista húngara é demitida após chutar refugiados sírios

El País – A crise dos refugiados sírios nos deixou grandes gestos de solidariedade… e também alguns momentos menos bonitos. Na terça-feira à tarde foi difundido através das redes sociais o vídeo do momento em que um grupo de refugiados sírios tentava romper um cordão de segurança na cidade de Röszke, na Hungria, perto da fronteira com a Sérvia. O que chamou a atenção deste vídeo é um momento em que parece que uma repórter de televisão dá uma rasteira em um dos refugiados, que corre com uma criança em seus braços.

O vídeo foi distribuído através da conta de Twitter do jornalista alemão Stephan Richter, que está no local. As primeiras reações nas redes sociais foram uma mistura de espanto e incredulidade. Seria possível que essa mulher loira segurando a câmera tenha dado uma rasteira nos refugiados ou foi um efeito ótico pela perspectiva da câmera e o homem tinha tropeçado nela? Ou até poderia ter sido um ato reflexo? O próprio Richter defendeu, no começo, que a jornalista não tinha dado uma rasteira.

Mas como o passar das horas, a questão tornou-se mais clara. A jornalista foi identificada pelo site húngaro 444.hu como Petra László, do canal húngaro N1TV. Essa outra gravação, de outro momento e tomada de outro ângulo, não deixa lugar a dúvidas: a mulher dá um chute em uma menina que corre segurando a mão de um homem. A gravidade dos fatos e o debate que causou a difusão das imagens obrigaram a rede N1TV a demitir a jornalista, conforme informaram em sua conta no Facebook. Também disseram que o caso está encerrado de parte deles. Por enquanto, não são conhecidas as razões que levaram à agressão e a jornalista não deu nenhuma explicação para o fato.

Via Visor Político

09/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Lula diz que pobres vêm antes de infraestrutura

lula

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ontem, 8, em Assunção, que programas sociais contra a pobreza devem vir antes de investimentos em infraestrutura. Ele foi convidado para palestrar no aniversário de 10 anos do programa Tekoporã, que distribui subsídios a 600 mil paraguaios por meio de um cartão, a exemplo do Bolsa Família. Diante do presidente paraguaio, Horacio Cartes, pediu que encare a fome como questão central de seu mandato. Lula citou as circunstâncias em que assumiu em 2003.

“É verdade que eu poderia fazer uma ponte, uma estrada, mas entre cuidar de 54 milhões de pessoas que estão passando fome e fazer uma estrada, a estrada pode esperar que essas pessoas comam, fiquem fortes e ajudem a construí-la”, afirmou, em português misturado a algumas palavras em espanhol. “Se fizesse a estrada, essas pessoas morreriam de fome antes de vê-la terminada. É muito difícil encontrar alguém no setor de Fazenda ou Tesouro que esteja disposto a dar essa contribuição aos que estão abaixo. Não é uma política de esmola, de compensação, é um direito”, acrescentou, em trecho do discurso reproduzido pelo jornal ABC Color. Lula afirmou que os pobres ajudaram a salvar o Brasil.

Agência Estado 

09/09/2015
Por Danilo Evaristo em Educação

Educação física pode voltar a ser obrigatória nas escolas

O ministro do Esporte, George Hilton, anunciou hoje (09), em São Paulo, que até o fim de outubro deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional o texto do projeto de lei que cria o Sistema Nacional do Esporte. Segundo ele, falta apenas definir as fontes de financiamento da prática esportiva. Um dos principais objetivos da matéria é trazer de volta a obrigatoriedade do ensino de educação física nas escolas de todo o país.

A informação foi dada pelo ministro logo após participar do 5º Fórum Nacional do Esporte, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Hilton explicou que o Sistema Nacional do Esporte será uma lei de diretrizes e bases, nos mesmos moldes da Lei de Diretrizes de Bases da Educação, na qual será definido o papel de cada ente público e privado no investimento no setor.

Questionado sobre a sua expectativa em torno da adesão dos empresários no incentivo ao esporte em um momento de dificuldades financeiras, o ministro observou que o governo fez a sua parte ao prorrogar para 2022 a política de renúncia fiscal. “Entendemos que a prática esportiva também é uma política de prevenção. Se a gente investir no esporte hoje, vai gastar muito menos amanhã com saúde pública e segurança pública”, acrescentou.

Agência Brasil

09/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Ministro determina corte de ponto de grevistas do TJRN

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou a manutenção do corte do ponto dos servidores do Poder Judiciário potiguar que participaram da greve, deflagrada em 17 de março deste ano e mantida até o dia 15 de maio, com duração de 60 dias. Em sua decisão, o magistrado cassou acórdão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) que havia decidido que os servidores poderiam, se desejassem, repor os dias não trabalhados. Segundo a assessoria de imprensa do TJRN, o corte de ponto dos grevistas já foi feito e a decisão para reposição dos dias parados está anulada.Mendes é o relator do processo de Reclamação nº 21.571, apresentado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE/RN) contra o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte (Sisjern).

A direção do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte (Sisjern) afirmou que está preparando um recurso para a determinação do Supremo. “Achamos a decisão um discalabro jurídico, pois já havia uma transitada e julgada e o STF fez um julgamento desse”, disse Alexandre Santos, diretor administrativo da entidade. Segundo ele, o ministro Gilmar Mendes teve um posicionamento pessoal. “Temos conhecimento que existe uma ação no STF que está julgando o direito de greve, mas o ministro passou na frente”, disse. A greve dos servidores do Poder Judiciário foi considerada ilegal em julgamento realizado pelo Pleno do TJRN em 29 de abril. O entendimento foi mantido pelo ministro Gilmar Mendes no dia 30 de abril ao rejeitar Reclamação do Sisjern contra a declaração de ilegalidade do movimento grevista. Contudo, a paralisação perdurou até o dia 15 de maio, quando foi decidida a suspensão do movimento.

Tribuna do Norte

09/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Sessão Solene na AL homenageia administradores do RN

A Assembleia Legislativa, por propositura do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), homenageou na manhã desta quarta-feira (9) empresários e administradores que se destacam no Rio Grande do Norte. O evento celebra o Dia do Administrador, comemorado no dia 9 de setembro desde 1965, quando foi regulamentada a profissão.

“A administração é a profissão que mais cresce no Brasil e no mundo. Hoje, cada vez mais profissionais qualificados estão à frente de cargos estratégicos em órgãos públicos e empresas privadas. São profissionais capazes de observar, questionar, interpretar, liderar e tomar decisões. Neste dia, torço que novas lideranças empreendedoras ousem e sigam os passos dos nossos homenageados”, disse Ezequiel Ferreira em seu pronunciamento.

No evento foram homenageados grandes empresários locais como Paulo de Paula, Marcelo Alecrim, Geraldo Orlando Simas, Roberto Serquiz, Amauri Fonseca, Glauber Gentil e Flávio Rocha, no ato representado por Afrânio Marinelli, o consultor de empresas Kelermane Martins, a administradora Ione Macedo e a atual presidente do Conselho Regional de Administração, Kate Maciel.

09/09/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN, Saúde

100 cirurgias de catarata serão realizadas em Jucurutu

catarata jucurutu

100 cirurgias de catarata e 40 de pterígio serão realizadas no Hospital de Jucurutu

Nesta quarta-feira (09) e quinta-feira (10), 100 cirurgias de catarata serão realizadas no Hospital e Maternidade Terezinha Lula Queiroz, durante Mutirão de Cirurgia de Catarata, atendendo a demanda de pacientes de Jucurutu que enfrentam dificuldade para enxergar. 50 procedimentos serão feitos hoje e 50 amanhã. “É uma boa pra gente, porque só a dificuldade da gente não ter condições de sair pra fora? Vir pra aqui é uma melhora pra nós. Estou sendo beneficiado e bem atendido, agradeço a Deus primeiramente e aos governantes também”, comentou Cícero Avelino da Silva de 65 anos, um dos pacientes que será submetido à cirurgia de catarata.

A secretária adjunta de Saúde, Paula Lopes, destaca que o Mutirão de Cirurgia de Catarata atende a população da cidade pela primeira vez com 100 procedimentos. “A Secretaria de Saúde, juntamente com o prefeito George Queiroz, com o secretário Leandro Ovídio, como também com o apoio especial do deputado Nelter Queiroz, trouxe pra Jucurutu a equipe do doutor Cyro Bezerra (oftalmologista) do Hospital da Visão, com seus equipamentos até o centro cirúrgico do nosso Hospital para atender as pessoas idosas que tinham dificuldades de fazer essa cirurgia, de se deslocar para Natal ou para outras cidades”, frisou.

Paula enfatizou a luta encampada para trazer as cirurgias para o município e informa que além das cirurgias de catarata, serão realizados também procedimentos cirúrgicos de pterígio, atendendo 40 pessoas: “Graças a Deus foi uma batalha, mas conseguimos trazer essa grande equipe de profissionais para Jucurutu e nesses dois dias, quarta e quinta-feira, serão realizadas pela primeira vez 100 cirurgias de catarata dentro do nosso Hospital, e na sexta-feira (11) será a vez das cirurgias de pterígio, também pela primeira vez serão 40 cirurgias desta natureza ocorrendo em Jucurutu e toda a demanda de solicitações de pacientes que deram entrada na Secretaria de Saúde estará sendo atendida nesse mutirão”, encerrou.

09/09/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Henrique Alves: Alta do dólar estimula viagens nacionais

O Ministério do Turismo divulgou nesta terça-feira (8) o boletim mensal de intenção de viagem do mês de agosto, que mede a intenção do brasileiro de viajar pelo país pelos próximos seis meses. De acordo com o estudo, o desejo de experimentar destinos nacionais é o mais alto dos últimos cinco anos. Entre os entrevistados que manifestaram intenção de viajar, 78% afirmam ter preferência por destinos do próprio país. O estudo ainda revelou que a intenção de viagem pelo Brasil é maior entre os mais jovens. Entre os entrevistados de até 35 anos, os destinos brasileiros estão na preferência de 77,3% deles. Este índice é o mais alto registrado para o mês de agosto na faixa etária nos últimos cinco anos. Em comparação com o mês de agosto do ano passado, houve um crescimento de 31,4%.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o estudo revela que, com o dólar nas alturas, os brasileiros estão trocando o exterior por destinos nacionais. Isso ajuda no equilíbrio da balança comercial e dinamiza a economia do turismo com mais gastos internos. “Com o dólar tão proibitivo, há tempos não tínhamos uma chance tão importante para impor o turismo nacional como uma vertente econômica e social do país”, afirmou Henrique Alves. O crescimento do turismo doméstico abre oportunidade de negócios para o setor, ressaltou o ministro.

O Nordeste com 44,9% das intenções de viagens, continua sendo o destino mais desejado pelos turistas brasileiros. Já a intenção de viajar para o Sudeste cresceu 59,8% em comparação ao ano passado. De acordo com o estudo, 30,7% dos viajantes pretendem conhecer esta região do país. Este é o maior índice para a região nos últimos cinco anos. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 59,8%. O boletim de intenção de viagem também revelou que 30% dos brasileiros devem viajar de automóvel nos próximos seis meses. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 19,5%. A pesquisa foi realizada nos sete maiores polos emissores de turistas domésticos: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Recife.

09/09/2015
Por Danilo Evaristo em Política

Senado aprova cota mínima para mulheres no Legislativo

mulheres-no-Senado

Foto: Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou em segundo turno, nesta terça-feira (08), a proposta de emenda à Constituição (PEC 98/2015) que reserva às mulheres um percentual mínimo de cadeiras nas representações legislativas em todos os níveis federativos. Assim, a medida abrange a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais. Foram 53 votos a favor e apenas quatro contrários. A proposta já havia sido aprovada em primeiro turno no Senado em 25 de agosto e agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

A PEC assegura percentual mínimo de representação nas três próximas legislaturas: 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda legislatura e 16% na terceira. Caso o percentual mínimo não seja atingido por um determinado gênero, as vagas necessárias serão preenchidas pelos candidatos desse gênero com a maior votação nominal individual entre os partidos que atingiram o quociente eleitoral. A proposta altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e faz parte das sugestões da Comissão da Reforma Política.

Agência Senado


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros