
PSD do RN filia novos integrantes com presença de ministro
O Partido Social Democrático (PSD), presidido no Rio Grande do Norte pelo governador Robinson Faria, realizou neste sábado, 19, o encontro estadual do partido em 2015 no hotel Holiday Inn, na Avenida Salgado Filho, próximo ao Estádio Arena das Dunas.
O evento reuniu filiados e militantes de todos os municípios do Rio Grande do Norte e contou com a presença do presidente nacional do partido, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, além de deputados federais e estaduais da legenda. Durante o evento, aconteceu também um ato de filiação de novos integrantes.
19/09/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasA Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promove na segunda-feira (28), a partir das 9h, o evento “RN pela Transposição” para discutir o andamento da obra de transposição do rio São Francisco no Nordeste. Evento é uma iniciativa do Poder Legislativo estadual, Comitê de Ações de Combate à Seca da Assembleia, Frente Parlamentar da Água e da Comissão Temporária do Senado Federal para Acompanhamento das Obras da Transposição e vai contar com a presença confirmada do ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi.
Além do ministro da Integração Nacional, estarão presentes representantes do poder executivo estadual, deputados estaduais, federais, senadores, além de vereadores e prefeitos dos municípios potiguares. Em paralelo ao evento, acontece exposição fotográfica retratando a seca no sertão potiguar, assinada pelo fotógrafo Canindé Soares. Com intuito de trazer soluções definitivas para combater a crise hídrica no Estado, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte criou o Comitê de Ações de Combate à Seca e a Frente Parlamentar da Água.
O assunto foi tema de audiências públicas e debates entre os deputados estaduais do Rio Grande do Norte, Governo do Estado e autoridades políticas do Nordeste. Entre as soluções encontradas pelos parlamentares, está o acompanhamento, por parte dos 24 deputados estaduais, das obras de transposição do rio São Francisco para que as águas cheguem ao Rio Grande do Norte.

São Braz estreia com vitória no Campeonato de Futebol de Jucurutu
O São Braz, comandado pelo experiente atacante Didi da Barra, (marcou um dos gols) venceu a Aroeira por 2 a 1, em confronto das comunidades rurais da Chave E, da primeira fase do Campeonato de Futebol Amador Masculino de Jucurutu 2015. A partida disputada na tarde deste sábado (19), no campo do bairro Santa Isabel marcou a estreia dos dois times na competição promovida pela Prefeitura Municipal, através da administração do prefeito George Queiroz, junto a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo.

Imagem: TV Camaleão
O ASSU derrotou o Atlético Potengi por 2 x 1 nesta sexta-feira, 18, valendo pela penúltima rodada do Campeonato Estadual da segunda divisão. Com o resultado, o alviverde do Vale do Açu ficou muito perto de garantir o seu acesso de volta à elite do futebol estadual. Os gols da vitória foram marcados pelo lateral-esquerdo Nininho e pelo centroavante Val Paraíba. O meia Erisson descontou para o Potengi. Todos os gols saíram no primeiro tempo.
O jogo aconteceu no Estádio José Nazareno, na cidade de Goianinha. O título da competição, bem como a vaga para a primeira divisão em 2016, poderá vir com uma rodada de antecedência, sem a necessidade de o ASSU buscar o resultado na última rodada no duelo contra o Santa Cruz. Isso será possível se o Santa Cruz não conseguir bater o Mossoró Esporte Clube no jogo deste sábado, 19, também em Goianinha.
O Santa Cruz é o único time que poderá fazer frente ao ASSU na briga pelo acesso. Mesmo assim, a situação do time Assuense é muito cômoda na tabela. A equipe chegou aos 13 pontos e poderá alcançar os 16, e o Santa no máximo poderá chegar aos 13. Significa dizer que, mesmo o Santa vencendo o jogo deste sábado, o ASSU continuará com ótimas possibilidades de ser campeão na ultima rodada.
Assú Esportes e Notícias
O sorteio do concurso 1.743 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (19), poderá pagar o prêmio de R$ 7 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Pitangui (MG). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá cerca de R$ 50,4 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 17 imóveis no valor de R$ 400 mil cada, ou ainda uma frota de 46 carros de luxo.
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abre oportunidades de acesso à educação superior pública e particular e à educação profissional e tecnológica. Nos dias 24 e 25 de outubro próximo, mais de 7,7 milhões de estudantes de todo o País são esperados para participar da edição de 2015 do exame, que permite ainda a certificação do ensino médio.
Em 1998, quando o Enem foi criado para avaliar o domínio de competências pelos estudantes concluintes do ensino médio, a participação era voluntária. O exame recebeu então cerca de 157 mil inscrições. Em 2001, os alunos de escolas públicas passaram a ter isenção do pagamento da taxa de inscrição. O número de participantes foi superior a 1,6 milhão. A nota do exame passou, em 2004, a ser critério de participação dos candidatos a bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni), lançado naquele ano. O Enem teve 1,5 milhão de inscritos.
19/09/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Ricardo Lewandowski, confirmou a vinda a Natal, no dia 9 de outubro, para o lançamento das audiências de custódia no Rio Grande do Norte. Na ocasião, o presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Claudio Santos, assinará termo de adesão ao projeto do CNJ e o ministro Lewandowski deverá participar da primeira audiência de custódia, a ser realizada no prédio do antigo Grande Hotel, na Ribeira.
Via Heitor Gregório
18/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Açude Gargalheiras – Foto: Anderson Barbosa/G1
G1 RN – A mais longa estiagem dos últimos 100 anos no Rio Grande do Norte está mudando hábitos e transformando paisagens interior a dentro. Reservatórios secaram, cachoeiras desapareceram e o verde da vegetação ganhou tons de cinza. O solo rachou, animais morreram, plantações foram dizimadas. Os prejuízos, somente no ano passado, somam R$ 3,8 bilhões. E o sertanejo, que sofre com escassez, agarra-se à fé. As previsões para o ano que vem não são boas. Um reservatório com obras atrasadas e a transposição do rio São Francisco, que sequer tem data para chegar ao território potiguar, são as soluções apontadas pelos governantes.
Dos 167 municípios do estado, 153 estão em estado de emergência pela falta de chuvas. Destes, 122 são abastecidos por caminhões-pipa. Em onze cidades, que se encontram em colapso no abastecimento, o fornecimento de água está comprometido e a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) suspendeu a cobrança das faturas. A maior barragem do estado, a Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, já atingiu o volume mais baixo de sua história. Nas regiões afetadas tem gente que só pensa em ir embora.
Para ver de perto os efeitos da seca, equipes do G1 e da Inter TV Cabugi percorreram aproximadamente 1.400 quilômetros. Durante cinco dias foram visitadas 19 cidades nas regiões Seridó e Oeste do estado. Em Acari, Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, João Dias, Luís Gomes, Paraná, Pilões, Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias o colapso no abastecimento faz os moradores dormirem mal, angustiados com a escassez. E é preciso levantar cedo para enfrentar as filas em busca de alguma água. Já em Apodi, Caicó, Itajá, Jucurutu, Lucrécia, Parelhas, Pau dos Ferros e São Rafael, é o nível baixo das barragens que preocupa.
18/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto:Alberto Leandro
O Rio Grande do Norte ganhará 24 mil novos postos de trabalho nos próximos cinco anos com a instalação do hub da TAM e a injeção de R$ 1,5 bilhão por ano no PIB potiguar. Os números foram apresentados durante a reunião da diretoria da companhia aérea com a comitiva potiguar, que aconteceu nesta quinta-feira (17), em São Paulo. Depois de mais de duas horas de reunião, a Oxford Economics, uma das maiores consultorias econômicas do mundo, apresentou o relatório técnico de impacto econômico do projeto no Rio Grande do Norte. Além desses números, a empresa apontou que um milhão de pessoas passariam pelo aeroporto potiguar por ano – com 130 mil delas permanecendo em Natal para o turismo de lazer.
Segundo o titular da Secretaria do Estado de Turismo, Ruy Gaspar, afirmou que o impacto que o hub traria para o RN é relevante. “A reunião foi bastante positiva e os números relevantes, já que esse seria o ponto que o estado seria menos favorecido em comparação ao Ceará e Pernambuco”, afirmou. O secretário comentou que nenhuma reclamação foi feita ao Rio Grande do Norte e não foi solicitado nenhuma nova informação sobre os números do estado. Ruy Gaspar falou que a diretoria da TAM reforçou que a decisão sobre o hub será técnica e será anunciada em dezembro. “Até lá, vamos aguardar e fazer o dever de casa, terminar os acessos, fornecer toda a estrutura para o hub”, encerrou.
Em comunicado enviado a imprensa, a presidente da TAM Claudia Sender disse que “os números apresentados são bastante promissores e reforçam nossa confiança no projeto. Continuamos com as nossas avaliações, mas já sabemos que, seja qual for a cidade escolhida, não teremos apenas uma localização geográfica privilegiada para esse tipo de iniciativa, mas também vamos contribuir com o desenvolvimento da economia de toda a região”.
Portal no Ar