
Cavalgada de São Miguel 2015
Foto: O empresário Menezes junto com seu filho Mateus, ao lado de Cezinha e Kadma, filhos do empresário Otto Wagner e demais vaqueiros e amazonas que participaram da cavalgada
A programação social da festa de São Miguel Arcanjo, co-padroeiro de Jucurutu, iniciada neste sábado (19), teve destaque na manhã de hoje (20) com grande realização de mais uma cavalgada de São Miguel, promovida 13 ª vez. O início do evento se deu no sítio Poço Comprido com café da manhã e logo em seguida ocorreu o tradicional percurso cortando Avenida principal do bairro Santa Isabel e parada em frente à Igreja Matriz para a benção dos cavaleiros, amazonas e animais envolvidos na cavalgada. O encerramento no clube do Parque Manoelzinho Pereira, no bairro Freitas, teve música ao vivo e almoço de confraternização.
O Partido Progressista fez a apresentação da sua nova diretoria neste sábado (19) no Restaurante Ponto Certo, em Caicó. O novo diretório será dirigido pelo empresário Marcos José, tendo como vice o jovem Augusto Maia. O evento contou com a participação do presidente da executiva estadual – Betinho Rosado, o deputado federal Beto Rosado, do prefeito de Caicó Roberto Germano, dos vereadores Odair Diniz e Lobão Filho, além de outros convidados.
O presidente do PP em Caicó, Marcos José declarou que o partido está aberto para conversar com as demais siglas partidárias para construir um projeto de desenvolvimento para as eleições de 2016 no município. Para o pleito que será realizado no próximo ano, o partido já tem vários nomes na disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores do município. Já quando o assunto é a chapa majoritária, Marcos disse que o assunto anida será discutido em conjunto com os seus filiados e de forma ampla chegarão a uma decisão.
20/09/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasG1 RN – O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou um tremor de terra na manhã deste domingo (20) na região da Baixa Verde, ao Norte do estado. Segundo a UFRN, o evento teve magnitude 3.6 e foi registrado às 8h49. O epicentro foi no limite dos municípios de João Câmara, Pureza e Poço Branco. O tremor foi sentido nas três cidades e também em outras próximas. “Eu estava tomando café com minha família quando todos sentimos a terra tremer. Durou uns cinco segundos, mas o suficiente para todos ficarmos com medo e sairmos correndo para fora de casa.
Felizmente não houve registro de danos materiais até o momento”, falou o comerciante Holderlin Silva, que mora em João Câmara. A estudante Lívviny Fernandes, que mora em Poço Branco, mas disse não ter sentido o tremor. “Soube que o tremor foi sentido na zona rural, mas aqui na sede do município escutamos um estrondo muito grande. Foi assustador. Na mesma hora liguei para parentes que moram em João Câmara. Só relaxamos quando soubemos que todos estavam bem”, ressaltou.
O professor Joaquim Ferreira, do LabSis, lembrou que a atividade sísmica é comum na região de João Câmara. “Acontece que fazia tempo que as pessoas não sentiam o tremor. Como a magnitude foi um pouco maior, deu para ser percebida. Não temos como saber se foi um evento isolado ou se isso é o início de uma série de tremores. Por esse motivo, estamos todos do LabSis de plantão monitorando os registros na região. Mas é bom frisar que não há nada com o que se preocupar”, falou Ferreira. O professor frisa ainda que “a região de João Câmara é conhecida por sua sismicidade que, em alguns anos, tem causado sérios danos nas edificações com pânico e fuga da população, o que gera um grave problema social. De 1986 a 1993 a atividade foi intensa com a ocorrência de dois tremores de magnitude acima de 5.0 e centenas de outros tremores sentidos pela população”, concluiu.


O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), prestigiou na noite de ontem (19), acompanhado da esposa Luciana Motta, a programação que abriu oficialmente a festa de São Miguel Arcanjo, co-padroeiro de sua cidade natal. “Desejo que os festejos do nosso co-padroeiro São Miguel, sejam abençoados e ocorram em paz”, comentou Nelter. Fotos: Danilo Evaristo.
Houve missa celebrada pelo padre Luiz Carlos na Igreja e em seguida jantar de confraternização no largo da Matriz. O parlamentar participou do evento em Jucurutu ao lado de seu irmão e ex-prefeito do município, Júnior Queiroz; vice-prefeita Paula Lopes; dos vereadores Alan Amaral e Paula Torres, além dos médicos Luciano Lopes, Saint-Clair Torres e Rúbia Kalinka. A festa religiosa promovida pela Paroquia de São Sebastião local, iniciada neste sábado (19) será encerrada no dia 29 deste mês.
20/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Assú
Prefeitura do Assú realiza formatura dos Agentes de Transito
A prefeitura do Assú promoveu na última quarta-feira (16), a solenidade de formatura dos Agentes de Trânsito e Transporte. O evento aconteceu no auditório do Campus da Universidade do estado do Rio Grande do Norte e contou com a presença do prefeito Ivan Júnior, do Diretor de ensino da Policia Militar Coronel Freitas e diversas outras autoridades civis e militares.
Os agentes passaram por três semanas de aulas teóricas e práticas em período integral, ministradas pela Diretoria de Ensino da Polícia Militar. Além dos dez agentes convocados que já tomaram posse, foram também convidados para participar do curso de formação 15 agentes do cadastro reserva que agora estão aptos a exercerem suas funções em caso de convocação.
O prefeito parabenizou os formandos e destacou que este é mais um passo importante em busca de um transito mais organizado e seguro: “A infraestrutura urbana é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade, já fizemos muito nesta área, urbanizando, asfaltando ruas, criando novas opções para o trafego de veículos”, afirmou o prefeito. “Outra parte fundamental são os agentes de trânsito que chegam com a missão de orientar, fazer cumprir as leis e zelar pela segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, finalizou Ivan Júnior.
20/09/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasFOLHAPRESS – A greve dos servidores do INSS não vai afetar o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados, informou na sexta-feira (18) a Previdência Social. O pagamento começará a ser feito na conta dos segurados na quinta-feira (24), assim como os benefícios referentes ao mês de setembro.
Recebem primeiro os que ganham benefício de até um salário mínimo (R$ 788, neste ano), conforme o final do cartão do segurado.A greve dos servidores administrativos do INSS completa neste sábado 75 dias. Com a paralisação, a quantidade de benefícios concedidos em julho, início da greve, diminuiu 28,57% na comparação com junho, segundo a Previdência.
Ninguém acertou os números do concurso 1.743 da Mega-Sena sorteados na noite deste sábado (19) na cidade de Pitangui (MG). O prêmio estimado para o próximo sorteio na quarta-feira (23) é de R$ 11,5 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 04 – 10 – 29 – 31 – 34 – 35. A quina teve 40 apostas ganhadores e cada uma delas levará um prêmio de R$ 52.243,33. Outros 3955 bilhetes acertaram a quadra e irão levar R$ 754,82 cada.
Até o fim deste mês, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc) disponibilizará 500 tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de pessoas presas em flagrante delito, que comparecerão perante um juiz criminal nas audiências de custódia. Na última quinta-feira (17), o secretário de Justiça e Cidadania, Edilson Alves de França, informou que pelo uso da tornozeleira e os serviços de monitoramento, cada preso deverá custar R$ 265,00. O custo total mensal, portanto, ficará em R$ 132,5 mil, abaixo do que é gasto para manter um preso no sistema penitenciário estadual. De acordo com uma proposta para melhoria do sistema prisional entregue ao governo em 31 de março pelo Fórum Permanente de Discussão do Sistema Prisional do Estado do RN, o custo de um preso numa unidade prisional comum oscila entre R$ 1,9 mil e R$ 2,2 mil. Ao anunciar a aquisição dos equipamentos, Edilson França disse que só vai anunciar o nome da empresa prestadora dos serviços e fornecedores dos equipamentos depois da assinatura do contrato, que deve acontecer na próxima semana.
Os presos em flagrante ficarão custodiados em cela específica, no Centro de Detenção Provisória, na Ribeira, e, em um prazo de até 24 horas, serão apresentados a um juiz na Ribeira, para a audiência de custódia no Fórum Judiciário do antigo Grande Hotel, também na Ribeira. Caberá ao magistrado avaliar quais presos poderão usar a tornozeleira. A previsão é de que as audiências comecem em 9 de outubro. “A atribuição da Sejuc será a de apresentar o preso ao juiz, por isso ele vai ficar numa cela anexa ao Fórum da Ribeira, aquele que for para unidade penitenciaria, se leva, e aquele que for para receber a tornozeleira, recebe lá na hora”, explicou Edilson França. “Havia uma questão que gosto de realçar bastante, a de que muita gente pensa que o uso da tornozeleira é apenas para esvaziar presídio ou soltar bandido. Mas o que se quer com essa medida, em primeiro lugar, é a garantia do cidadão não ser preso indevidamente, o que é mais grave. É preciso olhar para esse aspecto”, afirma Edilson França.
As informações da Tribuna do Norte

Foto: Gabriel Rossi/Latin Content / Getty Images
Mesmo tendo deixado sua marca na derrota do Argentinos Juniors por 3 a 1 para o Boca Juniors, o meia Ham não teve um bom sábado. Em uma dividida com Carlitos Tévez, que marcou duas vezes na vitória xeneize, o atleta fraturou a perna de maneira instantânea. Logo após a partida, o técnico Néstor Gorosito promoveu um ataque ao ex-corintiano. “O choque de Tevez com ele foi claramente proposital. Ele tinha a intenção de pegar a perna do Ham. Nós, que jogamos bola, sabemos bem disso”, reclamou o treinador, vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2012, vencida pelo São Paulo após uma série de polêmicas no túnel que leva aos vestiários do Morumbi. Tévez, por outro lado, garante não ter tido intenção.
“Eu fui na disputa da bola, não estava com más intenções. O Ham é um garoto. Na mesma hora, percebi que havia errado. Não quis fazer isso, nunca fiz nada de mal jogando futebol. Foi a primeira vez. Agora vou pedir perdão”, comentou o atacante. “O Tévez chegou tarde com o pé e claramente teve essa intenção. Estávamos a dois ou três metros da jogada. Não adianta. Um atleta sabe bem quando foi agredido de propósito. Agora não adianta de nada pegar o telefone e pedir desculpas”, desabafou o técnico.
“Agora eles não podem se fazer de vítimas. Eu estava a poucos metros de distância do lance e ficou claro que houve intenção. Esse tipo de atitude é constante contra nós”, declarou o comandante, em tom de desprezo. “A lesão do Ham praticamente colocou fim à partida. Agora não adianta muito punir o Tévez no pós-jogo, deveria ter sido feito na mesma hora. Era uma situação clara, clara e clara. Claramente, dá para ver que ele dividiu de propósito”, prosseguiu Gorosito.
Terra