15/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Prazo para entrega da declaração de IR termina no dia 30

Faltando duas semanas para o fim do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda, em 30 de abril, muitos contribuintes ainda não prestaram contas com o Leão. São obrigados a declarar as pessoas que, em 2014, tiveram rendimentos superiores a R$ 26.816,55; bens que excedam R$ 300 mil ou renda rural maior que R$ 134.082,75.

Mesmo correndo contra o tempo, aqueles que deixaram para a última hora podem seguir algumas dicas para entregar a declaração sem complicações. A primeira recomendação dos especialistas é juntar, o quanto antes, todos os documentos necessários para o preenchimento, como recibos e notas fiscais de despesas e informes de fontes pagadoras e instituições financeiras.

15/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Henrique Alves será nomeado nessa quinta para Turismo

SAM_0687

Henrique – Foto: Danilo Evaristo

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) será oficializado nesta quarta-feira (15) como ministro do Turismo. Sua nomeação sairá no Diário Oficial da União, segundo peemedebistas, já nesta quinta. Ainda não está definida a situação de Vinicius Lages, atual ministro da pasta.

A nomeação de Henrique Alves enfrentou resistência de Renan Calheiros (PMDB-AL), padrinho político de Lages. A ida de Henrique Alves ao Turismo é um aceno ao PMDB da Câmara e ao atual presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que têm imposto sucessivas derrotas ao governo federal no Legislativo.

Folha de São Paulo Online

15/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Robinson Faria quer unir bancada para evitar paralisação de obras federais no RN

SAM_2095

Robinson – Foto: Danilo Evaristo

O governador Robinson Faria (PSD) quer unir a bancada de deputados e senadores do Estado para evitar a paralisação de obras federais no Rio Grande do Norte. Segundo informações de posse do governo do Estado, o governo federal está contingenciando quase 100% dos recursos de obras federais no país, afetando obras importantes no RN. Trata-se de uma medida adotada devido à crise econômica. No Estado, obras como a construção da barragem de Oiticica, barragem de Santa Cruz, barragem do Alto Oeste e duplicação da Reta Tabajara, na BR 304, estão ameaçadas de paralisação.

Entrevistado por O Jornal de Hoje, o deputado federal Fábio Faria (PSD) disse que está convocando a bancada federal para ir junto com o governador aos ministérios, numa espécie de mutirão em favor da não paralisação das obras que estão sendo executadas no Estado. “Vamos unidos pedir ao governo federal que não paralise as obras no Estado”, afirmou.

À exceção do programa Minha Casa Minha Vida e de obras como a transposição do rio São Francisco e o programa Bolsa Família, praticamente todas as demais obras são afetadas pelo contingenciamento do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. “Não aceitaremos parar as obras no nosso Estado”, acrescentou o deputado Fábio Faria, convocando a bancada para se unir em torno da não paralisação das obras. Fábio ressalta que a bancada do RN sempre foi unida em torno dos projetos do estado e agora não será diferente.

Dos onze representantes do Estado em Brasília, apenas três foram eleitos no palanque de Robinson: além de Fábio, o deputado Beto Rosado (PP) e a senadora Fátima Bezerra (PT). Os demais parlamentares foram eleitos pela oposição a Robinson – os deputados federais Walter Alves (PMDB), Felipe Maia (DEM), Rafael Motta (PROS), Zenaide Maia (PR), Antonio Jácome (PMN) e Rogério Marinho (PSDB), e os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB).

14/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Mulher dá à luz quíntuplos. Entrei em choque, disse o pai

filhoMarcella Franco, do R7 – Em uma estimativa rápida, é possível dizer que um bebê recém-nascido gaste, em seu primeiro mês de vida, algo em torno de 10 fraldas por dia. Por ano, seriam 3.600 unidades. Se já parece assustador e caro, imagina se multiplicarmos este total por cinco — é esta a conta que o paulista João Biagi Junior, 36 anos, vem fazendo desde segunda-feira (13), quando sua mulher deu à luz quíntuplos, em um hospital em São Paulo.

Os cinco bebês, quatro meninas e um menino, passam bem, mas devem permanecer na UTI neonatal por um prazo de dois a três meses, já que nasceram aos sete meses de gestação, e, em sua grande maioria, com pesos abaixo do esperado. A mãe das crianças, Karina Barbara Barreira, de 35 anos, tem previsão de voltar para o quarto já nesta terça (14).

Os gêmeos são os primeiros filhos do casal, que mora em Santos, no litoral de São Paulo. Karina, que trabalha como líder de vendas em uma empresa de cosméticos, está desfrutando da licença-maternidade. Junior está desempregado e em busca de uma colocação no mercado de trabalho.

— Não tenho formação, mas topo trabalhar no que for. Já fui estoquista, promotor de vendas, já trabalhei na zona portuária.

A urgência por um emprego é a maior preocupação do pai, que, além de planejar o futuro da família, também precisa tomar decisões a curto prazo, como, por exemplo, a respeito do plano de saúde das crianças, que só terão cobertura pelo convênio da mãe até o próximo dia 13 de maio.

— Já fiz um orçamento e cada um vai custar R$ 150 como dependente do plano dela.

Junior explica que, até o momento, a família, que mora em um apartamento de dois quartos no bairro santista de Aparecida, optou por não pedir ajuda nem contribuições a ninguém.

No entanto, tomaram a iniciativa de abrir uma fanpage no Facebook chamada Vem Quíntuplos por Aí, onde, desde janeiro, postam notícias da gestação e links para reportagens de que participam.

Por lá, já conseguiram ofertas de empresas que doaram suprimentos como mamadeiras, chupetas, e até mesmo cinco enxovais completos e cinco berços.

— Não acho uma coisa bonita de se ficar fazendo, sabe, pedir as coisas. Não quero mendigar. Fora isso, vejo famosos que tiveram trigêmeos recebendo colaborações, então eu, que sou um pé rapado com cinco filhos, com certeza vou conseguir que prestem atenção em mim também. A ajuda aparece naturalmente.

Os cinco bebês nasceram de cesárea na última segunda-feira (13), no hospital Sepaco, na Vila Mariana, em São Paulo. A gestação múltipla veio após meses de tratamento com hormônios, para aumentar a espessura do útero de Karina, e com indutores de ovulação.

Embora ainda não estejam registrados, o menino já tem nome, Arthur. Três das quatro meninas também, mas, como ainda falta escolher o da última, Junior e Karina preferem não divulgá-los. O pai, no entanto, já dá algumas pistas.

— Não vou fazer dupla sertaneja nem banda, ninguém vai começar com a mesma letra, nem ter nome parecido. Também não daremos nenhum nome composto, porque aí precisaríamos escolher dez nomes no total, e isso dá trabalho.

Em dois ou três meses, quando todos deixarem o hospital, os dois esperam poder contar com a colaboração dos familiares, que, segundo conta Junior, prometeram participar do dia-a-dia das crianças na volta para casa.

Até lá, o pai ainda precisa decidir como será a rotina de visitas aos bebês na UTI, já que não tem local para se hospedar em São Paulo durante o período de internação dos filhos.

— Estou sentindo um pouco de tudo, no momento. Mas posso dizer que, mais que tudo, estou feliz e pensando positivo. Já passamos por coisas bem difíceis juntos, então agora acredito que, com positividade, conseguiremos o que precisamos.

14/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Fidelix diz que Bolsonaro seria muito bem vindo ao PRTB

bolsonaro

O jornal carioca Extra noticiou em seu site  que Jair Bolsonaro, o Deputado Federal mais votado na história do Rio de Janeiro, teria sido convidado para filiar-se ao PRTB. Perguntado sobre o fato, Levy Fidelix, Presidente Nacional do partido, disse que Bolsonaro seria muito bem aceito no PRTB, por ser um homem íntegro, honesto, preocupado com os atuais rumos e o futuro do Brasil e defensor da família brasileira.

“Bolsonaro e toda a sua família serão muito bem vindos ao PRTB. Tanto ele quanto seus filhos são homens corretos, íntegros e honestos e suas posições políticas e pessoais visam sempre o bem estar da família tradicional brasileira. O nosso partido tem em suas principais diretrizes a defesa da Família e da Pátria e, por isso, tenho certeza que toda a família Bolsonaro seriam de enorme valor ao nosso partido”, afirmou Levy Fidelix.

14/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Verdade: Impor limites é o que cria filhos mais saudáveis

ccho

Foto: Latinstock / André Babiak

Crianças francesas não fazem manha, diz o livro da jornalista americana Pamela Druckerman. Mas as brasileiras também não deveriam fazer, bastando para isso que os pais soubessem impor limites desde a infância. Para discutir as consequências da educação contemporânea, a próxima edição dos Encontros O GLOBO Saúde e Bem-Estar, com o tema “Como estabelecer limites para ter filhos saudáveis”, abre o debate ao psiquiatra Fábio Barbirato, chefe do serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Santa Casa de Misericórdia do Rio; e à educadora Tania Zagury, autora dos livros “Limites sem trauma” e “Educar sem culpa – A gênese da ética”, entre outros. O evento tem mediação da jornalista do GLOBO Viviane Nogueira, editora assistente de Sociedade, e coordenação do médico Cláudio Domênico, curador do evento.

– As crianças reclamam, mas gostam de limites preestabelecidos. Essa educação sem limites cria sociopatas e jovens com problemas de relacionamento social – diz Domênico, que acredita que hoje muitos pais delegam a criação dos filhos à escola. – O que a gente quer mostrar é a importância da família na construção da saúde emocional das crianças – explica.

SEM REGRAS, SEM AUTONOMIA

Dizer não aos filhos é difícil, mas dizer sim o tempo todo pode transformar uma criança mimada em um adulto sem autonomia, eternamente dependente dos pais. Essa teoria será demonstrada cientificamente pelo psiquiatra Fábio Barbirato, que dá como exemplo uma escola da Zona Sul do Rio, que manda e-mail para os pais perguntando se os alunos do 9° ano (adolescentes de, em média, 14 anos) fizeram os trabalhos de casa.

– Daqui a três anos essas pessoas estarão indo para a universidade, que autonomia têm? Os pais têm obrigação de dar limites, não podem ser reféns dos filhos, até porque as crianças não vão descobrir isso sozinhas e, lá na frente, tomarão uma pancada da vida – defende o psiquiatra.

Para ele, as conquistas de todos, principalmente das crianças, devem vir através do mérito. Não sendo assim, as atitudes só vão estimular o famoso “jeitinho”. Outra crítica é em relação aos pais “amiguinhos” dos filhos: – Mãe que se veste com a saia igual à da filha não tem identidade, sem isso não tem respeito.

A educadora Tania Zagury atribui a falta de limites a uma interpretação errada, de 40 anos atrás, quando se achou que a imposição de regras acarretava problemas emocionais – período que coincide justamente com a infância de quem é pai hoje.

– A função principal dos pais é formar a moral e a ética dos filhos, mas hoje a maior preocupação dos pais parece ser fazer a felicidade das crianças – observa. – Só que, se os pais fizerem tudo o que os filhos querem, a criança cresce com uma visão distorcida do mundo, não fortalece a capacidade de ouvir os “nãos” da vida. As informações são do jornal O Globo.

14/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Jacó pediu mais atenção para novo Pacto Federativo

JacóO deputado Jacó Jácome (PMN) demonstrou preocupação com o momento que as prefeituras vivem. De acordo com ele, o desgaste vivido pelos gestores municipais e proporcionado pela falta de recursos, impedem que eles consigam gerir áreas essenciais, como saúde e educação, em seus municípios. “Discutimos o Pacto Federativo e a Reforma Política, nesta Casa, mas na minha visão o Pacto Federativo é mais importante de ser debatido que a Reforma Política. Ainda mais como vem sendo proposta”, argumentou o deputado.

Para Jacó Jácome o pacto diz respeito aos serviços essenciais à população. “Basta citar a marcha que os prefeitos precisam fazer todo ano para serem recebidos por um ministro ou um senador, para que eles façam o que precisa ser feito”, destacou o parlamentar. O deputado pediu que os colegas de plenário se sensibilizassem e mantenham o tema na pauta da Casa. “Para que a gente possa contribuir, já que a reforma não está de acordo com aquilo que a população espera”, finalizou. Os deputados George Soares (PR) e Nélter Queiroz (PMDB) colaboraram com o pronunciamento realizado na manhã desta terça-feira (14).

14/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

RN: Aneel autoriza alta média de 9,57% nas contas de luz

cosernG1 – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (14) aumento médio de 9,57% nas contas de luz de 1clientes da Cosern, distribuidora que atua no Rio Grande do Norte. O reajuste começa a valer em 22 de abril. Para a baixa tensão (residências e comércio), a alta média será de 7,41%. Já para a alta tensão (indústria), será de 14,41%, também na média.

Esse aumento se refere ao reajuste que as distribuidoras têm direito e que é avaliado uma vez ao ano pela Aneel. Em 2015, porém, devido ao forte aumento das despesas no setor elétrico, a agência também promoveu uma revisão extraordinária das tarifas da maior parte das distribuidoras do país, que começou a valer em março. Nessa revisão extra, que na prática funcionou como um segundo reajuste anual, as contas de luz dos clientes da Cosern já haviam sofrido aumento de 2,8%, um dos menores entre as 59 distribuidoras do país contempladas.

14/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Deputado Jair Bolsonaro pediu sua desfiliação do partido

Bo

Foto: Reprodução/Agência Câmara

Deputado mais votado do PP e do Rio de Janeiro nas últimas eleições, com 464.572 votos, Jair Bolsonaro pediu sua desfiliação do partido na manhã desta terça-feira (14). A solicitação foi feita ao presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), durante convenção nacional da sigla, em Brasília. “Tenho sonhos, mas não tenho espaço [no partido]”, afirmou Bolsonaro, ao ser chamado para discursar.

— Com muita dor no coração, quase com lágrimas nos olhos, para que não tenha um sonho interrompido – e o meu sonho é o Brasil, não é o partido -, peço humildemente ao prezado senador Ciro Nogueira que, sem perda do mandato, me conceda a minha desfiliação do Partido Progressista.

Bolsonaro tem intenção de disputar a Presidência da República em 2018 e fez críticas ao partido quando a legenda apareceu como a com maior número de investigados na operação Lava Jato. Ao todo, são investigados três de seus cinco senadores (60%), 18 dos 40 deputados do partido (45%), oito ex-deputados e o vice-governador da Bahia, João Leão.

Conteúdo Estadão

14/04/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Eduardo Cunha não vê razão jurídica para o impeachment

imageO presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta terça-feira (14) que não vê fundamento para abertura de um processo de impeachmentcontra a presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, a questão não é política, mas jurídica. “Para protocolar algo [há] que ter fundamento jurídico. O impeachment não é um processo politico”, afirmou.

Cunha ainda disse que a Câmara vai concluir até, no máximo, nesta quarta (15), a votação do projeto que regulamenta a terceirização(PL 4.330/2004). O texto  continua na pauta da Casa e a expectativa é que os deputados votem ainda hoje as emendas e destaques apresentados à matéria. O projeto prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade de determinada empresa, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização. O presidente da Câmara explicou que vai manter o projeto como único item da pauta até “esgotar o assunto. Em última instância [promove-se] uma [votação] nominal atrás da outra [até aprovar a medida]”, garantiu.

A matéria foi o centro de uma reunião na manhã desta terça entre o vice-presidente Michel Temer, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o secretário da Receita Jorge Rachid e o deputado Arthur Maia (SDD/BA), relator do projeto que regulamenta a terceirização. “Está prestes [a ocorrer a realização do] acordo. Tudo está mais ou menos consolidado e há divergência só de controle. Há o convencimento de que [o acordo] não vai aumentar alíquota [para os contribuintes] mas também não vai permitir que o governo possa ter qualquer tipo de perda”, afirmou Cunha.

Diário do Nordeste


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros