23/01/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Secretário Mairton visitou obras da Barragem de Oiticica

IMG_8607

O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos , Mairton França, visitou na manhã desta sexta-feira (23), pela primeira vez, as obras da Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu. Acompanhado de sua adjunta Ieda Cortez, de técnicos da Semarh e engenheiros do consórcio responsável pela construção,  ele conheceu o canteiro de obras e o espaço onde será construída a nova Barra de Santana.

No retorno à Caicó o secretário concedeu entrevista a Rádio Rural AM e afirmou que todas as reivindicações colocadas em carta entregue ao governador, no ultimo dia 7, estão sendo encaminhadas em seus processos jurídicos, administrativos e financeiros. “Provavelmente o governador Robinson fará uma visita ao Seridó antes do dia 15 de fevereiro, para tratar de assuntos de interesse da região, inclusive aspectos relacionados à barragem” afirmou Mairton.

* Via Blog do Marcos Dantas

23/01/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Henrique recebe homenagem de aposentados da UFRN

IMG-20150123-WA0001

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, foi homenageado na manhã desta sexta-feira (23), em Natal, por professores aposentados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Eles entregaram uma placa de reconhecimento com a inscrição: “Os professores aposentados homenageiam e agradecem a Henrique Eduardo Alves pelo apoio prestado ao Sindicato durante o andamento da ação dos precatórios, que foi fundamental para a obtenção êxito nesta luta”.

A placa é assinada pelas entidades de representação da categoria, como a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Adurn-Sindicato) e a Associação dos Professores da UFRN (Apurn). A solenidade de entrega foi realizada no Centro de Convivência da UFRN, com a presença da reitora Ângela Paiva,  do ministro do TST Emmanoel  Pereira, dos médicos Paulo Xavier e Ivo Barreto,  do vereador de natal e professor Joanilson de Paula Rego, dos presidentes da Apurn, professor Freitas, e da Adurn, professora Ângela, além de professores ativos e aposentados.

Henrique Alves  agradeceu o gesto dos aposentados e disse que apenas cumpriu seu dever como representante do povo potiguar. Ele destacou que a vitória obtida pelos professores constituiu um endosso da Justiça à luta dos trabalhadores para a recuperação de perdas importantes em seus vencimentos, como consequências de planos econômicos de diferentes governos.

23/01/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

RN: Empréstimo de R$ 850 milhões já pode ser aplicado

O portal G1 destaca que o governo do Rio Grande do Norte sancionou nesta quinta-feira (22) a lei que autoriza o plano de aplicação do empréstimo de R$ 850 milhões contratado ao Banco do Brasil. Os recursos serão aplicados em 12 contrapartidas para projetos e 73 obras, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. O empréstimo ainda passará por uma análise da instituição financeira.

Estão inclusas na lista as contrapartidas para a construção da nova ponte sobre o Rio Potengi e barragem de Oiticica, além de aporte financeiro para a conclusão do prolongamento da Avenida Prudente de Morais, os acessos ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante e obras do Pró-Transporte. Veja AQUI a lista completa de contrapartidas e obras que serão contempladas pelo empréstimo. A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi aprovada pelos 21 deputados presentes que estavam na sessão. A aplicação dos recursos foi anteriormente debatida com os parlamentares.

23/01/2015
Por Danilo Evaristo em Caicó

Operação contra tráfico de drogas é deflagrada em Caicó

G1 RN – Policiais civis e militares deram início, logo nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (23), ao cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão na cidade de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte. A operação é comandada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). Pelo menos 10 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas foram presas e duas armas de fogo apreendidas. Segundo o major Walmary Costa, que comanda o policiamento ostensivo na região, os mandados foram cumpridos em quatro bairros da cidade.

23/01/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Agricultores exigem presença do governador em Oiticica

O movimento dos atingidos e atingidas pela construção da barragem de Oiticica se reunirá na noite desta sexta-feira (23) com todos os agricultores familiares, produtores rurais, moradores de Barra de Santana, movimentos sociais e sindicais, igrejas e os diferentes segmentos sociais  dos municípios de Jardim de Piranhas, São Fernando e Jucurutu às 19hs, na Igreja da Barra de Santana.

O objetivo é discutir com o secretário de Recursos Hídricos do RN, Mairton França e sua equipe técnica para troca de informações sobre as ações sociais e físicas da barragem de Oiticica. Na ocasião o secretário fará uma exposição das providências já agilizadas pela Secretaria para atender as reivindicações do movimento, sem, no entanto, entrar no mérito da paralisação das obras.

O movimento comunica e reafirma a sociedade e ao governo que a obra continua paralisada até que o governador Robinson Farias venha à comunidade conforme acordado no dia 07 de janeiro em audiência na governadoria, trazendo respostas concretas as nossas proposições, em especial, ao pagamento dos 127 processos judicializados, terraplenagem do alto dos paios, definição de local com desapropriação da área para construção do novo cemitério da nova barra de Santana e plano de trabalho com cronograma físico-financeiro referenciado pelo termo de compromisso de 25 de julho de 2014”, destacou José Procópio de Lucena, um dos organizadores do movimento.

22/01/2015
Por Danilo Evaristo em Esporte, Jucurutu/RN

Copa Carnavalesca de Futsal de Jucurutu iniciará dia 03

SAM_1403 - Cópia

Copa Carnavalesca de Futsal Masculina de Jucurutu em 2014 – Foto: Danilo Evaristo

Terá início no próximo dia 03 de fevereiro, uma terça-feira, no Ginásio Municipal Ailson Lopes, às 19h a tradicional Copa Carnavalesca de Futsal Masculina da cidade de Jucurutu/RN, que chega a sua 33ª edição em 2015. O jogo de abertura irá envolver as equipes “União” e “São Braz”. A Copa Carnavalesca de Futsal Masculina de Jucurutu é o segundo campeonato de futsal carnavalesco mais antigo do Rio Grande do Norte, tendo o da cidade de Macau como o mais antigo.

Trinta e três times se inscreveram e foram divididos em 08 grupos, por meio de sorteio para participar da disputa, que este ano terá a seguinte premiação: R$ 2.000,00 (dois mil reais), para o campeão, R$ 700,00 (setecentos reais), para o vice e R$ 300,00 (trezentos reais) para o terceiro colocado, além de troféus e medalhas para as equipes vencedoras.

Serão 11 dias de Ginásio lotado, fomentando a economia local, através do esporte. A competição será encerrada no dia 13 (treze), na sexta-feira de carnaval. O evento esportivo é uma realização da Prefeitura Municipal de Jucurutu, sob a administração do prefeito George Queiroz, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.

Confira as equipes divididas nos oito grupos:

Grupo A 
União
São Braz
Vila
A C A

Grupo B
Humildão
Os Periquitos
Só Resenha
Equipe Cana

Grupo C
Heineken
São Bento
Massa Jucurutu 1
Os Garapeiros

Grupo D
J P
Equipe Ruim de Namoro
S B A
Equipe Chapéu

Grupo E 
Novo Vila
Del Rayssa
Dnocs
Vira Copo

Grupo F
Massa Jucurutu 2
Turma do Boi
Boi Selado
Massas Floraci

Grupo G 
Espetinho do Dedé
Os Iludidos
Os Caça Buraco
Pika Nela

Grupo H
Maratá
Lava Jato
Eliakios
Kutuvelo
Turma da Manteiga

22/01/2015
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

Municípios terão R$ 96 milhões do empréstimo estadual

Desde a última segunda-feira, 19, quando esteve em Natal com alguns prefeitos, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Francisco José Júnior, se dedicou a lutar para que parte do empréstimo dos R$ 850 milhões que será contraído pelo Estado, fosse destinada ao Fundo dos Municípios. Ele esteve com o governador Robinson Faria, com o secretário de Planejamento e com vários deputados estaduais tratando deste tema, mas o esforço esbarrou na burocracia.

Ainda na segunda, durante encontro com prefeitos e parlamentares no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, o advogado Paulo de Tarso e o deputado José Dias explicaram as dificuldades legais para a manutenção do Fundo. Uma preocupação era que a inadimplência de alguma prefeitura pudesse inviabilizar todo o empréstimo. Ainda assim, a diretoria da FEMURN protocolou um documento reivindicando a manutenção do aporte de R$ 200 milhões para serem rateados entre os municípios.

A Femurn designou ainda uma comissão, que tinha à frente os prefeitos Fabiano de Souza (Serrinha) e José Leonardo Cassimiro de Araújo, o Naldinho, (São Paulo do Potengi) para tratar e acompanhar a tramitação da matéria que disciplinava o empréstimo. “Tivemos dois dias intensos de negociações, buscando o melhor para os municípios. Infelizmente nosso pleito esbarrou em impedimentos legais e no tempo. A verba não pode ser ordenada pelos municípios, segundo alegou o deputado José Dias e a assessoria jurídica da Assembleia. Este entendimento prevaleceu”, explicou Silveira Júnior.

Ao final, ficou definido que, dos R$ 850 milhões, R$ 96 milhões serão aplicados, através de um plano de trabalho especifico formatado pela AL, em obras que tenham reflexo direto nos municípios. A FEMURN acompanhará o destino e a aplicação destes investimentos e a sua melhor repercussão nas cidades do Rio Grande do Norte. “Não é o que queríamos, mas acredito que evitamos, com nosso trabalho, que os municípios ficassem de fora da divisão desses recursos. A nossa luta continua”, completou o presidente da entidade, prefeito Silveira Júnior.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da FEMURN

22/01/2015
Por Danilo Evaristo em Eventos, Jucurutu/RN

Dia 31/01 tem o Apaixona Jucurutu na Arena da Chácara

JUCURUTU-Cópia1

O primeiro lote de senhas para o “Apaixona Jucurutu” que será realizado sábado, 31 de janeiro, na Arena da Chácara Casa Show na Pedra do Navio em Jucurutu já está disponível ao público no Mercadinho do Gilson e no Mercadinho Menor Preço no bairro Freitas. O “Apaixona Jucurutu” terá as seguintes atrações: Acácio “O Ferinha da Bahia”, Zé Sanfoneiro e ainda a banda “Pode Balançar”, numa realização de Gilson e Nega.

22/01/2015
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

152 municípios estão em estado de emergência no RN

Foto0015

A seca prolongada que atinge 152 municípios do Rio Grande do Norte deve perdurar por todo este ano. De acordo com o coronel Josenildo Acioli, coordenador da Defesa Civil, a estiagem prejudica a população, o gado e as plantações agrícolas. “A situação de seca no Rio Grande do Norte tende a se agravar e a cada dia que passa os efeitos da seca são mais graves”, destacou o coronel.

Os efeitos negativos da seca foram reconhecidos no decreto nº 24.700, de 29 de setembro de 2014 que estabelece apoio e recursos federais para minimizar os efeitos da estiagem prolongada que provoca a redução sustentada das reservas hídricas. “A validade do decreto vence em março e os recursos federais só virão com a renovação do decreto de estado de emergência”, disse.

Um dos motivos que justificam a situação de emergência é que a maior parte dos reservatórios do Rio Grande do Norte está com percentual de armazenamento inferior a 50% de sua capacidade máxima. O colapso no abastecimento de água em terras potiguares também chama atenção. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) os sistemas de abastecimento em oito municípios estão suspensos, reafirmando a condição de emergência.

Nominuto recebeu a informação que o planejamento hídrico para este ano e de acordo com  Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), os índices pluviométricos apresentam desvios negativos de até 35% abaixo da média. No ano passado, por exemplo, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) aponta um prejuízo superior aos 4 bilhões. A região Oeste é a mais afetada com sete municípios em colapso: São Miguel, Tenente Ananias, Paraná, João Dias, São Francisco do Oeste, Antonio Martins e Luis Gomes.

22/01/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Sisu 2015 bate recorde com 2,58 milhões de inscritos

Agência Brasil – O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até 15h de hoje (22) 2.589.112 inscritos, novo recorde do sistema. O número superou o total de inscritos no Sisu do primeiro semestre de 2014, quando 2.559.987 se inscreveram. O curso de direito na Universidade Federal Fluminense segue no topo das notas de corte do Sisu, segundo a última relação, divulgada esta madrugada. A nota de corte na ampla concorrência é 827,4 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São consideradas as instituições que ofertam suas vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes. Em seguida, com 821,8 pontos, está o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As inscrições terminam às 23h59 de hoje. Para quem ainda não se inscreveu, a recomendação é que não deixe para a última hora. A inscrição é feita pela internet, no portal do Sisu. O sistema oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Enem em 2014 e não ter tirado 0 na redação.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros