09/01/2015
Por Danilo Evaristo em Brasil, Educação

Resultado do Enem será divulgado na próxima terça-feira

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 será divulgada na próxima terça-feira (13) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou o Ministério da Educação (MEC). Para ter acesso ao resultado, os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição. Os estudantes já podem conferir o gabarito das provas desde o ano passado. A nota, no entanto, não considera apenas a contagem de acertos e erros.

A correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que grande número dos candidatos acertou será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o candidato que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições serão de 19 a 22 deste mês, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. O exame é usado também para certificar o ensino médio, obter empréstimo pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em 2014, mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades.

09/01/2015
Por Danilo Evaristo em Brasil

1° repasse do FPM cai 31,5% em relação ao 1° de 2014

FPM

O primeiro decêndio do Fundo de Participação dos Municípios, depositado nas contas dos Municípios nesta sexta-feira, 9 de janeiro, é 28% menor que o primeiro repasse do Fundo feito em dezembro de 2014, em valores brutos e nominais. A Confederação destaca que essa redução acompanha a série histórica do FPM – de dezembro para janeiro. Em relação ao primeiro FPM de janeiro do ano passado, o Fundo apresenta redução de 31,5% em termos reais.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, enquanto o primeiro repasse do ano de 2014, distribuído para o conjunto das prefeituras de todo o País, foi de R$ 4,013 bilhões em valores brutos, o desse ano está em pouco mais de R$ 2,7 bilhões. Cenário causado pela baixa arrecadação registrada por conta das vendas fracas de fim de ano. Segundo o presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, a redução é significativa e os prefeitos devem controlar suas contas para não terem mais problemas financeiros.

* Via www.femurn.org.br

09/01/2015
Por Danilo Evaristo em Mundo, Rio Grande do Norte

Jornal da Espanha mostra a seca no Rio Grande do Norte

Seca

Jornal de Hoje – A imprensa internacional deu destaque ao problema da falta de água no Rio Grande do Norte, com foco voltado para a realidade na comunidade rural de Ursulina localizada em Caraúbas(RN). O local, desde que foi criado, há 17 anos, não possui água nas torneiras e a solução, finalmente chegará por meio do programa RN Sustentável com recursos do Banco Mundial. Confira abaixo os principais trechos da matéria publicada no jornal espanhol El País, um dos maiores veículos de comunicação do mundo.

Escolha: tomar banho ou lavar a louça

Aos 40 anos, a boleira Maria Dilvânia Lima nunca tomou um banho de chuveiro. Duas vezes por semana, ela se junta a sete colegas para assar bolos em uma associação de mulheres nesta pequena cidade do nordeste brasileiro. Nenhuma receita leva água. “Substituímos por polpa de frutas ou leite”, conta ela, orgulhosa. Nos dias de produção normal, 25 quitutes (de coco e mandioca, entre outros sabores) saem de uma pequena cozinha para serem vendidos aos vizinhos.

Nos últimos tempos, porém, tem sido difícil manter a produção. Por causa da seca que há três anos maltrata o semiárido, o assentamento rural não recebe chuva suficiente para encher as cisternas das casas. Pior: fora a água trazida pelo Exército a cada semana, não há outra fonte de abastecimento, o que obriga as mulheres de Caraúbas a tomar decisões cada vez mais difíceis no dia a dia.

“A água é necessária tanto para lavar as vasilhas quanto para a obra de ampliação da nossa cozinha. Estamos deixando de gastar para não faltar em casa, para a família e o rebanho”, comenta Dilvânia. Como as vizinhas, ela diariamente sai cedo de casa para encher as 10 latas d’água a que os moradores têm direito.

Se não há água, não há bolos nem renda para o grupo. As famílias acabam dependendo quase exclusivamente do pagamento do Bolsa Família, do Garantia Safra (que protege os agricultores em caso de perdas) e da aposentadoria, três dos principais benefícios concedidos pelo governo brasileiro.

Água cinza

A história ilustra um desafio que 748 milhões de pessoas enfrentam em todo o mundo, 36 milhões só na América Latina. A falta d’água significa que, diariamente, essas pessoas precisam escolher entre preparar comida ou lavar a louça, entre tomar banho ou regar a horta.

Com as mudanças climáticas, o problema da falta de chuvas – e de abastecimento – tende a piorar nas regiões mais áridas do mundo. “O nordeste brasileiro sofre, particularmente, os impactos das secas relacionadas com o fenômeno El Niño, que podem se tornar mais frequentes em um planeta 4°C mais quente”, informa a versão latino-americana do relatório Diminuir o Calor, do Banco Mundial.

Tantas limitações obrigam qualquer projeto de fornecimento de água a também ensinar a população a usar o líquido da forma mais eficiente possível.

A boa notícia para as famílias de Caraúbas é que, entre setembro e dezembro deste ano, a vila finalmente terá abastecimento regular, por meio de uma adutora que puxará a água do poço localizado a 5km da vila.

“Será possível levar água encanada às 43 famílias do assentamento, permitir a elas cuidar das pequenas plantações em seus quintais, vender o excedente na feira. E as doceiras vão poder continuar suas atividades”, empolga-se Ana Guedes, gerente executiva do projeto de desenvolvimento Rio Grande do Norte Sustentável, que une o governo do estado ao Banco Mundial.

Além disso, os moradores aprenderão a aproveitar até o líquido do banho e da descarga, chamado de “água cinza” pelos especialistas na área. Aliás, essa é uma lição que as regiões mais ricas do Brasil, como São Paulo, vêm aprendendo a duras penas, pois a seca e a falta d’água deixaram de ser um problema exclusivo do campo e do Nordeste do Brasil.

09/01/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Oiticica: Moradores têm 1ª resposta positiva do governo

Oiticica-Reunião-justiça-e-governo-fot-Ivanizio-Ramos13

Conforme foi definido em reunião na quarta-feira (7) com diversos representantes do Movimento dos Moradores e Agricultores que pleiteiam indenizações de desapropriação na Barragem de Oiticica, em Jucurutu, o governador Robinson Faria conversou na tarde desta quinta-feira (8) com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos e o juiz responsável pelos processos de indenização, Cleofas Coelho.

A intenção foi de sensibilizar o Poder Judiciário sobre a necessidade de agilizar os entraves jurídicos que envolvem as indenizações e promover uma união de forças entre os dois Poderes para que a situação seja resolvida e, dessa forma, a construção da Barragem de Oiticica tenha continuidade. “A Barragem vai ser boa para todo o Rio Grande do Norte, serão mais de 15 municípios abastecidos e mais de 300 mil famílias beneficiadas”, reforçou o governador.

O presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos, afirmou que o Poder Judiciário não pode ser visto como um entrave e que terá extrema boa vontade, juntamente com o juiz Cleofas Coelho, de que tudo se resolva. Dentre os entendimentos foi proposta a criação de um grande edital para reunir todos os pré-processos que, por sua vez, guardam especificidades e têm de ser analisados caso a caso. “Estamos à disposição. A ideia é ajudar, não queremos atrapalhar”, reforçou o desembargador.

08/01/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Henrique Alves está fora das investigações da Lava Jato

SAM_0687

Foto: Danilo Evaristo

Investigadores que atuam na Lava Jato entendem que o atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deverá se livrar das investigações do caso em fevereiro. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, são considerados fracos os indícios contra Henrique Alves, contra quem não deve haver nem um pedido de abertura de inquérito para analisar suposta ligação com o esquema de desvio de recursos da Petrobras e lavagem de dinheiro.

Sem investigação, ele terá o caminho aberto para assumir um ministério no governo de Dilma Rousseff, provavelmente a pasta do Turismo. Deputado que não disputou a reeleição, Henrique Alves informou publicamente ter pedido aos seus correligionários que não trabalhassem para ele assumir uma cadeira na Esplanada até que ficasse claro que o peemedebista não estava entre os alvos da Operação Lava Jato.

* Com informações da Folha de São Paulo

08/01/2015
Por Danilo Evaristo em Esporte, Rio Grande do Norte

Campeonato Estadual no RN começa dia 1º de fevereiro

Nominuto – O presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol, José Vanildo, anunciou a data em entrevista no Globo Esportivo da Rádio Globo Natal explicou a transferência do inicio do Estadual para o dia 1º de fevereiro: “Em reunião de avaliação nós observamos a necessidade da federação ter cautela e segurança no inicio do campeonato. Hoje pela manhã tivemos a confirmação do Corintians na participação do Estadual, tivemos um avanço na questão de avaliação do estádio Nogueirão, mesma situação dos estádios Edgarzão e Ninho do Periquito. Ademais nós observamos uma recomendação da CBF no tocante a uniformização de todos os campeonatos para 1º de fevereiro. Alguns estados fizeram uma fórmula excluindo os clubes que disputam competições nacionais”.

Tibúrcio Batista, vice-presidente técnico da federação também falou sobre a alteração de data do inicio do campeonato: “A tabela permanece com a sua mesma ordem de disputa estabelecida em sorteio em modelo pioneiro. O que foi estabelecido de forma pública está mantido, a sequencia da tabela permanece absolutamente a mesma. O benefício que nós conseguimos observar com a mudança é que todas as rodadas  do 1º turno serão aos domingos, com exceção da quinta rodada que será em uma quarta-feira, o que vai beneficiar os clubes e atende anseio dos clubes. Intercalado com os jogos do Estadual acontecerão os jogos da Copa do Nordeste. A FNF vai se antecipar e solicitar a programação dos jogos dos filiados ABC e Alecrim que participam da Copa do Brasil para que os jogos deles sejam disputados nas mesmas datas da Copa do Nordeste. Não houve prejuízo, a antecipação para o dia 25 tinha sido tomada em caráter preventivo, o que nós fizemos foi um ajuste procurando aproveitar espaços para a Copa do Brasil e acredito que esta fórmula de disputa com os jogos só aos domingos vai ser benéfica para todos”.

08/01/2015
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena: Aposta do ES leva prêmio de R$ 5,9 milhões

Uma aposta de Vila Velha (ES) acertou as seis dezenas da Mega-Sena no sorteio do concurso nº 1667, realizado na noite desta quarta-feira (07) em Osasco (SP). O ganhador levará o prêmio de R$ 5.862.774,49. Veja as dezenas sorteadas: 07 – 12 – 24 – 44 – 51 – 56.

Segundo a Caixa Econômica Federal, 143 apostas acertaram a quina e levam R$ 13.544,91 cada. Já a quadra teve 7.934 acertadores. O prêmio para aqueles que acertaram quatro dezenas é de R$ 348,75. De acordo com a Caixa, a arrecadação total do concurso foi de  R$ 33.084.067,50. A estimativa de prêmio para o próximo concurso, a ser realizado no sábado (10), é de R$ 3.685.172,53.

08/01/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN, Rio Grande do Norte

Robinson Faria recebe comitiva para tratar sobre Oiticica

Audiência-Barragem-Oiticica_Demis-Roussos-7

O governador pediu o entendimento e a confiança dos agricultores na nova gestão. “Essa é uma demanda proveniente de outra gestão e nós vamos cuidar para resolver da maneira mais rápida; peço que permitam a continuidade na obra, pois é de extrema necessidade para fortalecer a estrutura hídrica do Estado que se encontra em situação difícil; aproveito a presença da senadora Fátima para assegurar que manteremos o diálogo aberto e com transparência”, declarou. Os agricultores estão acampados na área da obra impedindo a continuidade do cronograma. A insatisfação se deu devido ao descumprimento de um termo de compromisso firmado com a gestão estadual anterior que não teve os prazos cumpridos. Atualmente a Barragem encontra-se com 34% dos serviços executados.

“Nós nos reunirmos com o Governo do Estado no ano passado, acertamos prazos, mas estes não foram cumpridos, o que se pede é a agilidade desse processo, pois as famílias estão esperando”, explicou o Arcebispo de Natal. Ao todo 381 desapropriações precisam ser feitas, destas 127 estão com processos ajuizados, e 64 depositados. Segundo o Procurador Francisco Sales, uma questão jurídica impede que parte dos indenizados tenha acesso ao recurso. Com relação a isso, o Governador vai agendar uma audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça. “Ainda hoje entrarei em contato com o Presidente do Tribunal de Justiça para realizarmos uma reunião para pedir a desburocratização no processo de pagamento das indenizações e atendermos os moradores”, revelou o Chefe do Executivo.

Além das desapropriações, os agricultores pedem a criação de uma comissão de laudos específica para as questões de Oiticica para agilizar o trabalho do Procurador Francisco Sales e a desapropriação da área para o novo cemitério. O encontro teve a participação também do procurador geral do Estado, Francisco Wilkie, do secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, da secretária Estadual do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, do articulador do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) junto ao movimento dos agricultores, José Procópio de Lucena, do Vigário responsável pelas pastorais sociais da Diocese de Caicó, Pe. Ivanoff, e dos deputados estaduais Nélter Queiroz e Fernando Mineiro.

08/01/2015
Por Danilo Evaristo em Brasil

Ministra diz que o Bolsa Família não sofrerá cortes

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, foi reconduzida nesta quarta-feira ao cargo. No fim da cerimônia, em entrevista aos jornalistas ela disse que o Programa Bolsa Família não sofrerá cortes e que o MDS, com outros Ministérios, fará parte de um esforço para redução de gastos. “Existe um esforço conjunto de reduzir custos da maquina administrativa. Sempre é possível melhorar o gasto público. Faremos parte do esforço, sem reduzir direitos. Esta é a orientação da presidenta”, salientou.

Sobre as conquistas dos últimos anos, Tereza Campello enfatizou o investimento na área social. Para este ano, estão previstos cerca de R$ 70 bilhões. A ministra também chamou atenção para áreas onde os recursos são gastos, como acesso à água, qualificação profissional e educação. “Acho que o grande legado dessa ação conjunta é o trabalho intersetorial com as áreas de saúde e educação”, ressaltou a ministra.

07/01/2015
Por Danilo Evaristo em Eventos, Jucurutu/RN

Dia 31/01 tem o Apaixona Jucurutu na Arena da Chácara

JUCURUTU - Cópia

A Arena da Chácara Casa Show, na Pedra do Navio promoverá em Jucurutu dia 31 de janeiro grande show com Acácio “O Ferinha da Bahia”; Zé Sanfoneiro, o sanfoneiro mais estourado do Rio Grande do Norte e a banda Pode Balançar.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros