
Fotos: Elen Santos
O aniversário de 11 anos da Rede Seridó foi encerrado na noite deste sábado (10) no espaço de festas “Babilônia Casa Show” em Jucurutu. O encerramento de mais uma campanha de aniversário da Rede Seridó, presente em 15 cidades da região, com 19 Supermercados foi marcado com o sorteio de um “carrão” HB20 0 km. O carro que percorreu todas as cidades aonde há lojas filiadas a Rede Seridó, finalizou o período de exposição em Jucurutu e não saiu mais. Isso porque a sorte decidiu contemplar dona Francisca das Chagas, do bairro Freitas, cliente do Supermercado Floraci.
Dona Francisca que não estava no Babilônia no momento do sorteio, foi informada por telefone e quando chegou no palco justificou o motivo de comprar na Rede Seridó: “Compro na Rede Seridó, pois ela é boa, barato demais e ganha prêmios. Vou usar o carro, foi Deus que me deu”, disse ela emocionada. Perguntada se acreditou quando foi informada do prêmio dona Francisca disse: “Eu acreditei porque vi um número diferente, ai eu pensei: Acho que ganhei alguma coisa”.
Floraci Cassiano falou da emoção em ver uma cliente de sua loja ganhar o carro da promoção “Tô com Sorte”: “É uma emoção muito grande. Pela primeira vez ver um cliente nosso de vários anos ganhando um carro. Estou muito emocionado. Agradeço a todos que compram lá, a todos de Jucurutu. Agradeço também a direção e a todos os sócios da Rede Seridó que estão presentes na festa”. Com entrada franca a festa foi animada ao som de Os 04 Forrozeiros, Forró Bom Abessa e Forró Azzaração.

Realizada na tarde deste sábado (10), no campo do bairro Santa Isabel, entre Cruzeiro do Novo Horizonte e EIT, a final da Copa Jucurutu de Futebol Masculina Adulta 2014, foi a grande atração da cidade para mais de 1.200 espectadores apaixonados pelo esporte mais popular do mundo. A decisão do certame que seria disputada no dia 27 de dezembro passado teve a data alterada após entendimento entre as duas equipes, aceita pela organização. Quem não esperava uma partida tensa ficou surpreso, pois teve de tudo o que uma decisão de campeonato reserva: Ânimos exaltados, discussões entre os jogadores de campo e até expulsões, duas do Cruzeiro e uma da EIT.
E foi exatamente o selecionado da EIT que criou as melhores chances de gols, mas não aproveitou as oportunidades, parando algumas vezes no goleiro Braga da Serra de João do Vale. Já o Cruzeiro foi oportunista, frio e teve a seu favor a experiência de grandes nomes do futebol seridoense para balançar a rede adversária por duas vezes. Didi da Barra e Bodinho construíram o placar da vitória que deu ao Cruzeiro o título de campeão da Copa. O evento esportivo que transcorreu de forma pacífica com o apoio do GTO, comandado pelo Cabo Edvaldo, foi promovido pela Prefeitura Municipal, administrada pelo prefeito George Queiroz, junto a Secretaria de Esportes e premiou o campeão com R$ 1.500,00, troféu e medalhas, enquanto o vice-campeão levou R$ 500,00 e medalhas.
Do Contas Abertas – O governo federal fecha as contas de 2014 com gasto total de R$ 65,3 milhões com cartão corporativo. Do valor, R$ 30,3 milhões são gastos sigilosos, isto é, não é permitido ao cidadão comum conferir em que foi aplicado os recursos dos cofres públicos. A Presidência da República é, historicamente, o órgão que mais efetua as despesas secretas: foram R$ 18,3 milhões no ano passado.
Os dispêndios totais do órgão atingiram R$ 21,7 milhões. Sendo assim, 86% foram realizados de maneira sigilosa. Dentro da Pasta, a unidade orçamentária que mais pagou por bens e serviços por meio do cartão foi a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Em 2013, a Presidência também foi o órgão que mais desembolsou por meio do cartão corporativo. À época, foram R$ 18,6 milhões. Ou seja, uma alta de R$ 3,1 milhões de um ano para o outro.
Em seguida, no ranking das Pastas que mais gastaram com o cartão corporativo, encontra-se o Ministério de Justiça, com R$ 14,2 milhões. Os dispêndios se concentram no Departamento de Policia Federal, responsável por R$ 13,8 milhões. O Ministério também está em segundo lugar na relação de gastos sigilosos, já que R$ 11,9 milhões não estão transparentes, o que equivale a 84%.
A colocação do ministério não foi diferente em 2013, quando chegou à marca de R$ 11,9 milhões passados no cartão corporativo, R$ 2,3 milhões menor em relação aos gastos totais da Pasta quando comparados a 2014. Por alguns milhares não empataram em terceiro lugar o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que pagou R$ 6,5 milhões de suas despesas com o cartão, e, em seguida, o Ministério da Educação, com R$ 5,8 milhões.

11/01/2015
Por Danilo Evaristo em
Assú
Um dos principais hospitais regionais do Rio Grande do Norte, o Nelson Inácio dos Santos, foi vistoriado pelo governador Robinson Faria e pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, durante agenda de trabalho realizada na manhã e tarde deste sábado (10), em Assú. A unidade cobre cerca de 200 mil habitantes de 13 municípios do estado. O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, acompanhou a visita, ao lado de demais gestores públicos de cidades do vale e vereadores.
A unidade tem 56 leitos entre UTI, obstétrico, urgência e emergência, mas, segundo o titular da Saúde, o hospital passa por vários problemas. “O hospital tem hoje uma condição muito séria. Vimos mais cedo que existem servidores motivados, mas a estrutura física está deteriorada, há problemas na escala, equipamentos quebrados e em falta. Ou seja, fazer uma reforma nesse momento não resolve um outro problema maior. Com base no que vimos hoje, vamos traçar o que será feito aqui”, declarou Ricardo Lagreca, lembrando que o hospital de Assú é o segundo visitado em apenas duas semanas de trabalho. No dia 6 de janeiro, o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, havia sido vistoriado pelo chefe do Executivo Estadual e auxiliares.
O governador Robinson Faria fiscalizou o centro obstétrico, leitos de urgência, conversou com servidores e pacientes, e adiantou: “Apenas em Assú, o Hospital Nelson Inácio tem perfil para atender 50 mil pessoas, mas não tem condições. Por isso, já conversamos com o secretário, vamos fazer o redimensionamento para saber a real capacidade de atendimento. Viemos aqui para ter uma dimensão do problema e, partir do diagnóstico in loco, termos o planejamento para que a unidade volte a atender como prometemos”.

Jornal de Hoje – Números divulgados pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), neste sábado, mostram que nem mesmo os planos de urgência adotados pelo governador Robinson Faria estão conseguindo diminuir a violência no Rio Grande do Norte. Contando os nove primeiros dias de 2015, 41 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) foram registrados no Estado.
Fazendo uma comparação com 2014 a quantidade assusta ainda mais. Em janeiro do ano passado, foram 137 CVLIs, uma média de 4,4 por dia e durante todo o ano a média foi de 4,19. Já em 2015 a média diária é de 4,5. O último caso aconteceu na cidade de Antônio Martins, nessa sexta. A vítima, Irandir Calixto de Mesquita, 35 anos, foi encontrado dentro de uma casa que ele estava construindo, localizada no Alto da Ema. A polícia foi acionada pela mãe de Irandir, que o encontrou caído no local. Peritos do ITEP que atenderam a ocorrência constataram que Irandir foi atingido por um disparo de arma de fogo na cabeça.
Também na sexta, um adolescente identificado apenas pelo nome de Ravely, foi encontrado morto na estrada que dá acesso ao açude de Vinícius, em Bom Jesus-RN. Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, o corpo estava com marcas de tiros na cabeça e a suspeita é que o jovem tenha sido levado na noite anterior para ser executado no local.
Blog do Marcos Dantas – Mais uma semana se inicia, e as obras de construção da Barragem de Oiticica continuam paralisadas, diante do protesto feito pelos agricultores que continuam sem receber suas indenizações. O movimento que paralisou a obra entra para o seu sétimo dia, com previsão para ser encerrado apenas quando o Governo do Estado começar a atender as reivindicações do movimento, que são o pagamento das indenizações, a terraplanagem do Alto Paiol, local onde será construída a nova Barra de Santana e a desapropriação do local do novo cemitério.
A Caixa Econômica Federal realizou neste sábado (10), em Santa Fé do Sul, o sorteio das seis dezenas do concurso 1.668, que acumulou. Ninguém acertou todos os números e o prêmio do próximo concurso, o 1.669, pode chegar a R$ 7,5 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 05 – 40 – 47 – 52 – 55 – 57. Segundo a Caixa Econômica Federal, 42 apostas acertaram a quina e levam R$ 44.770,97 cada. Já a quadra teve 3.171 acertadores. O prêmio para aqueles que acertaram quatro dezenas é de R$ 847,13. De acordo com a Caixa, a arrecadação total do concurso foi de R$ 32.118.302,50.

A Arena da Chácara Casa Show, na Pedra do Navio promoverá em Jucurutu dia 31 de janeiro grande show com Acácio “O Ferinha da Bahia”; Zé Sanfoneiro, o sanfoneiro mais estourado do Rio Grande do Norte e a banda Pode Balançar.

Foto: Danilo Evaristo
Os agricultores inscritos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jucurutu foram às urnas neste sábado (10) para escolher a nova diretoria que irá dirigir a instituição pelos próximos 04 anos. Nove urnas manuais foram disponibilizadas para a votação que ocorreu na Escola Estadual Antônio Batista, das 8h às 16h. Duas Chapas disputaram as eleições.
A Chapa 01 tinha Raimundo Nonato de Souza Filho, candidato a presidente ao lado de Josibias Soares de Araújo, como vice-presidente. Na Chapa 02, o postulante ao cargo de presidente era Valdemiro Alves dos Santos e Uene Lopes Filho, candidato a vice.
O resultado final da apuração dos votos conhecido nesta noite apontou vitória para a Chapa 01. Com isso Nonato será o próximo presidente do Sindicato que tem 51 anos de fundação. De acordo com informações enviadas ao Blog Danilo Evaristo, a Chapa 01 obteve 1531 votos e a Chapa 02, 355 votos.