24/11/2014
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

RN: 12 mortes violentas registradas no final de semana

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) registrou doze mortes violentas durante o final de semana no Rio Grande do Norte. No sábado (22) ocorreram seis homicídios por arma de fogo e um por faca, além de uma morte por espancamento. Já nesse domingo (23), aconteceram quatro assassinatos (cinco com projéteis e dois com facadas).

24/11/2014
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

Sesap orienta para a prevenção da Febre do Chikungunya

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), está adotando medidas de prevenção da Febre do Chikungunya. O trabalho tem sido de orientação aos municípios e capacitação dos profissionais de saúde. Apesar de não haver, no Rio Grande do Norte, nenhum caso confirmado da doença, a Secretaria tem reforçado a importância da notificação, pelos serviços de saúde, de casos suspeitos. A Portaria 1271, emitida pelo Ministério da Saúde em 06/06/14, estabelece que a Febre do Chikungunya é de notificação compulsória (obrigatória).

No Rio Grande do Norte, em 2014, foram notificados 25 casos como suspeitos, sendo que 12 destes já foram descartados. Dos 13 casos que ainda estão em investigação, 11 foram notificados em Natal, um em Macaíba e outro em Mossoró, e aguardam os laudos das amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará. A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue e Chikungunya, Sílvia Dinara, explica que as formas de prevenção são as mesmas para ambas as doenças, e que a população pode atuar de forma efetiva. “O mais importante é evitar os criadouros dos mosquitos que podem transmitir a doença, isso previne tanto a ocorrência de surtos de dengue como de Chikungunya”.

Ela explica que os profissionais de saúde da unidade de referência no Estado, o Hospital Giselda Trigueiro, já foram capacitados e todas as orientações sobre a notificação dos casos suspeitos estão sendo repassadas para as secretarias de saúde dos municípios. “Foi elaborada uma nota técnica com todas as orientações necessárias e a mesma será distribuída para todos os municípios”, finalizou.

24/11/2014
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Mega-Sena: 2 apostas levam prêmio de R$ 135 milhões

canhoto_mega_sena_aposta_20141123

Uol – Dois apostadores acertaram os seis números da Mega-Sena sorteados pela Caixa no último sábado (22). Cada um dos apostadores levam R$ 67.657.559,48.  As dezenas do concurso 1.655, realizado na cidade de Macatuba (SP) são: 07 – 24 – 28 – 46 – 53 – 56. Segundo a Caixa, as apostas são das cidades de Cianorte (PR) e do Rio de Janeiro.

Após acumular sete vezes seguidas, a Mega-Sena no sábado deu o maior prêmio de sua história em concursos regulares, ou seja, sem contar com os valores do sorteio da Mega da Virada – que, neste ano, tem estimativa de R$ 240 milhões. Na quina, 704 apostadores acertaram e levam R$ 16.384,73 cada. Outros 39.616 jogadores acertaram a quadra e faturam R$ 415,95. A arrecadação total foi R$ 197,23 milhões, informou a Caixa. O próximo sorteio da Mega-Sena será na quarta-feira (26), e o prêmio aproximado é de R$ 2,5 milhões.

23/11/2014
Por Danilo Evaristo em Esporte

Cruzeiro vence o Goiás e é o campeão brasileiro de 2014

cruzeiro-campeao

Foi mais sofrido do que a torcida poderia imaginar. Mas o Cruzeiro conquistou neste domingo o título do Campeonato Brasileiro 2014 com duas rodadas de antecedência. Com o gramado encharcado por causa da chuva, o time celeste derrotou o Goiás por 2 a 1 e pôde comemorar diante de mais de 50 mil torcedores o quarto título brasileiro, o segundo de forma consecutiva.

A partida foi difícil para o Cruzeiro, que saiu na frente e sofreu o empate, mas conseguiu virar na etapa final. Com gols de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, o time celeste foi a 76 pontos, manteve os sete de diferença para o São Paulo e não pode mais ser alcançado pelo time paulista, segundo colocado. Nas rodadas finais, enfrenta Chapecoense e Fluminense apenas para cumprir tabela.

23/11/2014
Por Danilo Evaristo em Esporte, Jucurutu/RN, Seridó

Jucurutu-RN é bicampeã do Super Interiorano de Voleibol

06

O fim de semana foi de destaque no cenário regional para o esporte de Jucurutu. A seleção masculina adulta de vôlei conquistou novamente o Super Interiorano de Voleibol, assim como venceu em 2013 a Etapa Seridó. Desta vez jogando em casa, no Ginásio da Escola Municipal Joel Lopes Galvão, a equipe não renovou apenas o título, consagrando-se bicampeã da competição, como também derrotou o selecionado de Caicó, o mesmo adversário do ano passado, por 3 sets a 1.

Com a conquista o selecionado de Jucurutu figura na lista dos melhores do Rio Grande do Norte e está classificado para disputar a Etapa Estadual nos dias 13 e 14 de dezembro em Currais Novos. Na disputa do feminino, a final ocorreu entre Ipueira e Ouro Branco, onde Ipueira levou a melhor e conquistou o título. O Super Interiorano de Voleibol Etapa Seridó foi realizado neste sábado (22) e domingo (23) em Jucurutu, com promoção da Federação Norte-rio-grandense de Voleibol e Confederação Brasileira de Voleibol, apoiado pela Prefeitura Municipal, sob a administração do prefeito George Queiroz, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

23/11/2014
Por Danilo Evaristo em Notas

Rositonho, o herói deste domingo (23) em Caicó…

rositenio

 Foto: Jair Sampaio/G1

G1RN – “Sou herói. Muita gente aqui já me ligou e veio na minha casa me parabenizar. Salvei as duas, disse sem qualquer modéstia o pintor Rositonho Carlos da Silva, de 34 anos. Ao conversar com o G1 logo após deixar a delegacia da cidade, onde prestou depoimento contra o agressor, ele contou que salvou as vizinhas da morte.

“Eu estava em casa com minha mulher cuidando dos nossos filhos. Tenho um menino de 12 anos e uma menina de apenas 1 ano e nove meses. De repente a criança que mora na frente da minha residência entrou correndo toda ensanguentada. O homem veio atrás dela com um facão na mão e uma faca de cozinha na cintura. Não pensei duas vezes e parti pra cima dele”, relembrou.

O pintor disse que conseguiu desarmar o homem, mas também acabou ferido. “Levei um corte pequeno no dedo polegar da mão esquerda e outro maior na barriga. No dedo peguei cinco pontos. Na barriga, foram 12 pontos. Mas estou bem. O mais importante é que a minha vizinha e a neta dela também estão vivas. Elas se machucaram muito, mas se Deus quiser vão se recuperar logo do que aconteceu. Eu nunca vou esquecer deste dia. Salvei não apenas as duas, mas a minha família também”, acrescentou.

Quanto ao homem preso, Rositonho disse que não o conhece, apesar de o mesmo também morar na vizinhança. “Ele mora perto da nossa casa, mas não sei nada sobre a vida dele. Não sei quem ele é e nem o que o levou a fazer isso. Parece que ele tem problemas mentais”, disse ele.

23/11/2014
Por Danilo Evaristo em Caicó

Avó e neta atacadas hoje com golpes de facão estão bem

neta-e-avo

As duas devem voltar para casa em três dias – Foto: Jair Sampaio/G1

Do G1 RN – Não correm risco de morte e devem receber alta médica em no máximo três dias a avó e a neta, uma mulher de 46 anos e uma menina de 7 anos, gravemente feridas a golpes de facão na manhã deste domingo (23) em Caicó, cidade da região Seridó potiguar. As duas foram atacadas por um homem de 39 anos, que segundo a polícia aparenta ter distúrbios mentais. Ele foi preso em flagrante.

O médico Gabriel Dantas, responsável pelo atendimento às vítimas, conversou com o G1 assim que terminou as cirurgias. Ele contou que havia a suspeita de que um dos pulmões da menina tivesse sido perfurando, o que não se confirmou. “Ela teve duas costelas fraturadas em razão de um corte bem profundo no tórax, além de lesões extensas no ombro esquerdo e na cabeça. Fizemos uma cirurgia para reparar os danos e controlamos as hemorragias”, afirmou.

Quanto à avó da garota, Gabriel revelou que foi reconstituído todo o lábio superior da mulher, que chegou a ter uma parte arrancada com a força de um dos golpes do facão, assim como também foi preciso fazer intervenções cirúrgicas no couro cabeludo e tendão da mão esquerda. “Por enquanto ela não consegue movimentar o polegar em razão do tendão ter sido partido. Vai ser preciso uma nova cirurgia mais pra frente para que seja reconstituído o tendão e ela recupere o movimento do dedo”, acrescentou. Ainda segundo o médico, as duas pacientes devem permanecer internadas pelos próximos três dias, período em que serão tratadas com antibióticos.

23/11/2014
Por Danilo Evaristo em Brasil

Rombo de R$ 100 bilhões desafiará ministros de Dilma

A nova equipe econômica do governo Dilma Rousseff terá como primeiro desafio equacionar um rombo no Orçamento de 2015 que, a partir das mais recentes estimativas oficiais, ronda a casa dos R$ 100 bilhões. Equivalente a quatro anos de Bolsa Família, o montante resulta de receitas potencialmente superestimadas pelo Executivo e pelo Congresso no projeto orçamentário para o próximo ano.

A previsão de arrecadação terá de ser revista para baixo, o que forçará cortes de despesas ou uma meta fiscal mais realista –ou, dadas as dimensões da revisão necessária, uma combinação das duas providências. Tradicionalmente, a receita do ano seguinte é calculada a partir da estimativa da receita do ano corrente, além da inflação e do crescimento econômico esperados.

Na sexta-feira (21), a área econômica admitiu, na prática, que as expectativas para 2014 estavam exageradas: a projeção para o ano foi reduzida em R$ 38,4 bilhões, para R$ 1,046 trilhão, já descontadas as transferências para Estados e municípios. Numa conta simples, considerando uma inflação de 6,5% e a expansão econômica de 0,8% projetada pelos analistas de mercado, a receita do próximo ano chegaria a algo como R$ 1,123 trilhão.

GUSTAVO PATU – Folha de São Paulo – DE BRASÍLIA

23/11/2014
Por Danilo Evaristo em Brasil

Previdência começa pagar 2ª parcela do 13º amanhã (23)

Os depósitos da segunda parcela do 13º salário para os segurados da Previdência Social começam nesta segunda-feira (24) juntamente com o pagamento da folha de novembro que segue até o dia 5 de dezembro. No total, 27,6 milhões de benefícios terão direito ao 13º salário. Serão investidos R$ 14,4 bilhões nesta parcela da gratificação natalina. A folha de novembro vai pagar mais de 32 milhões de benefícios em um investimento de R$ 29,6 bilhões. O valor total da folha, considerando o pagamento da gratificação natalina ultrapassa R$ 44 bilhões.

23/11/2014
Por Danilo Evaristo em Notas

Bebê encontrado morto em lixão no RN tinha oito meses

lixao

Lixão onde corpo foi encontrado em Macau – Foto: Polícia Militar

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) do Rio Grande do Norte divulgou na noite deste sábado (22) um laudo que comprova o tempo de vida do bebê encontrado morto em um lixão na zona rural de Macau, município da região da Costa Branca potiguar. Segundo o resultado do exame pericial, a criança tinha oito meses de gestação e saiu viva da barriga da mãe. O corpo foi achado por catadores na manhã da sexta-feira (21).

O bebê é um menino. A notícia gerou comoção na cidade. O delegado Delmontiê Falcão ainda avalia como será conduzida a investigação. Contudo, ele acredita que a criança seja filha de uma jovem de 18 anos que mora na cidade. A suspeita foi levada para prestar esclarecimentos logo após o corpo ser achado. A mulher foi ouvida e confessou ter abortado um bebê na última terça-feira, dia 18, em uma praia. “O corpo ficou em um lixo no local e pode ter sido recolhido e jogado no lixão onde foi achado por catadores. Acredito que seja o mesmo bebê, mas só teremos certeza da maternidade com um exame de DNA”, afirmou o delegado. Ele agora quer saber se o aborto foi espontâneo ou forçado.

No depoimento, a jovem relatou que abortou após sentir fortes contrações depois de tomar um analgésico para dor. “O medicamento foi trazido e vamos analisar se o analgésico é abortivo. Ela disse que não sabia da gravidez, estava sozinha e depois de sentir uma contração violenta, o bebê saiu coberto de sangue e enrolado no cordão umbilical”, detalha. A versão é diferente da contada inicialmente pela jovem, que já havia confessado ter feito o aborto, mas disse que o feto foi jogado em um vaso sanitário. Uma médica examinou a jovem e, segundo o delegado, a conclusão foi que a suspeita passou por um processo de aborto não assistido. Depois de prestar depoimento, a mulher foi liberada.

Fonte: G1RN


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros