04/11/2014
Por Danilo Evaristo em Brasil, Educação

Candidatos podem imprimir cartão de inscrição do Enem

Os alunos que vão participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo fim de semana podem imprimir o cartão de inscrição pela internet no site do Inep. Com o seu número de CPF e senha de inscrição, o candidato terá acesso a informações como o local onde fará a prova. Segundo o Ministério da Educação, mais de quatro milhões de inscritos para a prova deste ano do Enem já fizeram consulta online ao seu cartão de confirmação. O número representa quase metade do total de candidatos.

Caso o aluno tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no site. O participante receberá nova senha por e-mail ou SMS no celular, ambos informados no ato da inscrição. Segundo o Ministério da Educação, o cartão de confirmação da inscrição estão sendo enviados pelos Correios, mas o aluno que ainda não recebeu pode consultar essas informações pela internet.

04/11/2014
Por Danilo Evaristo em Notas

Petição anti-Dilma recebe 100 mil assinaturas no site

12

Correio Braziliense – A insatisfação com o resultado das eleições no Brasil fez com que brasileiros apelassem até aos Estados Unidos para protestar. No site da Casa Branca (em uma seção destinada a petições batizada de We the People), uma petição criada em 28 de outubro – dois dias após a reeleição de Dilma Rousseff – pede que o governo americano se posicione oficialmente contra a expansão do “comunismo bolivariano no Brasil”, promovido pela administração da petista, além de assinaturas eletrônicas para chamar a atenção dos Estados Unidos para a causa.

O documento já recebeu mais de 100 mil adesões até a tarde desta segunda-feira (3/11) e está entre as 20 petições mais assinadas entre as 99 disponíveis no site oficial da Casa Branca. Ao atingir 100 mil assinaturas, ele está apto a receber uma resposta da Casa Branca se posicionando sobre a causa. Para criar uma petição, basta ser maior de 13 anos, abrir uma conta no site da Casa Branca e ter o e-mail validado.

04/11/2014
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

Governadora promete entregar governo com folha em dia

Tribuna do Norte – O governador eleito Robinson Faria (PSD) inicia o processo de transição recebendo a promessa de herdar o Executivo sem atraso na folha de pagamento. Na primeira reunião com a governadora Rosalba Ciarlini e secretariado, uma das principais preocupações foi amenizada pela governadora ao reafirmar que entregará o governo com o funcionalismo em dia e os restos a pagar inferior a dívida encontrada quando assumiu o Executivo estadual – cerca de R$ 1 bilhão. “É uma prioridade do governo deixar o funcionalismo em dia para que o governador eleito possa dar continuidade ao pagamento dos servidores”, assegurou Rosalba. O governo requereu, na Justiça, a liberação de recursos do Fundo Previdenciário (Ipern) para pagar a folha do Estado, que foi negado por decisão do TJRN, na tarde de ontem. Mas o Tribunal autorizou o uso de R$ 20 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Servidor para folha de pagamento.

04/11/2014
Por Danilo Evaristo em Eventos, Jucurutu/RN

Mês de novembro tem mais uma vaquejada em Jucurutu

O mês de novembro reserva mais um grande evento em Jucurutu. A paixão dos vaqueiros será alimentada com mais uma vaquejada no município. No dia 15, com realização de Otto Wagner e Saul Morais, a pista do Parque Manoelzinho Pereira receberá boa disputa com premiação no valor de R$ 11.200,00. No clube do vaqueiro, a festa será até amanhecer o dia com Rodolfo Lopes, Evan e Forró do Namoro e os 4 Forrozeiros.

11

04/11/2014
Por Danilo Evaristo em Política, Rio Grande do Norte

Robinson Faria anuncia 12 nomes da equipe de transição

O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD) anunciou nesta segunda-feira (3) os nomes da equipe de transição para a gestão estadual. O grupo será liderado pelo vice-governador eleito Fábio Dantas (PCdoB) e contará com 12 integrantes.

A equipe de transição começa a trabalhar essa semana e irá priorizar o diálogo com a atual gestão e o levantamento de dados. “Vamos fazer um balanço das ações do atual governo em todas as áreas para conhecer a realidade da administração pública do Rio Grande do Norte e iniciar o planejamento do nosso governo”, destaca Robinson.

O coordenador Fábio Dantas contará uma equipe de transição formada por técnicos e pessoas ligadas ao governador eleito Robinson Faria, ao Partido dos Trabalhadores (PT) e a coligação Liderados pelo Povo. O decreto que marca o início da transição do governo deve ser assinado ainda esta semana pela atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

Conheça o perfil da equipe de transição

1-Fábio Dantas

Vice-governador eleito, Advogado e Deputado Estadual

2-Julianne Faria

Bacharel em Direito e Analista de Sistema

3- Fernando Mineiro

Deputado estadual, Biólogo e Especialista em Educação

4- Adriano Gadelha

Servidor público federal e Assessor da senadora eleita Fátima Bezerra

5-Tatiana Mendes Cunha

Advogada, Procuradora da Assembleia Legislativa e ex-Consultora Geral do Estado

6- Mário Sergio de Oliveira Gurgel

Analista de Sistemas com formação em Gestão da Informação, Estatística e Gestão de Pessoas e ex-Subsecretário de Recursos Humanos do RN

7- Leonardo Yure de Carvalho Silva

Administrador e Gerente da Caixa Econômica Federal no RN

8- Kalina Leite Gonçalves

Delegada de Polícia Civil e Interventora da Fundac

9- Frederico Lara Menezes

Contador, ex-Contador Geral do Estado, ex-secretário-adjunto da Controladoria e atual Secretário Geral da Assembleia Legislativa

10- José Aldemir Freire

Economista e Chefe da Unidade Estadual do IBGE

11- Maria de Salete Dantas Gurgel

Auditora do SUS no município de Mossoró

12- Luis Henrique Souza e Silva

Advogado, Jornalista e assessor de Robinson Faria

03/11/2014
Por Danilo Evaristo em Economia, Jucurutu/RN

Prefeitura de Jucurutu paga FGTS de servidores de 1988

carteira de trabalho

A Prefeitura de Jucurutu efetuou depósito na Caixa Econômica Federal (CEF), no último mês de outubro referente ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de servidores do município relativo ao ano 1988, beneficiando cerca de 200 trabalhadores. De acordo com Wellington Costa de Araújo, secretário de Administração, os funcionários já podem procurar a Caixa Econômica Federal para sacar os valores depositados. A Prefeitura vem comprometendo cerca de R$ 35.000,00 por mês para resgatar essa dívida antiga com seus servidores.

O prefeito George Queiroz destaca que mesmo o município enfrentando uma difícil situação financeira, a Prefeitura tem cumprido fielmente acordo feito junto ao Ministério do Trabalho:“Mesmo com a condição financeira do município desfavorável, estamos cumprindo fielmente este acordo com o Ministério do Trabalho, via Caixa Econômica Federal, beneficiando assim, funcionários e ex-funcionários do município, a partir do ano de 1981”.

03/11/2014
Por Danilo Evaristo em Rio Grande do Norte

RN: Governador eleito faz visita a instituições de justiça

conselheiros_tce

O compromisso assumido em campanha de manter o Governo do Estado em permanente diálogo com os poderes legislativo e judiciário começa a ser cumprido pelo governador eleito, Robinson Faria (PSD) e o vice-governador Fábio Dantas (PCdoB). Nesta segunda-feira (3) os eleitos visitaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Estadual (MPE). No Tribunal de Contas do Estado, Robinson e Fábio conversaram sobre os desafios da administração estadual com o presidente Paulo Roberto Alves e os conselheiro Carlos Thompson, Poti Júnior, Gilberto Jales,  Renato Dias, Maria Adélia Sales, o conselheiro substituto Cláudio Emerenciano, o procurador geral do MP junto ao TCE, Luciano Ramos.

Na pauta das reuniões, o pedido de orientação e apoio da justiça na questão da transparência na gestão e nas contas públicas. “Vamos fazer um governo correto e queremos apoio dos órgãos de justiça para que a gestão cumpra o seu dever constitucional”, destaca Robinson. No Ministério Público, os novos gestores estaduais dialogaram com o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis; o promotor e chefe de gabinete, Alexandre Frazão; o procurador geral adjunto, Jovino Pereira Sobrinho e o promotor Afonso de Ligório. À tarde, Robinson e Fábio Dantas terão reunião com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) sobre a equipe de transição. Os eleitos também irão dialogar com o presidente do Tribunal de Justiça, Aderson Silvino.

03/11/2014
Por Danilo Evaristo em Notas

Biografia de Marinho Chagas será lançada amanhã (04)

luan_09

Nominuto – Há 40 anos, Marinho Chagas, maior jogador da história do Rio Grande do Norte, era considerado pela imprensa mundial como o melhor lateral-esquerdo de uma Copa do Mundo e, como comemoração, disputava uma partida pelo Campeonato Estadual de Amadores (Matutão) em Natal. A história é uma das que são contadas na biografia “A Bruxa – E as vidas de Marinho Chagas” (editora Tribo, 200 p.), que será lançada nesta terça-feira (4) no prédio da Capitania das Artes. Escrita pelo jornalista Luan Xavier, a obra é fruto de um trabalho que durou dois anos de pesquisas, viagens e mais de 40 entrevistas.

“A Bruxa” narra a infância na periferia e o sonho de Marinho Chagas em tornar-se jogador de futebol, sua chegada à Seleção Brasileira, os anos de glória no Rio de Janeiro e os problemas que o levaram à morte em 1º de junho de 2014, dias antes de realizar o sonho de ver um jogo de Copa do Mundo sendo realizado em sua cidade natal. Com depoimentos de amigos, familiares e personalidades que conviveram com Marinho em várias épocas de sua vida, o autor conta detalhes sobre o homem por trás da lenda que ganhou fama internacional sendo o melhor jogador brasileiro na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha.

“É gratificante poder contar uma boa história, como a de Marinho, e ter acesso a um ser humano que existia por trás de uma lenda do futebol”, diz Xavier. “Ele era uma pessoa sem limites, dentro e fora de campo, e por viver dessa forma conseguiu subir a um patamar que jamais imaginou e com igual intensidade descer ao mais profundo drama que alguém comum pode passar”, completa.

A biografia conta passagens de Marinho por Riachuelo, ABC, Náutico, Botafogo, Fluminense, São Paulo, América, Seleção Brasileira e pelo exterior, onde jogou nos Estados Unidos e na Alemanha, e depois treinou as seleções da Líbia e de Malta. “A Bruxa” também traz histórias engraçadas e passagens polêmicas da rotina extracampo de Marinho Chagas, além de curiosidades sobre sua vida fora do Brasil, causos com famosos e uma narrativa comovente sobre seus últimos dias de vida. Além de Natal, o livro já tem lançamentos programados para Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, todos em dezembro, e foi selecionado para ser tema de palestra no Festival Literário de Natal (Flin), no mesmo mês.

O autor

Luan Xavier é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pernambucano radicado em Natal, trabalhou como repórter nos jornais Diário de Natal, O Estado de S. Paulo e Novo Jornal, onde atualmente é editor do caderno de Esportes. Também foi comentarista na Rádio CBN Natal, na RedeTV RN e no canal Esporte Interativo.

SERVIÇO

Lançamento do livro “A Bruxa – E as vidas de Marinho Chagas”

Editora Tribo

Terça-feira, 4 de novembro

19h – Capitania das Artes (Ribeira)

R$ 40

03/11/2014
Por Danilo Evaristo em Notas

Inicia o festival de exonerações na Prefeitura de Angicos

DSC_1689

O Blog Angicos Notícias informa que um festival de exonerações começou a ser promovido no âmbito da Prefeitura Municipal de Angicos. As portarias, assinadas pelo prefeito Expedito Edilson Chimbinha Júnior, (DEM), têm divulgação através do Diário Oficial dos Municípios, na página virtual da Federação dos Municípios do RN (Femurn). Ao todo, em menos de 1 mês já soma-se 8 exonerações, e a tendência é aumentar.

03/11/2014
Por Danilo Evaristo em Notas

Caicoense já tem seu túmulo no Cemitério Campo Jorge

IMG_3955

Ontem, domingo, Dia de Finados, um túmulo, entre outros, chamou a atenção no interior do Cemitério Campo Jorge, em Caicó. É o do rapaz conhecido por Beto Fera, de 49 anos, que mandou ainda em vida preparar o seu lugar para ser sepultado. O túmulo já está pronto há mais de cinco anos. Tem cruz, foto em louça, banner com fotografias dos melhores momentos da vida e até velas acesas.

Beto Fera, ao lado de sua sepultura disse que esse era um sonho que acalentava desde criança, crescendo um pouco mais aumentou a vontade porque entendeu que não queria dar trabalho nem despesas pra ninguém com seu enterro. “Eu vi nos cemitérios e achava muito bonito. Eu juntei um dinheiro e fiz o meu. Se todos pensassem como eu, fariam um túmulo antes de morrer. Muitos ficam se perguntando, e eu, quando morrer, vou ser colocado aonde? Então digo que cada um deve ter sua casa antes de morrer”, disse Beto.

O túmulo de Beto é coberto por uma cerâmica de cor clara, mas, ele disse que nos próximos meses vai trocar por uma cor escura, sob a alegação de que está ficando manchada com a ação do tempo. Ele já gastou mais de dois mil reais. O lugar é inegociável. “Já tentaram me comprar tudo ai, mas, eu não vendo. É a minha morada no futuro! É inegociável!”, disse. Beto também disse que vai comprar o seu caixão para que todos os dias de finados, de agora por diante, seja colocado em cima da sepultura, com ele ao lado.

* Com informações do Blog de Sidney Silva


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros