
Em um jogo nervoso e eletrizante nos minutos finais, os sul-americanos mais uma vez superaram os europeus na Copa do Mundo de 2014: na Arena das Dunas, em Natal (RN), o Uruguai contou com a expulsão de um adversário e com um gol nos 15 minutos finais do segundo tempo após finalmente conseguir superar grande atuação de Buffon para, de forma emocionante, vencer o duelo entre campeões mundiais contra a Itália por 1 a 0 nesta terça-feira e avançar às oitavas do Mundial, eliminando a seleção europeia. Com seis pontos, o Uruguai garante a segunda colocação do Grupo D, atrás apenas da Costa Rica, que foi aos sete pontos com o empate com Inglaterra nesta terça-feira – os italianos foram eliminados com apenas três pontos.
* Terra

A presidente estadual do PSB, ex-governadora Wilma de Faria, afirmou que, com o início da propaganda eleitoral, no dia 6 de julho, vai manter um diálogo constante com o eleitor sobre o papel que uma senadora pode e deve exercer e as atribuições que cabem ao Senado. Ela destacou que, no que depender do PSB e partidos com os quais será formada uma aliança, este diálogo será propositivo, sempre em busca de discutir as melhores alternativas para uma contribuição ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte e para a melhoria da qualidade de vida da população.
“Temos a convicção de que o povo do Estado quer um debate propositivo e não tem interesse em radicalismos, mas sim em saber o que cada candidato e coligação, que serão homologados nas convenções, pensam e planejam para trabalhar pelo desenvolvimento, para lutar pela melhoria da qualidade de vida da população, principalmente dos que mais precisam”, afirmou a presidente estadual do PSB. E acrescentou: “É importante manter esse contato, ouvir e discutir as propostas, debater sobre a situação do Rio Grande do Norte e sobre como ajudar a retomar o caminho do nosso desenvolvimento. Assim, nosso material será propositivo”. O dia 6 de julho é a data a partir da qual a legislação permite a propaganda eleitoral. As convenções partidárias que vão confirmar os nomes dos candidatos serão neste mês de junho.
Os trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos terão um dinheiro extra a partir de julho. O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (23) o cronograma de pagamento do abono do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Os empregados da iniciativa privada que fazem aniversário em julho, agosto e setembro começam a receber o PIS mês que vem. O pagamento será feito nos dias 15, 22 e 31 de julho, respectivamente. Para os nascidos em outubro, novembro e dezembro, o abono será pago em 14, 21 e 28 de agosto. Já quem nasceu em janeiro, fevereiro e março receberá em 16, 23 e 30 de setembro. O quarto lote, para quem faz aniversário em abril, maio e junho, será pago em 14, 21 e 31 de outubro. O abono, que vale um salário mínimo, poderá ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal.
Os correntistas da Caixa terão uma vantagem. O benefício será depositado na conta-corrente em 15 de julho (para os nascidos em julho, agosto e setembro), 14 de agosto (nascidos em outubro, novembro e dezembro), 16 de setembro (nascidos em janeiro, fevereiro e março) e 14 de outubro (nascidos em abril, maio e junho).
* Agência Brasil
A segunda chamada dos aprovados para as vagas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será realizada nesta terça-feira (24) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC). As matrículas acontecem nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho, nas unidades da Instituição.
O cadastramento dos aprovados para os campi de Natal e de Macaíba acontece das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), localizada no Campus Central. Já para os alunos que estudarão em Caicó e Santa Cruz a matrícula ocorre das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Hospital de Oncologia do Seridó e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), respectivamente.

Neymar foi protagonista do confronto com Camarões – Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Que Neymar era o principal nome do Brasil para a Copa em casa ninguém discordava. Mesmo quem não gosta do atacante sabia que, se a seleção brasileira dependesse em algum momento do Mundial de um lampejo de craque, de uma jogada individual, a possibilidade de que essa saísse do pé do camisa 10 era enorme. O que ninguém esperava, talvez, é que o Brasil chegasse às oitavas quase que apenas por causa das jogadas de Neymar e pela ajuda de um elemento surpresa: Luiz Gustavo, aquele que assume que não é tão conhecido da torcida. Foi assim, inclusive nesta segunda-feira: de novo com sofrimento, o Brasil bateu Camarões por 4 a 1 e se classificou – não, o placar não mostra a dificuldade da partida.
Com sete pontos, a seleção brasileira foi a líder do Grupo A da Copa do Mundo que sedia – mas só pelo saldo de gols, ficando à frente do México por 5 a 3. Pegará o Chile nas oitavas de final, seleção a qual já bateu por duas vezes nesta fase em Copas passadas. O futebol precisa melhorar, porém. Depender só de Neymar pode, em um dia ruim do jogador, significar o fim de torneio para a seleção. O próximo passo para acabar com o “fantasma de 1950″ ocorre no próximo sábado, no Mineirão, às 13h – Brasil e Chile fazem o primeiro jogo da segunda fase da Copa.
* UOL

Já é tradição todos os anos o jucurutuense comemorar a Noite de São João no popular Forró de Zé de Quinca que acontece no Sítio Pedra Branca zona rural de Jucurutu/RN. Uma festa que ao longo dos anos ficou conhecida em toda região e reúne um grande público de várias cidades do seridó que superlota o espaço reservado na área.
E quem esteve em contato com o Blog do Edilson Silva nos últimos dias foi Josimar, promotor do evento. De acordo com ele já estão confirmadas as atrações: Dedé do Forró, Zé Hilton do Acordeon e Rodolfo Lopes um dos melhores sanfoneiros do estado. Como de costume a festa acontece no dia 23 de Junho quando comemoramos em nosso calendário a Noite de São João.
* Via Edilson Silva

Shaun Botterill – FIFA/FIFA via Getty Images
A Arena Corinthians lotou com a torcida chilena nesta segunda-feira (23). Mas em jogo truncado e com muitas faltas, a Holanda acertou a substituição e ganhou do Chile por 2 a 0. As duas seleções já estavam classificadas para a oitavas de final, mas o resultado garante à Holanda o 1º lugar do grupo. A Holanda jogou a partida com a vantagem do saldo de gols. Com os dois grupos tinham 6 pontos, um empate favorecia a “Laranja Mecânica”.
Aos 30 minutos do 2º tempo, o meio-campo Leroy Fer cabeceou com precisão a bola levantada por Robben durante o escaneito para Holanda. A bola foi no canto esquerdo do goleiro Bravo sem chance de defesa. Já no final do jogo, aos 46 minutos, Depay aproveitou o cruzamento de Robben e ampliou o placar. O Chile, como segundo colocado do grupo B, vai enfrentar o 1º colocado do grupo A que se define logo mais com as partidas entre Brasil x Camarões e México x Croácia.

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) esteve ainda no último fim de semana, mais precisamente neste domingo (22), em Assu, onde ao lado de vários outros políticos, participou do almoço de São João Batista. Lá, ele se encontrou com diversos aliados que vão apoiar sua candidatura a reeleição, como os vereadores Everaldo e Antônio José. Nos próximos dias, o vice-prefeito Eurimar Nóbrega deverá também anunciar apoio ao peemedebista.
“Agradeço a receptividade dos nossos amigos de Assu, sempre receptivos e reconhecedores do nosso trabalho pelo município”, afirmou Nelter. Chamou atenção dos presentes a boa sintonia do peemedebista com o ministro Garibaldi Filho, pai do deputado Walter Alves, que contará com o apoio de Nelter em Jucurutu.
O Boletim Pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), registra boas chuvas entre às 7 de sexta-feira (20) e às 7hs de hoje (23), no Leste e Agreste do Estado. Foram 29 postos de monitoramento com chuvas, dos 197 postos existentes. Na Messoregião Agreste Potiguar as chuvas foram registradas em Parazinho, com 18,5 milímetros (mm); João Câmara (16,7mm); Ielmo Marinho (14,9mm); Monte Alegre (13mm); em Bom Jesus e Vera Cruz (11mm), cada um e ainda, em Nova Cruz, Santo Antônio, Boa Saúde Serrinha, Bento Fernandes, Lagoa de Pedras, Bento Fernandes, Passa e Fica, entre outros.
Na Messoregião Leste foram registradas chuvas de 53 milímetros em Natal; Parnamirim (Base Física da Emparn), 31,4 milímetros (mm); Canguaretama (23,8mm); São Gonçalo do Amarante (23mm); Baia Formosa (Destilaria Vale Verde), com 22mm e ainda em Ceará- Mirim, Pureza, Maxaranguape, Taipu, Montanhas e Pedra Grande.
A meteorologia prevê para amanhã (terça-feira) “céu nublado a parcialmente nublado com chuvas sobre as regiões Leste e Agreste do Estado, devido as instabilidades de origem oceânica. Essas chuvas poderão variar de intensidade moderada. No interior, predominará a condição de céu parcialmente nublado com ocorrência de pancadas de chuvas e diminuição das temperaturas nas regiões serranas”.

Nada mais significativo do que esta marca: nos 100 anos da Seleção Brasileira, o time canarinho faz nesta segunda-feira (23) contra Camarões, o seu 100º jogo em Copas do Mundo. A Seleção Brasileira possui a hegemonia no mundo, com seus cinco títulos. É também a única que disputou todas as 19 edições da Copa do Mundo – em 2014, no nosso país, está disputando a 20ª.
Em toda a história da Copa, o Brasil jogou 99 vezes: ganhou 68 partidas, empatou 16 e foi derrotada em 15. Marcou 213 gols e sofreu 89, com um saldo positivo de 124 gols. A Seleção Brasileira tem a hegemonia também na Copa das Confederações: é tetracampeã. Hoje quando entrarem no Estádio Nacional Mané Garricha às 17 horas para enfrentar Camarões, os jogadores farão história: serão os protagonistas da centésima partida da Seleção Brasileira.