
Todo o Rio Grande do Norte conhece a divergência política que tive com a governadora Rosalba Ciarlini no episódio que resultou no meu rompimento e afastamento político no primeiro ano de governo, em 2011. As razões e motivos recíprocos foram divulgados, mas devo lembrar que jamais existiu entre nós desrespeito recíproco, prevalecendo sempre o direito de opinião e de posicionamento partidário.
Ao tomar conhecimento de fatos públicos ocorridos na Convenção do DEM, partido ao qual a governadora Rosalba Ciarlini é filiada desde a fundação, não desejo emitir opinião política, por tratar-se de assunto interno de uma agremiação partidária, nem tão pouco buscar proveito eleitoral. Como cidadão, lamento o ocorrido. Foi no mínimo um desrespeito e um mau exemplo para a história política do Rio Grande do Norte, cujo futuro depende do comportamento ético e democrático dos eleitos pelas urnas. O pleito de outubro se aproxima e os eleitores terão a oportunidade de reagir ao ocorrido.
O princípio do respeito à cidadania, pluralismo político e dignidade estão consagrados na Constituição Federal Brasileira, dentre os princípios fundamentais do nosso Estado Democrático. Um partido político e seus dirigentes têm o dever de preservar tais valores. Ao excluir a governadora do direito a concorrer a reeleição por um conchavo político para beneficiar grupos familiares que dominam o Rio Grande do Norte há anos, eles mostraram mais uma vez o pensamento pequeno, antidemocrático e desigual a Rosalba e mais ainda aos eleitores.
Se uma palavra pudesse dirigir aos que foram vencidos na recente Convenção do DEM, repetiria o poeta Jorge Luis Borges: ”Há derrotas que têm mais dignidade do que a vitória”. Vamos em frente!
Robinson Faria
Vice-governador
Depois de Pedro Bial criticar o show de abertura da Copa durante participação ao vivo no programa ‘Mais Você’, de Ana Maria Braga, na sexta-feira (13), Faustão deixou de lado a reverência da Globo com a FIFA e detonou o espetáculo logo na abertura do ‘Domingão’. Ao anunciar Claudia Leitte, que cantou na abertura do Mundial ao lado de Jennifer Lopez e o rapper Pitbull, o apresentador ironizou: “Aquele show marreca, onde ela foi a única que brilhou”.
Poucos minutos depois, Faustão repetiu a reclamação ao conversar com o repórter Abel Neto: “Você viu aquela festa merreca da Copa? Ela (Claudia Leitte) se salvou”, disse o apresentador, que recebeu um ‘tapinha’ no braço de uma constrangida Claudia Leitte. O desbocado Faustão não parou por aí: “Gente nossa faria muito melhor. Gastaram 17 milhões pra fazer essa mercadoria. Quem viu lá (no estádio do Itaquerão) disse que tava pior”.

Pescadores da Praia do Ceará, em Tibau/RN, capturaram um Tubarão-martelo na manhã desta segunda-feira, 16, o que surpreendeu a todos, pois se trata de uma espécie que não costuma se aproximar do litoral. O peixe tem mais de 2 metros e pesa mais de 200 quilos. O Tubarão-martelo é um predador agressivo, facilmente identificável por ter a cabeça grande, chata e em formato de martelo – os seus olhos ficam nas extremidades da cabeça.
Com cerca de até 6 metros de comprimento e 400 kg, o tubarão alimenta-se basicamente de peixes, crustáceos e cefalópodes. Além do formato característico de sua cabeça, os tubarões-martelo possuem uma nadadeira dorsal alta, e quando nada em águas rasas, ela sobressai acima da superfície.
Como a maioria dos tubarões, o tubarão-martelo tem a parte abdominal em cores mais claras. Já na parte superior possuem tons de marrom-acizentados a verde-oliva. São encontrados em águas temperadas e tropicais em várias partes do mundo e se deslocam em cardumes que podem atingir 100 integrantes.
Ao contrário de outras espécies de tubarões que possuem uma boca grande e milhares de dentes serrilhados e muito afiados, o tubarão-martelo possui uma boca desproporcionalmente pequena. Ele não consegue abri-la tanto quanto o tubarão-branco, por exemplo. Sua boca é equipada com pequenos dentes afiados e com muitas serrilhas na frente. Na parte posterior, os dentes são maiores e mais chatos, usados para triturar presas mais duras, como por exemplo, os mariscos.
* De Fato

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) recebeu na sede do partido, no bairro do Tirol, o grupo da oposição em Ouro Branco. O grupo que já tinha conversado com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB) externou também o compromisso de apoiar Wilma para o Senado.
Estavam na conversa, o ex-prefeito Nilton Medeiros (PMDB), os vereadores Júnior Nogueira (PMDB), Rogério Lucena (PTB) e Fábio Severiano (PSDB). A ex-vereadora Magui Diniz, dirigente do PSB, também participou. O vereador Genilson Turica (PR), que apoia Henrique e Wilma em Ouro Branco justificou a ausência. O ex-prefeito Zé Braço (PR) também tem compromissos com a chapa completa: Henrique e Wilma.
Uma grande rede de solidariedade se formou em Natal para ajudar as famílias que perderam suas casas em virtude das chuvas que atingiram a cidade nos últimos três dias.
A Prefeitura do Natal iniciou uma campanha para arrecadar esses donativos e a população respondeu prontamente.
Foram disponibilizados cinco pontos de entrega: Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias, Aeroclube de Natal, Escola Municipal Santos Reis e no CRAS do Planalto.
O prefeito Carlos Eduardo esteve neste domingo (15), no Aeroclube e a Escola Municipal Santos Reis para acompanhar o trabalho dos voluntários.
* Via Heitor Gregório

A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã deste domingo (15), na Base Aérea de Natal, os jogadores e comissão técnica da seleção de futebol de Gana, que enfrenta os Estados Unidos nesta segunda – feira (16), na Arena das Dunas, às 19h. O jogo é uma reedição das oitavas de final da Copa da África de 2010, que teve vitória dos africanos por 2 a 1.
No desembarque, os “Black Stars”, como também são conhecidos os atletas ganeses, fizeram uma oração ainda na pista, um ritual que envolve preces católicas e muçulmanas, de acordo com o técnico Kwesi Appiah. Rodalba cumprimentou os jogadores do time cujos destaques são Kwadwo Asamoah, Michael Essien, Sulley Muntari, Kevin-Prince Boateng, Jordan Ayew e Abdul Majeed Waris.

O vice-presidente americano Joe Biden chega nesta segunda-feira (16) ao Brasil para ver a estreia dos Estados Unidos na Copa em Natal, e nesta terça-feira (17) se encontra com a presidente Dilma Rousseff e com o vice-presidente Michel Temer.
Espécie de enviado especial para a América Latina do Governo Obama, Joe Biden foi escalado para tentar melhorar as relações entre os dois países, muito afetadas pela divulgação da escala da espionagem americana no ano passado. O jogo fará parte de uma visita de Biden a Brasil, Colômbia e República Dominicana.
* Uol

Os Agentes Penitenciários e Policiais Militares registraram uma morte por suposto suicídio na noite deste domingo, por volta de 22h00, no novo pavilhão da Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega (Pereirão) na cidade de Caicó.
O detento encontrado morto trata-se de Francisco Ferreira de Lima “TOTÓ”, 25 anos, natural de Jucurutu, que responde por crime de roubo e também já cumpriu pena na Penitenciária “Agrícola Mario Negocio” em Mossoró, de onde chegou a fugir e depois ser recapturado durante um assalto.
Totó que tinha familiares no Sítio Cacimbas em Jucurutu foi encontrado morto após ter cometido um suposto suicídio. O exame cadavérico do ITEP vai diagnosticar a causa da morte.
* Via Blog do Eduardo Dantas – Foto: Jair Sampaio

Os convocados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do meio do ano 2014 devem se matricular a partir desta segunda-feira (16). A lista foi divulgada pelo Ministério da Educação no domingo (15).
O prazo para que os aprovados entreguem na instituição de ensino, os documentos que comprovem a renda familiar, para efetuar a matrícula, termina no dia 24 de junho.
Os estudantes que não foram convocados ainda têm chances de ser aprovados na segunda chamada do Prouni, que ocorre no dia 4 de julho. Estes devem fazer a matrícula entre os dias 4 e 11 de julho.

A prefeitura de Natal publicará, nesta segunda-feira (16), decreto de calamidade pública, em razão dos estragos com as fortes chuvas. Essa foi uma das decisões tomadas pelo Gabinete de Emergência, no Palácio Felipe Camarão, na tarde deste domingo (15), e que contou mais uma vez com a participação da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria.
A reunião, coordenada pelo prefeito Carlos Eduardo, com presença do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o geólogo Ricardo Amaral e a arquiteta Dulce Bentes, além de secretários municipais, avaliou ainda mais ações emergenciais para recuperação das áreas atingidas, como Mãe Luiza, além do monitoramento de outras de risco.
Após a reunião, a ex-governadora seguiu com a comitiva para avenida Guanabara, no bairro Mãe Luiza, para visitar os locais onde houve o deslizamento de terra e desmoronamento de casas. Wilma conversou com moradores e famílias desabrigadas, se solidarizando e afirmando seu apoio junto ao prefeito Carlos Eduardo e ao deputado Henrique Alves.