20/05/2014
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN, Rio Grande do Norte, Seridó

Seara realiza vistorias técnica e social em 4 municípios

Comunidades rurais dos municípios de Parelhas, São Fernando, Caicó e São José do Seridó recebem, desde esta segunda- feira (19), técnicos da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara) para que sejam realizadas vistorias técnica e social, objetivando levantar dados para que agricultores familiares do estado possam adquirir imóveis rurais pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). As vistorias vão até a próxima sexta- feira (23).

As vistorias antecedem o acesso ao Crédito Fundiário, tem o intuito de aprimorar e qualificar a seleção dos pretensos candidatos, favorecendo a tramitação da proposta e contribuindo para o exercício de autonomia das comunidades, bem como para a elaboração, implantação e gestão dos projetos sociais e produtivos.

O PNCF é uma política pública do Governo Federal, criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário/ Secretaria de Reordenamento Agrário (MDA/SRA), que permite aos trabalhadores rurais, sem terra ou com pouca terra, adquirir imóveis rurais para exploração na agricultura familiar.

Com a aquisição dos imóveis rurais, os agricultores familiares poderão cultivar cultura de subsistência, criar animais, além de usar o crédito concedido para construção rural, compra de implementos e estrutura hídrica.

Durante os cinco dias em que os técnicos estarão visitando as comunidades, serão avaliadas cinco propostas, e caso sejam aprovadas, irão levar benefício para 11 famílias da zona rural dos municípios citados. Este ano, já foram realizadas vistorias em comunidades de Florânia, Jucurutu, Ouro Branco, Parelhas, Cerro Corá, Santana do Matos, Currais Novos, Ipanguaçu, Maxaranguape, Caraúbas, Apodi e Severiano Melo.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros