Rio Grande do Norte com previsão de chuvas neste mês
Em Jucurutu o acumulado de chuvas já passa dos 600 mm – Foto: Danilo Evaristo
Maio é o mês do “agora ou nunca” no interior do Estado – principalmente para as regiões: Central e Oeste. As previsões mais recentes da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), apresentadas ontem em reunião do Comitê de Combate à Seca, apontam que este mês é decisivo quanto à chegada de precipitações “normais”.
A expectativa ainda é positiva, apesar de, segundo o último levantamento pluviométrico da EMPARN apontar que pelo menos 95 municípios do Estado ainda estão em situação “muito seco” e outros 36 “seco”. Apesar de ter chovido mais de 400 milímetros em pelo menos 50 municípios do Estado, a situação ainda é preocupante, principalmente quanto ao abastecimento de água para o consumo humano.
De acordo com Bistrot, a possibilidade é que as chuvas realmente cheguem a partir da segunda metade de maio – principalmente no Alto Oeste potiguar – ocasionado “janela de chuvas” que chegou ao RN no final de abril. “Tivemos uma janela que recuperou abril já no fim, principalmente na região de Mossoró e no Seridó”, comentou Bistrot.
* Tribuna do Norte
0 Comentários