13/01/2026
Por Danilo Evaristo em
NotasCom 43.832 quedas de raios ao longo de 2025, as regiões Oeste e Seridó do Rio Grande do Norte lideram o ranking como as localidades com as maiores incidências desse fenômeno natural. Mossoró encabeça a lista com 3.120 raios. Em seguida está Upanema, com 3.091 e Santana do Matos, com 2.195 casos. Os números foram levantados pela Neoenergia Cosern através da Plataforma Climatempo e mostram que, de 2024 para 2025, houve redução de 55% no número global de descargas atmosféricas em todo o estado.
A maior ou menor incidência de raios está diretamente ligada às condições meteorológicas de cada região. Diferente de 2024, o ano passado foi marcado por menos chuvas. Frequentemente, as precipitações são acompanhadas de trovões, relâmpagos e raios.
“Nós nos preocupamos com as condições meteorológicas, pois elas impactam diretamente na distribuição de energia. Somente de 2023 para 2025, ampliamos a instalação de para-raios em 64% em todas as regiões do estado como uma forma de ampliar a qualidade da energia distribuída, bem como a segurança da operação”, destaca Antonio Carlos Queiroz, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.
Ranking
| Município | Quantidade |
| Mossoró | 3.120 |
| Upanema | 3.091 |
| Santana do Matos | 2.195 |
| Caicó | 1.781 |
| Açu | 1.618 |
| Baraúna | 1.591 |
| Caraúbas | 1.569 |
| Gov Dix-Sept Rosado | 1.518 |
| Angicos | 1.465 |
| Apodi | 1.405 |
| Campo Grande | 1.237 |
| Jucurutu | 1.149 |
| Florânia | 868 |
| Patu | 833 |
| Ipanguaçu | 697 |
| São Rafael | 645 |
| Serra Negra do Norte | 637 |
| Serra do Mel | 627 |
| São Fernando | 579 |
| Janduís | 530 |
| Pedro Avelino | 507 |
| Cruzeta | 498 |
| Martins | 452 |
| Itajá | 434 |
| Jardim de Piranhas | 430 |
| Ouro Branco | 427 |
| Alexandria | 425 |
| Umarizal | 394 |
| Almino Afonso | 387 |
| Pendências | 372 |
| São João do Sabugi | 369 |
| Paraú | 363 |
| Marcelino Vieira | 363 |
| Carnaubais | 361 |
| Antônio Martins | 360 |
| Timbaúba dos Batistas | 357 |
| Acari | 356 |
| Jardim do Seridó | 348 |
| Triunfo Potiguar | 338 |
| Felipe Guerra | 330 |
| Afonso Bezerra | 320 |
| Macau | 312 |
| Messias Targino | 297 |
| Rodolfo Fernandes | 277 |
| São José do Seridó | 252 |
| Parelhas | 247 |
| Fernando Pedroza | 246 |
| Tenente Ananias | 240 |
| Francisco Dantas | 238 |
| Taboleiro Grande | 229 |
| Portalegre | 225 |
| Currais Novos | 210 |
| Severiano Melo | 208 |
| Pau dos Ferros | 203 |
| Ipueira | 198 |
| Riacho da Cruz | 186 |
| Frutuoso Gomes | 179 |
| Santana do Seridó | 178 |
| São Vicente | 177 |
| Riacho de Santana | 170 |
| Olho d´Água do Borges | 161 |
| Rafael Godeiro | 153 |
| Coronel João Pessoa | 150 |
| Itaú | 149 |
| Luís Gomes | 138 |
| São Francisco do Oeste | 131 |
| João Dias | 131 |
| José da Penha | 129 |
| Carnaúba dos Dantas | 127 |
| Areia Branca | 121 |
| São Miguel | 117 |
| Lucrécia | 117 |
| Doutor Severiano | 115 |
| Serrinha dos Pintos | 112 |
| Cerro Corá | 110 |
| Guamaré | 102 |
| São Tomé | 98 |
| Alto do Rodrigues | 92 |
| Touros | 91 |
| Tibau | 90 |
| Rafael Fernandes | 83 |
| Equador | 81 |
| Tenente Laurentino Cruz | 79 |
| Galinhos | 78 |
| Viçosa | 75 |
| Lajes | 74 |
| Pilões | 70 |
| Grossos | 66 |
| São Miguel do Gostoso | 59 |
| Lagoa Nova | 59 |
| Paraná | 57 |
| Venha-Ver | 56 |
| Encanto | 54 |
| Bodó | 54 |
| João Câmara | 50 |
| Bento Fernandes | 45 |
| Porto do Mangue | 42 |
| Poço Branco | 41 |
| Água Nova | 40 |
| Jandaíra | 39 |
| Caiçara do Rio do Vento | 37 |
| Pedra Preta | 31 |
| Ielmo Marinho | 27 |
| Canguaretama | 25 |
| Macaíba | 22 |
| São Bento do Norte | 21 |
| Pureza | 21 |
| Ceará-Mirim | 19 |
| São Gonçalo do Amarante | 19 |
| Parazinho | 18 |
| Santo Antônio | 17 |
| Santa Cruz | 17 |
| Coronel Ezequiel | 17 |
| São Pedro | 17 |
| Riachuelo | 16 |
| Taipu | 15 |
| Campo Redondo | 14 |
| Monte Alegre | 14 |
| Caiçara do Norte | 13 |
| Baía Formosa | 12 |
| Sítio Novo | 11 |
| Serrinha | 10 |
| Passagem | 10 |
| Pedra Grande | 9 |
| Jaçanã | 9 |
| Major Sales | 9 |
| Santa Maria | 9 |
| Lagoa de Pedras | 9 |
| São José do Campestre | 8 |
| Natal | 8 |
| Lagoa Salgada | 7 |
| Serra Caiada | 7 |
| Vera Cruz | 7 |
| Várzea | 6 |
| Lagoa d´Anta | 6 |
| Boa Saúde | 6 |
| Jardim de Angicos | 5 |
| Nova Cruz | 5 |
| Ruy Barbosa | 5 |
| Espírito Santo | 5 |
| São José de Mipibu | 4 |
| Pedro Velho | 4 |
| Tangará | 3 |
| Nísia Floresta | 3 |
| Bom Jesus | 3 |
| Lagoa de Velhos | 2 |
| São Bento do Trairí | 2 |
| Monte das Gameleiras | 2 |
| Parnamirim | 2 |
| Extremoz | 2 |
| Serra de São Bento | 2 |
| Senador Elói de Souza | 1 |
| Lajes Pintadas | 1 |
| Passa e Fica | 1 |
| Japi | 1 |
| Brejinho | 1 |
| Montanhas | 1 |
| Total | 43.832 |
Orientações de segurança em casos de chuvas com raios
Busque abrigo tão logo veja nuvens carregadas no céu ou escute um trovão;
Evite colher frutas, legumes ou verduras, abrigar-se ou caminhar perto de árvores;
Não fique próximo a animais e nem ande a cavalo;
Não fique próximo a cercas de arame;
Não fique próximo a objetos metálicos pontiagudos como enxadas, pás e facões;
Não se abrigue debaixo de varandas, barracos e celeiros;
Não caminhe em áreas descampadas;
Não fique parado em rodovias, ruas ou estradas;
Não suba em locais como telhados, terraços e montanhas;
Não tome banho em praia, rio, açude ou piscina durante uma
tempestade;
Não utilize equipamentos elétricos ligados à rede elétrica;
Não fale ao telefone com fio ou utilizar o celular conectado ao carregador;
Não tome banho utilizando o chuveiro elétrico.
12/01/2026
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até 14 de fevereiro para pedir o ressarcimento, anunciou o presidente do instituto, Gilberto Waller. Em entrevista ao programa a Voz do Brasil, ele fez um balanço atualizado sobre os pedidos.

De acordo com presidente Waller, cerca de 6,2 milhões de beneficiários contestaram descontos indevidos do INSS, dos quais 4,1 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,8 bilhões. O governo estima, no entanto, que ainda existam 3 milhões de aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução.
O prazo original se encerraria em 14 de novembro. No entanto, o Ministério da Previdência Social decidiu ampliar o período para garantir que todos os afetados possam registrar seus pedidos.
O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades associativas. As investigações levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril.
Na entrevista, Gilberto Waller ressaltou o esforço coordenado de órgãos federais para ressarcir as vítimas dos descontos não autorizados. O presidente do INSS também destacou a união entre o instituto, a Advocacia-Geral da União (AGU), a CGU e a Polícia Federal para rastrear os recursos desviados e entrar com ações na Justiça para recuperar o dinheiro.
Como pedir a devolução
Os beneficiários podem abrir pedidos de ressarcimento pelos canais oficiais do INSS:
- Aplicativo ou site Meu INSS, com login no Portal Gov.br;
- Telefone 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Agências dos Correios, que oferecem suporte gratuito em mais de 5 mil unidades.
Agência Brasil
09/01/2026
Por Danilo Evaristo em
Notas
Um estudo de opinião realizado pelo Instituto Data-Recta aponta que a administração municipal de Santana do Matos, sob a liderança do prefeito Claylton de Oton, conta com elevado respaldo da população. A pesquisa foi aplicada nos dias 29 e 30 de dezembro de 2025, abrangendo 449 entrevistados em diferentes pontos do município.
Os dados revelam que 89,31% dos participantes avaliam a gestão de forma positiva, indicando confiança nas ações desenvolvidas e nas políticas públicas implementadas ao longo do período. Já 5,79% dos entrevistados informaram não possuir posicionamento definido ou preferiram não se manifestar.
O resultado demonstra um cenário de forte aprovação e reconhecimento do trabalho realizado pela administração municipal, refletindo os avanços e investimentos percebidos pela população em áreas estratégicas da cidade.
A pesquisa reforça a importância do diálogo entre poder público e sociedade, além de evidenciar a sintonia entre a gestão do prefeito Claylton de Oton e as expectativas dos moradores de Santana do Matos, com foco na transparência e no desenvolvimento do município.
09/01/2026
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério dos Transportes anunciou, nesta sexta-feira (9), o primeiro lote de carteiras nacionais de habilitação (CNH) renovadas automaticamente para condutores que não cometeram infração nos últimos 12 meses. 

A medida, adotada com o objetivo de beneficiar bons condutores, está prevista em medida provisória publicada no dia 10 de dezembro de 2025.
A data de hoje foi escolhida para o anúncio pelo fato de os condutores terem prazo de 30 dias, contatos a partir do vencimento da CNH, para fazer a renovação do documento.
“A decisão prevê que condutores responsáveis no trânsito não precisam realizar exames presenciais, se deslocar aos Detrans ou pagar qualquer taxa adicional para renovar o documento. O processo será totalmente automático e digital, pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito, a Senatran, com a atualização disponível no aplicativo da CNH do Brasil”, informa o ministério.
Durante o anúncio do primeiro lote de CNHs renovadas automaticamente, Renan Filho disse que uma mensagem será enviada, por celular, aos bons condutores parabenizando-os pelo feito e concedendo, a eles, um selo..
Ele explicou que a gratuidade será para a carteira digital. Se o condutor desejar a carteira física, basta solicitar ao Detran, mas aí terá de pagar pelo serviço.
Renan Filho lembrou que, há alguns anos, o Brasil permitiu o aumento do número de pontos para condutores que cometeram infrações de trânsito, o que, segundo ele, acabava por beneficiar os infratores.
“Hoje, o Estado brasileiro está dizendo ao cidadão: seja um bom condutor para não pagar taxa nem novos exames. Para não perder o dia de trabalho, nem largar o que está fazendo para, de tempos em tempos, voltar a um guichê, pegar um papel, pagar por um carimbo, esperar muito e ser mais uma vítima da burocracia”.
O cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) pode ser feito por meio do aplicativo da CNH ou por meio do Portal de Serviços da Senatran.
Condutores com 70 anos ou mais não estão aptos a receber o benefício. Motoristas com idade a partir de 50 anos receberão o benefício uma única vez.
“A renovação automática não vale para motoristas que têm a validade da CNH reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde”, informa o ministério.
09/01/2026
Por Danilo Evaristo em
Notas
As Eleições Gerais de 2026 se aproximam e a Justiça Eleitoral (JE) faz um alerta importante: o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar pendências ou atualizar dados cadastrais vai até o dia 6 de maio.
Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e não será possível fazer alterações até depois do pleito. O encerramento ocorre 150 dias antes da eleição, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Como o 1º turno do pleito deste ano ocorrerá em 4 de outubro, o dia 6 de maio é a data-limite para o alistamento eleitoral ou para a regularização de pendências perante a JE.
Quais serviços podem ser feitos até 6 de maio?
tirar o primeiro título de eleitor;
solicitar transferência de domicílio eleitoral;
atualizar informações cadastrais;
regularizar a situação eleitoral, em caso de pendências.
Esses serviços podem ser solicitados em qualquer unidade da Justiça Eleitoral, conforme os canais e as orientações dos tribunais regionais eleitorais (TREs).
Primeiro título de eleitor e o direito de votar
De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para as brasileiras e os brasileiros maiores de 18 anos e facultativos para as pessoas analfabetas, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos.
No entanto, o primeiro título de eleitor pode ser solicitado a partir dos 15 anos, conforme a Resolução TSE nº 23.659/2021, que trata da gestão do cadastro eleitoral. O artigo 30 do texto estabelece que, “a partir da data em que a pessoa completar 15 anos, é facultado o seu alistamento eleitoral”.
Porém, a eleitora ou o eleitor de 15 anos que fizer o alistamento somente poderá exercer, de forma facultativa, o direito de voto nas eleições deste ano se tiver completado 16 anos até a data do pleito (4 de outubro).
TSE

A governadora Fátima Bezerra e o secretário estadual da Fazenda (Sefaz), Cadu Xavier, reforçaram as suas pré-candidaturas ao Senado Federal e ao Governo do Rio Grande do Norte, respectivamente, nesta quinta-feira (8), após uma reunião com o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, sobre o projeto da sigla para as eleições de 2026 no RN.
A informação foi compartilhada pela governadora em publicação nas redes sociais, após a dúvida se o vice-governador Walter Alves (MDB) assumirá ou não o Governo, quando Fátima renunciará ao cargo para disputar o pleito deste ano. Conforme apurado com exclusividade pela TRIBUNA DO NORTE, Walter irá renunciar à vice-governadoria para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
De acordo com a reportagem da TN, o anúncio oficial da renúncia de Walter acontecerá na próxima semana. Mesmo em caso de Fátima permanecer no Governo até o final do mandato, Walter não pretende ficar no cargo, tendo em vista que irá disputar uma das 24 vagas para deputado estadual.
“Com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e o deputado federal José Guimarães, coordenador nacional do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT Nacional, tivemos uma conversa importante sobre o projeto do partido no RN. Seguiremos firmes mostrando a importância da transformação que o nosso governo tem promovido em todo o estado, representados pelas nossas pré-candidaturas ao Senado e de Cadu Xavier para o Governo”, escreveu Fátima.
Na quarta-feira (7), Walter esteve reunido com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, em Brasília. Na ocasião, foi confirmada a prorrogação do mandato à frente do diretório do partido no Rio Grande do Norte até 15 de março de 2027.
“Sigo com ainda mais responsabilidade e compromisso para fortalecer o MDB no nosso estado e conduzir o partido nos desafios e nas Eleições de 2026. Agradeço a confiança. Vamos em frente”, disse Alves nas redes sociais.
Tribuna do Norte
09/01/2026
Por Danilo Evaristo em
Notas
As reservas hídricas superficiais do Rio Grande do Norte acumulam 37,53% da capacidade total, segundo atualização do Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do Estado, divulgada nesta terça-feira (07) pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN). O monitoramento acompanha 69 reservatórios responsáveis pela segurança hídrica da população potiguar.
De acordo com os dados, o volume total armazenado é de 1.986.003.526 de metros cúbicos, frente a uma capacidade total de 5.291.480.649 de metros cúbicos. O cenário é considerado de atenção, característico do período seco, e exige uso racional da água e acompanhamento permanente.
Entre os principais mananciais, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior do estado, acumula 1.058.527.347 m³, correspondentes a 44,61% da capacidade. A Barragem Oiticica, em Jucurutu, está com, 110.119.785 m³, equivalentes a 14,83%; a Barragem Santa Cruz do Apodi com 329.233.595 m³, 54,90%; o Reservatório Umari, em Upanema, está com 153.143.318 m³, percentualmente 52,30%; e o Reservatório Poço Branco (João Batista do Rego) com 72.605.706 m³, correspondentes a 53,39% da sua capacidade total.
O relatório do IGARN aponta ainda que 20 reservatórios encontram-se em situação crítica, com volumes inferiores a 10% da capacidade total. Estão nesse cenário os açudes, Itans (Caicó), com 0,00%; Lulu Pinto (Luís Gomes), com 0,01%; Passagem das Traíras (São José do Seridó), com 0,03%; Brejo (Olho-d’Água do Borges), com 0,29%; Jesus Maria José (Tenente Ananias), com 0,33%; Esguicho (Ouro Branco), com 0,60%; Mundo Novo (Caicó), com 0,78%; Sabugi (São João do Sabugi), com 1,03%; Carnaúba (São João do Sabugi), com 1,84%; Tourão (Patu), com 2,46%; São Gonçalo (São Francisco do Oeste), com 2,57%; Gangorra (Rafael Fernandes), com 3,50%; Apanha Peixe (Caraúbas), com 5,33%; Inspetoria (Umarizal), com 5,52%; 25 de Março (Pau dos Ferros), com 5,52%; Bonito II (São Miguel), com 5,80%; Japi II (São José do Campestre), com 7,26%; Dinamarca (Serra Negra do Norte), com 8,30%; Boqueirão de Parelhas – Ministro João Alves (Parelhas), com 9,30%; e Zangarelhas (Jardim do Seridó), com 9,32%.
Apesar de alguns reservatórios estratégicos apresentarem volumes acima de 50%, o quadro geral reforça a necessidade de uso responsável da água, do monitoramento permanente dos mananciais e do planejamento integrado entre os órgãos gestores, comitês de bacias e municípios, priorizando o abastecimento humano.
O monitoramento dos reservatórios é realizado de forma contínua pelo IGARN e os dados atualizados podem ser acompanhados por meio dos boletins oficiais divulgados pelo Instituto.
09/01/2026
Por Danilo Evaristo em
Notas
Reconhecido pela presença constante nas comunidades e pela atuação firme na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) encerrou 2025 com um mandato marcado pelo compromisso humano e pela responsabilidade institucional. Em um ano desafiador para o Rio Grande do Norte, o parlamentar se destacou por transformar demandas populares em cobranças efetivas ao poder público, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida da população.
Da tribuna da Assembleia aos municípios do interior, Nelter esteve ao lado de quem mais precisa. A falta d’água, a crise hídrica e os impactos da seca estiveram entre as principais pautas defendidas pelo deputado, que cobrou soluções concretas para o abastecimento, a conclusão e o pleno funcionamento de barragens, adutoras e poços, além da garantia de direitos às famílias reassentadas. Para milhares de potiguares, essas ações significam dignidade, segurança hídrica e a possibilidade de permanecer em suas terras.
A infraestrutura também recebeu atenção especial. Ao longo de 2025, o parlamentar foi uma das vozes mais firmes na cobrança pela recuperação das rodovias estaduais e federais, denunciando o abandono de trechos essenciais para o escoamento da produção, o acesso a serviços e a segurança de quem trafega diariamente. Suas cobranças junto ao Governo do Estado, DER, DNIT e outros órgãos reforçaram a necessidade de respeito aos cidadãos que dependem dessas estradas.
Na área da saúde, Nelter Queiroz teve forte sensibilidade social e cobrou melhorias estruturais em hospitais, ampliação da assistência pediátrica, valorização dos profissionais e investimentos capazes de garantir atendimento digno à população. Na educação, atuou em defesa de escolas mais estruturadas, do respeito aos servidores e de um planejamento que assegure melhores condições de ensino para alunos e professores. Já na segurança pública, defendeu a valorização dos servidores, a retomada de serviços essenciais e mais transparência na gestão.
Além das pautas estruturantes, o deputado também valorizou a cultura, a fé e as tradições do povo potiguar. Por meio de projetos de lei, homenagens e apoio a eventos culturais, Nelter contribuiu para fortalecer a identidade dos municípios e movimentar a economia local, reconhecendo que cultura também é desenvolvimento e cidadania.
A atuação próxima da população se refletiu em números expressivos. Em 2025, Nelter apresentou 24 projetos de lei, teve 13 leis aprovadas, protocolou 119 requerimentos, realizou 71 pronunciamentos em plenário e atuou como relator em 28 matérias na Comissão de Constituição e Justiça. Mais do que estatísticas, esses dados representam um mandato ativo, combativo e conectado com a realidade do Rio Grande do Norte.
“O ano de 2025 consolidou nossa atuação de como parlamentar que alia escuta, presença nos municípios e cobrança responsável. Nosso mandato coloca as pessoas no centro das decisões e reafirma, diariamente, o compromisso de defender o Rio Grande do Norte e melhorar a vida de nosso povo”, destacou o parlamentar.
09/01/2026
Por Danilo Evaristo em
NotasIMD/UFRN
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu nesta quarta-feira, 7, um processo seletivo para bolsistas de graduação e pesquisadores convidados, para participação no Projeto AIOTI 2.0, com atuação em “telemática móvel com módulos inteligentes de análise comportamental”. Ao todo estão sendo oferecidas 5 vagas, bem como a formação de cadastro reserva. As inscrições seguem abertas até o dia 11 de janeiro, conforme dispõe o Edital nº 001/2026, que disciplina o processo seletivo, e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.
As vagas são destinadas aos seguintes perfis: Desenvolvedor Web Júnior, Devops Júnior, Desenvolvedor Mobile Júnior, Desenvolvedor Mobile Pleno e Engenheiro de Segurança. Nos três primeiros, as oportunidades são para alunos de graduação em Computação ou áreas afins, com bolsa mensal de R$ 2.025,00 e carga horária de 20h semanais.
As vagas são exclusivas para alunos da UFRN, com exceção do perfil de Desenvolvedor Mobile Júnior, voltado para estudantes do IFRN. Já os perfis de Desenvolvedor Mobile Pleno e Engenheiro de Segurança são voltados para pesquisadores convidados. O primeiro tem como pré-requisito de formação graduação concluída em Computação ou áreas afins, com bolsa mensal de R$ 4.500,00 e carga horária semanal de 20h.
O perfil de Engenheiro de Segurança, por sua vez, exige graduação e mestrado concluídos em Computação ou áreas afins, com bolsa mensal de R$ 2.500,00 e carga horária semanal de 3h. Trata-se do único perfil com previsão inicial apenas de cadastro de reserva.
O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas: homologação das inscrições, análise curricular e entrevista. O resultado final da seleção será divulgado na data provável de 14 de janeiro de 2026, no portal do IMD, na aba “Editais”.
08/01/2026
Por Danilo Evaristo em
NotasOs Municípios recebem nesta sexta-feira, 9 de janeiro, o primeiro repasse deste mês do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor a ser compartilhado entre os 5.569 Entes locais será de R$ 6.073.551.751,43, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A nota da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com os detalhes do repasse pode ser conferida aqui.
De acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o primeiro decêndio de janeiro, comparado com o mesmo período do ano passado, apresentou crescimento de 7,50%. O principal fator para explicar o aumento foi a arrecadação do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), nas modalidades de rendimento do trabalho e do capital.
Ao deflacionar os valores para retirar os efeitos da inflação, o fundo apresenta crescimento de 3,79% em relação ao mesmo decêndio do ano anterior. Na comparação com o primeiro repasse de janeiro de 2024, no entanto, a transferência registra queda de 4,89%.
Da Agência CNM de Notícias