06/06/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Banco do Nordeste reforça apoio ao Programa Feito Potiguar em audiência pública na ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta quinta-feira (5), audiência pública, com o tema “Orgulho e valorização da produção potiguar: fortalecendo a economia local através do Programa Feito Potiguar”. Durante mais de duas horas, no auditório Deputado Cortez Pereira, foram debatidos os impactos e desafios do projeto, incluindo questões relativas à disponibilidade de crédito, indo ao encontro da atuação do Banco do Nordeste como principal agente financeiro do público-alvo da iniciativa, os setores industriais de alimentos e bebidas, bem como agroindústrias, produtores rurais e artesanais.

Desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), em parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), Federação da Agricultura, Pecuária e da Pesca (Faern) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR-RN), o programa foi lançado há dois meses e confere o selo “Feito Potiguar” a empreendimentos com forte conexão com a economia do estado, seja pelo uso de insumos locais ou pela valorização de elementos característicos da produção local.

A audiência foi proposta pelo deputado Hermano Morais (PV), que destacou a participação de diversos atores em favor do desenvolvimento sustentável das empresas. “É muito importante fomentar políticas públicas que incentivem a produção local, promovam a cultura potiguar e fortaleçam a economia regional e o ambiente legal para esses negócios. Foi uma oportunidade para ouvir representantes do setor produtivo, gestores públicos, especialistas e a sociedade civil sobre estratégias para ampliar o alcance e a efetividade do programa”, pondera o deputado.

Mais de 60 empreendimentos de todos os portes já obtiveram o Selo Potiguar, que oferece acesso a uma série de benefícios, incluindo capacitações gerenciais e comerciais, ações de prospecção de mercado, participação em feiras e eventos especializados, além de presença em catálogos físicos e digitais para promoção de produtos.

“O Feito Potiguar é uma iniciativa que visa promover a produção local do Rio Grande do Norte, e é isso que fazemos diuturnamente no Banco do Nordeste, com nosso papel de promover o desenvolvimento sustentável regional, alicerçado em pilares como geração de emprego, renda e impostos. Por ocasião de três eventos de entrega do selo dos quais participamos, verificamos que, se não todos, a maioria era cliente do BNB em nossas linhas regulares e do FNE ou de nossas linhas de microfinanças Crediamigo e Agroamigo. Tornamo-nos parceiro importante e sempre presente para o sucesso do projeto”, reforça o superintendente do BNB no estado, Jeová Lins.

O diretor-superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, reforça a importância das parcerias para o sucesso do programa e exalta o papel da instituição de desenvolvimento regional. “Grande parte dos nossos empresários são clientes do Banco do Nordeste, da agricultura familiar que participa até grandes indústrias. O banco é parceiro não só do Sebrae, é parceiro da pequena empresa do Rio Grande do Norte e a gente fica muito satisfeito com a presença do BNB, sempre!”

05/06/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

IMD abre seleção para alunos de graduação com remuneração de R$ 3 mil

O Instituto Metrópole Digital (IMD) abriu inscrições de um processo seletivo para alunos de graduação que desejam atuar no projeto Desenvolvimento de Serviços de IoT e IA Interoperáveis para Cidades Inteligentes. São oferecidas cinco vagas, mais cadastro de reserva.

As inscrições para a seleção estão abertas até o dia 15 de junho e devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário, conforme dispõe o Edital nº 001/2025. As oportunidades são para discentes da UFRN cursando Computação ou campos afins. Todos os pré-requisitos estão detalhados no Anexo I do edital.

Todas as bolsas têm carga horária de 30h semanais, realizadas no modelo presencial de trabalho e com remuneração de R$ 3 mil. Os perfis disponíveis no certame são os de Desenvolvedor Backend, Desenvolvedor Frontend, DevOps e Inteligência Artificial.

O processo seletivo será realizado nas seguintes etapas: homologação das inscrições, avaliação curricular e entrevista. A data provável para divulgação da lista dos candidatos com inscrições homologadas é 17 de junho e as entrevistas serão realizadas em data e horário a serem definidos pela comissão examinadora.

Já o resultado final da seleção está previsto para ser divulgado a partir do dia 27 de junho, no portal do IMD, na aba “Editais”.

05/06/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Enem 2025: prazo para inscrições termina nesta sexta

O período de inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 se encerra às 23h59 (no horário de Brasília) desta sexta-feira (6). Todos os interessados em fazer o exame devem se inscrever exclusivamente na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.

O Ministério da Educação (MEC) tem alertado pelas redes sociais que qualquer outra plataforma ou canal não autorizado que simule o site de inscrição “configura tentativa de fraude”.

Os participantes que tiveram os pedidos de isenção da taxa de inscrição e as justificativas de ausência em 2024 aprovados pelo Inep também precisam se inscrever no exame. A aprovação não significa a inscrição automática.

Pagamento

Para garantir a inscrição, os candidatos não isentos precisam pagar a taxa de inscrição de R$ 85 até a próxima quarta-feira (11). O boleto será disponibilizado na tela inicial da Página do Participante. O pagamento poderá ser feito por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.

Provas

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos 26 estados e no Distrito Federal nos dias 9 e 16 de novembro. As exceções são os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde os candidatos farão provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), na capital paraense, no período.

O exame

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni)

Agência Brasil

05/06/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Abertura de encontro da Abel destaca força da educação legislativa e troca entre escolas

A abertura das atividades do segundo dia do 41º Encontro Nacional da ABEL, nesta quinta-feira (5), foi marcada pela apresentação das delegações participantes, reunindo representantes de 60 escolas legislativas de todas as regiões do país. Estão presentes 9 escolas da região Sul, 23 do Sudeste, 5 do Centro-Oeste, 18 do Nordeste e 5 do Norte – um reflexo da força e da diversidade da rede de educação legislativa no Brasil.

Responsável por abrir a programação técnica com a oficina “Planejando a Educação Legislativa”, a gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz, destacou a importância da construção coletiva. “A proposta da oficina é sair da escuta e partir para a ação conjunta. Vamos trabalhar em grupos rotativos para discutir seis temáticas centrais, trocar experiências e pensar soluções coletivas para fortalecer a atuação das escolas. A ABEL atua como articuladora desse processo, promovendo conexões e incentivando o trabalho em rede”, explicou.

O cientista político Dr. Humberto Dantas, que coordena a oficina ao lado de Ruth, reforçou o valor estratégico da educação legislativa. “Ela se divide em duas grandes forças: as escolas de governo, que qualificam servidores, e as escolas de democracia, que conectam o poder legislativo à sociedade, algo essencial para o funcionamento democrático.” A programação segue com atividades até sexta-feira (6), incluindo painéis temáticos, feira de projetos e premiações.

03/06/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

ALRN promove audiência pública sobre nova política estadual de Meio Ambiente

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) será palco, na próxima quarta-feira (4), de uma audiência pública com o tema “Construção da nova política estadual de Meio Ambiente”. A iniciativa, proposta pelo deputado Neilton Diógenes (PP), acontece a partir das 8h30, na Casa Legislativa, e tem como objetivo discutir a modernização das diretrizes ambientais e legislativas no Estado.

Segundo o parlamentar, a audiência representa um passo fundamental para o avanço do RN em direção ao desenvolvimento sustentável. “É necessário reunir todos os setores envolvidos na pauta ambiental para que possamos construir, de forma colaborativa, políticas públicas eficazes e comprometidas com a preservação dos nossos recursos naturais”, afirmou Neilton.

O deputado também destacou o impacto direto que as políticas ambientais exercem sobre a vida da população. “Elas influenciam a saúde pública, o uso racional dos recursos naturais e o próprio desenvolvimento econômico do Estado. Por isso, é imprescindível que essas discussões ocorram com transparência, inclusão e responsabilidade social”, completou.

O evento prevê reunir representantes de órgãos ambientais, instituições de ensino, pesquisadores, entidades da sociedade civil, setor produtivo e especialistas da área, com o intuito de construir um diálogo plural e propositivo.

03/06/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, Neoenergia Cosern amplia valor do desconto do Vale Luz em 300%

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na próxima quinta-feira (05), a Neoenergia Cosern amplia em 300%, durante toda esta semana, os valores das embalagens pós-consumo (latas de alumínio, embalagens plásticas, longa vida e de vidro) depositadas nas máquinas Retorna Machine atreladas ao Projeto Vale Luz. Até a sexta-feira (06), cada lata de alumínio depositada pelo cliente em uma das Retorna Machine espalhadas em Natal valerá R$ 0,30 de desconto na conta de energia. No caso das embalagens plásticas, o benefício será de R$ 0,20. Já para as embalagens de aço e longa vida, cada unidade valerá R$ 0,10. A ação é uma parceria da Neoenergia Cosern com a Ambipar, responsável pela gestão das máquinas de recolhimento dos resíduos.

Todos os clientes residenciais da Neoenergia Cosern podem participar da promoção. Para isso, basta juntar as embalagens pós-consumo (latas de alumínio, embalagens plásticas, longa vida e de vidro) e depositar nas Retorna Machine (ver todos os endereços abaixo). Caso o consumidor ainda não participe do Vale Luz, ele pode fazer o cadastro no app (Triciclo), site (www.triciclo.com.br) ou na própria máquina, que possui uma tela de LED com todas as instruções necessárias para o registro.

Além de garantir o benefício econômico, quem participa do Projeto Vale Luz, que integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ainda contribui com três pilares da sustentabilidade. O primeiro é o ambiental, ao evitar o descarte inadequado desses materiais; o segundo é o energético, já que a reciclagem de uma lata de alumínio consome até 95% menos energia do que a produção a partir de matéria-prima virgem; e o terceiro é o social, ao promover a conscientização ambiental.

O aumento de 300% no benefício do Vale Luz, nesta semana, é exclusivo para quem depositar as embalagens pós-consumo (latas de alumínio, embalagens plásticas, longa vida e de vidro) nas máquinas Retorna Machine.

Onde encontrar a Retorna Machine em Natal

Natal Shopping, na Av. Sen Salgado Filho, Candelária – Zona Sul;

SupermercadoCarrefour, na BR-101, Candelária – Zona Sul;

Supermercado Favorito, na Av. Eng. Roberto Freire, Capim Macio – Zona Sul;

Supermercado Nordestão, na Av. Sen Salgado Filho x Av. Antônio Basílio, Lagoa Nova – Zona Sul.

Neoenergia Cosern

02/06/2025
Por Danilo Evaristo em Esporte

Carlo Ancelotti comanda o primeiro treino da seleção brasileira

Foto: Rafael Ribeiro/CBF/Direitos Reservados

O técnico italiano Carlo Ancelotti comandou, na tarde desta segunda-feira (2), seu primeiro treino à frente da seleção brasileira. A atividade, que serve de preparação para o confronto com o Equador pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, foi realizada no CT Joaquim Grava, em São Paulo.

Nesta atividade a equipe brasileira contou com a participação de 20 atletas. O atacante Estêvão, o volante Gerson, o lateral Alex Sandro e os zagueiros Danilo e Léo Ortiz ficaram apenas na academia. Já os zagueiros Beraldo e Marquinhos, que ajudaram o PSG (França) a conquistar o título da Liga dos Campeões no último sábado (31), chegaram ao hotel no qual o Brasil está concentrado, enquanto o lateral Carlos Augusto, da Inter de Milão (Itália), se apresenta ainda nesta segunda.

Na próxima terça-feira (3), às 16h (horário de Brasília), a delegação do Brasil pega voo para a cidade de Guayaquil (Equador), na qual enfrenta a seleção local no estádio Monumental Isidro Romero Carbo a partir das 20h da próxima quinta-feira (5) em partida válida pela 15ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Agência Brasil

02/06/2025
Por Danilo Evaristo em Esporte

Corinthians e Palmeiras se enfrentam nas oitavas da Copa do Brasil; veja os confrontos

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil foram definidos por sorteio, nesta segunda-feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Corinthians x Palmeiras, um dos maiores clássicos do País, será o principal jogo desta fase. O São Paulo vai encarar o Athletico-PR, que está na Série B do Campeonato Brasileiro.

Os arquirrivais já fizeram duelos importantes em Copa Libertadores, com vantagem para o Palmeiras, mas nunca se enfrentaram em uma mata-mata da Copa do Brasil. Os dois decidiram o Paulistão neste ano e o time alvinegro levou a melhor ao erguer a taça e impedir o tetra seguido do rival.

Atual campeão, o Flamengo reedita com o Atlético-MG a final do ano passado. O Fluminense encara o Inter e o Cruzeiro, em teoria, tem um caminho tranquilo ao duelar contra o CRB, da Série B.

O Bahia pega o Retrô, time que disputa a Série C. Outro que está na terceira divisão é o CSA, rival do Vasco nas oitavas. O Botafogo terá pela frente o Red Bull Bragantino.

Nas oitavas de final, assim como nas outras fases do mata-mata, os times disputam as vagas em jogos de ida e volta. As partidas estão marcadas para acontecer somente após o Mundial de Clubes da Fifa, nas semanas dos dias 30 de julho e 6 de agosto.

Os oito times vencedores passarão por um novo sorteio, ao fim dos confrontos, para definir os duelos das quartas de final.

O prêmio por disputar as oitavas é de R$ 3,6 milhões. Quem avançar às quarta embolsa mais R$ 4,7 milhões. O campeão deve acumular cerca de R$ 100 milhões em premiação.

CRB e CSA, ambos de Maceió, além do Retrô, de Pernambuco, são os times considerados azarões na disputa. Os rivais alagoanos eliminaram Santos e Grêmio, respectivamente, e a equipe pernambucana passou pelo Fortaleza.

Confira os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil:

São Paulo x Athletico-PR

Flamengo x Atlético-MG

Bahia x Retrô

Internacional x Fluminense

Cruzeiro x CRB

CSA x Vasco

Corinthians x Palmeiras

Botafogo x Red Bull Bragantino

*Times à direita decidem em casa

Estadão Conteúdo

02/06/2025
Por Danilo Evaristo em Notas

IMD seleciona professores mediadores para Curso Técnico em IoT

IMD/UFRN

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu, nesta segunda-feira, 2 de junho, as inscrições para a seleção de professores mediadores do Módulo Avançado da ênfase em Internet das Coisas. Os docentes atuarão presencialmente e on-line na condução das aulas do Curso Técnico em Tecnologia da Informação (TI), com foco em IoT.

As inscrições seguem abertas até o dia 22 de junho e podem ser feitas por meio de formulário online. A validação do cadastro ocorrerá mediante o envio dos documentos constantes no Edital nº 005/2025, que disciplina o processo seletivo.

Podem se candidatar profissionais com formação superior em Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação ou áreas correlatas. Além da formação exigida, o candidato deve comprovar experiência mínima de um ano como docente ou ter vínculo (ativo ou concluído) em programa de pós-graduação.

A remuneração é de R$ 25,00 por hora-aula, e o contrato é válido de agosto a dezembro deste ano, com possibilidade de renovação. A carga horária de trabalho varia de 15 a 20 horas semanais, dependendo da quantidade de alunos na turma. As atividades estão previstas para começar no dia 11 de agosto.

A seleção será realizada nas seguintes etapas: avaliação documental e entrevistas, que ocorrerão em dia e horário a serem definidos pela Coordenação dos Cursos Técnicos. Os candidatos serão contatados por e-mail para agendamento das entrevistas.

O resultado final da seleção tem divulgação prevista para o dia 11 de julho, no site do IMD, na seção de Editais.

Fonte: IMD/UFRN. Edição: Hellen Almeida; Revisão: Beatriz de Azevedo.

01/06/2025
Por Danilo Evaristo em Política

Lula: Precisamos de maioria no Senado, senão vão “avacalhar” o STF

Foto: Reprodução/CNN

Durante discurso no congresso nacional do PSB neste domingo (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a esquerda precisa de “maioria no Senado”, caso contrário, a oposição irá “avacalhar” o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Em 2026 precisamos eleger senadores da República. Porque se esses caras elegerem a maioria dos senadores, vão fazer uma muvuca nesse país”, afirmou.

“Para o Brasil, tem que pensar onde a gente pode eleger e pegar os melhores quadros e eleger senador, deputado, porque nós precisamos ganhar maioria no Senado. Porque, senão, vão avacalhar com a Suprema Corte”, enfatizou.

Tanto o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, como o PT, estão dispostos a abrir mão de lançar candidatos a governos estaduais para emplacar nomes competitivos no Senado, como apurou o analista da CNN Pedro Venceslau.

Para Bolsonaro e seu grupo político, ter força no Senado pode facilitar a abertura de processos de impeachment contra ministros Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2026, os eleitores vão eleger dois senadores por estado, o que pode levar a uma renovação de até 2/3 da Casa, onde os eleitos cumprem mandatos de oito anos.

“Precisamos preservar as instituições que garantem o exercício da democracia”, acrescentou.

No fim do discurso, o presidente declarou que, por ele, a extrema direita não volta a governar o Brasil.

“Se eu estiver bonitão do jeito que eu estou, apaixonado e motivado, a extrema direita não volta nunca mais a governar esse país”, concluiu.

CNN


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros