19/04/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Procuradora de Justiça Iadya Maio é empossada corregedora-geral do MPRN

A procuradora de Justiça Iadya Gama Maio tomou posse como nova corregedora-geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A sessão que a empossou no cargo foi realizada nesta segunda-feira (19), durante sessão virtual do Colégio de Procuradores do MPRN. Iadya Maio ficará à frente da Corregedoria-Geral do MPRN durante o biênio 2021/2023. A sessão de posse foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do MPRN.

“Acredito que o maior desafio da nossa gestão, que se inicia, será o de conciliar os novos modelos de trabalho, principalmente o remoto ou o híbrido, com a prestação de um serviço de qualidade à coletividade. Estarei empenhada com parâmetros correcionais voltados à aferição da resolutividade da atuação ministerial. Entendo que o Ministério Público resolutivo é aquele que está comprometido com a busca de resultados concretos e socialmente relevantes, e só iremos alcançar tal desiderato se seus integrantes sempre tiverem em mente que esse objetivo se alcança a cada dia em todas as suas atividades, das mais singelas às mais solenes. A Corregedoria é um órgão fundamental para consolidar esse caminho, pondo em evidência, a sua função estratégica de controle e indução da efetividade institucional”, discursou a nova corregedora-geral do MPRN, Iadya Maio.

A procuradora geral de Justiça adjunta, Elaine Cardoso presidiu a sessão.  Dirigindo-se à empossada, a gestora desejou sucesso: “gostaria registrar votos de êxito à Iadya Maio, que está ladeada de colegas competentes. Que seja uma gestão nos moldes em que a nova corregedora deseja: ágil, moderna, atuante. Em relação à PGJ, que as duas instâncias possam caminhar juntas, trocando ideias para que o MPRN siga forte e traga sempre melhores resultados para a sociedade, que é destinatária final do nosso trabalho”.  Além disso, parabenizou a procuradora de Justiça Carla Amico e sua equipe pelo trabalho desenvolvido, com muita dedicação e empenho.

“Iadya Maio tem todos os predicados e um cabedal de conhecimento por tudo o que já fez na carreira no MPRN para desempenhar muito bem esse cargo. Assume num momento muito especial, que já vem desde o ano passado, mas ainda continuamos tendo que nos adaptar a esse novo normal que afetou nossas vidas pessoais e a atuação do MP Brasileiro e de todas as instituições”, frisou o promotor do MPRN e corregedor-nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rinaldo Reis, destacando que a Corregedoria Nacional está à disposição para facilitar o trabalho da Corregedoria-Geral do MPRN.

Já a ex-corregedora-geral do MPRN, Carla Amico, em discurso de despedida do cargo rememorou o início de sua gestão, o reordenamento da unidade até os frutos alcançados ao longo dos últimos dois anos, elencando algumas inovações no órgão, como as correições virtuais e o lançamento do livro sobre verbetes da Corregedoria-Geral do MPRN. “Esse é o retrato da Corregedoria que deixamos sem olvidar do trabalho de todos aqueles que nos antecederam. Sendo inacabado, o restante da foto será certamente completada por Iadya Gama Maio e por todos aqueles que futuramente a sucederão com competência e profissionalismo. Obrigada e boa sorte à nova gestão que hora se inicia”, encerrou. Carla Amico também agradeceu à toda equipe que fez parte de sua gestão, desde procuradores e promotores, até os servidores.

O 1º procurador de Justiça, Anísio Marinho Neto, fez a saudação à empossada em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, destacando que pela primeira vez ocorre a transmissão de cargo de forma virtual: “Iadya Maio foi escolhida democraticamente, por aclamação do colégio. O desafio do corregedor é um dos maiores do MPRN, de convergir e integralizar de forma organizada, utilizando meios modernos, a partir de objetivos comuns. Todos estamos torcendo por Iadya e sua equipe”. Anísio Marinho também parabenizou Carla Amico e equipe pela prestação dada ao MPRN.

“Em nome da Ampern, dou as boas-vindas à nova corregedora-geral do Ministério Público. Sabemos da missão que lhe compete, no papel de orientar a aperfeiçoar a atuação dos membros. Por essas razões entendemos a magnitude desempenhada por esse órgão. Aos olhos da sociedade o sucesso do MPRN depende do bom desempenho de sua corregedoria. Na certeza de que irá desempenhar um trabalho exemplar, desejamos muito sucesso em sua nova trajetória, Iadya Maio”, falou a presidente da Associação do Ministério Público Rio Grande do Norte (Ampern), Juliana Limeira, que também parabenizou Carla Amico pela gestão encerrada.

Iadya Maio integra o MPRN há 27 anos

Iadya Gama Maio ocupa atualmente a 7ª Procuradoria de Justiça. Ela tem quase 27 anos de atuação no MPRN, é doutora em Ciências pela USP, mestre em Direito Constitucional e em Gerontologia, especialista em Gestão. A procuradora é autora de diversas obras jurídicas, vencedora do Prêmio de Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, vencedora do Prêmio Talentos da Maturidade do Banco Santander.

Destacou-se quando ainda era promotora de Justiça, por seu trabalho em defesa dos direitos das pessoas idosas e pessoas com deficiência. Foi diretora da Fundação Escola do Ministério Público (FESMP) e conselheira do Conselho Nacional dos Direitos dos Idosos. Foi agraciada com uma menção honrosa no IX Prêmio Innovare, com o projeto “Transporte urbano e população idosa: construindo uma nova relação”.

19/04/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

IFRN inicia matrícula para candidatos aprovados no SiSU

Créditos: Adriano Abreu

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) iniciou na manhã desta segunda-feira (19) o período de matrícula dos candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de acordo com as notas obtidas na edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A primeira chamada é destinada aos 1.414 aprovados dentro do número de vagas, que devem enviar a documentação exigida pelo IFRN, a partir das 8h do dia 19 de abril até às 17h do dia 23 de abril de 2021, exclusivamente via internet. A matrícula será realizada – somente de forma on-line – através do link https://www.gov.br/pt-br/servicos/matricular-se-em-curso-de-educacao-superior-de-graduacao-licenciatura-tecnologia-e-bacharelado-ifrn.

De acordo com a retificação do edital nº08/2021, no ato da matrícula, o candidato deverá anexar a seguinte documentação:
a) 01 (uma) foto 3×4 (recente);
b) Carteira de identidade;
c) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
d) Certidão de Nascimento ou Casamento;
e) Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos;
f) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino;
g) Certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente;
h) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior, observando-se que, se apresentar documentos em língua estrangeira, estes deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

A documentação deverá estar em formato docx, doc, pdf, jpg, jpeg ou png, com o máximo de 5Mb por arquivo. O candidato classificado que, por qualquer motivo, deixar de efetuar sua matrícula no prazo previsto, será considerado desistente, perdendo o direito à vaga no processo seletivo. A Coordenação de Acesso Discente reforça a necessidade de candidatos aprovados nas listas de reservas de vagas terem documentos adicionais a ser anexados, devendo consultar o edital, de acordo com a lista  em que tenha sido aprovado.

19/04/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Após 12 dias separado pela Covid-19, casal se reencontra em UTI de hospital no RN

Casal se reencontra dentro de UTI Covid em hospital de Mossoró – Foto: Cedida

Por Igor Jácome, G1 RN

Após 12 dias separados por causa da Covid-19, um casal se reencontrou dentro da UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, no Oeste potiguar. O encontro aconteceu no último sábado (17) e os dois foram colocados lado a lado pela equipe.

A luta pela vida também virou uma história de amor compartilhada nas redes sociais pelos profissionais da unidade, com autorização dos dois. O casal vive junto há cerca de oito anos, tem um filho de 7 – que está com a avó paterna – e sonha com uma festa de casamento.

“A gente observou algo muito interessante. Ela tem pressão alta e estava com algumas taxas alteradas. Depois que ele chegou, a equipe constatou que os parâmetros dela melhoraram”, conta Jéssica Saraiva, coordenadora da Enfermagem na unidade.

Mikelangela Emanuela, de 30 anos, viveu dias difíceis. Ela perdeu o pai para a doença no dia 25 de março. Segundo a cunhada, Valéria Carlos, a mãe da dona de casa foi internada com a doença, e a irmã também foi diagnosticada com Covid-19, mas já se recuperaram. A família dela mora em Governador Dix-Sept Rosado, também no Oeste potiguar.

Poucos dias após a morte do pai, Mikelangela também começou a sentir sintomas e, depois de uma piora, precisou ser internada em Mossoró. De acordo com a enfermeira, a mulher foi uma das primeiras pacientes do hospital a usar o ECMO – um aparelho usado como um pulmão artificial.

Nos últimos dias ela, vinha apresentando melhoras, até que no último sábado (17), a equipe foi informada que o companheiro dela, o marceneiro Camargo Luan, de 32 anos, também estava com Covid-19 e seria transferido para a unidade, por apresentar uma piora no quadro.

“Ficamos preocupados com ela, até de ela ter um piora, mas a gente tinha que avisá-la. A psicologia do hospital foi acionada para acompanhar e dar essa notícia com todo cuidado”, conta Jéssica. Apesar de apreensiva, ela conta que a mulher recebeu a notícia com certa tranquilidade.

Ao longo do tempo, na unidade, Mikelangela contou aos profissionais que tinha o desejo de se casar com Luan e, por isso, a equipe resolveu promover o encontro dos dois, no local. “Teve música e a equipe levou ela até a maca dele com suporte de oxigênio, colocou uma poltrona lá. Ela passou a noite ao lado dele”, contou a enfermeira.

Após outro paciente receber alta médica, o casal foi colocado em macas vizinhas – ela na 5 e ele na 6. “Agora eles estão juntos, vizinhos, têm um ao outro”, afirma a irmã de Camargo, Valéria Carlos. “Quando eles saírem e tudo isso passar, vamos fazer de tudo para realizar esse sonho do casamento”, revelou.

18/04/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em junho

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Trabalhadores informais nascidos em junho começam a receber hoje (18) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

O saque da primeira parcela foi antecipado em 15 dias. O calendário de retiradas, que iria de 4 de maio a 4 de junho, passou para 30 de abril a 17 de maio.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O calendário de pagamentos foi divulgado pelo governo no início do mês.

O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O pagamento da primeira parcela aos inscritos no Bolsa Família começou na sexta-feira (16) e segue até o dia 30. Amanhã (19), recebem os beneficiários com NIS de final 2. O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do programa social.

18/04/2021
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Governo publica decretos para novas desapropriações no Complexo de Oiticica

A Nova Barra de Santana já está 87% concluída – Foto: SEMARH-RN

O Governo do RN publicou no Diário Oficial, desta sexta-feira (16), dois decretos com os termos de desapropriações das áreas de terra, situadas nos municípios de Jardim de Piranhas e São Fernando, que serão destinadas à instalação de agrovilas para realocar as famílias de trabalhadores rurais sem terra desapropriados pela construção da barragem Oiticica. No total, 112 famílias serão beneficiadas, incluindo as da agrovila de Jucurutu, que já teve terreno desapropriado por decreto da governadora Fátima Bezerra, em agosto de 2020.

O secretário de estado do Meio ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, explica que esse decreto é a garantia de implantação desses espaços e que cada uma das três agrovilas vai permitir, além da moradia, a área de produção dos trabalhadores rurais. “O projeto é pautado na agricultura familiar e no desenvolvimento sustentável. Lá eles vão poder obter sua renda através do que produzir, além de terem acesso a todos os equipamentos sociais como escola, uma sede para a associação dos assentados e posto de saúde”, destaca o titular da Semarh ressaltando que os locais onde serão implantadas as três agrovilas foram escolhidos pelo próprio Movimento dos Atingidos.

Um terceiro decreto também foi publicado na sexta-feira para fins de desapropriação, nesse caso, declarando de utilidade pública áreas de terra nos municípios de Jucurutu/RN, São Fernando/RN e Jardim de Piranhas/RN para a ampliação da poligonal de contorno da respectiva bacia hidráulica.

A poligonal de contorno é a delimitação da área da bacia hidráulica que será desapropriada para implantação da barragem de Oiticica. Esse novo decreto amplia o de 2016 e vai promover a desapropriação de imóveis que não foram contemplados anteriormente, detectados por meio de levantamento topográfico mais detalhado. “Esse novo decreto amplia a área em quase mil hectares a mais e está atendendo as demandas dos moradores circunvizinhos da barragem, uma vez que, muitos teriam propriedades e benfeitorias atingidas pela água e não estavam contemplados com indenizações”, explica o secretário.

“A governadora Fátima Bezerra tem dado prioridade nas ações relacionadas às obras sociais ligadas ao complexo e esse é mais um passo rumo a finalização dessa obra tão esperada que vai trazer redenção hídrica para a região do Seridó. Vamos continuar nesse trabalho com afinco pra garantir agilidade nas ações envolvidas”, finaliza João Maria.

SOBRE OITICICA

A barragem de Oiticica é a maior obra de infraestrutura hídrica em andamento no RN, a quinta maior do Brasil e será o terceiro maior reservatório do estado. Quando concluída, beneficiará 800 mil pessoas, de 43 municípios do Rio Grande do Norte. Com capacidade para 556 milhões de metros cúbicos, vai receber as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do rio São Francisco e ofertará água para as regiões do Seridó, Vale do Açu e região Central. As obras físicas da parede do reservatório já estão com 90% executadas e da Nova Barra de Santana 87%.

17/04/2021
Por Danilo Evaristo em Esporte

Fluminense vence Botafogo e se garante na semifinal do Carioca

Foto: Mailson Santana/Fluminense FC

Por Mauricio Costa – Repórter da Rádio Nacional

Com gol de Nino, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, na tarde deste sábado (17), no Maracanã, e garantiu classificação para a semifinal do Campeonato Carioca. Com o resultado, o Tricolor chegou a 19 pontos, com 6 vitórias. O Glorioso permaneceu com 12 pontos e não tem mais chances de passar para a próxima fase.

17/04/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

CoronaVac tem eficácia de 80% para prevenir mortes por coronavírus, diz estudo feito no Chile

JR NA TV

Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde do Chile revelou que a vacina CoronaVac tem eficiência de 80% para prevenir mortes causadas pela doença. O relatório mostrou também que o imunizante é 67% eficaz para prevenir casos leves da doença. O estudo foi feito com mais de 10 milhões de pessoas entre fevereiro e abril.

17/04/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

TJRN convoca estagiários de ensino médio para programa de digitalização de processos

A Secretaria de Administração do Tribunal de Justiça do RN publicou edital de convocação onde chama os 82 candidatos aprovados na seleção de estagiários de ensino médio feita pela Presidência do TJRN. Os estagiários irão atuar junto à Coordenação Estadual de Digitalização. Com oferta inicial de 100 vagas, a seleção teve mais de mil candidatos inscritos.

Veja AQUI o edital.

Os convocados devem se apresentar no prazo de cinco dias úteis, a partir desta sexta-feira (16), no Anexo do Departamento de Recursos Humanos (Rua Elizabeth, nº 16, Dix-Sept Rosado).

Saiba mais

Os estagiários de ensino médio reforçarão o projeto de digitalização dos processos físicos, iniciado em 2019. Esta é uma das prioridades da gestão do Judiciário potiguar e sua conclusão ganhou relevância ainda maior com o cenário da pandemia da Covid-19 e a adoção do trabalho remoto, uma vez que o uso do processo eletrônico permite a continuidade dos serviços prestados à população.

17/04/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Por engano, 46 pessoas recebem vacina contra Covid no lugar de dose contra a gripe no interior de SP

Compara os frascos das vacinas – Foto: Amanda Paes/Arte G1

Por G1 São Carlos e Araraquara

Um engano fez com que 46 pessoas recebessem a vacina contra Covid-19, a Coronavac, no lugar da dose contra gripe em um posto de vacinação de Itirapina (SP), interior de São Paulo, na terça-feira (13). Entre os vacinados, estão 18 adultos – sendo duas gestantes – e 28 crianças, de 1 a 5 anos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina, o erro foi percebido durante o controle do estoque das vacinas, na quarta-feira (14), quando foi notada a falta de 46 doses da Coronavac (leia mais abaixo).

Em Diadema, na Grande São Paulo, outras cinco crianças foram vacinadas nesta semana contra o coronavírus após um erro numa Unidade Básica de Saúde. As crianças têm entre sete meses e quatro anos de idade e deveriam ter sido imunizadas contra a gripe.

O infectologista Bernardino Souto diz que ainda não há estudos clínicos suficientes para determinar os efeitos da Coronavac em crianças e gestantes e que, por isso, os pacientes que tomaram a vacina por engano devem ser monitorados clinicamente.

“É adequado manter essas pessoas sob monitoramento ao longo de algumas semanas ou meses para verificar alguma ocorrência que possa ser relacionada à vacina. No caso das gestantes, é adequado que também seja feito com os recém-nascidos”, avalia o infectologista.

O Instituto Butantan, fabricante da vacina contra Covid-19 CoronaVac, informou que não é indicada a aplicação da 2ª dose do imunizante em crianças e gestantes que receberam a 1ª por engano.

Técnica enviou frascos para local errado

De acordo com a Prefeitura de Itirapina, uma técnica de enfermagem enviou erroneamente frascos da Coronavac para o local onde está ocorrendo a campanha de vacinação contra gripe (influenza), na Escola José Cruz. A técnica que aplicou as doses foi afastada do cargo.

A campanha de imunização contra a gripe começou na segunda-feira (12). Para não causar conflito com a imunização contra a Covid, a 1ª etapa, que geralmente começa pelos idosos, foi destinada este ano a crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

17/04/2021
Por Danilo Evaristo em Notas

Cursos da Saúde foram os mais concorridos da Uern no SiSU 2021

Os cursos da área da Saúde foram os mais concorridos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2021). Ao todo, a Uern recebeu 20.565 inscrições.

Os cursos mais concorridos foram: Medicina (Campus Central, com 3.123 candidatos inscritos para 60 vagas), Enfermagem (Campus Central, com 877 candidatos inscritos para 40 vagas), Odontologia (Campus de Caicó, com 414 candidatos inscritos para 20 vagas), Enfermagem (Campus de Pau dos Ferros, com 477 candidatos inscritos para 26 vagas) e Enfermagem (Campus de Caicó, com 571 candidatos inscritos para 36 vagas). Já os cursos mais procurados em número de inscritos foram: Medicina, Educação Física, Enfermagem, Direito (Campus Central) e Enfermagem (Campus de Caicó).

Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 16 de abril. Os candidatos já podem consultar se estão entre os aprovados e verificar a classificação na plataforma do SiSU (http://sisu.mec.gov.br). Também foi aberto o prazo para inscrição em lista de espera, que iniciou ontem (16) e vai até 23 de abril, no site do SiSU.

O edital com a convocação dos aprovados na chamada regular da Uern será publicado na próxima segunda-feira, 19 de abril. Esse edital trará a relação de documentos necessários para o Cadastro Institucional que ocorrerá de forma on-line no período de 26 de abril a 02 de maio.

A publicação dos editais de convocação para os procedimentos de Junta Multiprofissional e da Banca de Heteroidentificação dos aprovados, respectivamente, nas categorias Pessoas com Deficiência (PcD) e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) está prevista para o dia 7 de maio.

A Uern ofereceu 2.509 vagas no SiSU 2021, foram aprovados 2.450 candidatos, o que resulta em uma ocupação de cerca de 98% na chamada regular. Uma das novidades foi a suspensão do ponto de corte, medida tomada para não prejudicar os estudantes que enfrentaram dificuldades devido à pandemia de Covid-19.

“Esses números demonstram a confiança desses candidatos na Uern, instituição que possui todos os seus cursos reconhecidos e bem avaliados pelo Conselho Estadual de Educação e pela sociedade potiguar”, avaliou o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas.

Em razão da Pandemia do Covid-19, os procedimentos do Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) serão feitos de forma remota, com a entrega de documentação por e-mail. “É preciso ficar atento ao edital e cumprir as normas estabelecidas para o processo sob pena de não efetivação do cadastro e perda da vaga”, alertou Wendson Dantas.

Os candidatos podem consultar os documentos no edital de abertura do PSVI 2021: Edital 008/2021-PROEG – PSVI 2021. Mais informações no site: uern.br/sisu.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros