20/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Fernando Mineiro
O deputado Fernando Mineiro (PT) presidirá nesta segunda-feira (20), uma audiência pública para debater “os impactos da Reforma da Previdência na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras”. A audiência acontece às 9h30 no Auditório Cortez Pereira, na Assembleia Legislativa. O deputado propôs a audiência em parceria com sindicatos urbanos e entidades rurais do Estado.
“Muitas pessoas ainda não se deram conta do que está por vir com essa reforma que vai causar um grande impacto na economia das cidades. Trata-se da reforma mais drástica que o país está passando”, disse o deputado. Foram convidados, além da bancada federal, representantes das CUT, CTB, CSP-Conlutas, Intersindical, Fetarn, Fetraf, Fórum dos Servidores Estaduais e Fórum dos Servidores Federais.
Enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional em dezembro de 2016, a Reforma da Previdência propõe entre outros pontos, idade mínima de 65 anos para homens e mulheres poderem se aposentar e contribuição por 49 anos para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para obter aposentadoria com valor integral.
20/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
TCE/RN
Foi rápido. Em menos de um mês após a reinvindicação dos representantes da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte – FECAM/RN por capacitação, o Tribunal de Contas do Estado – TCE/RN se mobilizou e vai realizar, na próxima quarta-feira, o seminário “Inicio de Mandato: Orientação aos Gestores das Câmaras Municipais”. Durante todo o dia, equipes da Secretaria de Controle Externo, da Consultoria Jurídica, das Diretorias de Atos de Pessoal e de Despesa de Pessoal vão se revezar para repassar informações significativas, que colaborem na melhoria da gestão destes entes municipais.
“Há muitas falhas por falta de conhecimento. Uma maior presença do Tribunal de Contas nos municípios poderia reduzir muito os erros que são cometidos”, enfatizou o presidente da FECAM e da Câmara de Vereadores de Natal, Raniere Barbosa, em encontro no início do mês com o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, justificando a reivindicação. Jales comprometeu-se, na ocasião, a desenvolver esforços no sentido de ampliar o trabalho de capacitação que já vem sendo realizado pelo Tribunal, através da sua Escola de Contas, para atender aos gestores e técnicos das câmaras municipais.
E o momento não poderia ser mais propicio: capacitar as novas equipes no início dos mandatos, orientando para que não se cometa tantas falhas na gestão, o que termina gerando processos e multas que entravam a administração. E toda a programação do encontro foi pensada buscando colaborar na melhoria da gestão, com mais eficiência e eficácia. Assim, pela manhã, serão apresentados no encontro temas como “Aspectos institucionais do TCE/RN”, “O papel fiscalizatório das Câmaras Municipais” e “Principais Normativos, Calendário de Obrigações e Ferramentas Eletrônicas”, seguido de debate.
No período da tarde, serão apresentados dois painéis com temas de interesse das câmaras, a primeira parte abordará questões relativas à “Administração Municipal” e na segunda parte apresentação e debates sobre “Atos de Pessoal” e “Despesa de Pessoal”. No final do seminário, realizado pela Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira e a FECAM, serão divulgadas informações sobre os encontros posteriores, realizados nos polos regionais.
20/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasO projeto Assembleia Cidadã, mantido pelo Legislativo Estadual, deu início na última sexta-feira (17) a uma campanha para arrecadação de roupas, eletrônicos e outros itens. A iniciativa, promovida em parceria com o Rotary Club Natal Reis Magos, vai culminar em um bazar solidário no dia 17 de março. O valor arrecadado será destinado à Orquestra Filarmônica Reis Magos formada por moradores de Pium. As doações podem ser feitas até o dia 15 de março no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, na sede da Assembleia Cidadã ou no Rotary Clube Reis Magos.
“Qualquer produto é muito bem-vindo. Desde Roupas, móveis, acessórios, tudo que o cidadão queira doar e que estejam em bom estado de conservação. Além dos locais de entrega, também podemos buscar as doações em domicílio”, explica a coordenadora da Assembleia Cidadã, Magaly Cristina.
O bazar para venda do material doado vai acontecer durante a 2ª edição da Ação Cidadã. De acordo com a presidente do Rotary Club, Ana Carla Cabral Medeiros, o material coletado será vendido para a comunidade com custo simbólico e o valor arrecadado vai ser destinado para a Filarmônica Reis Magos – grupo formado por cerca de 56 jovens e crianças moradores de Pium.
“A ideia é arrecadarmos dinheiro para manter a filarmônica, seja para a aquisição de fardamento, manutenção de instrumentos, transporte para as apresentações do grupo e até mesmo para dar apoio a estes jovens quando necessitarem comprar material escolar, remédios e outros itens. Faremos também uma reserva para suporte a outros projetos desenvolvidos na comunidade”, explica Ana Carla.
Durante o evento, a Assembleia Cidadã irá promover ainda atividades regulares do projeto, distribuídas em suas três áreas de atuação: assistência social, educação e saúde. As ações serão desenvolvidas das 8 às 17 horas, nos seguintes locais: Ginásio de Esporte Miguel Carrilho de Oliveira, Escola Municipal Raimunda Maria da Conceição e no CRAS, todos em Pium.
Pontos de Coleta
Salão Nobre da Assembleia Legislativa
Praça Sete de Setembro, Cidade Alta, Natal/RN
Assembleia Cidadã
Rua Açu, 430, Tirol
Fone: 3232-7304 / 3232-9416
Rotary Clube Natal Reis Magos
Av. Moura Rabelo, 1900, Candelária
Fone: 99124-5522
19/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Escolhida a Rainha do Carnaval de Jardim do Seridó
O Carnaval de Jardim do Seridó tem novo reinado. Foi escolhida na sexta-feira (17), a nova Rainha do Carnaval jardinense. O evento realizado pela secretaria municipal de Cultura, Esporte e Turismo, aconteceu no Ginásio de Esportes Governador Lavoisier Maia, com a presença do prefeito Amazan, secretários, vereadores e um público recorde que lotou o local.
Desfilaram concorrendo ao titulo, várias meninas com o sonho de se tornarem a majestade de um dos maiores carnavais do Rio Grande do Norte. Esse ano com uma novidade: a escolha da Rainha Mirim. Todo o evento foi movido pelo tema, “O Resgate da Tradição.”.
As vencedoras das categorias, Mirim Alycia Lima do Bloco Rico Sem Besteira, e adulta Yasmin Ísis, representando o bloco Tira Sossego, que farão suas primeiras apresentações como majestade do samba no dia 20, onde irão participar da segunda-feira de Carnaval com a festa Folia no Trio. O concurso teve o ritmo comandado pelos meninos da Bateria Furiosos Jardinenses. Ao final, o prefeito municipal, Amazan fez a entrega da premiação as vencedoras.
Prof. Álvaro de Oliveira e a Profª. Irani Santos, representantes do projeto
19/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Mina da belga Lipari, em Nordestina (BA), única produção de diamante primário no Brasil – Divulgação
O Globo – Após a descoberta na cidade de Nordestina, no interior da Bahia, de uma reserva de diamante capaz de multiplicar a produção nacional da pedra preciosa numa escala superior a dez vezes, o país voltou a ficar na mira de investidores. Ao menos três empresas estão prospectando a pedra preciosa no país – na Bahia, em Goiás e em Minas Gerais – num movimento que deve colocar o Brasil de volta no mapa mundial dos diamantes. Um mercado seleto, com apenas 21 nações produtoras e que em 2015 movimentou US$ 13 bilhões.
O Brasil já liderou a produção global de diamante no século XVIII e, hoje, representa ínfimo 0,02% desse mercado, ocupando a 19ª posição do ranking, capitaneado pelos russos. Considerando o pico de produção na mina de Nordestina, em 2020, estimado em 400 mil quilates, o Brasil será alçado ao 11º lugar, mantida estável a produção dos demais países. Em 2015, foram produzidos 127,4 milhões de quilates de diamantes no mundo.
19/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Nelter sugeriu benefícios para cinco cidades do Seridó
O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), através de requerimentos protocolados na última quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), solicitou melhorias para Caicó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Jucurutu e Santana do Matos.
Para Caicó, Currais Novos e Jucurutu, o deputado pleiteou ao governo do estado a instalação de uma central de monitoramento – com câmeras de segurança – pelas principais ruas das cidades. Já para Carnaúba dos Dantas, Nelter requereu ao superintendente do Banco do Brasil no Estado, Raimundo Perez Ferraz Júnior, a reabertura da agência local que encontra-se fechada desde o ano passado.
Por fim, para Santana do Matos, o parlamentar pediu ao presidente do Sistema Fecomércio no Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz, que oferte ao município os serviços de uma unidade móvel de saúde. “Todas as demandas apresentadas por nosso mandato, na Assembleia Legislativa, são idealizadas junto à população e têm o intuito de suprir algumas necessidades existentes nos municípios”, destacou Queiroz.

Foto: Jean Souza
Jean Souza – A boa notícia para os curraisnovenses é que o principal açude da cidade, e que vem tirando a população do “prego” desde abril do ano passado – sendo o único reservatório a abastecer Currais Novos nos últimos meses – recebe suas primeiras águas de 2017. Segundo Adelson Santos, chefe do escritório local da CAERN, o Açude Dourado aumentou sua lâmina em 15 centímetros.
Na última medição feita pela CAERN, em 17 de janeiro, o mesmo encontrava-se com pouco mais de 15% de sua capacidade. As chuvas de ontem em Currais Novos variaram entre 60 e 70 milímetros em alguns pontos. Contudo, a CAERN pede a população que continue economizando água. Outros reservatórios da zona rural também receberam água, um deles foi o açude do Povoado Cruz.
19/02/2017
Por Danilo Evaristo em
Notas
Chuva forte na manhã de hoje em Fortaleza – Foto: Roberta Tavares/Tribuna do Ceará
Tribuna do Ceará – A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em, pelo menos, 40 municípios do Ceará neste domingo (19).
Até as 12h, o município de Cedro contabilizou a maior precipitação, com 45 milímetros; seguido por Lavras da Mangabeira e Orós, com 42 milímetros. O posto do Pici, em Fortaleza, registrou chuva de 24,4 milímetros.
Segundo a Funceme, a previsão para os próximos dias é de mais chuva. Na segunda e na terça-feira (20 e 21), haverá nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do estado.
19/02/2017
Por Danilo Evaristo em
NotasAgência Brasil – Para pressionar o poder público a fazer um diagnóstico sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes e, posteriormente, planejar ações efetivas de combate ao problema, a instituição Aldeias Infantis SOS lançou petição on-line para recolher assinaturas dentro da campanha Dê um Basta. O documento será entregue aos gestores municipais no dia 5 de março.
Segundo dados do Disque 100, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, no Brasil, 47 crianças por dia são vítimas de abuso, exploração ou turismo sexual. Para a gestora do projeto no Rio de Janeiro, Ana Almeida, os números são subestimados, já que contabilizam apenas as denúncias registradas. Ela destaca que é necessário ampliar o banco de dados, incluindo fontes de informação como as delegacias, escolas, conselhos tutelares, hospitais e centro sociais.
“A petição visa basicamente a criação de políticas públicas de enfrentamento. Temos que entender que a criança e o adolescente, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, são pessoas em desenvolvimento, que gozam de primazia e absoluta prioridade na elaboração e efetivação das políticas públicas. Nosso maior objetivo é apoiar o gestor público, subsidiá-lo no maior número de informações sobre o tema, para que ele possa pensar em uma política para sua cidade.”
Ana informou que este ano a campanha tem como foco as prefeituras de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Olinda e Salvador, por terem muita mobilização popular no carnaval, período em que aumenta a possibilidade de turismo sexual e a vulnerabilidade de crianças e adolescentes.
“É uma situação da própria festa, porque a cidade fica movimentada, recebe turistas de várias partes do mundo. Entendemos que essa é uma época de maior vulnerabilidade. Mas a questão da violência contra a criança é um fato que ocorre diuturnamente, infelizmente”. A instituição Aldeias Infantis SOS ressalta que a violência sexual compromete saúde, autoestima, aprendizado e vida social das crianças, além de ter potencial para torná-las adultos que reproduzem a violência, criando um ciclo vicioso.
O ABC garantiu vaga na final do 1º turno do Campeonato Potiguar, ao ganhar do Alecrim, por 3 a 2, na noite desse sábado, 18, na Arena das Dunas, pela sétima rodada. O seu adversário será conhecido neste domingo e pode ser Globo, Baraúnas, América ou Assu.
Mesmo jogando com os reservas, o Mais Querido contou com uma boa atuação de Fábio Gama para ganhar do Alecrim e chegou aos 17 pontos, não podendo ser mais alcançado por ninguém e garantindo matematicamente vaga para a final. Já o adversário estacionou nos sete e é o penúltimo colocado.
Via Portal no Ar