A caminhada do ABC em busca da vaga na decisão da Série C do Campeonato Brasileiro começa no próximo domingo (16), às 20 horas, no estádio Frasqueirão. O adversário é o Guarani-SP. A confirmação foi feita na noite desta terça-feira (11) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O jogo da volta está agendado para o dia 23, às 20 horas (de Natal), no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
O primeiro jogo será em Natal, pois o time potiguar tem campanha inferior a do time paulista somando as duas primeiras fases da Terceirona. A outra semifinal será entre Juventude-RS e Boa Esporte-MG. O primeiro jogo será no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, no sábado (15), às 20 horas. A volta ocorrerá no estádio Dilzon Melo, em Varginha, no dia 22, às 20 horas.
Robinson se reúne com governadores em Brasília e aguarda audiência com Temer
O governador Robinson Faria participou na manhã de ontem (11) da reunião do Fórum Permanente de Governadores dos estados de todo o Brasil para tratar da crise financeira. A reunião aconteceu na capital federal, na residência do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.
Robinson Faria afirmou que “os governadores estão extremamente preocupados com a situação financeira, que atinge não só o Rio Grande do Norte, mas todos os Estados do Brasil. A crise não é culpa dos Estados. No nosso caso fizemos auditoria, censo dos servidores, e reduzimos o custeio, mas tudo isso não foi suficiente para compensar a frustração das transferências federais”. Robinson comentou, ainda, que os governadores esperam a atenção e a sensibilidade do presidente Michel Temer para que este os receba e adote medidas para enfrentamento à crise.
As finanças do Estado são compostas pela arrecadação própria e por repasses do Governo Federal. De janeiro de 2015 a setembro de 2016, o Rio Grande do Norte já deixou de receber R$ 980 milhões previstos nos orçamentos para os dois anos. Somente em transferências federais, a frustração chega a R$ 691 milhões em relação à previsão orçamentária. Além disso, as receitas dos royalties do petróleo apresentaram redução em mais de 61% em comparação a 2014.
Do UOL – O principal palco do futebol brasileiro está de volta. Após o fechamento para a realização dos Jogos Olímpicos Rio-2016, o comitê organizador confirmou na tarde desta terça-feira (11) a reabertura do Maracanã a partir do próximo dia 20. Com isso, Flamengo e Corinthians se enfrentarão no estádio, dia 23, às 17h (de Brasília), em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“Os times cariocas voltarão ao Maracanã. A Rio-2016 fez a sua parte e as partidas estão liberadas a partir do dia 20. Anuncio com muito orgulho que o Flamengo jogará aqui dia 23”, afirmou o diretor de operações do comitê, Rodrigo Tostes, ao Sportv.
O Maracanã está sob o controle do Comitê Rio-2016 desde março, quando o órgão deu início à preparação do espaço para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos do Rio. Em maio, o estádio recebeu as finais do Campeonato Carioca. Desde então, fechou para o futebol nacional.
Oficialmente, o Comitê Rio-2016 só deixa o Maracanã no final deste mês. Mesmo assim, a entidade concordou em antecipar seu cronograma de trabalhos no estádio e liberar o espaço para as partidas da reta final do Brasileiro já a partir do dia 20.
O Flamengo é o clube que mais tem demonstrado seu interesse em voltar ao jogar no Maracanã. O clube, aliás, deve entrar num acordo com governo do Rio e Comitê Rio-2016 para que ele mesmo organize a realização da partida contra o Corinthians no dia 23, sem a participação da Maracanã SA.
A Maracanã SA é quem administra o estádio desde 2013. A empresa, controlada pela Odebrecht, já anunciou que não pretende mais gerir o maior palco do futebol brasileiro. O governo avalia a possibilidade de lançar uma nova licitação para encontrar um novo gestor para o estádio.
Se essa licitação for mesmo lançada, o Flamengo deve concorrer para assumir de vez o controle do Maracanã. Não está definido se as regras da licitação permitirão a participação do clube na concorrência. A licitação de 2013 proibiu.
Sine-RN oferece, no período de (11 a 13), mais de 534 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.
Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.
O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.
O Governo do Estado segue o pagamento do funcionalismo na próxima sexta-feira (14), quando receberão os salários 7.803 servidores ativos, aposentados e pensionistas com vencimentos entre R$ 4001,00 e R$ 5 mil. Essa faixa salarial corresponde a uma folha de R$ 34,4 milhões.
Com isso, o Governo conclui o pagamento de 90% do quadro de pessoal, incluindo todos os servidores ativos da Educação, da administração indireta que possui recursos próprios e as demais faixas salariais pagas até terça-feira (11).
O Governo vem pagando o funcionalismo por faixa salarial e, atendendo solicitação dos sindicatos de trabalhadores, não haverá distinção entre ativos, aposentados e pensionistas. O pagamento dos servidores que recebem acima de R$ 5 mil será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos.
A Marinha do Brasil lançou editais do processo seletivo para Oficiais Temporários de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), totalizando 450 vagas de ensino superior em diversas áreas, tais como Saúde, Humanas e Exatas. As inscrições estarão abertas entre os dias 13 de outubro e 11 de novembro. Os interessados devem ter mais de 18 anos e menos de 45 em 2017.
As 450 oportunidades estão distribuídas pelos nove Distritos Navais, sendo a maior parte para o 1º Distrito Naval, com 273 vagas, abrangendo Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais. Os oficiais temporários vão servir em um dos estados englobados pelo Distrito Naval escolhido e o contrato é renovado a cada ano, podendo chegar até oito anos.
Como participar do Processo Seletivo
Os interessados devem acessar o site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, clicar em “Serviço Militar Voluntário”, escolher o Distrito Naval para o qual desejam concorrer e acessar o link de inscrição. A taxa é de R$55,00.
Como será feito o Processo Seletivo
Os candidatos farão uma prova com 50 questões objetivas divididas em Língua Portuguesa (25) e Formação Militar-Naval (25). Para os médicos, serão 25 questões de Português e 25 de Conhecimentos Profissionais. A prova para todos os candidatos está prevista para 8 de janeiro. A bibliografia está indicada no Aviso de Convocação. Após essa etapa, ainda haverá Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Prova de Títulos, Verificação Documental, Designação à Incorporação e Incorporação.
Protesto a favor das vaquejadas em João Pessoa – Foto: Diogo Almeida/G1
G1 – Vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas protestam nesta terça-feira (11) em ao menos 9 estados e no Distrito Federal contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode tornar a prática esportiva ilegal em todo o país.
A vaquejada é uma tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo dentro de uma área estabelecida e marcada por cal. Segundo as regras do esporte, a derrubada só é considerada válida se o boi cair, ficar com as 4 patas para cima e se estiver na área delimitada. Dependendo do local da queda, pontos são somados ou não a dupla.
Na semana passada, o STF derrubou uma lei no Ceará que legalizava a prática. Os ministros consideraram que a atividade é inconstitucional e que impõe sofrimento ao animal. A Associação Brasileira de Vaquejada (ABVQ), por sua vez, argumenta que a decisão do STF “não acompanhou a evolução e adaptação do esporte”, que já não causaria mais sofrimentos ao animal. Eles também defendem os empregos que a modalidade gera.
O regulamento de bem-estar animal da ABVQ prevê que cavalos e gados que participam das competições não passem fome nem sede, que tenham situações de estresse, medo e ansiedade minimizadas e que tenham áreas adequadas para descanso, por exemplo.
Alguns estados firmam ainda termos com os Ministérios Públicos e regulamentam outras ações, como a proibição do uso de luvas com pregos, parafusos ou objetos cortantes; a proibição de bater no animal, de dar choque, usar esporas ou chicotes, entre outras práticas.
G1 – O Mistério da Educação prevê implantar o programa de ensino médio integral em até 572 escolas públicas brasileiras. No total são 257.400 vagas, divididas por estado de acordo com a população. A lista com a portaria de fomento à implantação de escolas em tempo integral foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11).
Para aderir ao programa, o estado precisa apresentar um projeto pedagógico que será avaliado pelo Ministério da Educação. O prazo de adesão dos estados ainda não foi divulgado. De acordo com a portaria, o cronograma será estabelecido pela Secretaria de Educação da Básica do MEC.
Para cada vaga de ensino médio integral (ou seja, com alunos permanecendo na escola por, em média, sete horas ao dia), o governo federal promete pagar à rede de ensino R$ 2 mil por ano, durante quatro anos. O repasse às escolas será calculado anualmente, realizado em duas parcelas.
Reforma do ensino médio
O programa de fomento ao ensino médio integral foi anunciado pelo governo federal no dia 22 de setembro, junto com a medida provisória de reforma do ensino médio. Um dos pontos da nova lei, que altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), determina que a carga horária mínima anual do ensino médio, atualmente de 800 horas, “deverá ser progressivamente ampliada, no ensino médio, para 1.400 horas”, ou seja, em tempo integral. A regra, porém, está vinculada à meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que, até 2024, 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica (incluindo os ensinos infantil, fundamental e médio) estejam no ensino de tempo integral.
Atualmente, de acordo com o Censo Escolar, o Brasil tem, somando todas as etapas da educação básica, 18% das matrículas em tempo integral, principalmente nas creches. Segundo a portaria, cada edição do programa terá duração de 48 meses para implantação, acompanhamento e mensuração de resultados. Cada estado poderá aderir ao programa atendendo o número mínimo de 2.800 alunos, o máximo varia de acordo com a população (veja lista abaixo) e chega até 30 escolas.
A prioridade é para as escolas localizadas em regiões de vulnerabilidade social. O programa deverá ser implementado até o fim do primeiro semestre de 2017. A carga horária estabelecida na proposta curricular deve ser de, no mínimo, 2.250 minutos semanais, com um mínimo de 300 minutos semanais de língua portuguesa, 300 minutos semanais de matemática e 500 minutos semanais dedicados para atividades da parte flexível.
Estado – Número máximo de escolas – Número máximo de alunos
ITEP convoca candidatos remanescentes em processo simplificado de médico legista
O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) está convocando os candidatos aprovados no processo Seletivo Simplificado para a contratação de Médico Legista. Em segunda chamada, o órgão espera que os quinze candidatos remanescentes apresentem a documentação para o início das atividades.
Segundo o diretor do órgão, Marcos Brandão, dos 50 aprovados dentro das vagas, 35 já apresentaram os documentos exigidos e estão aptos ao início das atividades. No entanto, outros 15 aprovados dentro das vagas ainda não entregaram a documentação.
Os quinze candidatos que figuram na relação de remanescentes estão convocados a comparecer ao Setor Pessoal do ITEP RN, localizado na Avenida Duque de Caxias, 97 – Ribeira, nos dias 10, 11, e 13 deste mês (Segunda, Terça e Quinta) para apresentação dos documentos.
Jucurutu festeja hoje 81 anos de emancipação política
A população do município de Jucurutu/RN – um lugar especial, repleto de belezas naturais e de gente acolhedora – celebra nesta terça-feira (11), 81 anos de emancipação política. Ao longo desses 81 anos de emancipação política, Jucurutu escreve uma trajetória de crescimento e os avanços.