Vereadores de Parnamirim homenageiam José Agripino
A Câmara Municipal de Parnamirim prestou homenagem, nesta sexta-Feira (11), ao senador José Agripino pela 17ª indicação na lista do DIAP dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A homenagem, que aconteceu na sede da prefeitura, contou com a presença do prefeito Mauricio Marques (PDT-RN), de secretários municipais, do deputado federal Felipe Maia (DEM-RN) e vereadores, entre eles a presidente municipal do Democratas Kátia Pires. “O senador Agripino mereceu essa justa homenagem não somente pelo trabalho nacional que desenvolve como parlamentar atuante, mas principalmente porque é um grande parceiro da cidade de Parnamirim. É preciso institucionalizarmos esse reconhecimento”, ressaltou a vereadora justificando a entrega da homenagem ao presidente nacional do Democratas.
Durante o encontro, o prefeito Maurício Marques também destacou a parceria do senador potiguar com Parnamirim e relembrou momentos importantes da carreira política dele nos quais teve o apoio indireto do parlamentar. “Nas minhas duas campanhas, o senador Agripino evitou vir ao município e sei que isso me ajudou. Todas as vezes que tentei entrar no embate com Agripino, Agnelo Alves me recomendava ir com calma porque ‘Zé Agripino’ era amigo dele”, relembrou. Para o presidente nacional do DEM, qualquer tipo de reconhecimento é estimulo para o trabalho do parlamentar. “Reconhecimento não me orgulha, me estimula a continuar trabalhando pelas causas importantes do país e dos municípios brasileiros que estão abrindo falência nesses tempos de crise”, disse Agripino.
ÉPOCA – O ex-presidente Lula é suspeito de ter se beneficiado do petrolão, para obter vantagens pessoais, para o PT e para o governo. A suspeita consta em documento da Polícia Federal que pede ao Supremo Tribunal Federal autorização para ouvi-lo em inquérito que investiga políticos na operação na Lava Jato. O documento é assinado pelo delegado Josélio Sousa, do grupo da PF em Brasília que atua na operação Lava Jato. Assim escreveu o delegado.
“Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pela esquema em cursa na PETROBRAS, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada â custa de negócios ilícitos na referida estatal”, diz o documento.
Para a PF, “os fatos evidenciam que o esquema que ora se apura é, antes de tudo, um esquema de poder político alimentado com vultosos recursos da maior empresa do Brasil”. Diante de tais suspeitas, a PF elencou a lista de pessoas do “primeiro escalão” que deveriam ser ouvidas. Lula está lá. “Neste cenário fático, faz-se necessário trazer aos autos as declarações do então mandatário maior da nação, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, a fim de que apresente a sua versão para os fatos investigados, que atingem o núcleo político-partidário de seu governo”.
Mutirão de cirurgias de catarata e pterígio foi encerrado hoje em Jucurutu
A equipe médica do Hospital da Visão de Natal, coordenada pelo conceituado oftalmologista, Cyro Bezerra teve um intenso trabalho nos três dias em que esteve atuando no Hospital e Maternidade Terezinha Lula Queiroz, em Jucurutu, onde realizaram 140 cirurgias, sendo 100 procedimentos cirúrgicos de catarata e 40 de pterígio. As cirurgias foram iniciadas na última quarta-feira (09) e encerradas nesta sexta-feira (11).
Durante visita aos pacientes, acompanhado da vice-prefeita Paula Lopes e de Andriério Lopes (diretor do Hospital), o prefeito George Queiroz (PMDB), disse que não foi fácil trazer tantas cirurgias de uma única vez para Jucurutu e mencionou que o Mutirão de Cirurgias só foi possível graças ao empenho de toda equipe da Saúde do município e ao apoio parceiro do deputado estadual Nelter Queiroz. “Nos dias atuais vivemos de intensas batalhas para atender os anseios do povo e essa conquista é resultado de uma grande e vitoriosa luta, ao lado da vice-prefeita e secretária adjunta de Saúde, Paula Lopes, de toda equipe da pasta e ao lado do grande parceiro de nossa administração, o deputado Nelter Queiroz”, disse.
“Estou muito feliz em ver tanta gente sendo atendida dentro do nosso Hospital Terezinha Lula, que é uma casa de saúde totalmente municipal. Contemplei a felicidade no semblante de cada paciente e isso é o mais gratificante pra mim”, contou George Queiroz, informando que esta é primeira vez que 140 pessoas são operadas de catarata e pterígio sem a necessidade de sair de Jucurutu. “Graças a Deus, tivemos um belo processo de cirurgias bem sucedidas! Quero registrar nosso agradecimento ao doutor Cyro Bezerra e a toda equipe do Hospital da Visão pelo excelente serviço prestado a nossa população”, comentou o prefeito.
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte estará promovendo de 14 a 18 de setembro a Semana de Saúde do Trabalhador Portuário, com a solenidade de abertura marcada para às 09h da segunda-feira (14), no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP).
Serão oferecidas ações de cidadania aos trabalhadores portuários, como atendimento médico, realização de exames, aplicação de exames e palestras educativas, além de cortes de cabelo, em uma parceria com o SEST/SENAT, SENAC e Instituto Embeleze. O evento também conta com a parceria dos Ministérios de Portos e da Saúde, do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal.
A Coordenadora de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional da CODERN, Maria da Conceição Fernandes de Medeiros, destaca a preocupação da empresa com a saúde do trabalhador: “A CODERN é preocupada com seus funcionários e procura contribuir com uma melhor qualidade de vida. A Semana da Saúde do Trabalhador Portuário é uma oportunidade que todos os nossos colegas terão do acesso a prevenção e informação”.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promove no dia 21 de setembro, a partir das 9h, o evento “RN pela Transposição” para discutir a obra de transposição do rio São Francisco. O ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi estará presente na discussão, que é uma iniciativa do Poder Legislativo estadual, Comitê de Ações de Combate à Seca da Assembleia, Frente Parlamentar da Água e da Comissão Temporária do Senado Federal para Acompanhamento das Obras da Transposição.
Para a Senadora Fátima Bezerra (PT-RN), integrante da Comissão do Senado para Acompanhamento das Obras da Transposição, é preciso, que neste evento, o estado se mostre unido pela rapidez na conclusão do trecho de seis quilômetros das obras que ligam a Barragem de Caiçara a São José de Piranhas, na Paraíba. “É essa obra, que vai contribuir definitamente para que a água chegue nos municípios do Rio Grande do Norte”, explicou a parlamentar.
Além do ministro da Integração Nacional, estarão presentes representantes do poder executivo estadual, deputados estaduais, federais, senadores, além de vereadores e prefeitos dos municípios potiguares. Em paralelo ao evento, a Assembleia promoverá exposição fotográfica com imagens do sertão do Rio Grande do Norte e ainda atividades lúdicas de conscientização para o uso racional da água.
Agência Brasil – O Palácio do Planalto divulgou hoje (11) nota oficial em que desmente reportagem sobre a possível saída do ministro Aloizio Mercadante da chefia da Casa Civil da Presidência da República. Por meio do comunicado, a Secretaria de Comunicação Social diz que Mercadante “detém toda confiança” da presidenta Dilma Rousseff e que mantém trabalho “fundamental para a gestão”. De acordo com a nota, o ministro tem colaborado na construção da estabilidade política, “fator importante para a criação do ambiente necessário para a retomada do crescimento econômico, geração de empregos e distribuição de renda”.
Reportagem publicada na edição desta sexta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo diz que a presidenta que Dilma Rousseff estuda a substituição de Aloizio Mercadante por um quadro fora do PT, com receptividade na base aliada e na oposição, com o objetivo de melhorar a governabilidade e diminuir o número de derrotas do governo no Congresso. Segundo o Planalto, o texto publicado pelo jornal não condiz com a realidade e serve para “fomentar especulações desnecessárias”. Após a publicação da nota no Blog do Planalto, no entanto, o jornal manteve a informação e disse que ela foi apurada com três interlocutores diferentes da presidenta.
Os sabores e temperos da gastronomia caicoense serão destaque no I Festival Gastronômico e Cultural de Caicó, que será realizado entre 26 de setembro e 04 de outubro. O festival, que é uma realização da Casa do Empresário, através das suas entidades empresariais, tem como objetivo colocar o município na rota dos grandes eventos de gastronomia e cultura do Rio Grande do Norte. A programação oficial será lançada no decorrer da próxima semana.
A organização do evento ficará por conta da Referência Comunicação & Assessoria. Dentro da programação, o SENAI vai lançar, a partir da próxima segunda-feira, uma série de cursos voltados para pessoas que trabalham com alimentação e bebida. Entre os cursos estão: fabricação de massas de pizza, curso de comidas típicas regionais e fabricação de doces finos. As inscrições para estes cursos podem ser feitas na sede do SENAI, em Caicó.
Tribuna do Norte – A convocação e nomeação dos aprovados em concurso da Polícia Militar continuará suspensa. A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, à unanimidade, manteve a decisão monocrática do desembargador Expedito Ferreira de Souza, proferida no último dia 7 de agosto, que suspendeu a convocação de 697 concursados para a PM. A decisão do colegiado foi julgada ontem (10) pelos desembargadores.
Com o julgamento, o Estado não poderá dar continuidade ao concurso, por meio da suspensão do Edital 007/2015, o que impede, consequentemente, a matrícula dos candidatos considerados aptos em Curso de Formação de Soldados.
O pedido analisado pelo desembargador e mantido pela Câmara Cível foi feito pelo Ministério Público Estadual, em ação cautelar movida contra o Estado e a Associação dos Praças da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (Aspra PM/RN). A medida suspende os efeitos da sentença de primeira instância, que foi favorável à continuidade do concurso e consequente convocação.
A justificativa para o pedido do PM e suspensão do concurso é que o prazo do concurso, realizado em 2005, expirou em 21 de julho de 2010. Por isso, não seria mais possível a convocação de candidatos. Para o MP, a convocação violaria princípios da legalidade e da vinculação ao edital. A decisão final sobre o caso, no entanto, ainda será tomada pelo Judiciário potiguar, que analisará os recursos de apelação.
G1 RN – A Prefeitura de Natal publicou nesta quinta-feira (10) um decreto que define regras para redução de gastos da administração direta e indireta do Município. O documento, assinado pelo prefeito Carlos Eduardo (PDT), está no Diário Oficial do Município. As medidas serão adotadas de 14 de setembro até o fim do ano e incluem a suspensão do pagamento de horas extras, gratificação por expediente extraordinário e adicional noturno – com excessão dos plantonistas da saúde. No decreto, a prefeitura justifica as medidas pela redução da arrecadação dos municípios em virtude da “atual conjuntura econômica brasileira”. Para explicar a adoção das regras, o Município também ressalta que desde 2013 tem feito esforços para otimizar os recursos e aumentar as receitas.
Sobre a suspensão do pagamento de horas extras, gratificação por expediente extraordinário e adicional noturno, a prefeitura acrescenta a possibilidade de flexibilização em caso de solicitação das secretarias. Além dessas medidas, o Município exige a redução de 20% no valor unitário do “jeton” pago às comissões constituídas e de 20% no número de estagiários por secretaria/órgão. As pastas também terão de entreguar até 30 de outubro um relatório analítico sobre a redução de gastos. Os documentos serão enviados para a Secretaria Municipal de Administração e Controladoria-Geral do Município. Todos os empenhos deverão ser submetidos previamente a autorização da Consultoria-Geral do Município, exceto os das secretarias de Saúde e Educação.
Prefeito George Queiroz participa de evento pela conquista de cisternas na zona rural de Jucurutu
Acompanhado dos secretários municipais Marcelo Vitor Lopes de Oliveira (Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento), Fabiana Monteiro (Assistência Social), Maria Luciete (Educação e Cultura) e Pablo Cassiano (Esporte, Lazer e Turismo), o prefeito George Queiroz (PMDB) participou nesta quinta-feira (10) da missa de ação de graças pela conclusão das 204 cisternas da primeira água (P1MC), construídas em várias comunidades rurais de Jucurutu. Os reservatórios têm capacidade para armazenar 16 mil litros de água. As cisternas foram edificadas por meio de contrato entre a Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), do governo do Rio Grande do Norte e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC). A missa foi celebrada pelo bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos e concelebrada pelos padres Ivanoff Pereira (vigário Episcopal para as Pastorais Sociais, da Diocese de Caicó) e Alisson Bruno (vigário paroquial de Jucurutu) na Chã dos Félix – Serra de João do Vale, zona rural do município reunindo dezenas de pessoas.
Em sua fala o prefeito George Queiroz informou que a luta para a conquista das cisternas começou no primeiro ano de sua gestão: “Essa luta começou em 2013, no primeiro ano de minha gestão, quando foi feita uma reunião em Jucurutu e fizemos um levantamento com beneficiários de cisternas, a partir dessa relação corremos junto ao governo do estado e ao governo federal, lutando por estas cisternas, infelizmente não conseguimos por essa via, mas graças a Deus e graças ao trabalho do SEAPAC, que aproveitou o trabalho que foi feito pela Prefeitura Municipal e a partir dessa relação conseguiu fazer uma nova relação um pouco mais extensa e graças a Deus conseguiu trazer mais de 200 cisternas para o nosso município”, disse Queiroz enfatizando que a conquista dos reservatórios ocorreu baseada na união entre todos: “Se não fosse à união da comunidade, se não fosse à fé, e se não fosse o apoio dos poderes públicos, com certeza não estaríamos aqui hoje entregando essas cisternas pra comunidade, parabéns para todos que receberam as cisternas”, encerrou.