15/09/2015
Por Danilo Evaristo em
NatalA Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Natal, publica no Diário Oficial do Município desta terça-feira (15) o edital do processo seletivo simplificado, por tempo determinado, para contratação temporária de 950 profissionais a serem encaminhados à rede de atenção à saúde do município do Natal nos níveis médio/técnico e superior. O período de inscrição, que será feita exclusivamente pela internet, começa nesta quarta-feira, dia 16, e se estende até o próximo domingo, dia 20 de setembro.
Ao todo estão sendo ofertadas 950 vagas para os cargos de Assistente Social (20), Farmacêutico Bioquímico (22), Cirurgião Dentista (45), Enfermeiro (190), Farmacêutico (25), Fisioterapeuta (6), Educador Físico (2), Médico Clínico (49), Nutricionista (12), Psicólogo (16), Agente Administrativo (50), Auxiliar de Consultório Dentário (40), Auxiliar de Farmácia (20), Técnico de Enfermagem (390), Técnico de Laboratório (26), Técnico de Radiologia (35) e Técnico de Informática (2).
O Processo Seletivo Simplificado tem o objetivo de selecionar temporariamente, por até um ano, admitindo apenas uma prorrogação, em casos excepcionais, devidamente justificada pelo Secretário Municipal de Saúde, desde que o prazo total não exceda dois anos ou até a nomeação dos novos servidores provenientes do concurso público, nos termos da Lei nº 6.396, de 09 de julho de 2013.
A inscrição será feita exclusivamente no Site da Prefeitura Municipal do Natal (www.natal.rn.gov.br) e a ficha de inscrição deverá ser encaminhada para o e-mail dgtes.sms@natal.rn.gov.br, das 8h do dia 16 de setembro de 2015 às 23h59min do dia 20 de setembro de 2015. O documento de identificação, a ficha de inscrição e os documentos que comprovem a formação, experiência profissional e qualificação, deverão ser encaminhados para o e-mail dgets.sms@natal.rn.gov.br. Os arquivos deverão ser digitalizados e anexados em um único e-mail.
O processo seletivo simplificado será constituído de Avaliação Curricular referente aos últimos cinco anos. A remuneração para os cargos de nível superior será de R$ 3.424,03, para uma carga horária de 40 horas semanas, com exceção das vagas destinadas ao médico clínico que é de R$ 1.712,02, com carga horária de 20 horas. Para os cargos de nível médio, a remuneração varia de R$ 998,68 a R$ 1.414,45. A análise curricular deve acontecer de 21 a 25 de setembro e o resultado final do processo seletivo deve ser divulgado no site da Prefeitura de Natal no dia 1o de outubro.
15/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Evangélica dá carona a casal após culto e é assassinada
A Polícia de Ribeirão Preto (SP) prendeu um casal que matou uma voluntária que havia lhes ajudado. A mulher atuava em causas sociais e deu carona ao casal após o culto. Segundo informações do G1, o casal Roger Max Soares, de 26 anos, e Rebeca Soares da Silva, de 25 anos, aceitaram a carona de Regina Lúcia Roma na saída de uma igreja evangélica. Dentro do carro o homem matou a voluntária com uma faca artesanal e jogou o corpo em um canavial às margens da Rodovia Anhanguera, em Jardinópolis (SP).
A ideia de Roger, segundo a Polícia, era sacar dinheiro da vítima e vender o carro, mas o veículo foi parado em uma blitz e a polícia suspeitou das contradições do casal e os prenderam. “Depois de algumas indagações a respeito da procedência do veículo e do paradeiro da vítima, ele acabou confessando que havia obrigado a vítima a dirigir o veículo até um canavial, e que nesse local ele a matou, por ela ter se recusado a fornecer senhas de cartões de crédito para ele realizar saques”, explica o tenente da PM Danilo Daltoso.
Roger confessou o crime e disse que não se arrepende. “Lógico que não [me arrependo]. Pra que eu vou me arrepender? Eu tinha que conseguir o dinheiro de uma forma rápida”. O homem garante que sua namorada não teve participação no crime. Para a polícia Rebeca afirmou que não sabia que ele iria matá-la. Eu só presenciei, não sabia que ele ia cometer o ato. “Tentei ajudar, mas eu não podia, também fui ameaçada por ele. A única ameaça que eu sofri foi no ato, quando a gente foi na igreja, a dona ia levar a gente em casa. Ele foi cometer o ato e eu disse: não faz isso, Roger. Porque ela é uma pessoa muito boa, mas ele me ameaçou também”, afirmou.
O delegado Cesar Augusto de França, responsável pelo caso, acredita que o crime foi premeditado. “Eles confessam de maneira fria, calculista, como mataram a vítima apenas para roubar o carro e dinheiro. Ele confeccionou uma faca artesanal e depois atraiu a vítima por uma suposta carona. Assim perpetuou o roubo. A mulher foi conivente porque não procurou a polícia. Ele matou a mulher, foi para Ribeirão Preto e depois voltou para Jardinópolis. Ela tinha condições de denunciá-lo, não o fez porque era comparsa”.
15/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Democratas debatem futuro do Brasil em evento em SP
Em meio à grave crise pelo qual o país enfrenta, as principais lideranças do Democratas reuniram-se nesta segunda-feira, 14, em São Paulo na primeira etapa do projeto “Um novo caminho para o Brasil”, organizado pela Fundação Liberdade e Cidadania. Durante o evento, o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), declarou que o país vive num quadro de inabilidade política total, citando o fato de o governo encaminhar ao Congresso um orçamento com déficit. “É um recado claro que o governo perdeu de vez as estribeiras”, sentenciou.
O senador lembrou o papel que teve o Democratas, durante o apagão dos aeroportos na gestão do ex-presidente Lula, quando o partido apresentou um modelo de regime de concessão dos aeroportos. “O que é permanente no Brasil é o que vamos tratar aqui hoje e nos próximos encontros. Quando passar essa crise, nós vamos cumprir nosso papel de Oposição e teremos apresentado nossas propostas para o país”, afirmou. Estiveram presentes os deputados federais Felipe Maia (RN), Efraim Filho (PB), Carlos Melles (MG), Pauderney Avelino (AM). Por motivo de saúde o presidente da FLC, deputado José Carlos Aleluia (BA) não esteve presente. A próxima etapa do projeto está marcada para novembro.
15/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Vivian Galvão
O governador Robinson Faria vai apresentar o plano estadual de enfrentamento aos efeitos da seca, em Brasília, nesta terça-feira (15). As ações foram definidas em reunião realizada na manhã de ontem (14), na sede da Governadoria, e serão levadas ao Ministério da Integração Nacional. O plano é pensado para os próximos 180 dias e atenderá aos 153 municípios potiguares em pior situação. Ampliação do abastecimento por carros pipa, utilização de forragem para alimentar os animais, perfuração e instalação de poços, e o combate à praga Conchonilha Carmin – que atinge a palma – estão entre as medidas. Estima-se que sejam necessários cerca de R$ 64 milhões para executar todas as ações.
Participaram da confecção do plano os secretários estaduais dos Recursos Hídricos, Mairton França, e da Agricultura, Haroldo Abuana, além de representantes do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Companhia de Águas e Esgotos (Caren), do Instituto de Gestão de Águas (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e Defesa Civil. No encontro, foram detalhados os projetos já em andamento e o cenário real de cada região. “As ações do Governo do RN serão articuladas e coordenadas para ter maior alcance possível, e assim o melhor resultado para amenizar o sofrimento da população castigada pela seca”, destacou a secretária chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, que conduziu a reunião.

Jucurutuense oferece recompensa para recuperar carro
O jovem comerciante de Jucurutu que teve seu carro tomado de assalto na tarde de quinta-feira, dia 27 de agosto passado, nas proximidades da entrada da cidade de Itajá-RN, na região do Vale do Açu, oferece boa recompensa em dinheiro, caso recupere seu veículo em bom estado. O veículo tomado pelos assaltantes é um Ford Fiesta Hatch de dor prata, 1.6, de placas MZE 7316, ano 2009. Qualquer informação a respeito do caso pode ser repassada através do 190 (Polícia) ou do número (84) 9 9912 – 6115.
14/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Notas
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
Veja.com – Cinco dias depois de assistir à perda do grau de investimento do Brasil, anunciada pela agência Standard & Poor’s, o governo apresentou nesta segunda-feira medidas de ajuste que somam 66,2 bilhões de reais entre cortes de gastos e previsão de elevação de receitas. Praticamente todas dependem de aprovação do Congresso. Entre as medidas anunciadas, há a suspensão do reajuste de servidores públicos e dos concursos, corte de gastos de custeio, redução dos repasses ao Minha Casa Minha Vida e ao PAC.
Para elevar as receitas, o governo anunciou a ressurreição da CPMF, o imposto do cheque, com uma alíquota de 0,2%, a elevação do imposto sobre ganhos de capital de pessoas física, além da redução de subsídios da indústria. Somente as medidas de elevação tributária devem aumentar a arrecadação em 33,8 bilhões de reais. Mas, como o governo também reduziu a previsão de arrecadação no ano que vem em 5,5 bilhões de reais, a previsão de novas receitas com impostos recuou em 28,4 bilhões de reais.
Duas semanas atrás, a equipe econômica havia convocado a imprensa para anunciar um déficit de 30,5 bilhões de reais nas contas do ano que vem, alegando tratar-se de uma atitude “transparente”. Agora, depois do rebaixamento, os ministros se comprometem a poupar 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), dos quais 0,55% correspondem à economia da União, o que equivale a 34,4 bilhões de reais. Isso significa que, ao se levar em conta o déficit apresentado dias atrás, o governo precisará encontrar espaço fiscal para acomodar 64,9 bilhões de reais.
Se todas as medidas apresentadas nesta segunda-feira forem aprovadas e gerarem os resultados previstos, a economia será suficiente para reverter o rombo. Contudo, pairam dúvidas sobre a capacidade do governo de aprovar tais medidas diante de um clima de total desarticulação no Congresso. Parlamentares da oposição e da própria base aliada, incluindo o vice Michel Temer, já afirmaram que não vão encampar elevação de impostos.
No lado dos cortes, o maior impacto virá do adiamento dos reajustes dos servidores públicos, que, se aprovado, trará economia de 7 bilhões de reais ao governo. Em segundo lugar, há os cortes no Minha Casa Minha Vida, no valor de 4,8 bilhões de reais, que representa um terço da dotação orçamentária para o programa no ano que vem. O governo prevê ainda cortes de 3,8 bilhões de reais em gastos com o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Já do lado dos impostos, a CPMF terá o maior peso, representando uma arrecadação de 32 bilhões de reais. Antes de anunciar a recriação do tributo, extinto em 2007, o ministro da Fazenda Joaquim Levy voltou a falar na “participação de todos” para a recuperação do país. “Vivemos um momento difícil em que o governo tem de ajustar muitas coisas. O governo conseguiu aqui cortar 26 bilhões de reais sem deixar de cumprir suas obrigações, além de manter os recursos necessários para não só fazer o estado funcionar, mas também financiar projetos em andamento”, afirmou o ministro.
A Del Rayssa Lingerie uma das empresas de Jucurutu que colaboraram com a realização da XXXI vaquejada do município, ocorrida no primeiro fim de semana deste mês no Parque Manoelzinho Pereira, presenteou a principal atração musical do evento. O vaqueiro-cantor Mano Walter se apresentou no domingo (06) e atraiu grande público lotando o espaço da festa.
Novo Jornal – Segundo levantamento feito pelo Novo Jornal, com números fornecidos pela Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), a média é de um carro roubado ou furtado a cada duas horas no Rio Grande do Norte. Em julho, no último boletim fornecido pela delegacia especializada, foram 420 casos registrados em todo o Rio Grande do Norte – 230 motocicletas e 190 automóveis. A média foi de 14 boletins de ocorrência por dia.
Em 80% das vezes, a abordagem foi praticada com algum tipo de violência. No entanto, este crime não é mais o fim, mas o meio para novos delitos, afirma o delegado Márcio Delgado. “O roubo é feito para anteceder outro tipo de crime, como um assalto a estabelecimentos comerciais, explosão de caixas eletrônicos ou tráfico de drogas”, explica. Natal lidera as estatísticas de roubos e furtos a veículos. Foram 204 casos registrados somente em julho. “A região metropolitana registra mais de 90% deste tipo de crime”, reforça. A incidência abrange ainda as cidades de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará-Mirim.
Dos crimes registrados, mais de 80% são de assaltos, principalmente à mão armada, cuja ocorrência está situada em dois horários: das 6h às 9h e das 17h às 19h. Os furtos ocorrem quando o veículo é violado e subtraído sem o conhecimento do proprietário. “O crime ocorre no momento em que o proprietário sai ou está chegando à residência”, diz o delegado. Ele explica que houve redução de abordagens em sinais de trânsito ou com grande confluência de pessoas, como estacionamento de shoppings e supermercados. “O criminoso procura a vítima no momento de desatenção. A abordagem criminosa é praticada quando está saindo de casa para o trabalho ou na volta dos compromissos diários”, explica.
Hoje, o número de furtos, segundo o delegado, está mais relacionado à desatenção dos proprietários. Carros modernos até têm mecanismo de segurança – alarmes, bloqueadores e rastreadores eletrônicos – que, geralmente, inibem o crime, mas por algum descuido dos motoristas acabam não garantindo a manutenção do bem. “As pessoas deixam os manuais do proprietário e as chaves reservas dentro do próprio do próprio carro. É algo que facilita a vida do ladrão”, reforça.
14/09/2015
Por Danilo Evaristo em
NotasO mistro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso acredita que a descriminalização do consumo da maconha é “um primeiro passo” que pode levar “a uma política de legalização (das drogas) e eliminação do poder do tráfico”. Em entrevista exclusiva à BBC Brasil, ele explicou por que decidiu neste momento defender apenas a liberação do consumo de maconha, adotando uma posição divergente da do ministro Gilmar Mendes, relator do caso que avalia a descriminalização do uso de drogas. Mendes votou por descriminalizar todos os entorpecentes.
Barroso disse que adotou uma posição “um pouco menos avançada” porque acredita que assim “teria mais chance de conquistar a maioria” do tribunal. Como hoje ainda há muita resistência contra a liberação das drogas, o ministro considera que, se o STF decidir por descriminalizar tudo, “existe o risco de haver uma reação da sociedade contra a decisão, o que os americanos chamam de backlash”.
“A minha ideia de não descriminalizar tudo não é uma posição conservadora. É uma posição de quem quer produzir um avanço consistente”, afirmou. A decisão de Barroso de limitar seu voto à maconha surpreendeu os defensores da liberação das drogas porque ele é considerado um dos ministros mais progressistas do tribunal. Por outro lado, ele teve uma posição considerada mais ousada que Gilmar Mendes ao propor que seja usado como parâmetro objetivo para distinguir usuários de traficantes o limite de porte de 25 gramas. Mendes também considera importante ter um parâmetro, mas diz que é função do Congresso decidir.
Terra
14/09/2015
Por Danilo Evaristo em
Caicó
Prefeito Roberto Germano cancela Festa das Crianças
O prefeito de Caicó, Roberto Germano, cancelou as festividades das crianças, que seria realizada no início do mês de outubro. O anúncio foi feito em entrevista concedida a imprensa na manhã desta segunda-feira (14/09) no Centro Administrativo. A festa das crianças é comemorada em uma semana e foi cancelada pela crise hídrica que é vivenciada pelo município caicoense.
“Nós decidimos não fazer a festa das crianças este ano e esperamos que as pessoas possam entender, pois vamos utilizar esses recursos em instalação de poços para a população de Caicó. A festa das crianças é muito importante, mas em um momento como esse não podemos gastar 80 ou 100 mil reais em apenas um dia ou uma semana”, disse o prefeito.
Acreditando na recuperação hídrica e na volta das chuvas, o prefeito confirma que no próximo ano as festividades estão de volta. “Acreditamos que as chuvas vão voltar e, com certeza, teremos a festa das crianças no próximo. Por enquanto, vamos pegar esse dinheiro e reverter em poço, em instalação de chafariz, e em alguma coisa que possa trazer o resultado imediato para a população na questão do abastecimento”, explicou ele.