16/07/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

CODERN recebe visita do deputado estadual Souza

IMG_5272

CODERN recebe visita do deputado estadual Souza

A sede da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) recebeu a visita na tarde desta quarta-feira (15) do deputado estadual Manoel Cunha Neto, mais conhecido por Souza, que cumpre o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, e já foi prefeito de Areia Branca, onde está sediado o Terminal Salineiro também administrado pela CODERN.

O parlamentar se reuniu com o Diretor Técnico-Comercial, Hanna Yousef Emile Safieh, para tratar sobre demandas do Terminal Salineiro de Areia Branca, dentre elas a convocação dos concursados. “Estamos convocando os aprovados no concurso na medida em que a demanda vai se tornando necessária, tanto para atender ao Porto de Natal como ao Terminal Salineiro de Areia Branca”, explicou Dr. Hanna.

Na oportunidade, o deputado Souza elogiou a gestão transparente da CODERN, depois também de tomar conhecimento do aumento de 27% na movimentação dos Portos do Rio Grande do Norte, inclusive, o Terminal Salineiro de Areia Branca, que nos seis primeiros meses de 2015 já movimentou 864.490 toneladas.

16/07/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

Oiticica: 75% da área necessária ao projeto já está desapropriada

oiticia

Oiticica: 75% da área necessária ao projeto já está desapropriada

Portal no Ar – O secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, se reuniu na manhã da última terça-feira (14) com o Procurador Geral do Estado, Francisco Wilker, o procurador designado para negociar as desapropriações em Oiticica, Francisco Sales e a assessoria jurídica da Semarh para nivelar informações sobre o andamento dos processos de indenizações aos atingidos pela construção da barragem. Na reunião foram analisados mais de 60 processos que já foram negociados e estão prontos para a homologação por parte da justiça.

De acordo com o secretário, já foi negociada 75% de toda área a ser desapropriada e até o final de Setembro esse processo estará concluído. “Dos 386 processos a serem pagos, já avaliamos 276 e desse número já temos 203 processos negociados”, disse Mairton. Ele ressaltou ainda que a Semarh e a PGE estão trabalhando para agilizar os processos com pendências. “Reforçamos nossa assessoria jurídica e criamos uma comissão permanente de avaliação para dar celeridade aos processos no âmbito jurídico, administrativo e financeiro”, frisou ele. “Estamos trabalhando em ritmo bem acelerado, tanto nas negociações como nos processos financeiros. Já temos um total de 140 processos pagos e a expectativa é que, até o final da semana, sejam pagos mais 32” frisou Francisco Sales.

Ainda de acordo com Mairton, durante o ano de 2014 o Estado pagou R$ 2,1 milhões em indenizações e em 2015, de Fevereiro até agora, já foram pagos mais de R$ 5 milhões. “Isso mostra que as questões sociais envolvidas na obra são prioridades para o Governador Robinson Faria”, ressaltou. Quanto à obra física, a barragem já se encontra com um percentual de 34% de execução. A obra está sendo realizada pelo Consórcio EIT/ENCALSO, sob a supervisão da KL serviços de Engenharia S/A. A cargo da KL, também ficou o recadastramento para o processo de desapropriação e reassentamento dos moradores de Barra de Santana, distrito de Jucurutu onde está sendo construído o reservatório. Todo amparo sobre a parte legal desse processo está sendo acompanhada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O custo total do convênio será de R$ 311 milhões, sendo R$ 19 milhões de contrapartida do Estado. Dentro deste cronograma financeiro, R$ 8 milhões estão sendo destinados à desapropriação e R$ 11,5 milhões investidos no reassentamento. O lugar onde o reservatório está sendo construído se localiza sobre o rio Piranhas-Açu entre os municípios de Caicó e Jucurutu. A Barragem beneficiará diretamente 350 mil habitantes em 17 municípios do estado. Indiretamente a obra, com capacidade para 556 milhões de metros cúbicos, atenderá toda a população dos municípios do Seridó, Vale do Açu e região Central do Rio Grande do Norte, beneficiando mais de 500 mil pessoas.

16/07/2015
Por Danilo Evaristo em Jucurutu/RN

DER e Prefeitura de Jucurutu finalizam parte do tapa-buraco da RN-118‏

IMG_2389

DER e Prefeitura de Jucurutu finalizam parte do tapa-buraco da RN-118‏

Os serviços de recuperação asfáltica da RN-118, trecho que liga Jucurutu a Caicó, iniciado na última semana, continua sendo executado, por meio de parceria entre o governo do estado, junto ao DER e a Prefeitura Municipal de Jucurutu. “O compromisso assumido com o governo do estado, que inclusive foi uma sugestão feita pelo deputado Nelter Queiroz, em a Prefeitura entrar com a mão de obra para a realização do tapa-buraco e o estado com o material asfáltico, vem sendo cumprido e já estamos com mais de uma semana de serviços”, comentou o prefeito George Queiroz.

O acordo firmado foi a Prefeitura de Jucurutu aplicar o material partindo do distrito Lajinhas até a sede do município de Jucurutu e o trecho de Lajinhas a Caicó, a Prefeitura de Caicó efetuar”, informou o prefeito. A recuperação da parte da RN-118, que segue de Lajinhas a comunidade Aroeira foi encerrada ontem (15). Já na manhã desta quinta-feira (16), o trabalho foi reiniciado partindo do bairro Santa Isabel, nas proximidades do Hospital Terezinha Lula em Jucurutu e será finalizado na altura da comunidade Aroeira.

16/07/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Rogério Marinho destaca potencial do RN para receber HUB da TAM

IMG_5277

Rogério Marinho destaca potencial do RN para receber HUB da TAM

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) destacou da tribuna da Câmara dos Deputados, o potencial do Rio Grande do Norte para receber o hub – centro de conexões de voos – da TAM. Durante discurso feito nesta quarta-feira (15), o parlamentar defendeu a instalação do equipamento no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Para Rogério, a vinda do hub para o RN permitirá a mudança do cenário econômico do Estado em pouco tempo. “O desenvolvimento de um Estado não é obra do acaso. É fruto de muito trabalho, planejamento, união e dedicação de seu povo. Alguns pilares para alcançar o desenvolvimento são incontornáveis: é preciso liberdade de mercado, vantagens comparativas e o aproveitamento inteligente de projetos viáveis. Que Natal seja escolhida por suas qualidades. Será um grande convite ao crescimento e ao desenvolvimento do nosso Estado e da nossa população”, disse.

Segundo o deputado, o próprio aeroporto potiguar já se constitui como um diferencial em comparação a Recife e Fortaleza, cidades que disputam com a capital potiguar o investimento milionário da TAM. Além de ser privado, o terminal do RN tem ampla capacidade de expansão e já pode operar até 30 voos por hora. “Esse é o momento de todos pensarmos no futuro, no crescimento e no desenvolvimento econômico do Estado. Com o hub, Natal e São Gonçalo do Amarante se tornarão a porta de entrada internacional para o nosso país. É importante o empenho de toda a bancada federal, dos nossos deputados estaduais, dos prefeitos da região metropolitana, do governador Robinson Faria, do ministro Henrique Alves, da Fiern, Fecomércio e da Inframérica”, disse Rogério.

A TAM prevê investimentos de mais de um bilhão de dólares no novo centro de conexões de voos. A escolha da cidade será feita levando em conta a localização geográfica, infraestrutura aeroportuária adequada, potencial de desenvolvimento e possibilidade de oferecer melhor experiência ao cliente. É estimado o início das operações para dezembro de 2016. Já a definição da cidade ocorrerá até o final deste ano.

16/07/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Robinson participa do 4º Encontro dos Governadores do Nordeste

O governador Robinson Faria vai participar do 4º Encontro dos Governadores do Nordeste, que começa nesta quinta-feira, 16, na capital do Piauí. O encontro termina na sexta-feira, 17, com a elaboração da carta de Teresina. Nos dois dias de reunião, serão debatidos temas como captação de recursos e uso de novas tecnologias no desenvolvimento da região Nordeste.

Ainda entram na pauta segurança, previdência social e investimentos em áreas consideradas estratégicas. Antes da reunião entre os governadores, secretários de pastas de cada estado também irão se reunir. Acompanham o governador no evento a secretária estadual de Comunicação, Juliska Azevedo; o secretário adjunto da Segurança, Caio Bezerra; e o presidente do Ipern (Instituto de Previdência do Estado do RN), José Marlúcio.

16/07/2015
Por Danilo Evaristo em Esporte

Seleção feminina de futebol goleia o Equador por 7 a 1

PANAM2015-CANADA-FOOTBALL-BRA-ECU-GFU29QJ9V.1

OMAR TORRES / AFP

O Globo – Nesta quarta-feira, um ano e sete dias após o maior vexame do futebol brasileiro, a goleada de 7 a 1 para a Alemanha, na Copa do Mundo, no Mineirão, a seleção devolveu o placar. Só que no futebol feminino dos Jogos Pan-Americanos e contra o Equador. A artilheira foi Cristiane, com cinco gols, igualando o recorde em uma mesma partida da seleção. Monica e Maurine completaram o passeio brasileiro. Com o placar elástico, a seleção chega a 10 gols em duas partidas no Pan e já garante vaga antecipada nas semifinais. Na estreia, o time comandado por Vadão vencera a Costa Rica por 3 a 0.

16/07/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Câmara volta atrás e derruba mandatos de cinco anos

O Plenário da Câmara dos Deputados voltou atrás e derrubou nesta quarta-feira (15) a duração de cinco anos para os mandatos de presidente da república, governadores, prefeitos, deputados, vereadores e senadores. As matérias haviam sido aprovadas durante a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política, em primeiro turno. Com a decisão, os cargos do Executivo, deputados vereadores retornam o mandato de quatro anos e oito anos para senadores.

16/07/2015
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Ninguém acerta e Mega-Sena acumula em R$ 11 milhões

Nenhuma aposta acertou as 6 dezenas do sorteio do concurso 1.723 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (15) em Osasco (SP). A estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 11 milhões. Veja as dezenas sorteadas: 14 – 27 -30 – 46 – 52 – 60. A quina saiu para 54 apostas e cada uma delas levará um prêmio de R$ 38.128,57. Outros 3.169 bilhetes acertaram a quadra e ficarão com R$ 928,16 cada.

16/07/2015
Por Danilo Evaristo em Notas

Senado aprova tornar sem efeito coligações nas eleições proporcionais

G1 – O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (15) projeto de lei que torna sem efeito as coligações partidárias – união entre partidos – nas eleições de deputados federais, estaduais e vereadores, conhecidas como eleições proporcionais. Este é o primeiro projeto proveniente da comissão especial da reforma política do Senado aprovado pelo plenário da Casa. Com a aprovação, o texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

O texto, do senador Romero Jucá (PMDB-RR), admite que as coligações continuem existindo, mas propõe que o cálculo para a eleição dos candidatos seja feito com base no número de votos dados ao partido e não à coligação, como atualmente. O sistema atual permite a união de partidos nas eleições para deputados estadual e federal e para vereador. Na hora de votar, o eleitor pode votar tanto no candidato quanto na legenda. Os votos nos candidatos e na legenda são somados e computados como votos para a coligação.

15/07/2015
Por Danilo Evaristo em Sem categoria

Henrique Alves reforça pleitos contra a seca em Brasília

henrique

Henrique Alves reforça pleitos contra a seca em Brasília

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, se uniu aos deputados e senadores do Rio Grande do Norte, para reforçar, na esplanada dos ministérios, em Brasília, os pleitos contra a estiagem no sertão potiguar. Em reunião com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, nesta terça-feira (14), ele apelou para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), volte a distribuir milho para ração animal com preços subsidiados. O governo, a exemplo de períodos anteriores da atual estiagem que se prologa pelo quarto ano consecutivo, deverá rebater o preço da saca do milho entre 30% e 40 % do valor de mercado. O milho já foi licitado no estado do Mato Grosso, mas ainda não chegou aos armazéns da Conab no Rio Grande do Norte. “A economia rural está quebrada e os produtores não conseguem sequer manter os rebanhos alimentados”, alertou Alves.

O ministro também pediu a colega Kátia Abreu para intermediar uma reunião com a equipe econômica do governo federal, principalmente do Ministério da Fazenda, para que as dívidas dos produtores rurais com os bancos oficiais sejam renegociadas. “Eles querem arcar com os compromissos, mas não podem pagar o que devem, nas condições atuais, diante dos prejuízos que se acumulam há quatro anos seguidos”, afirmou. Além dos 11 parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte e do ministro Henrique Alves, o presidente da Federação da Agricultura do RN (Faern), José Vieira, também participou da reunião. A bancada do Nordeste, como um todo, deverá se unir aos parlamentares do Rio Grande do Norte para reivindicar à equipe econômica do governo uma solução negociada para a região.


Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros