Não escovar os dentes pode provocar doenças cardíacas
Durante duas semanas, o dentista usou um protetor de gengivas de um lado da boca, ao escovar os dentes, de modo que o lado não seja limpo. Depois, ele escovou seus dentes sem o protetor e sua gengiva sangrou um pouco. “Eu havia desenvolvido gengivite. Se eu continuasse assim e não tratasse os dentes, provavelmente poderia perder alguns dentes”, revelou. Os testes realizados com o professor Iain Chapple, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Birmingham, usando as células brancas do sangue mostraram que elas haviam se tornado menos eficazes em avançar para um invasor infeccioso, indo aleatoriamente, de forma ineficiente. “Este resultado indicou que todo o meu corpo tinha se prejudicado como resultado de uma infecção na minha gengiva”, disse o dentista. Inflamação é o termo médico para a reação do nosso corpo à infecção, tipicamente vista do lado de fora do corpo do tecido como vermelha e inchada. Quando essa reação é a curto prazo, é uma resposta saudável. Mas quando o corpo está constantemente reagindo aos danos crônicos ou infecções, pode interferir no sistema imunológico, desencadeando reações em cadeia que causam danos em todo o corpo. A inflamação crônica também pode danificar outras células do corpo, tais como os órgãos e o sistema circulatório.
Uma nova pesquisa revelou que a inflamação crônica afetaria seriamente a saúde e a vida de alguém, estando fortemente ligada com o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral e câncer. De acordo com Chapple a inflamação adquirida por Tulleken era completamente reversível. Mas se o problema se estender e não for tratado a tempo, os danos podem ser irreversíveis, tornando-se crônica. Periodontite e gengivite não são doenças ruins apenas para os dentes. A análise da boca é uma das intervenções de saúde mais importantes a serem realizadas, no entanto, esta área é algo que poucos médicos conhecem. “Esta ligação crucial entre a saúde das gengivas e a saúde do corpo inteiro é relativamente negligenciada por médicos. Como resultado, perdemos muitas oportunidades para educar os pacientes sobre a importância do cuidado dental”, revelou Tulleken. “Isso torna ainda mais vital que as crianças aprendam o hábito de escovar os dentes corretamente ainda jovens”. De acordo com o dentista, o ideal é supervisionar a escovação das crianças para que elas aprendam corretamente.
Souza diz que UERN não é responsável por crise financeira do Estado
O impasse entre o Governo do Estado e os servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em greve desde a semana passada, foi o tema do pronunciamento do deputado Souza Neto (PHS) na manhã desta terça-feira (2), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa. Alunos e professores da instituição estavam presentes na galeria da Casa e também foram recebidos pelos parlamentares. “Há um movimento orquestrado para desviar o foco do problema financeiro do Estado, atribuindo à UERN a responsabilidade da crise que passa o Governo. A Universidade não está quebrando o Estado e esse intento de colocar a instituição como bode expiatório da crise é inadmissível”, disse Souza.
O parlamentar ressaltou a importância da Universidade para o Estado do Rio Grande do Norte, com 10.970 alunos e campus espalhados por diversas regiões do Estado. “A UERN transforma vidas, forma profissionais e dissemina o conhecimento”, completou Souza. O deputado Nelter Queiroz (PMDB) levantou a importância da discussão sobre a federalização da UERN. Para ele, o custeio da instituição de ensino superior é de responsabilidade do Governo Federal. “O Governo do Estado não tem recursos para melhorias das estradas, que é de responsabilidade dele. Por que não entregar a UERN para o Governo Federal? Eu sou a favor da UERN, mas acredito que o Governo do Estado não tenha como bancar a instituição”, disse ele.
O sorteio do concurso 1.710 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (03), poderá pagar o prêmio de R$ 33 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), na cidade de Osasco (SP). De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), se um apostador levar o prêmio sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá aproximadamente R$ 224 mil por mês em rendimentos. Caso prefira, poderá adquirir 27 imóveis no valor de R$ 1,2 milhão cada ou uma frota de 55 carros esportivos de luxo.
Foto: A Prefeitura edifica nas escolas, bases onde serão fixadas caixas de água para o uso do líquido bruto desinfetado na lavagem de louça, limpeza de banheiro entre outras atividades
Mediante a baixa vazão do Rio Piranhas, no trecho que abastece Jucurutu, providências para evitar o desabastecimento da população da cidade, foram planejadas e seguem sendo praticadas pela CAERN em parceria com a Prefeitura Municipal, com o apoio do deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB). Após o serviço de ampliação no poço de captação, realizada para aumentar a capacidade de armazenamento de água, outras ações passam a ser efetuadas pelos dois órgãos. Nesta terça-feira (02) foi iniciado o método de rodízio no abastecimento em toda área urbana do município, visando, não deixar a cidade sem água, ao mesmo tempo, destacando a importância do consumo da água que ainda resta, com economia.
José Eudes Medeiros, engenheiro da CAERN, informou que serão 72 horas em abastecimento, e na sequência, 72 horas sem abastecimento. “A partir de hoje começou a fase de rodízio, que foi determinada, através do Carlos Magno (chefe do escritório da CAERN em Jucurutu), juntamente com a nossa auditoria técnica e ficou determinado, de acordo com os levantados que a gente executou, vai ser ofertada água para população durante 72 horas, e 72 duas horas paradas para que o nosso poço se reabasteça e tenhamos condição de novamente alcançar outro período. É bom a população entender que ela precisa se reservar para as próximas 72 horas”, disse o engenheiro. Outra medida que passará a ser efetuada em Jucurutu para promover economia da água tratada é a utilização do líquido bruto desinfetado na realização de algumas atividades em prédios públicos.
“Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Jucurutu, juntamente com seu prefeito George Queiroz, através também de Faguin, o secretário de Obras, foi conseguido junto a CAERN, 20 tanques-reservatórios de 5 mil litros cada, que vão ser colocados em escolas, postos de saúde e em locais onde tem povoamento diário. Esses reservatórios vão ser para que se abasteça com água de pipa, a água será captada nos poços tubulares na cidade e será desinfetada. Já a água tratada que vai ficar ligada da CAERN nessas unidades é para cozinhar, pra beber, a atividade de lavagem de roupa, louça, lavagem de prato e sanitário vai ser feita com água bruta, desinfetada. A medida resultará numa economia muito significativa, restando água tratada para a população se abastecer. Nas praças e no cemitério a água tratada também não será utilizada para não haver desperdício”, explicou José Eudes Medeiros.
Os deputados Fernando Mineiro (PT), Nélter Queiroz (PMDB), Getúlio Rêgo (DEM), Souza (PHS) e George Soares (PR) receberam, na manhã desta terça-feira (2), uma comissão formada por servidores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Os representantes alegam quebra de acordo firmado com o Governo do Estado, que contempla uma série se reivindicações, entre elas o reajuste salarial. A pauta da categoria é formada por 10 pontos, dos quais nove tratam de questões de infraestrutura e qualidade de trabalho dos docentes.
“Queremos um diálogo com o Governo do Estado. O acordo firmado ainda em 2014 estipulou um reajuste de 12,035% ao ano, ao longo de quatro anos. Esse valor é uma atualização do salário do professor universitário. Quando chegamos agora em 2015, no período de cumprir o acordo, fomos avisados que o governo não teria condições”, disse o presidente da Associação dos Docentes da UERN, Valdomiro Morais. Líder do Governo na Casa, o deputado Fernando Mineiro (PT) afirmou que a Assembleia possui interesse em resolver a questão. “Vamos formar uma comissão de deputados para ajudar no processo político e intermediar na defesa dos interesses da UERN. O governo tem interesse em cumprir o acordo, mas há a questão orçamentária, do Limite Prudencial”, disse.
Terra – Uma semana após as primeiras prisões na Suíça, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, renunciou ao cargo nesta terça-feira em pronunciamento na sede da entidade. Mandatário da entidade desde 1998, o chefe maior do futebol mundial recentemente foi eleito na última sexta-feira para um quinto mandato, mas, poucos dias depois, anunciou que convocará um novo congresso para eleger outra pessoa para o cargo. “Esses anos foram muito ligados à Fifa. Eu aprecio e amo a Fifa mais que tudo, e só quero fazer o melhor para o futebol e para a Fifa como instituição. Fifa precisa de uma reestruturação profunda. Mas parece que aqueles que me apoiaram não estão mais me apoiando. É por isso que vou reunir um congresso extraordinário e colocar meu cargo à disposição, será decidido o novo presidente. Um congresso o mais rápido possível para eleger meu sucessor”, anunciou Blatter em entrevista convocada na sede da entidade.
A saída do presidente contrasta com a manifestação de força que Blatter exaltou após a eleição da última sexta-feira. À época, o mandatário afirmou que não tinha medo de ser preso e mostrou tranquilidade com as investigações feitas pela Justiça dos Estados Unidos. Na última quarta-feira, o escândalo de corrupção foi deflagrado com a prisão de sete membros do alto escalão da Fifa na Suíça, inclusive José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Justiça americana ficou mais próxima de chegar a Blatter após a divulgação pelo New York Times na última segunda-feira de que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, estaria envolvido em um pagamento de propina. Valcke é o braço direito do mandatário na entidade.
R7 – Em um aceno à classe média, a presidente Dilma Rousseff sancionou, nesta terça-feira (2), a regulamentação da proposta que garante direitos das empregadas domésticas com dois vetos. O primeiro veto refere-se à possibilidade de estender para as domésticas o regime de horas previsto na lei, de 12 horas trabalhadas por 36 de descanso, como já existe para os trabalhadores de outras categorias, a exemplo dos vigilantes.
Dilma vetou esse parágrafo por entender que se trata de matéria estranha ao objeto do projeto de lei e com características distintas. O segundo veto trata de uma das razões para demissão por justa causa, a de violação de fato ou circunstância íntima do empregador ou da família. A presidente entendeu que esse inciso é amplo e impreciso e daria margem a fraudes, além de trazer insegurança para o trabalhador doméstico. A lei estabelece uma série de garantias aos empregados domésticos. Além do recolhimento previdenciário, a nova legislação para a categoria prevê o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A regulamentação, no entanto, ainda será feita pelo Conselho Curador do FGTS e pelo agente operador do fundo.
O empregador doméstico somente passará a ter obrigação de promover a inscrição e de efetuar os recolhimentos referentes ao FGTS de seu empregado após a regulamentação da lei. No caso de demissão, o aviso prévio será concedido na proporção de 30 dias ao empregado que conte com até um ano de serviço para o mesmo empregador. Ao aviso prévio devido ao empregado serão acrescidos três dias por ano de serviço prestado para o mesmo empregador, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias. A falta de aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período ao seu tempo de serviço. No caso do empregado descumprir o aviso prévio, o empregador terá o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo. O valor das horas extraordinárias habituais integra o aviso prévio indenizado.
O Flamengo está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e aposta em Guerrero para mudar esta situação, mas o atacante precisa de um meia articulador, para abastecê-lo. Assim, o Flamengo aposta na contratação de Montillo. O argentino supriria a posição mais carente do clube. Mas os valores não são baixos.
“O Flamengo tem espaço no orçamento, mas discutimos se direcionaremos os recursos para apenas mais um grande jogador. Existe a dificuldade de encontrar esse camisa 10 no mercado, o que é praticamente impossível, e que seja dentro da nossa condição”, disse o diretor de futebol, Rodrigo Caetano.
O clube chinês não pretende abrir mão do jogador facilmente. “Qualquer clube tem condições de fazer uma proposta pelo Montillo na próxima janela de transferências. Mas o Shandong pagou um valor alto pelo jogador e não vai negociá-lo ou emprestá-lo por qualquer milhão. O Flamengo precisa ser justo na proposta e pensar também com a ótica dos chineses. A negociação precisa traçar o caminho certo”, explicou o empresário Joseph Lee, representante do Shandong Luneng no Brasil.
País tem mais de 52 milhões de cachorros – Foto: Leo Martins / Agência O Globo
O Globo – O cachorro é o melhor amigo do brasileiro em 44,3% dos domicílios, o que equivale a 28,9 milhões de lares no país, segundo pesquisa inédita divulgada pelo IBGE nesta terça-feira. A população de cachorros foi estimada pelo instituto em 52,2 milhões, indicando média de 1,8 cachorro por domicílio com esse animal. Já a população de gatos foi estimada em cerca de 22 milhões.
Os números mostram que, hoje, é possível dizer que o Brasil tem mais cachorros do que crianças, já que, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2013, o país tinha 44,9 milhões de crianças de 1 a 14 anos. Os dados relacionados aos cachorros são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), elaborada pelo IBGE, em convênio com o Ministério da Saúde, que visitou cerca de 80 mil domicílios, em 1.600 municípios de todo o país, no segundo semestre de 2013. Essa informação apoiará o planejamento do Ministério da Saúde para a compra de vacinas.
BEM MENOS GATOS
Em relação à presença de gatos, 17,7% dos domicílios do País possuíam pelo menos um, o equivalente a 11,5 milhões de unidades domiciliares. A população de gatos em domicílios brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 gato por domicílio com esse animal. Também foi verificado que 75,4% (24,9 milhões) deles tiveram todos os animais vacinados contra raiva nos últimos 12 meses. As regiões Sudeste e Centro-Oeste (84,3% e 81,7%, respectivamente) apresentaram resultados superiores aos das regiões Sul, Norte, Nordeste (63,5%, 67,1% e 70,1%, respectivamente).