As previsões se confirmaram e a quadra chuvosa apresentada no primeiro semestre (janeiro a julho) de 2014 apresentou um desvio negativo em média de 23,5% para o Rio Grande do Norte, índice abaixo do esperado. O balanço é do meteorologista-chefe da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, Gilmar Bistrot. “O esperado para o primeiro semestre do ano era de 650 mm de chuva para todo o Estado, porém choveu apenas 497,2 mm, um déficit de 152,8 mm”, explica Bistrot.
Gilmar Bistrot afirma que o déficit é uma das causas para o nível crítico em reservatórios de água do RN. “Esse é um dos fatores que resultam em níveis baixos nos reservatórios, juntamente ao histórico de pouca chuva nos dois anos anteriores”, recorda. De acordo com medições elaboradas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o açude Marechal Dutra (Gargalheiras) – localizado em Acari e que abastece também o município de Currais Novos – está com apenas 8,07% da sua capacidade e deve ter sobrevida, pelo menos, por mais cinco meses – os dois municípios estão em racionamento.
* Tribuna do Norte
O Departamento Estadual de Trânsito informa que neste sábado (26) os serviços oferecidos pelo órgão estarão indisponíveis. Assim, não haverá atendimento nas unidades da Instituição localizadas nas centrais do cidadão no Estado. A medida ocorre em virtude da manutenção elétrica nos servidores de informática do Serviço Federal de Processamento de Dados da União (Serpro), ao qual o Detran se encontra vinculado, e vai causar a indisponibilidade de todos os sistemas usados pelo Detran. O atendimento a população retorna normalmente a partir da próxima segunda-feira (28).
Termina hoje (25) o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados podem se candidatar pela internet, no site do programa. Lá também é possível consultar a lista de cursos disponíveis. O Sisutec oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S.
Nesta edição serão ofertadas 289.341 vagas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) e os agricultores e agricultoras acampados no canteiro de Obras da Barragem Oiticica, no distrito de Barra de Santana, Município de Jucurutu, vão realizar uma plenária, nesta sexta (25) às 10 horas, no Barracão do Acampamento. A plenária contará com a presença de representantes da Superintendência de Apoio Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos e da Agência Nacional de Água (ANA), que estiveram reunidos em Brasília, dias 22 e 23 deste mês, tratando da seguinte pauta: Arranjo Institucional para Gestão dos Recursos Hídricos; Alocação de Água e Revisão do Marco Regulatório; e o Programa de Investimentos a partir do plano de recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu.
A plenária vai ouvir as decisões tomadas em Brasília e a apresentação do Plano de Trabalho sobre a operacionalização dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, propostos pelos órgãos que participaram do encontro em Brasília. O Objetivo é a retomada dos trabalhos de construção da Barragem Oiticica, paralisados há mais de 70 dias, por causa da falta de pagamento das indenizações das famílias e agricultores da área a ser inundada pelas águas da Barragem.
* Via Blog do Marcos Dantas
24/07/2014
Por Danilo Evaristo em
Caicó
O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), que também é votado e tem bases em Caicó, prestigiou a tradicional Feirinha, um evento responsável por reunir todos os anos em Caicó uma multidão de visitantes durante a Festa de Sant’Ana. Nelter encontrou aliados como o prefeito Elídio Queiroz (PSD) e o vice Nana da Farmácia (PT), ambos de Jardim de Piranhas. No decorrer da Feirinha, outros aliados também se encontraram com o deputado.

Parque eólico no litoral do RN: setor puxa expansão renovável – Foto: Adriano Abreu
O Brasil subiu duas posições e ocupa o 10º lugar no índice de atratividade de investimento em energia renovável elaborado pela EY (nova marca da Ernst & Young). O Renewable Energy Country Attractiveness Index, ranking trimestral da EY que analisa o mercado de fontes limpas em 40 países, mostra que leilões previstos para este ano fizeram com que o país subisse ao top 10 pela primeira vez.
A expectativa é que a energia eólica lidere novamente os investimentos no Brasil, mas o interesse por energia solar está crescendo rapidamente com as novas previsões de capacidade de geração. Mário Lima, diretor executivo de consultoria em sustentabilidade da EY, afirma que a existência de normas para os leilões de energias renováveis são pontos importantes para atrair mais investimentos no país.
Segundo ele, um grande obstáculo para o desenvolvimento da geração de energia solar é a exigência de elevado conteúdo local para a concessão de financiamentos do BNDES, hoje, 60% dos equipamentos devem ser fabricados no Brasil. Ele ressalta que a instalação de parques solares é relativamente rápida.
No ranking da EY, o Brasil ocupa o 7º lugar na atração de investimentos para parques eólicos construídos em terra. Além disso, está na 10ª colocação em aportes em usinas termossolares e 15ª em usinas solares fotovoltaicas. Além do Brasil, Chile e África do Sul também são destaques no ranking da EY.
Os 15 primeiros colocados do ranking de atratividade para investimentos em energia:
1. Estados Unidos
2. China
3. Alemanha
4. Japão
5. Canadá
6. Reino Unido
7. Índia
8. França
9. Austrália
10. Brasil
11. Coreia do Sul
12. Itália
13. Chile
14. Bélgica
15. Holanda
O pagamento da folha de julho dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa na próxima sexta-feira (25) e será finalizado até o dia 7 de agosto, segundo nota divulgada pelo Ministério da Previdência Social nessa quinta-feira (24). Na sexta-feira, os depósitos liberados serão destinados aos beneficiários que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Os beneficiários que recebem acima do mínimo vão começar a receber no dia 1º de agosto.

O município de Jucurutu/RN, governado pelo prefeito George Queiroz, concorreu e conseguiu aprovação em um projeto internacional de combate à violência contra a mulher, intitulado “Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres”.
A aprovação do projeto é resultado de um trabalho conjunto entre os municípios de Jucurutu, Santana do Matos, Caicó, Florânia e Parelhas. O “Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência contra as Mulheres” será financiado pela União Europeia e implantado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Em Jucurutu o pleito foi feito pela Secretaria de Assistência Social, dirigida por Fabiana Monteiro.

O prefeito Roberto Germano (PMDB) prestigiou na noite desta quarta-feira (23) a abertura da tradicional Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó. A prefeitura é uma das parcerias do evento, que acontece até o domingo (27) no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana. São centenas de estandes com produtos diversificados, com destaque para o bordado da nossa região. Este ano todos os estandes adquiridos pela Prefeitura de Caicó foram destinados para os artesãos que participam da Feira Caicó Mostra Caicó. A FAMUSE está em sua 31ª edição e os stands ficarão abertos todos os dias das 10 às 22 horas.

As motos apreendidas foram levadas para o Detran – Foto: Emmily Virgílio/Inter TV Cabugi
Uma blitz da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito apreendeu 50 motocicletas e notificou 80 condutores durante a tarde e noite desta terça-feira (22) na Zona Norte de Natal. A barreira policial foi montada na descida da Ponte Newton Navarro, na praia da Redinha, no litoral Norte da capital.
O tenente Styvenson Valentim, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), explica que as apreensões e notificações foram feitas por diversos motivos. “Tivemos documentos atrasados, pessoas dirigindo sem habilitação e mudanças nas característica dos veículos. Uma série de irregularidades“, afirma o tenente. De acordo com o tenente Styvenson, todas as motocicletas foram levadas para a sede do Detran, no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal.