
A festa das crianças nesta manhã no Maria Cambraia – Foto: Vivania Araújo
O Blog Danilo Evaristo destacou em mais uma nota na noite de ontem, a sangria do açude de “Maria Cambraia”. O reservatório iniciou sua sangria na noite da última terça-feira (15), de forma tímida, segundo informações vindas do agora bairro de Jucurutu, Pedra do Navio, antiga comunidade rural.
Mas a chuva registrada nesta quinta-feira (17) no mais novo bairro da cidade, onde o pluviômetro marcou 27 mm, foi suficiente para o manancial que não transbordava desde 2011, jogar suas águas para fora do sangrador. Vivania Araújo, jovem moradora daquela localidade, durante a noite de ontem, mesmo às escuras já postava fotos nas redes sociais informando que o “Maria Cambraia”, havia atingindo sua lamina de sangria com maior intensidade da que ocorreu na terça-feira (15).
E nesta manhã, Vivania fez outras imagens. Desta vez em completa nitidez, a foto acima mostra a beleza encontrada em um cenário perfeito com a presença de crianças se banhando no açude, aproveitando o resultado causado pelas excelentes precipitações, que há mais de uma semana não deixam de banhar o município.
18/04/2014
Por Danilo Evaristo em
NotasCientistas da Nasa anunciaram nesta quinta-feira (17) a descoberta do primeiro planeta com o tamanho aproximado da Terra a orbitar na zona habitável de seu sistema planetário. O achado é um passo fundamental na confirmação da desconfiança dos astrônomos de que mundos similares ao nosso sejam comuns no Universo. O planeta orbita uma estrela com metade do diâmetro do Sol, localizada a cerca de 490 anos-luz de distância (um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano, cerca de 9,5 trilhões de quilômetros). Chamada de Kepler-186, ela abriga cinco planetas identificados, o quinto dos quais com aproximadamente 1,1 vez o diâmetro terrestre, localizado na chamada zona habitável.
Essa região do sistema planetário é definida como a área em torno de uma estrela onde um planeta receberia a quantidade certa de radiação para abrigar água em estado líquido na superfície. Como na Terra essa foi a condição básica para que o planeta desenvolvesse formas de vida, os cientistas esperam que esse seja um bom termômetro para a busca de outras biosferas no Cosmo. O anúncio foi feito ontem pela Nasa, simultaneamente à publicação de um artigo científico na revista “Science”. E os cientistas chegaram até a especular que tipo de vida poderia habitar o mundo.

Foto: Nasa/Divulgação

Arena das Dunas vem recebendo jogos de América-RN e ABC – Foto: Canindé Soares
Globoesporte – O Flamengo vai se tornando um clube cada vez mais itinerante na primeira etapa do Campeonato Brasileiro deste ano, antes mesmo do seu início. Além da estreia confirmada em Brasília, contra o Goiás, domingo, o time já tem outras possibilidades de sair do Rio de Janeiro nas primeiras nove rodadas da competição até a paralisação para a Copa do Mundo.
O confronto com o Bahia, dia 21 de maio, já está praticamente acertado para a Arena da Amazônia, em Manaus. A novidade, no entanto, é a possibilidade de o Rubro-Negro jogar na Arena das Dunas, em Natal, contra o São Paulo, dia 18 de maio. Por enquanto, o confronto está marcado para o Maracanã. No entanto, uma proposta já está a caminho da Gávea para mudar o local. A responsável pela medida deve ser a Fifa, que tem interesse no menor uso possível do Maracanã antes do início da Copa do Mundo.
18/04/2014
Por Danilo Evaristo em
Caicó
No bairro Maynard, ela chegou com maior intensidade – Foto: Wllana Dantas
A jornalista Wllana Dantas informou em seu Blog que em Caicó, a chuva chegou inesperadamente na noite desta quinta-feira (17). O sereno rápido logo aumentou a sua intensidade e persistiu em alguns bairros por mais de três horas de duração. No Maynard por exemplo, a chuva chegou por volta das 20:30 e até às 23:30 ainda estava serenando.Já no centro da cidade, a intensidade foi menor, no entanto, também demorou a passar.
Os pluviômetros marcaram 80 mm no bairro Paraíba, 73 mm no João XXIII, no Alto da Boa Vista – 71 mm, Adjunto Dias – 79 mm e na Nova Descoberta 60 mm.
A taxa de desemprego teve leve queda em março. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o indicador ficou em 5% no mês, 0,1 ponto percentual abaixo da taxa de fevereiro, de 5,1%. A taxa é a menor para meses de março desde o início da série histórica, em 2002. Em março do ano passado, o desemprego era de 5,7% para o conjunto das seis regiões metropolitanas pesquisadas.
O IBGE estima que 1,2 milhão de brasileiros estavam desempregados em março, resultado estável em relação a fevereiro e com queda de 11,6% na comparação com março de 2013. Já o número de pessoas ocupadas nos locais pesquisados ficou em 22,9 milhões, estável nas duas comparações.

O Blog Danilo Evaristo informou ontem que de acordo com relatos oriundos da Pedra do Navio, antiga comunidade rural e atual bairro de Jucurutu, o açude popularmente chamado açude de “Maria Cambraia”, iniciou sua sangria na noite da última terça-feira (15), de forma tímida.
E nesta noite de quinta-feira (17), a boa chuva caída fez o reservatório aumentar sua sangria a ponto de chamar a atenção dos moradores daquele lugar. Vivânia Araújo, por exemplo, não esperou o clarear do dia da sexta-feira (18) e fotografou mesmo às escuras o reservatório sangrando, postou e escreveu no Facebook: “Muita emoção! Depois de 3 anos o açude de Maria Cambraia na Pedra do Navio volta a sangrar! Obrigada meu Deus por essa gloria”.

Calçadão do bairro Novo Horizonte, ao lado do asfalto da RN-118 – Foto: Danilo Evaristo
Esta semana, a chuva ainda não levou falta em Jucurutu. A Semana Santa do jucurutuense tem se apresentado chuvosa, e nesta noite de quinta-feira (17) na capital do ferro (17), a precipitação aconteceu sem a presença de ventos, com poucos relâmpagos e os trovões, que por sinal fazem um barulho lindo.
O pluviômetro no centro da cidade marcou 40 mm. No campo, local onde também está bem molhado, houve registro de 40 mm no sítio Riachão e 60 milímetros apontados no distrito de Boi Selado. O Blog Danilo Evaristo fez o registro da imagem acima no calçadão do bairro Novo Horizonte, ao lado do asfalto da RN-118 que corta o município de Jucurutu.

Foto: Júnior Santos
A Tribuna do Norte informa que o registro da candidatura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) à prefeitura de Mossoró foi indeferido pelo juiz José Herval Sampaio Júnior, da 33ª zona eleitoral. Larissa já havia sido considerada inelegível pela Justiça Eleitoral de primeira e segunda instâncias e, na última terça-feira (15), a ministra do TSE Laurita Vaz negou o pedido de liminar.
De acordo com Herval Sampaio, a decisão da ministra teve influência na questão do deferimento de candidatura. Segundo Laurita Vaz, não havia elementos suficientes para livrar a deputada da cassação do mandato de deputada e decretação de inelegibilidade.
A deputada estadual permanece no cargo até que o mérito sobre a cassação do seja julgado pelo TSE. Se a condenação for mantida, Larissa ficará inelegível até 2020 e perderá o cargo na Assembleia Legislativa. A punição foi causada por abuso no uso dos meios de comunicação durante as eleições de 2012.

Foto: Getty Images
O atacante Neymar, principal jogador da seleção brasileira e peça importante no time do Barcelona, ficará um mês parado devido a uma contusão no pé esquerdo, de acordo com informações publicadas no site oficial do Barcelona, nesta quinta-feira (17). A lesão do atleta aconteceu na derrota para o Real Madrid por 2 a 1, válido pela final da Copa do Rei.
A contusão provocou um edema no quarto metatarso do pé esquerdo. Por conta disso, a lesão obrigará o jogador à ficar quatro semanas afastado para se recuperar, segundo estimativa dos médicos do clube catalão.
* R7 Esportes

Para levar os potiguares a refletir sobre o legado que a Copa do Mundo vai deixar na vida das pessoas, o SEBRAE no Rio Grande do Norte e a InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo, lançaram o projeto “O Gol é seu! – Seja o artilheiro da sua vida”.
O projeto consiste em mostrar exemplos inspiradores de casos de sucesso vivenciados no Estado, enfatizando pessoas simples que venceram na vida e conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho. O projeto foi lançado na Casa do Empresário em Caicó, com a participação maciça da classe empresarial local. Além de Caicó, o projeto “O Gol é seu! – Seja o artilheiro da sua vida” será realizado em Currais Novos, Santa Cruz, Nova Cruz, Mossoró, Assu, Pau dos Ferros e Natal.