01/05/2024
Por Danilo Evaristo em Notas

Rio Grande do Sul deve ter maior desastre por chuvas da história do estado, diz governador

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Sul deverá enfrentar o maior desastre por chuvas da história do estado. O alerta foi divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Nas palavras dele, as cidades gaúchas enfrentam uma situação de caos e guerra e há dificuldade de resgate, pela má condição do clima.

“Será, infelizmente, o maior desastre que nosso estado já tenha enfrentado. Infelizmente maior do que assistimos no ano passado”, declarou Eduardo Leite. Em 2023, ano citado pelo governador, o estado teve situações de emergência em 433 municípios e registrou 71 mortes.

Mesmo com o cenário pessimista por conta da previsão de mais chuvas, Leite afirma que os alertas divulgados no estado têm como objetivo impedir o aumento no número de mortes. Até o momento, dez pessoas não resistiram aos impactos das chuvas, e outras 21 seguem desaparecidas.

Entre as iniciativas, o governo do estado anunciou a suspensão das aulas até o fim da semana, fez um apelo para cuidado da própria população para monitorar informes das prefeituras em possíveis evacuamentos e de apoio do governo federal.

“Está acontecendo uma situação catastrófica no Rio Grande do Sul e que deve se agravar nos próximos dias, pelo prognóstico de chuvas, que vai estabelecer algum nível de caos em determinadas regiões do estado. Porque pontes rompidas, hospitais com problemas, abastecimento da água que foi afetado, energia elétrica que tem dificuldades”, declarou.

O governador destacou que as dificuldades no resgate de desaparecidos está atrelada à continuidade dos temporais no estado, e que a situação deve permanecer para os próximos dias. “A diferença é que no ano passado, momento crítico no Vale do Taquari, tivemos uma enxurrada, mas em seguida o tempo nos deu condição de entrar em campo para fazer socorro, resgate, salvar centenas de vidas naquelas condições. Neste momento estamos tendo muitas dificuldades operacionais para colocar equipes em campo”, disse. “Ainda vai chover muito ao longo das próximas horas, no dia de amanhã até sexta-feira”, afirmou em outro momento.

SBT News


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros