31/03/2024
Por Danilo Evaristo em Saúde

Câncer em pessoas com menos de 50 anos aumentou 79% entre 1990 e 2019

Fly View Productions/GettyImages

CNN

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer é a idade. Isso acontece devido a alterações genéticas que ocorrem com o decorrer dos anos, além de fatores externos que são prejudiciais a longo prazo, como o tabagismo, exposição solar e a poluentes. Porém, os casos de câncer em pessoas jovens, com menos de 50 anos, estão aumentando cada vez mais.

De acordo com um levantamento publicado no ano passado na revista científica BMJ Oncology, os casos globais de câncer em pessoas com menos de 50 anos aumentaram 79% entre 1990 e 2019. Além disso, as mortes por câncer na mesma faixa etária também cresceram mais de 27%, com mais de 1 milhão de pessoas jovens morrendo devido à doença.

Ainda segundo o estudo, os principais responsáveis pelo maior número de óbitos são o câncer de mama, traqueia, pulmão, intestino e estômago.

O levantamento foi realizado por pesquisadores da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, que analisaram o impacto de 29 tipos de câncer em pessoas entre os 14 e 49 anos, em mais de 200 países e regiões. A análise concluiu que os casos de câncer no mundo aumentaram de 1,82 milhões, em 1990, para 3,26 milhões, em 2019.

O câncer de mama foi o principal responsável pelo maior número de casos, totalizando 13,7 casos para cada 100 mil pessoas. O aumento mais acelerado foi observado nos cânceres de traqueia e de próstata, crescendo 2,38% e 2,23% ao ano, respectivamente.

As regiões com as maiores taxas de câncer em pessoas jovens foram observadas na América do Norte, Europa Ocidental e Australásia (região que engloba Austrália, a Nova Zelândia, a Nova Guiné e algumas ilhas menores da parte oriental da Indonésia).


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros