30/07/2022
Por Danilo Evaristo em Notas

Cerca de 600 mil brasileiros ainda não sacaram abono salarial de 2020

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais de 23,8 milhões de trabalhadores receberam o abono salarial referente a 2020 no primeiro semestre deste ano. Tanto o PIS (Programa de Integração Social) quando o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são programas de registros oficiais de quem atua no mercado formal. O primeiro, para trabalhadores de empresas privadas e, o outro, para funcionários públicos.

No entanto, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social, quase 600 mil brasileiros deixaram no banco R$ 562,9 milhões referentes aos abonos. O saque pode ser feito até 29 de dezembro. “Se ela [a pessoa] não atingiu os requisitos, e ela afirma que preenche todos os requisitos, ela vai conseguir reverter isso na via judicial. Em contrapartida, se foi algum erro administrativo do banco, eles vão corrigir e realizar o pagamento”, explica o advogado previdenciário Humberto Costa.

Para saber se tem dinheiro a receber, o trabalhador só precisa ligar para o 158, acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br. Só tem direito ao benefício quem teve carteira assinada por no mínimo 30 dias consecutivos no ano base e já possui cadastro nacional há pelo menos 5 anos. Também é preciso ter recebido até 2 salários mínimos como remuneração mensal.

O pagamento é proporcional aos meses trabalhados. “Se ela trabalhou apenas 30 dias, ela vai receber, mais ou menos, R$ 101 equivalente a 1/12, e assim sucessivamente”, acrescenta o advogado previdenciário.

SBT News


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros