31/08/2020
Por Danilo Evaristo em Notas

Uern retomará aulas de forma remota no dia 8 de setembro

Por Bruno Soares/Uern

O jovem Eduardo Barbosa, de Mossoró, está ansioso para ingressar no curso superior de Letras Espanhol e se tornar calouro. Rosana Silva, do mesmo curso, mas sendo de Pau dos Ferros, e já no segundo período, não vê a hora de estar de volta à rotina acadêmica.

Para eles dois e milhares de outros estudantes e professores está chegando o momento de voltar às aulas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern após mais de cinco meses de suspensão das atividades presenciais devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a decisão tomada em 13 de agosto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – Consepe, o início do ano letivo 2020 será nesta segunda-feira, 31 de agosto, com o Planejamento, e no dia 8 de setembro, têm início as aulas de forma remota, em caráter excepcional.

A Uern foi a primeira instituição de ensino superior do RN a suspender, em 15 de março, as atividades presenciais. Apenas os programas de pós-graduação continuaram funcionando de forma 100% remota nesse período.

“Sempre tive muito anseio pela Uern. Quando eu consegui uma vaga, eu fiquei muito feliz. A espera é enorme, ansiedade a mil”, revelou Eduardo Barbosa, acrescentando que a experiência com o ensino remoto será desafiadora.

Rosana procurou manter-se atualizada, estudando e participando de eventos online relacionados à educação. “Há muita ansiedade. Muito medo de não conseguir acompanhar tudo, mas estou aguardando o retorno com grande expectativa de que tudo vai dar certo”, conta.

A chefe de Gabinete da Reitoria, professora Dra. Cicília Maia, disse que a Uern está preparada e conta com a compreensão de todos nesse momento que continua difícil para todos.

“Teremos muitos desafios, até porque não temos cartilha. É um momento novo para todo mundo. Estamos seguindo o que outras instituições do estado, do Brasil e do mundo estão fazendo nesse momento. Buscando superar os obstáculos. Muitos vão aparecer no percorrer do caminho e aí vamos precisar que todos os estudantes, docentes e técnicos administrativos entendam seu papel nesse novo normal. Nosso foco é fazer com que as pessoas possam concluir suas formações da melhor forma possível”, avalia.

A expectativa do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Dr. Wendson Dantas, é que o semestre ocorra de modo exitoso e que mantenha a tradição uerniana de oferecer um ensino de qualidade.

“Por se tratar de algo novo, temos pela frente um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de minimizar os efeitos desta pandemia no ensino superior e contribuir para a redução das desigualdades regionais, cada vez mais latentes neste momento de crise”, projetou.

No semestre letivo 2020.1, não será realizado desligamento de estudantes por abandono de curso ou por decurso de prazo máximo para conclusão do curso. Em caráter excepcional, será permitido o trancamento do curso ou de componentes curriculares por parte dos estudantes, inclusive para ingressantes do primeiro período, até 75% do semestre 2020.1.

Os componentes curriculares de natureza prática ou que possuam uma parte prática poderão ser adaptados ao formato remoto, desde que sejam aprovados pelo NDE do curso e pela plenária do Departamento Acadêmico. Caso as atividades não possam ser realizadas integralmente de forma remota, poderão ser realizadas presencialmente, devendo a Universidade assegurar as condições de biossegurança, atentando para as recomendações das autoridades sanitárias.

COMITÊ

No dia 21 de agosto a Uern instituiu o Comitê Covid-19 para acompanhamento e definição de ações preventivas e de combate à presença do vírus no âmbito uerniano. Com novos membros, o grupo dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Comitê instituído em março.

A função é acompanhar, definir e institucionalizar diretrizes preventivas e protocolos de orientação à comunidade acadêmica sobre a pandemia, prevenção e combate à presença do vírus entre professores, estudantes, servidores técnico-administrativos e prestadores de serviços da Universidade.

Auxílio Inclusão Digital beneficiará estudantes

Para minimizar os efeitos da exclusão digital, uma realidade não só dos estudantes uernianos, mas do Brasil como um todo, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern criou o Programa de Fomento às Ações de Assistência à Permanência Estudantil, institucionalizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Prae, com o Auxílio Inclusão Digital.

Eduardo Barbosa tem acesso à internet e usa o celular para estudar. Contemplado com o auxílio, o jovem está se programando para comprar um notebook.

“Acho que chegou em um bom momento porque irá ajudar não apenas a mim, mas a muitos outros alunos. A gestão da Prae merece muitos aplausos por isso”, agradeceu o estudante.

O Programa disponibilizará apoio financeiro de R$ 1 mil por estudante, sendo mil contemplados, para aquisição de equipamentos ou contratação de serviço de Internet, softwares e outros, para que os discentes tenham condições de acesso às aulas. O investimento é de R$ 1 milhão.

De acordo com Erison Natécio, pró-reitor de Assuntos Estudantis, a Universidade já vem há algum tempo empreendendo esforços para não deixar ninguém pelo caminho, não deixar nenhum aluno sem acesso ao ensino.

“Sabemos que não é modelo ideal. As instituições de ensino superior de todo o país também estão aprendendo nesse momento. A gente sabe que o desafio é mitigar os danos, os prejuízos no nosso cotidiano acadêmico”, avaliou.

A Prae e a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – Dain estão com equipes de profissionais especializados ofertando sistemática e continuamente serviços de apoio psicológico e psicopedagógico aos estudantes através das plataformas digitais.

Essa assistência vem sendo dada aos discentes e servidores ao longo do período de isolamento social. O suporte é dado virtualmente por profissionais de assistência social e psicologia, tirando dúvidas e orientando sobre as questões que envolvem a Covid-19 e o isolamento social.

Pelo e-mail [email protected] os alunos podem fazer o agendamento para ter acesso aos serviços. Já os docentes devem encaminhar mensagens para o email [email protected].


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros