30/04/2016
Por Danilo Evaristo em Notas

Mais Médicos é o “Bolsa Família da Saúde” e não pode ser comprometido, avaliam autoridades

mais médicos

Foto: Divulgação Ministério da Saúde

A presidenta Dilma Rousseff assinou, nesta sexta-feira (29), durante cerimônia no Palácio do Planalto, a Medida Provisória que permite a prorrogação da permanência de médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros no Programa Mais Médicos.

Quando o Programa Mais Médicos foi lançado, em 2013, o número de médicos por habitante no Brasil estava abaixo da média de países vizinhos, dos países com sistemas universais de saúde e dos 34 países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Havia grande concentração de profissionais nas regiões metropolitanas e de maior renda. Mesmo nas grandes cidades, estavam ausentes nas áreas de maior vulnerabilidade. O programa ampliou a rede de atenção básica e garantiu assistência a mais de 63 milhões de brasileiros que antes não tinham acesso a atendimento médico.

Para Eduardo Tadeu Pereira, presidente da Associação Brasileira de Municípios, o Mais Médicos é o “Bolsa Família” da saúde. “Ele garante o atendimento médico, principalmente, nos municípios mais afastados e nas regiões metropolitanas das grandes cidades”, afirma.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros