18/04/2017
Por Danilo Evaristo em Notas

Projeto cria central única de marcação para acabar com filas em postos de saúde

Ana Paula Araújo (PSDC) – Foto: Divulgação

A vereadora Ana Paula Araújo (PSDC) protocolou recentemente na Câmara Municipal um projeto de lei que cria uma central única de marcação de consultas na rede municipal de saúde de Natal. De acordo com a vereadora, o principal objetivo da proposta é acabar com as filas nos postos de saúde, dando fim também ao “comércio de fichas” existente na capital do estado.

“Esse projeto visa a facilitar a vida dos pacientes da nossa cidade, que muitas vezes precisam ir para a fila de madrugada e, mesmo assim, ainda não conseguem as fichas para consultas ou exames”, ressalta Ana Paula. A vereadora registra também que o atual formato adotado na rede, que divide o município em áreas, precisa ser reformulado. “Precisamos tratar Natal como única, e não dividida em áreas – o que obriga que o paciente só seja atendido no posto da área onde ele reside. Mas, muitas vezes um posto de saúde não está preparado para atender determinada localidade”, complementa.

Ana Paula, que está iniciando seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Natal após ter sido eleita com mais de 5.400 votos em 2016, conta que seu mandato vai valorizar outras bandeiras, além da saúde. Entre outras áreas que devem merecer atenção estão a educação, a cultura e o combate à violência contra a mulher.

Especificamente sobre este assunto, a vereadora relata que deu entrada em um projeto no Legislativo que obriga estabelecimentos comerciais como bares, motéis e casas noturnas a anexarem em local visível cartazes que retratem a existência da Central de Atendimento Mulher, o “Disque 180”. Pelo serviço, que é gratuito e por telefone, as mulheres podem fazer relatos de violência, denúncias e obter informações sobre direitos do público feminino.

“As mulheres precisam saber que este serviço pode ser utilizado. Nós, mulheres, precisamos nos unir. Principalmente no quesito ‘violência’, estamos sofrendo muito. Aqui na Câmara, as mulheres estão trabalhando para que hajam leis que possam mudar essa realidade”, pontua a vereadora.

Sobre a cultura, uma das temáticas preferidas de Ana Paula, a vereadora registra que está formatando um projeto que auxilie os artistas natalenses no processo de captação de recursos para eventos e projetos culturais. Experiente na área, Ana Paula, que é produtora cultural, exerceu o cargo de secretária-executiva na Fundação Capitania das Artes para gerir a Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.

Ela diz que, apesar da lei, que incentiva a cultura por meio da isenção de impostos municipais para empresas que incentivam projetos culturais, artistas ainda enfrentam dificuldades. “O maior gargalo da cultura ainda é a captação de recursos”, assinala.

Via Agora RN


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Busca no Blog

Facebook


Twitter


Parceiros